Ford v Ferrari (2019) - James Mangold

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Ford v Ferrari (2019) - James Mangold

Post by technicolor »

Image


Ford v Ferrari aka Le Mans '66: O Duelo como se chamará por cá :-)))

Depois do Tarantino's Once Upon a Time in Hollywood apresentado em Cannes este ano (estreia 8 de Agosto)
surge mais um filme do que parece ser uma onda nostálgica dos "fabulosos" 60/70s... também com uma dupla de bons actores a encabeçar o elenco (detesto esta palavra) Matt Damon e Christian Bale... consta que inicialmente seriam Tom Cruise & Brad Pitt mas não "coiso"... eh-)

E não, não é um remake do filme Le Mans de 1971 (com o Steve McQueen) é um biopic sobre a vida do famoso projetista (designer?) de carros Carroll Shelby https://en.wikipedia.org/wiki/Carroll_Shelby ...mais informações sobre o filme nos links em rodapé

Quem se interessar e quiser saber mais sobre essa mítica "corrida" de 66 poderá recorrer ao doc "The 24 Hour War" https://www.imdb.com/title/tt4875844/ Em 1966 eu ainda não era nascido mas lembro-me de mais tarde, nos meus tempos de juventude, a RTP transmitir quase integralmente algumas das edições da clássica prova automobilística francesa ...e de fazer umas directas em frente à TV para ver (e de ouvir falar muito do Pescarolo :wink: )...

Data de estreia: 14 de Novembro 2019
Consta que tem prevista uma versão IMAX 2D mas por cá não se sabe se... como?-)




IMDB https://www.imdb.com/title/tt1950186/

Wiki https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_v._Ferrari
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Ford v Ferrari (2019) James Mangold

Post by Rui Santos »

Para quem cresceu com Michel Vaillant... este tipo de filmes é quase obrigatório.
Vi o trailer e fiquei com vontade logo de o comprar, e de comprar alguns mais antigos como o do Steve McQueen, quer: Steve McQueen: O Homem e Le Mans ou o Le Mans.

Resumindo, super ansioso.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Ford v Ferrari (2019) James Mangold

Post by Cabeças »

Também gostei imenso do trailer, e sei que vou gostar muito deste filme! :-D
Cabeças
Image
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Ford v Ferrari (2019) James Mangold

Post by technicolor »

Um pouco off topic ...Do Michel Vaillant também me recordo, com as suas gigantescas onomatopeias 😉 e com especial carinho do episódio favorito passado no rali TAP/ rali de Portugal :p .

Para os fans do automobilismo aqui do fórum (Rui Santos, Cabeças e outros) fica mais um must que não sei se conhecem : o doc Super Sepeedway sobre a vida do Mario Andretti (IMAX)

Image

O trailer
Last edited by technicolor on June 5th, 2019, 5:43 pm, edited 1 time in total.
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Ford v Ferrari (2019) James Mangold

Post by p_alucinado »

Gostei do trailer e adoro o realizador - muito subestimado, em minha opinião - mas tenho algum receio que caia em armadilhas dos chamados filmes "biográficos", como a de dar sempre uma versão ou final optimista da história.

No capítulo "filmes de carros/corridas", que não é, nem de perto, dos meus favoritos, tenho como essenciais o Rush, do Ron Howard e o Senna, do Asif Kapadia.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Ford v Ferrari (2019) James Mangold

Post by Rui Santos »

A conclusão, é que temos de criar um tópico de filmes de corridas :mrgreen: onde falemos dos filmes e dos documentários.

Este parece unânime que nos deixou logo em pulgas orgulho-)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Ford v Ferrari (2019) James Mangold

Post by paupau »

Este vou ver so para ouvir os carros em sala. Entao se houver versao imax... ui ui. So espero que tenha pouco cgi e muita filmagem em carros reais.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Ford v Ferrari (2019) James Mangold

Post by JRibeiro »

Excelente filme, a recriação da corrida de Le Mans está perfeita, mais uma excelente interpretação do Christian Bale.
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Ford v Ferrari (2019) - James Mangold

Post by mansildv »

Acho que o JRibeiro já disse tudo! :-)))
Gostei bastante! - 8/10
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Ford v Ferrari (2019) - James Mangold

Post by Samwise »

Quem gostar de carros vai-se babar todo (para não dizer outra coisa) a ver este filme. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Estava a gostar e comecei a gostar MUITO a partir do momento em que ela gira o botão de rádio e passamos do som dos motores de Le Mans para Nina Simone. Um toque de classe, que não é o único, num filme cheio de pulmão automobilístico e impregrado de adrenalina de velocidade. Dá para cheirar a borracha na estrada.

Mas é isso... começa de mansinho e sem darmos por isso já vamos prego a fundo! Grande realização do Mangold, que nunca perde o puslo à narrativa que está para lá da pista. salut-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Ford v Ferrari (2019) - James Mangold

Post by PanterA »

Não sendo este um mundo que aprecie muito, teve o condão de agarrar q.b. Tem um pace porreiro, ambiente bem construído, mas história podia ter outra qualidade que apenas serve de ponte para o grande evento de 66. Mas no fim ainda nos empolga pela vertente técnica das corridas. Ainda que neste aspecto o Rush, mesmo dramatizando eventos mais recentes, conseguiu a nível de emoção e som (!!) estar muito superior.
Um pormenor engraçado é que eu não sabia que o gajo morria. Ou neste caso, sabia que ele ia morrer algures mas até pensei que tivesse sido no Le Mans de 66 e não num test drive meses depois dessa prova. Para quem não conhecia este período podiam ter dado mais destaque á morte dele e aquilo que se disse e falou. Soube um bocado a vazio terem passado isso em branco sem grandes contextualizações, que até faz crer que era uma mera personagem secundária.
7/10
Post Reply