As 100 melhores séries do Sec. XXI

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: As 100 melhores séries do Sec. XXI

Post by drakes »

drakes wrote: September 18th, 2019, 2:33 pm
nimzabo wrote: September 17th, 2019, 10:35 am17
Fiz a conta por cima, daria umas 37, mas todas as temporadas deve ser umas 15 no máximo.
outra errata :-D : 27
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: As 100 melhores séries do Sec. XXI

Post by technicolor »

Samwise wrote: October 7th, 2019, 7:33 pm
technicolor wrote: September 18th, 2019, 9:26 pm
drakes wrote: September 18th, 2019, 8:38 pm Mudaria algumas, mas pelo meu gosto entrariam fácil:
Holocausto (1978)
The Black Adder
Semnadtsat mgnoveniy vesny (1973– )
...
Sorry Drakes mas, embora concorde parcialmente contigo, o título da lista é "As 100 melhores séries do Sec. XXI"

PanterA wrote: September 18th, 2019, 8:17 pm Não metia Mad Men em 3º, nem no top 5 a metia por exemplo. Mas já são mesmo opiniões.


Compreendo-te PanterA, eu pessoalmente acho-a interessantíssima e muito bem feita, mas se calhar é por "deformação profissional" . É que a minha formação (e a minha profissão até há 10 anos atrás) foi Marketing e Publicidade (embora a série seja sobre bem mais do que apenas advertising) ;-)
... mas também será de referir que quinze Emmys e quatro Globos de Ouro em apenas 7 temporadas podem ser considerados significativos em termos de reconhecimento mais "especializado"
Mad Men = nº 1. orgulho-)

Para mim continua no topo, bem distanciada das que seriam as eventuais concorrentes. :mrgreen:
Como diria o meu velho professor de português na sua forma rebuscada de se expressar :
Caro Samwise, folgo muito em ter-te a meu lado nesta "demanda" pelo justo valor do "Mad Man" orgulho-) salut-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: As 100 melhores séries do Sec. XXI

Post by Samwise »

technicolor, eu trabalho há vários anos numa empresa também ligada ao Marketing, e embora não tenha a ver com o que se "produz" num departamento criativo estou um pouco por dentro de como as coisas se passam nas agências. Acho que a cenoura que inicialmente me fez começar a ver a série teve a ver com essa temática (muito gratificante) mas é como dizes: a série é muito mais do que isso. Para além de três ou quatro grandes personagens (o Don é o melhor "character study" sobre a alienação social, o vazio existencial e a solidão emanantes do "evergoing quest for the American Dream"que alguma vez vi numa série/filme), está ali uma poderosa e suculenta montra da sociedade americana daqueles anos (outra temática que adoro), com muita cultura e arte pelo meio.

Gostei de tal maneira da série que "roubei" uma frase do Don para colocar no site da minha empresa (com os devidos créditos), por entre outros chavões de gurus do meio: "O Marketing tem por base um princípio: a felicidade do consumidor."
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: As 100 melhores séries do Sec. XXI

Post by technicolor »

Samwise wrote: October 8th, 2019, 7:40 pm technicolor, eu trabalho há vários anos numa empresa também ligada ao Marketing, e embora não tenha a ver com o que se "produz" num departamento criativo estou um pouco por dentro de como as coisas se passam nas agências. Acho que a cenoura que inicialmente me fez começar a ver a série teve a ver com essa temática (muito gratificante) mas é como dizes: a série é muito mais do que isso. Para além de três ou quatro grandes personagens (o Don é o melhor "character study" sobre a alienação social, o vazio existencial e a solidão emanantes do "evergoing quest for the American Dream"que alguma vez vi numa série/filme), está ali uma poderosa e suculenta montra da sociedade americana daqueles anos (outra temática que adoro), com muita cultura e arte pelo meio.

Gostei de tal maneira da série que "roubei" uma frase do Don para colocar no site da minha empresa (com os devidos créditos), por entre outros chavões de gurus do meio: "O Marketing tem por base um princípio: a felicidade do consumidor."
Pois, eu devia ter "desconfiado", esse entusiasmo todo só podia vir de um "homem do ofício" pois claro... :o e aí a série torna-se irresistível não é? ... :wink: O poder "visitar" aquele ambiente mítico da Madison Av nos fabulosos sixties, com todas aquelas guerras de bastidores para se roubarem "contas" importantes à concorrência, um tempo marcado pelo Ogilvy e pela extraordinária revolução que desencadeou na actividade. Há quem o considere o pai da publicidade moderna (eu sou mais da geração Séguéla ) ...mas também li o livro do Ogilvy (era obrigatório) comprado na antiga Livraria Buchholz (zaudades da Dona Katharrrina que erra ton zimpátika ) -bullshit-

E tudo o resto, a envolvente NY dos 60s a verdadeira "capital do mundo" com toda aquela pujança artística e económica...
O Jon Hamm pode vir a fazer ainda muita coisa mais mas ficará (julgo eu) Indissociavelmente ligado ao seu extraordinário desempenho nesta série como o misterioso, genial e perverso(?) Don Draper. Ainda me cruzei (no meio publicitário da Lisboa dos anos 80/90) com um "personagem" com alguns tiques de Don Draper... mulheres, whisky, ideias e velhacaria qb. mas por respeito omito o seu nome, mas estava ligado a uma agência pioneira em branding (cá nas berças) com instalações na Duque de Ávila... :mrgreen:

É uma pena que por cá não tenha sido editada na íntegra (tive que comprar em Espanha e agora está caríssima)... mas vi-a toda na rtp 2 quando passou e vou revê-la qualquer dia. Já estou desligado dessa área há uma década mas ainda me fascina esse mundo ...

Uma curiosidade para os fans 😉
https://m.youtube.com/watch?v=fnqBe2sWb ... e=youtu.be
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: As 100 melhores séries do Sec. XXI

Post by nimzabo »

Vi 3 episódios e mais um pouco do 4º do Mad Men e não estou a gostar muito. Parece uma novela.
Relações amorosas, traições... as personagens também não me estão a cativar por aí além.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: As 100 melhores séries do Sec. XXI

Post by paupau »

Mad men e dos melhores exemplos de slow burn. Como o Wire. Coisas de pormenor tem grandes consequencias mais a frente. Insiste que vale a pena.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: As 100 melhores séries do Sec. XXI

Post by PanterA »

Lembro-me de ver as 2 primeiras seasons e achar aquilo uma seca descomunal, nada haver com Wire que é outro patamar de narrativa e enredo. Depois lá acabei por gostar dela, mas ainda assim nunca a achei nada demais.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: As 100 melhores séries do Sec. XXI

Post by Samwise »

nimzabo wrote: January 30th, 2020, 8:13 pm Vi 3 episódios e mais um pouco do 4º do Mad Men e não estou a gostar muito. Parece uma novela.
Relações amorosas, traições... as personagens também não me estão a cativar por aí além.
Há sem dúvida uma vertente de "novela", tal como apontas, na série (que se vai manter até ao final), mas a primeira season é bastante "indefinida" e generalista. Dá a ideia de que o argumentista ainda não sabia para onde queria levar o arco narrativo das personagens e como as enquadrar bem na sociologia americana da época. Essa definição, ou essa revelação (no sentido fotográfico do termo) vai sendo gradualmente construída na 2 e 3 seasons. Ou seja, a primeira season é um panorama geral ainda a traço grosso, e a qualidade vai notoriamente subir à medida que as afinações e o aprofundamento contextual das personagens começa a funcionar. O Don é provavelmente a personagem mais fascinante que já vi numa série, e vai ser trabalhado muito para lá do estereotipo do business man de sucesso playboy e sedutor.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: As 100 melhores séries do Sec. XXI

Post by Samwise »

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply