"Curtas" sobre Cinema

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by drakes »

Filme sobre eleição de Bolsonaro recebe aprovação da Ancine para captar R$ 530 mil

... - Veja mais em https://entretenimento.uol.com.br/notic ... copiaecola
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by mansildv »

All Quentin Tarantino Movies Ranked

https://editorial.rottentomatoes.com/gu ... es-ranked/

https://s3-us-west-2.amazonaws.com/flx-editorial-wordpress/wp-content/uploads/2019/03/19173148/700QT.jpg
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by mansildv »

Andy Serkis Confirmed to Direct ‘Venom 2’

https://www.thewrap.com/andy-serkis-to-direct-venom-2/
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by technicolor »

O AXN Black hd está a passar agora (?) o Vanishing Point/ Corrida contra o Destino. Quem não viu espreite que pode gostar😉
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by rui sousa »

technicolor wrote: August 11th, 2019, 11:36 pm O AXN Black hd está a passar agora (?) o Vanishing Point/ Corrida contra o Destino. Quem não viu espreite que pode gostar😉
Tem passado regularmente no Fox Movies, poiso de óptimos ciclos de westerns nos últimos tempos. O Axn Black teve esta semana um ciclo com oito filmes escolhidos e comentados pelo Tarantino!
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by nimzabo »

Na RTP 2, acho, também passam filmes bons.
Salvo erro é às sextas feiras por volta da meia noite
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by technicolor »

Já raramente vejo televisão e perco por vezes algumas coisas interessantes (de ver ou rever) em matéria de cinema. Se calhar e um pouco à semelhança do tópico das novidades e do "cinema à borla" (criado pelo nimzabo) poder-se-ia talvez criar um tópico de "sessões especiais" onde se divulgariam este tipo de exibições, na TV, na Cinemateca, ou outras como por exemplo esta ESPLENDOR NA RELVA – A HERANÇA DO CINEMA https://www.parquesdesintra.pt/esplendo ... do-cinema/ a decorrer no belíssimo parque de Monserrate e sobre as quais por vezes até existe informação aqui mas anda um pouco dispersa.

Na cinemateca tem passado coisas únicas em condições especiais (em película como o Rui Sousa já divulgou aqui no forum) que alguns dos mais jovens nunca experimentaram. Eu próprio em tempos divulguei aqui um ciclo na RTP2 do Tarkovsky (e teve algum feedback :roll: ) ...

Estou por exemplo agora na dúvida se a nova versão do Apocalypse Now terá alguma passagem em sala prevista, alguém sabe algo a propósito ?

O próprio Rui Santos também há algum tempo fez divulgação deste tipo acontecimentos

...que quiçá interessarão a poucos mas bons :wink:

Esta será talvez uma daquelas ideias tipo "mijar à chuva" mas fica aqui... e se avançar, também eu me comprometo a colaborar com alguma regularidade. salut-)
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by technicolor »

The Wild Bunch é um dos meus filmes favoritos e sei que tem alguns admiradores incondicionais por aqui. Ah um western baah pois, mas eu acho que este extraordinário e inesperado "sacanço" de um realizador que estava na prateleira e sobrevivia a dar aulas de cinema mudou muita coisa e influenciou muita gente da arte.
Tenho a edição BD nacional à qual juntei o disco de extras da edição DVD que tive anteriormente e ofereci só com o disco do filme :mrgreen: ) Provavelmente existirão edições mais completas, desconheço, mas para "ampliar" a minha junto-lhe agora este número extra da "Movie Classics" que lhe é inteiramente dedicado;
Image
Image
This year's Movie Classics Special Edition celebrates the 50th anniversary of Sam Peckinpah's masterpiece The Wild Bunch (1969). This is an in-depth 122-page special, with a foreword by Sir Christopher Frayling and contributions by Peckinpah experts Mike Siegel, Jeff Slater and Nick Redman, features dozens of many never-seen-before photographs both in front and behind the camera. Interviews with Ernest Borgnine, L.Q. Jones, Lilia Castillo, Gordon T. Dawson, Chalo Gonzalez and Bo Hopkins give an amazing in-sight as to how this film was made, and we feature articles on the deleted scenes (with photos), the locations - then and now, the music and a complete look at how the film was made. Another amazing special on a timeless classic that only Cinema Retro knows how to deliver.
Fiquei por exemplo agora a saber quem é afinal a misteriosa "Miss Agua Verde" que tanto "cafuné" fazia sentada no colo do sanguinário General Mapache... Vi o filme pela primeira vez com apenas 11 anitos (1978) e fiquei banzado com a violência mas também reparei na bela "mexicana" de olhar meigo e sorriso algo travesso e no contraste que fazia com horrendo general.

Image

Image

Image


A sedutora personagem foi desempenhada pela actriz mexicana Lilia Castillo
https://www.imdb.com/name/nm0145120/

A revista custa cerca de 19 euros já com portes e só é vendida por encomenda directa ao editor.

Quero esclarecer os "cinéfilos " de que a foto de topless não faz parte do filme :wink: terá sido apenas uma saudável "brincadeira" entre a jovem atriz e o fotógrafo de cena.

Edit:
Depois de ler a entrevista da actriz Lilia Castillo (Lily Richards Gagliardotto?)fiquei a saber que durante a rodagem o actor veterano Emilio Fernandez (Mapache) terá tomado algumas "liberdades"( supostamente no âmbito do seu papel) com ela que a constrangeram bastante. É compreensível um personagem daqueles ter esse tipo de comportamento para conferir mais autenticidade ao desempenho mas a então jovem Lilia não estava preparada para esse mundo ( e deveria estar?) e terminadas as filmagens acabou por regressar ao México, apesar da uma tentadora oferta por parte da WB, onde seguiu uma carreira mais tranquila. Outro actor que se sentiu atraido pela encantora colega foi Warren Oates,(o actor fetich de Peckinpah) com quem a jovem terá estabelecido uma sã relação de amizade, mas Oates certo dia arriscou ir mais alem e terá tentado um beijo ... e foi o fim dessa relação. Apenas reproduzo estes aqui (a misteriosa jovem personagem sempre me causou certa curiosidades ) mas a revista está bem recheada de outros detalhes interessantes.

Mais documentação interessante acerca da produção deste extraordinário filme:
The Wild Bunch: Sam Peckinpah, a Revolution in Hollywood, and the Making of a Legendary Film
by W. K. Stratton
https://books.google.pt/books?id=cQ5kDw ... navlinks_s

.....

Mais algumas notas sobre o filme:

The Wild Bunch destaca-se, de entre todas as outras suas qualidades, pela forma como a violência foi filmada (como nunca antes o tinha sido), filmagem multi-ângulo e com varios frame rates, uma montagem extremamente dinâmica com muitos planos de curtíssima duração, veio revolucionar a arte cinematográfica a partir de 1969. O argumento de Walon Green, (Peckinpah & Roy N. Sickner) e a espantosa OST de Jerry Fielding tiveram direito a nomeação para oscar. O trabalho notável do cinematographer Lucien Ballard receberia o National Society of Film Critics Award para melhor fotografia. No entanto filme aquando da sua apresentação foi muito criticado (negativamente) pela violência, o castrador Production Code tinha tinha sido abolido apenas no ano anterior e os espectadores e críticos ainda não estavam habituados (hoje é quase um filme banal, em termos de violência claro), valeram ao realizador algumas vozes de prestigio como a de Roger Ebert (na altura crítico no Chicago Sun) que em plena press conference de apresentação saiu em sua defesa exclamando: "This movie is a masterpiece" e logo outros na sala expressariam também o seu entusiasmo interrompendo os protestos dos colegas que clamavam contra.



Quando foi convidado para o fazer Peckinpah estava parado desde 1965 devido problemas com o "Major Dundee" (redução drástica no budget, cortes na duração impostos pelo Estúdio etc.) tendo sido ostracizado em detrimento de uma nova geração de jovens realizadores que estava surgir no cinema americano. Mas apesar disso os produtores Kenneth Hyman e Phil Feldman da Seven Arts WB mostraram interesse em que fosse ele a realizar um filme com base num argumento original para cinema escrito por Walon Green (argumentista de The Secret Life of Plants e Sorcerer entre outros) que tinham adquirido em 65, e foi assim que quase 4 anos depois que Peckinpah terminaria a sua "travessia do deserto" durante a qual sobreviveu das economias e de dar aulas de cinema... Durante esse tempo o "velhote" refinou e tendo em consideração a sua forte paixão pelo México e pelas suas história e cultura era sem dúvida a pessoa ideal para a tarefa. No entanto durante a produção do filme a Seven Arts WB mudou de mãos, outros nomes assumiram o controlo e novamente o trabalho de Sam seria vitima de cortes para permitir um maior numero de projecções diárias nos cinemas... money, we want money right now... não percebemdo os idiotas que aquele não era um western normal... e fez uma carreira meramente regular à sombra de Butch Cassidy and the Sundance Kid o grande exito desse ano dirigido por George Roy Hill e com 3 jovens, talentosos e bonitos actores, Paul Newman, Robert Redford e a doce Katharine Ross, tudo embalado com uma musiquinha delicodoce de Burt Bacharach o rei do easy listening... e só 27 anos depois o TWB seria restaurado e a versão do realizador reposta. Em 1999, o U.S. National Film Registry selecionou The Wild Bunch para preservação na Biblioteca do Congresso, como sendo de grande importância cultural, histórica e estética. O filme foi considerado o 80º melhor filme norte-americano de sempre pelo American Film Institute.

A The Wild Bunch tem outra qualidade (para além da estético /narrativa) que o destaca bem acima de um western mediano: a vertente politica bem mais marcada que qualquer outro filme do género até então; a mais evidente é a presença dos "conselheiros" militares alemães ao lado das forças federais (Mapache) na chamada Revolução Mexicana que é tida como o grande movimento político progressista do inicio do século XX em Setembro de 1910 (a revolução russa só se daria 7 anos mais tarde). Para além dos alemães outras grandes potências meteram lá a sua colherada: os USA obviamente (apoiando os rebeldes) os japoneses, ingleses, franceses ... O outro aspecto "militante" do TWB é o significativo enfoque na miséria dos "campesinos" e dos índios que retrata com alguma crueza, mas é óbvio que esse não é o objectivo principal deste filme de Peckinpah que todavia, como peça fulcral do enquadramento histórico, não o ignorou de todo.

E um interessante texto de Vasco Câmara no "Público" em 2010
Sam Peckinpah o último romântico
https://www.publico.pt/2010/01/14/cultu ... ico-248739


Extracto de Passion & Poetry – The Ballad of Sam Peckinpah



Os cenários de exteriores...

Peckinpah amava o México e queria para o seu filme um conjunto de "locations" que o tornassem bem distinto de todos outros westerns, para isso encarregou o seu amigo Chalo González, um mexicano que tinha conhecido uns anos antes num bar de Tijuana e o acompanharia depois na rodagem de Major Dundee em 1965 ( e que acabaria por se tornar seu "compadre" pois Sam viria a casar com a sua sobrinha :wink: ) para ir até ao México descobrir-lhe esses locais. Chalo não desiludiu e no regresso apresentou-lhe uma série de fotografias de sítios em Coahuila próximo de Parras e Torreon no norte desértico (onde Pancho Villa terá realmente combatido os "Federalles") que lhe agradaram imenso...

O jornal "El Siglo de Durango" recorda a rodagem do filme há 50 anos atráz, uma descrição bem detalhada (em espanhol)
https://www.elsiglodedurango.com.mx/not ... acion.html

outras reportagens comemorativas na imprensa local
https://www.elsiglodetorreon.com.mx/not ... parte.html
https://www.elsiglodetorreon.com.mx/not ... parte.html
http://parrasylalaguna.com/Publicacione ... culo&ID=94

Uma visita à Hacienda Cienaga del Carmen em estado de ruína em 2002 https://m.youtube.com/watch?v=Zv0JH7pt7H0&t=231s antiga propriedade de vitivinicultura onde onde foi rodada a sanguinária batalha final que ficaria conhecida como " The Battle of Bloody Porch" filmada com recurso seis camaras em simultanêo, cada uma a uma velocidade distinta: 24 fps, 30 fps, 60 fps, 90 fps e 120 fps.e o resulta é extraordinário https://www.youtube.com/watch?v=_ysVoV3x5Zo

Para essa cena final terão ainda sido utilizadas cerca de 90.000 (noventa mil!!!) munições de salva (blanks)

Uma página sobe a Hacienda e a sua recuperação em 2010
http://rollybrook.com/hacienda.htm

Image
Image


Apesar do fraco desempenho inicial no box office, The Wild Bunch foi o turning point decisivo na carreira do realizador ...e depois vieram mais uns quantos filmes bem cotados, alguns de excelente nível : The Ballad Of Cable Hogue, Straw Dogs, The Getaway, Pat Garrett And Billy The Kid, Bring Me The Head Of Alfredo Garcia e mais uns quantos... mas nenhum que ultrapassasse TWB. Peckinpah o poeta da violência ficaria conhecido por Bloody Sam devido a seu estilo (lots of graphic violence). Há quem diga que foi o digno herdeiro de John Ford (e há quem considere isso um disparate...).


finalmente as minhas duas edições do filme: A pt e uma rara edição japonesa de 2000 (comprada em 2003) Director's Cut em Double-Sided (?) ...metade do filme de um lado e depois pede para virar o disco para ver o resto :-))) Tive a edição DVD nacional de 2 discos mas como referi acima, ofereci-a à minha designer de capas "custom". É caso para se dizer com toda a propriedade "ele há cada maluco" :lol:

Image

Image

Image


e agora sim...salut-)

......................................................THE END
Last edited by technicolor on August 23rd, 2019, 12:01 am, edited 39 times in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by nimzabo »

Pedro Costa, vencedor do Leopardo de Ouro do Festival de Locarno atribuído ao filme "Vitalina Varela"
https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-c ... s-ao-filme
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by mansildv »

‘Game Of Thrones’ Star Kit Harington To Join The Marvel Cinematic Universe

https://deadline.com/2019/08/kit-haring ... 202703013/
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by mansildv »

Breaking Bad: Bob Odenkirk Says the Movie’s Already Been Filmed

https://tvseriesfinale.com/tv-show/brea ... en-filmed/
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by mansildv »

‘Breaking Bad’ Movie Release Date, Title and Plot Revealed

https://variety.com/2019/tv/news/breaki ... 203313340/
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by technicolor »

The Irishman. Scorsese, De Niro, Pacino... e a grande guerra da Netflix
Distribuição da produção de 160 milhões de dólares que marca a primeira colaboração do realizador de Taxi Driver com a Netflix está a dar dores de cabeça ao gigante do streaming. As grandes cadeias de cinemas exigem exclusivo de três meses, a Netflix não quer ceder. E Scorsese? Scorsese quer o filme nas salas.
https://ionline.sapo.pt/artigo/669173/t ... eccao=Mais
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by drakes »

A Vida Invisível bate Bacurau e é escolhido pra representar Brasil no Oscar 2020

https://entretenimento.uol.com.br/notic ... r-2020.htm

Quem perder no cinema, terá a chance de ver em streaming da Amazon em novembro.
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by technicolor »

Cinema Monumental:
Paulo Branco vai retomar programação do cinema após as obras


https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-c ... s-as-obras
Post Reply