Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by Evil_Djinn »

Image

https://www.imdb.com/title/tt5606664/

Boas notícias para os fãs de Stephen King, já está em pré-produção a sequela do Shining.
Estou no mínimo curioso e ansioso.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by lud81 »

Excelentes mesmo, pois esse Mike Flanagan parece ser mesmo bom! Não o conhecia, e ainda não conheço pois ainda não vi nenhum filme dele, mas fui consultar a sua filmografia e constato que todos eles são altamente cotados! Um autor moderno de terror que parece ser de alto nível, e nunca vi nenhum filme dele. James Wan é o que considero o melhor realizador de filmes de terro da era moderna, e estou curiosíssimo de ver se Mike Flanagan é outro peso pesado do género. Pelos ratings de todos os seus filmes estou com altas expectativas. Tenho de investir na filmografia dele e ver se é mesmo assim. :-)
Image
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2130
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by neotheone »

Uma excelente noticia:

Doutor Sono | Ewan McGregor será protagonista da continuação de O Iluminado
Doutor Sono, a sequência de O Iluminado (1980), terá Ewan McGregor (Star Wars) no elenco. A informação é da Variety.
O ator viverá Danny Torrance, filho do assassino Jack Torrance (Jack Nicholson) que no clássico de Stanley Kubrick foi interpretado pelo garoto Danny Lloyd. Segundo fontes da Variety, a escolha foi aprovada por Stephen King.
Adaptando obra homônima de King, longa acompanhará Danny Torrance já adulto, que continua traumatizado pelos acontecimentos no Overlook Hotel. No Brasil, Doutor Sono foi publicado no Brasil em 2014. O diretor Mike Flanagan, de Jogo Perigoso, comandará o longa. A estreia de Doutor Sono está marcada para 24 de janeiro de 2020.
Fonte: https://omelete.com.br/filmes/noticia/d ... iluminado/

Ewan McGregor to Star in ‘Shining’ Sequel (Exclusive)
Ewan McGregor will star as Danny Torrance in Warner Bros.’ adaptation of the Stephen King novel “Doctor Sleep,” the sequel to horror classic “The Shining.”
Sources say King has given his blessing to McGregor’s casting.
Mike Flanagan, who helmed Netflix’s adaptation of the King novella “Gerald’s Game,” is directing. Flanagan’s producing partner, Trevor Macy, will produce along with Vertigo Entertainment’s Jon Berg.
Fonte: https://variety.com/2018/film/news/ewan ... 202838484/
Edit: Só reparei depois que o mansildv já tinha posto esta noticia no tópico "Curtas" sobre Cinema.
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2130
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by neotheone »

Image

Image
Image

- Data de estreia: 31 de Outubro de 2019

- Título Português: Doutor Sono
Continuação à história de Danny Torrance, 40 anos depois da sua aterradora estadia no Hotel Overlook em “The Shining”. Ewan McGregor, Rebecca Ferguson e a novata Kyliegh Curran, são os protagonistas do thriller sobrenatural, realizado e escrito por Mike Flanagan, baseado na obra de Stephen King.
Ainda traumatizado pelos acontecimentos no Overlook quando era criança, Dan Torrance tem lutado para encontrar uma vida pacífica. Mas essa paz é quebrada quando encontra Abra, uma adolescente corajosa com um poder sobrenatural apelidado de “shine”. Quando reconhece instintivamente que Dan tem o mesmo poder, Abra procura-o, desesperada por ajuda contra a impiedosa Rose the Hat e os seus seguidores, The True Knot, que se alimentam dos poderes de inocentes (o “shine”) em busca de imortalidade. Dan e Abra formam uma aliança improvável e envolvem-se numa batalha mortífera contra Rose. A inocência e coragem de Abra em aceitar os seus poderes obriga Dan a recorrer aos seus, levando-o a enfrentar os seus medos e a despertar os fantasmas do passado.
Last edited by neotheone on October 18th, 2019, 12:26 pm, edited 2 times in total.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by Samwise »

Pelo trailer, assim meio para o murcho, não dá para perceber grande coisa (e não mostra, propositadamente, muita coisa), mas há uma clara colagem às memórias que temos do The Shining (é o aparelho de marketing a funcionar em pleno) - diria que parece um projecto mais ajustado a um formato de série de TV, mas vou aguardar para ver o resultado. O papel feminino principal necessita de uma actriz "forte", com carisma, presença e voz de comando - vamos ver como se sai a Rebecca. Quando li o livro estava mesmo a imaginar a Jessica Chastain como um cast perfeito, mas como entretanto foi escolhida para um papel no IT cap. 2...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2130
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by neotheone »

User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2130
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by neotheone »

Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by Helder Fialho »

Podiam ter posto como actor principal o miúdo (hoje adulto) do Shining, que curiosamente também se chama Danny, como a personagem. Mas isso era se ele tivesse seguido carreira como actor, o que não foi o caso. Ele só entrou em mais um filme, dois anos depois do Shining, e "correu o pano". Ele não quer voltar a ter nada que ver com o Shining. Hoje é professor de Biologia, acho eu. De qualquer forma, acho que ele não iria querer repetir o papel do Danny, tendo em conta a exposição mediática e o assédio brutal a que ele foi sujeito por parte das pessoas após a estreia nos cinemas. "Look, the Shining kid! the Shining kid! the Shining kid!". Custou-lhe muito e ele não conseguiu lidar com isso. Tinha 6 anos...

Não me sinto muito entusiasmado com o Doctor Sleep. Sinceramente, acho que se trata apenas de uma forma por parte da Warner de encaixar mais uns milhões à conta da popularidade do Shining (filme) para manter a roda do lucro a girar. Agora percebo porque é que a edição do restauro 4K do Shining vai sair este mês e não para o ano, que seria mais lógico porque para o ano é que o Shining faz 40 anos. A Warner vai lançá-lo agora precisamente para surfar a onda do Doctor Sleep e colher mais lucros. O próprio cartaz com o redrum em destaque mostra o canto da sereia de forma clara: "venham ver o filme, fãs do Shining e do Kubrick! venham ver e largar o vosso dinheiro". Não me sinto muito disposto a cair nessa tentação. :-P E estreia na véspera do Halloween. Que previsível. :roll: O próprio Stephen King só começou a conceber o livro em 2009 e publicou-o em 2013. Era mesmo necessária uma continuação? Se calhar não. É sempre a obsessão dos estúdios de fazerem sequelas. "Resultou? Então bora fazer mais do mesmo até fartar!". Como conseguirão conjugar as diferenças enormes do Shining filme na versão de 144 minutos para o Shining livro que depois têm consequências no Doctor Sleep livro e terão no filme?


Flanagan said, "It is an adaptation of the novel Doctor Sleep, which is Stephen King's sequel to his novel, The Shining. But this also exists very much in the same cinematic universe that Kubrick established in his adaptation of The Shining." He explained working with all the sources, "Reconciling those three, at times very different, sources has been kind of the most challenging and thrilling part of this creatively for us." He first visited the novel then had a conversation with King to work out adapting both sources.


Isto não vai correr bem. :-P Vai ser uma salganhada... é que para quem não leu os livros mas viu o Shining na versão europeia de duas horas,
o Hallorann não morre
mas na versão americana de quase 2 horas e meia,
o Hallorann morre
e
aparece no Doctor Sleep livro e, do que li, creio que no filme também
. Como vão justificar que
o Hallorann apareça no filme
? É que as diferenças entre o Shining livro e o Shining filme são muito grandes. Teria sido melhor o realizador não misturar "alhos com bugalhos" e ficar-se simplesmente por uma adaptação do livro do Stephen King, esquecendo o Shining do Kubrick.
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2130
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by neotheone »

Os trailers não me puxaram muito mas como gosto do realizador, do Ewan McGregor e do livro então estou muito curioso para ver o que sai daqui.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by mansildv »

neotheone wrote: October 5th, 2019, 8:22 pm Os trailers não me puxaram muito mas como gosto do realizador, do Ewan McGregor e do livro então estou muito curioso para ver o que sai daqui.
Também não gostei muito do trailer mas sou capaz de ver quando estrear 😉
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2565
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by José »

Este não fez nada por mim. Penso que teria resultado melhor se tivesse sido transformado numa mini-série. Assim, tal como está, chega-me a parecer um filme da Netflix, daqueles esforçados mas frouxozitos. Tem bons valores de produção e um elenco que está lá a dar o litro (embora Rebecca Ferguson esteja tão caricatural que chega a constranger), mas a história é uma salganhada; não há coerência no tom, no temor, nem na tensão, nada. Sinto até que os primeiros dois actos poderiam pertencer a um qualquer filme de "terror" de tuta e meia, não batem a bota com a perdigota neste universo criativo. A meia hora final é, apesar de tudo, um pouco mais empolgante, mas frustrante também: não deixa de ser um "copy paste" para ficar bem na foto perante os fãs do filme de Kubrick, mas soa muito a falso, a desconexo e faz com que caia tudo por terra com um estrondo ainda maior.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by Cabeças »

Eu continuo com a certeza que vou gostar! :-)

Cabeças
Image
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by lud81 »

O filme está excelente, outra coisa não seria de esperar do Mike Flanagan que é, a par do James Wan, o melhor realizador de terror actualmente no activo.

Não me vou alongar muito, mas o filme está mesmo bom, um mestre a trabalhar. Flanagan sabe fazer bom terror, com atmosfera e nada (ou muito poucos) de sustos com barulhos altos. Flanagan constrói lentamente o seu suspense à maneira japonesa, por exemplo.

Não li ainda o livro, mas acredito que a fusão entre sequela do livro e sequela do filme (que são muito diferentes) está muito bem conseguida.

Aconselho vivamente a irem ver o filme e constatarem que o
bom terror não está morto, quando nas mãos de quem o sabe executar. E é um mimo para fans do filme de Kubrick, com uma reconstrução fantástica dos cenários desse, e com muita atenção ao detalhe no casting de actores fisicamente parecidos com os de The Shining (não sei se houve efeitos especiais nessa área ou não).
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by Cabeças »

Também já vi e gostei mesmo muito. Um cast extraordinário, com uma muito boa interpretação do Ewan McGregor como "Doc", uma extraordinária Rebecca Ferguson a interpretar "Rose the Hat" e uma muito bonita e carismática jovem, a Kyliegh Curran a fazer de "Abra Stone" :biggrin:
Uma menção honrosa para o actor Carl Lumbly, que interpreta o saudoso "Dick Hallorann", no "Shining" interpretado pelo Scatman Crothers. Um excelente elenco mesmo!

O filme cresce e envolve-nos devagar, sem pressa. Eu li o livro, de que gostei imenso, e na minha opinião este filme honra-o dignamente.

O revisitar do "Overlook" está muito bem conseguido! Fez-me ficar com saudades. Gostava de lá passar uma noite no grande salão com o Lloyd a oferecer-me umas cervejas, mas depois acho que dispensaria ficar no quarto 237! nails-)
A parte do empregado de bar que é supostamente Jack Torrance, o pai do Dan, para mim não resultou bem. Fiquei com saudades do Lloyd!... Neste ponto preferi nessa parte de longe o que relata o livro.
E o final é um bocado arrepiante!
Embora se suponha que a Abra vai despachar finalmente a velha da banheira de vez!
Um bom filme, do Mike Flanagan, que também já nos tinha dado outra boa adaptação de outra obra do Stephen King, o "Gerald's Game"!
Cabeças
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Doctor Sleep (2019) - Mike Flanagan

Post by Samwise »

Já vi metade. É muito melhor do que a sensação com que fiquei do trailer. Competentíssima adaptação do livro, mesmo que não possa (como não pode nenhuma adaptação) mostrar a riqueza dos detalhes e as texturas literárias todas com que o King compõe cuidadosamente as suas personagens.

"Ka is like a wheel, Doc."

Esta frase (saída da boca de Dick Hallorann) fez-me logo recuar uns anos no tempo, recordar a altura em que li os livros da série Dark Tower, e recordar também que muitos dos livros do autor estão ligados por uma espécie de elo psíquico (tal como os vampiros nesta obra são psiquicos) que aglomera tudo dentro de um mesmo universo. Ka é como a força no Star Wars. Sei que esta comparação é "cheesy", mas dá para ficar com uma ideia. Bom apontamento do realizador, que decidiu incorporar este pequeno detalhe no filme, e que só será compreendido pelos fãs do King.

Ligação ao The Shining à parte, está a ser um bom filme de terror "autónomo", com algumas boas sequências de intensidade ampliada.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply