Livros do Stephen King

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
Mendesc
Novato
Posts: 14
Joined: June 5th, 2019, 10:15 am

Re: Livros do Stephen King

Post by Mendesc »

Osteon wrote:Esses erros são surreais... e andamos a pagar 20 euros por cada livro..... enfim
Acho os livros bastante caros... Compro usados e quando compro novos é sempre com promoção... Não pago mais de 12/13€ por um livro e a minha média são 8€/livro... Ia bastantes vezes à biblioteca e agora só compro livros dessa forma. Sou honesta: ando a comprar pouco a pouco os livros do King e o último que comprei foi o Thinner a 5€
Infelizmente há muita gente (eu incluída) que não consegue dar tanto dinheiro por um livro


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Osteon
Novato
Posts: 27
Joined: June 5th, 2019, 9:41 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by Osteon »

Mendesc wrote: June 9th, 2019, 11:44 pm
Osteon wrote:Esses erros são surreais... e andamos a pagar 20 euros por cada livro..... enfim
Acho os livros bastante caros... Compro usados e quando compro novos é sempre com promoção... Não pago mais de 12/13€ por um livro e a minha média são 8€/livro... Ia bastantes vezes à biblioteca e agora só compro livros dessa forma. Sou honesta: ando a comprar pouco a pouco os livros do King e o último que comprei foi o Thinner a 5€
Infelizmente há muita gente (eu incluída) que não consegue dar tanto dinheiro por um livro


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Os últimos livros que comprei também foi sempre em promoção.
Mas ja ando a namorar o creepshow desde que saiu mas como estou habituado a comprar sempre em segunda mao ou em promoção custa-me pagar 20 euros :cry: grr-) mau-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by Samwise »

Boas.

Esses erros de ortografia são incompreensíveis - ou melhor, são compreensíveis à luz de quem não fez o trabalho de forma competente. São erros que não são apanhados no corrector ortográfico automático (porque as palavras existem), mas que nunca passariam por um revisor humano que lesse o texto com a atenção que o trabalho requer. Grr:-) grr-)

---

Deixo aqui uma primeira ferroada nas traduções de obras do King para português. Apenas para ficarem com a noção de que a "voz de autor" se perde completamente, embora a história e as orientações narrativas permaneçam as mesmas.

Isto é o início do The Shining, nas versões original e mais as duas traduções que fizerem para português:
Stephen King - The Shining

1- JOB INTERVIEW

Jack Torrance thought: Officious little prick.

Ullman stood five-five, and when he moved, it was with the
prissy speed that seems to be the exclusive domain of all small
plump men. The part in his hair was exact, and his dark suit was
sober but comforting. I am a man you can bring your problems to,
that suit said to the paying customer. To the hired help it spoke
more curtly: This had better be good, you. There was a red
carnation in the lapel, perhaps so that no one on the street would
mistake Stuart Ullman for the local undertaker.

As he listened to Ullman speak, Jack admitted to himself that
he probably could not have liked any man on that side of the desk--
under the circumstances.

Ullman had asked a question he hadn't caught. That was bad;
Ullman was the type of man who would file such lapses away in a
mental Rolodex for later consideration.

"I'm sorry?"

"I asked if your wife fully understood what you would be
taking on here. And there's your son, of course." He glanced down
at the application in front of him. "Daniel. Your wife isn't a bit
intimidated by the idea?"

"Wendy is an extraordinary woman."

"And your son is also extraordinary?"

Jack smiled, a big wide PR smile. "We like to think so, I
suppose. He's quite self-reliant for a five-year-old."

No returning smile from Ullman. He slipped Jack's application
back into the file. The file went into a drawer. The desk top was
now completely bare except for a blotter, a telephone, a Tensor
lamp, and an in/out basket. Both sides of the in/out were empty,
too.
-----
1 - A Entrevista

Jack Torrance pensou: «Que homenzinho servil e desprezível.»

Ullman não tinha sequer um metro e sessenta de altura, e quando se mexia era com aquela rapidez afectada que parece ser apanágio exclusivo dos homens pequenos e roliços. O risco no cabelo era impecável e o fato de cor escura era sóbrio mas confortável. Sou uma pessoa a quem podem expor os vossos problemas, dizia aquele fato aos clientes que largavam o seu dinheiro. Para com os colaboradores assalariados o tom era mais rude: Vocês aí, o melhor é portarem-se bem. Usava um cravo vermelho na lapela, talvez para que ninguém que encontrasse Stuart Ullman na rua o confundisse com o cangalheiro da terra.

Enquanto ouvia Ullman falar, Jack admitiu que provavelmente não teria gostado de ninguém que estivesse sentado do outro lado da secretária... nas actuais circunstâncias.

Ullman fizera-lhe uma pergunta que ele não percebera. Isso era mau sinal; Ullman era o tipo de pessoa que reteria na memória lapsos semelhantes para mais tarde voltar a pensar neles.

- Como disse?
- Perguntei se a sua mulher compreendeu inteiramente o que você iria fazer para aqui. E há também o seu filho, é claro.

Ullman olhou para o formulário que tinha na frente.

- Daniel. A sua mulher não se sente um pouco assustada com a ideia?
- Wendy é uma mulher extraordinária.
- E o seu filho também é extraordinário?

Jack sorriu, um grande e largo sorriso de relações públicas-

- Pelo menos agrada-nos pensar que assim é. Para uma criança de cinco anos, tem bastante confiança em si própria.

Ullman não retribuiu o sorriso. Fez deslizar a ficha de Jack para o interior de uma pasta, que por sua vez enfiou numa gaveta. Em cima da secretária havia apenas um mata-borrão, um telefone, um candeeiro e um cesto para correspondência, que também estava vazio.
----
1 - ENTREVISTA DE EMPREGO

«Estuporzinho abelhudo», pensou Jack Torrance.

Ullman mantivera-se semi-reclinado na cadeira. Ao mexer-se, fê-lo com a rapidez afectada que parece ser uma característica exclusiva dos homens pequenos rechonchudos. De risca impecavelmente direita no cabelo e fato escuro, sóbrio mas de bom corte. «Eis aqui um homem a quem pode expor os seus problemas», dizia aquele fato ao cliente que largava as notas. Quanto ao pessoal contratado, diria mais concisamente: «Tu aí, só ganhas em te portar bem.» Na lapela, ostentava um cravo vermelho, possivelmente para que ninguém na rua confundisse Stuart Ullman com o vigilante do edifício.

Enquanto ouvia Ullman falar, Jack teve de reconhecer que provavelmente ser-lhe-ia impossível gostar de qualquer homem que estivesse por detrás daquela secretária, atendendo às circunstâncias.
Ullman fizera-lhe qualquer pergunta que lhe escapou. Isso era mau; Ullman era o tipo de pessoa que arquivaria tais falhas num Rolodex mental para consideração ulterior.

- Desculpe?

- Perguntei-lhe se a sua mulher compreendeu inteiramente o que os iria esperar aqui. E há o seu filho, evidentemente - baixou os olhos de soslaio para o formulário diante de si - Daniel. A sua mulher não se sente um bocadinho intimidada com a ideia?

- Wendy é uma mulher extraordinária.

- E o seu filho, também é extraordinário?

Jack sorriu, um sorriso amplo de RP*.

- Gostamos de o considerar como tal, suponho. Para cinco anos de idade, é bastante autoconfiante.

Ullman não correspondeu ao sorriso. Repôs o formulário de Jack dentro de uma pasta. Reintroduziu esta numa gaveta. O tampo da secretária ficara agora completamente vazio, à excepção de um mata-borrão, um telefone, um candeeiro extensível de secretária e um cesto de entrada-saída de correspondência. Tanto um como outro tabuleiros deste estavam, igualmente, vazios.

* - Relações Públicas (N. da T.)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Mendesc
Novato
Posts: 14
Joined: June 5th, 2019, 10:15 am

Re: Livros do Stephen King

Post by Mendesc »

A realidade é que as traduções perdem sempre a voz do autor, mas também, umas mais que outras. O primeiro livro que li do King foi o The Shinning e foi em português, ainda não conhecia o tipo de escrita que ele tinha, mas com o passar do tempo, ao ler as obras dele em inglês percebi do tipo de tradução medíocre que fazem.
Fora do King, estou a ler neste momento uma série em que metade dos livros vêm em inglês e o último em português, editado pela Harper Collins, e não vejo nada do estilo da autora naquela edição. O leitor, ao ver este tipo de situações, perde o encanto da história e do trabalho do autor de nos levar onde quer.
Os últimos que li do King foi o Samitério e depois o The Long Walk e, como foi uma leitura seguida, foi quando senti mais a diferença - e não estou a falar do estilo do King vs. Bachman porque vê-se bastante bem que o estilo de escrita pertence a um só autor :-D
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2130
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by neotheone »

Image

O Intruso - Stephen King com lançamento a 5 de Julho de 2019
Um rapaz de onze anos é encontrado morto. Todas as evidências apontam para que o assassino seja Terry Maitland, um dos cidadãos mais queridos de Flint City, professor de inglês, marido exemplar e pai de duas meninas. O detetive Ralph Anderson dá-lhe voz de prisão. Maitland tem um álibi forte, estava noutra cidade quando o crime foi cometido, mas os indícios de ADN encontrados no local confirmam que é ele o culpado. Aos olhos da justiça e da opinião pública, Terry Maitland é um assassino e o caso está resolvido.

Mas o detetive Anderson não está satisfeito. Maitland parece ser uma boa pessoa, um cidadão exemplar, terá duas faces? E como era possível estar simultaneamente em dois lugares?
Por ser um romance de Stephen King, quando conhecemos a resposta, arrependemo-nos de ter formulado a pergunta.
https://www.bertrand.pt/livro/o-intruso ... g/22799934
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

Ena, ena! :-D
Cabeças
Image
Osteon
Novato
Posts: 27
Joined: June 5th, 2019, 9:41 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by Osteon »

neotheone wrote: June 11th, 2019, 9:56 pm Image

O Intruso - Stephen King com lançamento a 5 de Julho de 2019
Um rapaz de onze anos é encontrado morto. Todas as evidências apontam para que o assassino seja Terry Maitland, um dos cidadãos mais queridos de Flint City, professor de inglês, marido exemplar e pai de duas meninas. O detetive Ralph Anderson dá-lhe voz de prisão. Maitland tem um álibi forte, estava noutra cidade quando o crime foi cometido, mas os indícios de ADN encontrados no local confirmam que é ele o culpado. Aos olhos da justiça e da opinião pública, Terry Maitland é um assassino e o caso está resolvido.

Mas o detetive Anderson não está satisfeito. Maitland parece ser uma boa pessoa, um cidadão exemplar, terá duas faces? E como era possível estar simultaneamente em dois lugares?
Por ser um romance de Stephen King, quando conhecemos a resposta, arrependemo-nos de ter formulado a pergunta.
https://www.bertrand.pt/livro/o-intruso ... g/22799934
como?-) ohh yeahhh
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by lud81 »

Mendesc wrote: June 9th, 2019, 10:16 pm Falando nisso encontrei três erros em páginas praticamente seguidas da nova edição do Samiterio

Image
Este último, nesta foto, falta contexto... A foto não devia ser tão cerrada pois não dá para ver a palavra no contexto da frase. Sendo que a seguir a "Dentre" vem "tan-", deduzo que possa ser algo do género "Dentre tantos(as) (qualquer coisa)" e, se assim for, não é um erro. :-)
Image
Mendesc
Novato
Posts: 14
Joined: June 5th, 2019, 10:15 am

Re: Livros do Stephen King

Post by Mendesc »

Pesquisei e tem toda a razão! Nunca tinha visto assim Image dou o meu braço a torcer e retiro a minha crítica à revisão nesta situação.
Vivendo e aprendendo... Image

Na altura em que tirei a foto recortei porque foi com o intuito de mandar a uma amiga e não queria que mostrasse nenhum spoiler... Mostro as páginas completas das imagens que enviei anteriormente...
ImageImage: Image


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Scarecrow
Iniciado
Iniciado
Posts: 50
Joined: February 27th, 2019, 2:33 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by Scarecrow »

Que livros recomendam para quem quer começar a ler Stephen King?
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by Samwise »

Scarecrow wrote: June 14th, 2019, 3:00 pm Que livros recomendam para quem quer começar a ler Stephen King?
Estações Diferentes (4 contos), A Hora do Vampiro, A Luz (aka The Shining), A Zona Morta, Misery.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Scarecrow
Iniciado
Iniciado
Posts: 50
Joined: February 27th, 2019, 2:33 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by Scarecrow »

Samwise wrote: June 14th, 2019, 3:20 pm
Scarecrow wrote: June 14th, 2019, 3:00 pm Que livros recomendam para quem quer começar a ler Stephen King?
Estações Diferentes (4 contos), A Hora do Vampiro, A Luz (aka The Shining), A Zona Morta, Misery.
Obrigado pelas sugestões, talvez comece pelo Shining :-D
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by Samwise »

Scarecrow wrote: June 19th, 2019, 5:27 pm
Samwise wrote: June 14th, 2019, 3:20 pm
Scarecrow wrote: June 14th, 2019, 3:00 pm Que livros recomendam para quem quer começar a ler Stephen King?
Estações Diferentes (4 contos), A Hora do Vampiro, A Luz (aka The Shining), A Zona Morta, Misery.
Obrigado pelas sugestões, talvez comece pelo Shining :-D
Não sei ao certo o que conheces sobre cada uma destas obras e sobre as respectivas adaptações cinematográficas. Dos títulos que indiquei, apenas um dos quatro contos do Different Seasons NÃO foi adaptado ao cinema. Todos os outros têm adaptações que podemos situar entre as melhores que foram feitas a partir de histórias do King, e por parte de realizadores "decentes", com peso autoral e interesse suficiente para se envolverem bastante com a transposição do material literário para linguagem cinematográfica. Diria que o The Shining é a obra mais famosa do King precisamente por conta da versão de cinema. Mas isto não quer dizer que estas adaptações tenham sido consensuais, ou que respeitam a visão do escritor na maioria dos pormenores - e esse é o caso do The Shining. Se a narrativa em geral segue os mesmos caminhos no livro e no filme, o foco principal do livro é o "estudo" da personagem principal, e de como ela vai do ponto A até ao ponto B. O filme coloca grande parte desse caminho de lado, mas tem outras qualidades que compensam a perda, por assim dizer.

Em termos literários, estes são os livros que considero ao mesmo tempo melhores (mais bem escritos), mais representativos das suas características, e mais acessíveis e ajustados a quem vai tentar ler King. São também obras de que gosto bastante de entre as dele, embora não sejam as minhas favoritas absolutas (bom, o conto The Body, que consta no Different Seasons é o meu conto favorito do King, e deu origem a um dos bons filmes que fizeram, o Stand By Me)...

Posto isto, resta-me recomendar enfaticamente que leias as versões originais, em inglês, ou vais estar a perder uma boa parte do gozo. yes-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Bookaholic Kingdom
Novato
Posts: 2
Joined: June 22nd, 2019, 12:35 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by Bookaholic Kingdom »

Encontrei isto por acaso. Não fazia ideia que tinha sido editada tanta coisa em Português do King.
A maioria que tenho lido é em inglês.

Já agr, foi criado um grupo de Facebook: Stephen King Portugal
Osteon
Novato
Posts: 27
Joined: June 5th, 2019, 9:41 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by Osteon »

Creepshow alguem ja comprou?
Post Reply