The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by mansildv »

Image

Realizador: Fernando Meirelles
Elenco: Anthony Hopkins, Jonathan Pryce, Juan Minujín.

Behind Vatican walls, the conservative Pope Benedict and the liberal future Pope Francis must find common ground to forge a new path for the Catholic Church.
Trailer



IMDb
Wikipedia
Rotten Tomatoes
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by mansildv »

The True Story Behind the Movie The Two Popes

https://time.com/5753982/the-two-popes- ... rue-story/
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by PanterA »

Duelo de titãs de como bem representar. Mais que o seu titulo pode levar a pensar, é um ensaio teológico e de ideias completamente apostas dos 2 intervenientes em relação ao nosso tempo actual. A sua abordagem é perfeita sem nunca tirar partidos, mostrar o bem e o mal de tudo e sobretudo não nos enfiar pela garganta abaixo a religião apenas porque sim.

8/10
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by mansildv »

Não vale a pena escrever mais, acho que a crítica do PanterA está no ponto!

8/10
Von Stroheim
Novato
Posts: 34
Joined: September 20th, 2019, 7:49 pm

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by Von Stroheim »

É um filme francamente interessante, cuja mais-valia é sem dúvida o desempenho soberbo de Jonathan Pryce no papel de Jorge Bergoglio/Papa Francisco, mas que peca por ser um pouco simplista e superficial (as temáticas políticas e teológicas que são abordadas mereciam, a meu ver, uma reflexão muito mais profunda e densa). Para além disso, também não é muito rigoroso em termos factuais e é claramente enviesado a favor do Papa Francisco: razão provável para o facto de Bergoglio/Francisco ter direito a vários flashbacks biográficos, enquanto que Ratzinger/Bento XVI não tem direito a nenhum. Ultrapassando estes pontos negativos, "Os Dois Papas" funciona muito bem enquanto "buddy movie" e a relação que se estabelece entre os dois personagens (com visões diametralmente opostas da Igreja e do mundo) é fascinante.

Já agora, aconselho a leitura desta excelente análise para perceber como o filme retrata Bento XVI de forma injusta:
https://www.firstthings.com/web-exclusi ... y-untruths

7/10
Last edited by Von Stroheim on January 9th, 2020, 7:54 pm, edited 1 time in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by nimzabo »

Ainda não li o link que deixas mas pretendo lê-lo.
Pela minha parte quando vi o filme não pude deixar de recordar o seguinte doc, a propósito do papa Bento XVI e dos casos de pedofilia na igreja.

Mea Maxima Culpa
https://www.imdb.com/title/tt2111478/?ref_=nv_sr_srsg_0
https://www.rottentomatoes.com/m/mea_ma ... use_of_god
Von Stroheim
Novato
Posts: 34
Joined: September 20th, 2019, 7:49 pm

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by Von Stroheim »

nimzabo wrote: January 9th, 2020, 11:08 am Ainda não li o link que deixas mas pretendo lê-lo.
Pela minha parte quando vi o filme não pude deixar de recordar o seguinte doc, a propósito do papa Bento XVI e dos casos de pedofilia na igreja.

Mea Maxima Culpa
https://www.imdb.com/title/tt2111478/?ref_=nv_sr_srsg_0
https://www.rottentomatoes.com/m/mea_ma ... use_of_god
Sim, lembro-me de ter visto esse documentário há uns 5 ou 6 anos e, como é do conhecimento público, a hierarquia da Igreja encobriu durante várias décadas inúmeros casos de padres acusados de pedofilia. No entanto, as acusações que são feitas em particular contra o Papa Bento XVI, por alegadamente ter sido ele um dos principais responsáveis pelo encobrimento dos casos de abusos sexuais na Igreja, são falsas e injuriosas.
Pois foi precisamente o cardeal Joseph Ratzinger, ainda enquanto Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, que alterou os procedimentos a aplicar a padres predadores de menores; foi Ratzinger quem, em 2004, autorizou uma investigação às acusações contra o fundador dos Legionários de Cristo, o infame padre Marcial Maciel Degollado (1920-2008), que prosseguiu após a sua eleição como Papa Bento XVI, tendo-o afastado imediatamente e proibido de exercer qualquer ministério eclesiástico, depois de concluída a investigação em 2006. E foi ainda Bento XVI quem reduziu ao estado laical cerca de 400 padres entre os anos de 2011 e 2012 envolvidos em casos de abusos sexuais a menores, incluindo alguns dos padres americanos pedófilos mencionados no documentário Mea Maxima Culpa.

https://www.theguardian.com/world/2014/ ... hild-abuse
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by nimzabo »

Eu já não me lembro bem mas tenho ideia de ter visto uma cena qualquer no documentário em que ele é interrogado por um jornalista e dá uma resposta qualquer que não é a apropriada (não me lembro bem mas posso tentar ver se localizo essa situação).
A ideia que fica e que me parece mais sugerida do que afirmada é que ele não teve a competência (honestidade?) necessária para lidar com o problema e isso poderia ser razão para ser substituído (... pelo insondável i.e. por Deus)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by nimzabo »

Acho o Papa Francisco deste filme muito mais convincente que o Freddy Mercury do ano passado.
O do ano passado ganhou o Oscar enquanto o deste ano é bem capaz de não o ganhar.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by Samwise »

nimzabo wrote: January 17th, 2020, 10:40 am Acho o Papa Francisco deste filme muito mais convincente que o Freddy Mercury do ano passado.
O do ano passado ganhou o Oscar enquanto o deste ano é bem capaz de não o ganhar.
No ano passado não havia Joaquim nem Joker...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by Samwise »

Fiquei com alguma (muitas) reservas em relação ao filme, nomeadamente no departamento do "lavar da imagem" (branco mais branco não há, nem mesmo com Skip), mas o filme tem duas colossais interpretações (e vale essencialmente pela forma como coloca as grandes dúvidas na boca destes senhores) e um jeitinho muito habilidoso do realizador para conjugar humor e tragédia num formato comercial suave de quase feel-good-(buddy)-movie.

Achei a montagem um pouco epiléptica. Fazia falta de vez em quando um pouco de calma, e não andar a saltar de plano para plano com tão pouco tempo de intervalo.

6/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by Rui Santos »

Sem ter ainda tempo de ter lido os links, mas lendo apenas as vossas opiniões...
Que filme, que prazer de ver duas pessoas a conversar, com alguma complexidade. sobre a vida, sobre os problemas da igreja, sobre pedofilia, cansaço, envelhecimento... e com dois atores gigantes que me fazem pela primeira vez em anos, querer ficar acordado a torcer para que os dois ganhem o óscar.
Se Anthony Hopkins está magistral, Jonathan Pryce não lhe fica atrás. Não é uma questão de estarem parecidos fisicamente, é todo o ar que têm que dezenas de vezes questionamos se estamos a ver um filme, ou um documentário. A forma de andar, o respirar, as expressões da face, meu Deus... que dois papeis assombrosos.
Sobre as opiniões o que para mim fica é um Ratzinger humano, intelectualmente superior, e dogmático. Um Berglolio, humano, cheio de altos e baixos, mas acima de tudo humano e intelectualmente inferior.
Adoro o pormenor comic relief de Ratzinger dar as más noticias em Latim.... genial, e que acredito ser uma técnica correta... pois vendo o filme percebemos que ele é brilhante em muitos aspectos, mas que acredita numa igreja que não há lugar nos dias de hoje.

Resumindo, um filme genial, recomendado a toda a gente.
10/10 porque o cinema é também estes pequenos pedaços de história. (mesmo que enviesada...)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by Samwise »

Rui Santos wrote: January 27th, 2020, 11:41 pm Sem ter ainda tempo de ter lido os links, mas lendo apenas as vossas opiniões...
Que filme, que prazer de ver duas pessoas a conversar, com alguma complexidade. sobre a vida, sobre os problemas da igreja, sobre pedofilia, cansaço, envelhecimento... e com dois atores gigantes que me fazem pela primeira vez em anos, querer ficar acordado a torcer para que os dois ganhem o óscar.
Aqui não concordo contigo. Acho que o filme foge a sete pés de qualquer debate mais intenso sobre questões complexas ou problemáticas. Há sem dúvida um confronto de personalidades, mas não é centrada num debate de opiniões sobre as questões que indicas. É antes centrada nas diferenças de percepção e de abordagem à vida em geral (e sustentada, basicamente, no passado e e contexto social de cada um deles).

Foi uma escolha, e não estou a criticar o filme por isso.

Sobre as opiniões o que para mim fica é um Ratzinger humano, intelectualmente superior, e dogmático. Um Berglolio, humano, cheio de altos e baixos, mas acima de tudo humano e intelectualmente inferior.
Ratzinger superior intelectual, mas apresentado como pedante, presunçoso e "rico". Alguém em extremo isolamento.

Mas..

Bergoglio superior moral, apresentado como justo, redentor da falta de virtudes sociais de Ratzinge, e em último caso educador social do seu predecessor.

É um filme bastante parcial, maniqueísta e manipulador na forma como apresenta as duas personalidades.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by nimzabo »

Esta opinião arrasa o filme como poucas devem fazer
https://www.firstthings.com/web-exclusi ... y-untruths
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: The Two Popes (2019) - Fernando Meirelles

Post by drakes »

entrevista roda viva, depois de uma hora, ele fala sobre oscar, a importância da divulgação.
Post Reply