"Curtas" sobre Cinema

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by drakes »

A O2 Filmes, produtora do longa “Marighella”, entrou com dois recursos na Agência Nacional do Cinema (Ancine).

De acordo com a Veja, a produtora fez duas solicitações:

A primeira: utilizar R$ 1 milhão em recursos públicos para ressarcir despesas do longa.

A segunda: pedia o descumprimento de cláusulas contratuais no tocante à comercialização do Filme.

Os dois pedidos foram negados pela Diretoria Colegiada da Agência, pois foram considerados irregulares.

https://conexaopolitica.com.br/ultimas/ ... arighella/
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by drakes »

Jair Bolsonaro afirmou neste sábado que quer indicar um nome “terrivelmente evangélico” para a direção da Ancine.

“É Bíblia embaixo do braço, joelho ralado no milho e que saiba 200 versículos da Bíblia”, afirmou.

“É claro que é um certo exagero, mas eu sou um presidente conservador.”

https://www.oantagonista.com/brasil/bol ... da-ancine/
grr-) grr-)
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by technicolor »

Filme português surpreende e corre para o Leão de Ouro em Veneza
A Herdade, o filme de Tiago Guedes conseguiu um feito: está na competição do Festival de Veneza, a começar dia 28 de agosto. É uma ambiciosa produção portuguesa que chega ao festival num ano recheado de filmes de grandes mestres

...mas há mais...

https://www.publico.pt/2019/08/05/cultu ... ya-1882438

technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by technicolor »

Prémio Bisato d’Oro da crítica distingue A Herdade, de Tiago Guedes, em Veneza

Bom, não ganhou o "leone d'oro venezia 2019" mas foi bem recebido e trouxe um prémio, menor é certo, mas ainda assim... mas a volta pelos festivais de cinema não termina aqui..
Ainda não o vi mas tenciono fazê-lo sendo este um dos últimos anos em terei visto mais cinema português em sala.

A notícia desenvolvida em: https://www.publico.pt/2019/09/08/cultu ... 885919/amp
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by technicolor »

Hoje, cerca das 21:15h no canal Fox Movies, não perrcam um "graanndeee exsspetaaaaculo" de cinema clássico ( assim ao estilo de anúncio de circo) com o extraordinário filme "A Quadrilha Selvagem " ...
technicolor wrote: August 12th, 2019, 2:51 pm
Algumas notas sobre o filme:

The Wild Bunch destaca-se, de entre todas as outras suas qualidades, pela forma como a violência foi filmada (como nunca antes o tinha sido), filmagem multi-ângulo e com varios frame rates, uma montagem extremamente dinâmica com muitos planos de curtíssima duração, veio revolucionar a arte cinematográfica a partir de 1969. O argumento de Walon Green, (Peckinpah & Roy N. Sickner) e a espantosa OST de Jerry Fielding tiveram direito a nomeação para oscar. O trabalho notável do cinematographer Lucien Ballard receberia o National Society of Film Critics Award para melhor fotografia. No entanto filme aquando da sua apresentação foi muito criticado (negativamente) pela violência, o castrador Production Code tinha tinha sido abolido apenas no ano anterior e os espectadores e críticos ainda não estavam habituados (hoje é quase um filme banal, em termos de violência claro), valeram ao realizador algumas vozes de prestigio como a de Roger Ebert (na altura crítico no Chicago Sun) que em plena press conference de apresentação saiu em sua defesa exclamando: "This movie is a masterpiece" e logo outros na sala expressariam também o seu entusiasmo interrompendo os protestos dos colegas que clamavam contra.



Quando foi convidado para o fazer Peckinpah estava parado desde 1965 devido problemas com o "Major Dundee" (redução drástica no budget, cortes na duração impostos pelo Estúdio etc.) tendo sido ostracizado em detrimento de uma nova geração de jovens realizadores que estava surgir no cinema americano. Mas apesar disso os produtores Kenneth Hyman e Phil Feldman da Seven Arts WB mostraram interesse em que fosse ele a realizar um filme com base num argumento original para cinema escrito por Walon Green (argumentista de The Secret Life of Plants e Sorcerer entre outros) que tinham adquirido em 65, e foi assim que quase 4 anos depois que Peckinpah terminaria a sua "travessia do deserto" durante a qual sobreviveu das economias e de dar aulas de cinema... Durante esse tempo o "velhote" refinou e tendo em consideração a sua forte paixão pelo México e pelas suas história e cultura era sem dúvida a pessoa ideal para a tarefa. No entanto durante a produção do filme a Seven Arts WB mudou de mãos, outros nomes assumiram o controlo e novamente o trabalho de Sam seria vitima de cortes para permitir um maior numero de projecções diárias nos cinemas... money, we want money right now... não percebemdo os idiotas que aquele não era um western normal... e fez uma carreira meramente regular à sombra de Butch Cassidy and the Sundance Kid o grande exito desse ano dirigido por George Roy Hill e com 3 jovens, talentosos e bonitos actores, Paul Newman, Robert Redford e a doce Katharine Ross, tudo embalado com uma musiquinha delicodoce de Burt Bacharach o rei do easy listening... e só 27 anos depois o TWB seria restaurado e a versão do realizador reposta. Em 1999, o U.S. National Film Registry selecionou The Wild Bunch para preservação na Biblioteca do Congresso, como sendo de grande importância cultural, histórica e estética. O filme foi considerado o 80º melhor filme norte-americano de sempre pelo American Film Institute.

A The Wild Bunch tem outra qualidade (para além da estético /narrativa) que o destaca bem acima de um western mediano: a vertente politica bem mais marcada que qualquer outro filme do género até então; a mais evidente é a presença dos "conselheiros" militares alemães ao lado das forças federais (Mapache) na chamada Revolução Mexicana que é tida como o grande movimento político progressista do inicio do século XX em Setembro de 1910 (a revolução russa só se daria 7 anos mais tarde). Para além dos alemães outras grandes potências meteram lá a sua colherada: os USA obviamente (apoiando os rebeldes) os japoneses, ingleses, franceses ... O outro aspecto "militante" do TWB é o significativo enfoque na miséria dos "campesinos" e dos índios que retrata com alguma crueza, mas é óbvio que esse não é o objectivo principal deste filme de Peckinpah que todavia, como peça fulcral do enquadramento histórico, não o ignorou de todo.

E um interessante texto de Vasco Câmara no "Público" em 2010
Sam Peckinpah o último romântico
https://www.publico.pt/2010/01/14/cultu ... ico-248739


Extracto de Passion & Poetry – The Ballad of Sam Peckinpah



Os cenários de exteriores...

Peckinpah amava o México e queria para o seu filme um conjunto de "locations" que o tornassem bem distinto de todos outros westerns, para isso encarregou o seu amigo Chalo González, um mexicano que tinha conhecido uns anos antes num bar de Tijuana e o acompanharia depois na rodagem de Major Dundee em 1965 ( e que acabaria por se tornar seu "compadre" pois Sam viria a casar com a sua sobrinha :wink: ) para ir até ao México descobrir-lhe esses locais. Chalo não desiludiu e no regresso apresentou-lhe uma série de fotografias de sítios em Coahuila próximo de Parras e Torreon no norte desértico (onde Pancho Villa terá realmente combatido os "Federalles") que lhe agradaram imenso...

O jornal "El Siglo de Durango" recorda a rodagem do filme há 50 anos atráz, uma descrição bem detalhada (em espanhol)
https://www.elsiglodedurango.com.mx/not ... acion.html

outras reportagens comemorativas na imprensa local
https://www.elsiglodetorreon.com.mx/not ... parte.html
https://www.elsiglodetorreon.com.mx/not ... parte.html
http://parrasylalaguna.com/Publicacione ... culo&ID=94

Uma visita à Hacienda Cienaga del Carmen em estado de ruína em 2002 https://m.youtube.com/watch?v=Zv0JH7pt7H0&t=231s antiga propriedade de vitivinicultura onde onde foi rodada a sanguinária batalha final que ficaria conhecida como " The Battle of Bloody Porch" filmada com recurso seis camaras em simultanêo, cada uma a uma velocidade distinta: 24 fps, 30 fps, 60 fps, 90 fps e 120 fps.e o resulta é extraordinário https://www.youtube.com/watch?v=_ysVoV3x5Zo

Para essa cena final terão ainda sido utilizadas cerca de 90.000 (noventa mil!!!) munições de salva (blanks)

Uma página sobe a Hacienda e a sua recuperação em 2010
http://rollybrook.com/hacienda.htm

Image
Image


Apesar do fraco desempenho inicial no box office, The Wild Bunch foi o turning point decisivo na carreira do realizador ...e depois vieram mais uns quantos filmes bem cotados, alguns de excelente nível : The Ballad Of Cable Hogue, Straw Dogs, The Getaway, Pat Garrett And Billy The Kid, Bring Me The Head Of Alfredo Garcia e mais uns quantos... mas nenhum que ultrapassasse TWB. Peckinpah o poeta da violência ficaria conhecido por Bloody Sam devido a seu estilo (lots of graphic violence). Há quem diga que foi o digno herdeiro de John Ford (e há quem considere isso um disparate...).


finalmente as minhas duas edições do filme: A pt e uma rara edição japonesa de 2000 (comprada em 2003) Director's Cut em Double-Sided (?) ...metade do filme de um lado e depois pede para virar o disco para ver o resto :-)))

Image

Image

Image



......................................................THE END
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by technicolor »

Hollywood há 100 anos que conta as mesmas seis histórias, e você nem percebeu

Tudo já foi inventado? Parece que sim, ao menos na meca do cinema. Meia dúzia de tramas resumem todos os filmes, de ‘Cidadão Kane’ a ‘Era uma vez... em Hollywood...

Tese desenvolvida em:

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/0 ... 1XIbgThD3o
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by paupau »

Isso ja foi estabelecido pelo menos desde os gregos que basicamente so ha seis hiatorias basicas. Portanto nada a ver com Hollywood :)

http://www.bbc.com/culture/story/201805 ... asic-plots

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk


CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by technicolor »

Com o agigantamento da Disney, proprietária de um colossal acervo de conteúdos e agora com a sua entrada no streaming, a Amazon ou sobe a parada e tira da manga algumas inovações significativas para continuar na liderança ou vai ser engulida também. Será?


https://brasil.elpais.com/brasil/2019/0 ... WWPKlhky3Q
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by technicolor »

Color Out of Space, de Richard Stanley, filmado em Portugal, quase integralmente em Sintra, e com Nicolas Cage em modo demente a ser ameaçado por uma força espacial que ataca a sua família numa casa isolada no campo. Lovecraft com mensagem política sobre as alterações climáticas e a normatividade da célula familiar. (Ainda sem data de estreia em pt)

technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by technicolor »

A voracidade continua... agora é a vez dos "históricos" estúdios de Pinewood. Há quem suspeite que este é apenas o primeiro passo ...

https://variety.com/2019/film/news/disn ... 1203327788
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by mansildv »

‘Face/Off’ Reboot in the Works at Paramount

https://variety.com/2019/film/news/face ... 203329607/
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by drakes »

Os produtores do filme Marighella, dirigido por Wagner Moura, avisaram que a estreia marcada para o dia 20 de novembro foi cancelada.

Problemas com os trâmites da Ancine, dizem eles.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by mansildv »

M. Night Shyamalan Has Two More Thrillers In Works At Universal

https://deadline.com/2019/09/m-night-sh ... 202735962/
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by drakes »

Gisaengchung vem se mostrando um dos favoritos do ano, e deve continuar a ser nomeado em todos os prêmios que vem por aí, assim como Jojo Rabbit.

TIFF 2019

https://www.correiodopovo.com.br/arteag ... 9-1.365894

MELHOR FILME | Grolsch People’s Choice Award:
Jojo Rabbit, de Taika Waititi (Alemanha/EUA)
2º lugar: História de um Casamento (Marriage Story), de Noah Baumbach (EUA)
3º lugar: Parasita (Gisaengchung/Parasite), de Bong Joon-ho (Coreia do Sul)

MELHOR DOCUMENTÁRIO | People’s Choice Documentary Award:
The Cave, de Feras Fayyad (Síria/Dinamarca/Alemanha/EUA/Qatar)
2º lugar: I Am Not Alone, de Garin Hovannisian (Armênia/EUA)
3º lugar: Dads, de Bryce Dallas Howard (EUA)

PRÊMIO MOSTRA MIDNIGHT MADNESS | Grolsch People’s Choice Award:
The Platform (El hoyo), de Galder Gaztelu-Urrutia (Espanha)
2º lugar: The Vast of Night, de Andrew Patterson (EUA)
3º lugar: Blood Quantum, de Jeff Barnaby (Canadá)

PRÊMIO TORONTO PLATFORM | Melhor Filme:
Martin Eden, de Pietro Marcello (Itália/França/Alemanha)
Menção Honrosa: Anne at 13,000 ft, de Kazik Radwanski (Canadá) e Proxima, de Alice Winocour (França/Alemanha)

PRÊMIO CANADA GOOSE | Melhor Filme Canadense:
Antigone, de Sophie DeraspeMenção Especial: The Body Remembers When the World Broke Open, de Elle-Máijá Tailfeathers e Kathleen Hepburn

PRÊMIO CITY OF TORONTO | Melhor Filme Canadense de Estreia:
The 20th Century, de Matthew Rankin

MELHOR CURTA-METRAGEM CANADENSE: Delphine, de Chloé RobichaudMenção Especial:
The Physics of Sorrow, de Theodore Ushev

MELHOR CURTA-METRAGEM INTERNACIONAL:
All Cats Are Grey in the Dark, de Lasse Linder (Suíça)

Menção Especial: The Nap (La Siesta), de Federico Luis Tachella (Argentina)

PRÊMIO FIPRESCI | Discovery Programme:
Murmur, de Heather Young (Canadá)

PRÊMIO FIPRESCI | Special Presentations:
How to Build a Girl, de Coky Giedroyc (Reino Unido)

PRÊMIO NETPAC:
1982, de Oualid Mouaness (Líbano/EUA/Noruega/Qatar)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by mansildv »

Robert Pattinson’s Batman Expected To Star In WB’s Justice League Reboot

https://wegotthiscovered.com/movies/rob ... ue-reboot/
Post Reply