The Great Gatsby
Moderators: waltsouza, mansildv
The Great Gatsby
Qual é a melhor versão?
Re: The Great Gatsby
Só vi o de 74 e o de 2013 e, na minha opinião, o primeiro arrasa, é muito melhor
-
- Entusiasta
- Posts: 478
- Joined: October 15th, 2017, 2:10 am
Re: The Great Gatsby
Só ainda não vi a versão de 49. Depois volto cá para votar.
Uma nota apenas: É difícil, senão mesmo impossível, que algum de nós tenha visto a versão de 1926 porque perdeu-se. As pessoas que a viram, ou já faleceram ou são já muito velhinhas. Até agora não há nenhuma cópia disponível do filme. Sugeria aos moderadores do fórum que apagassem a versão de 1926 das hipóteses de votação. É possível que tenha sido destruída num incêndio. Infelizmente, até aos anos 50/60 perderam-se muitos filmes mudos americanos, devido a vários incêndios nos arquivos dos estúdios onde os filmes estavam depositados. Os incêndios eram frequentes porque na altura não estavam reunidas as devidas condições em termos de regulação da temperatura e da humidade no armazenamento dos celulóides e o celulóide é altamente inflamável. As condições de manutenção e de preservação dos celulóides eram muito fracas. Não havia o cuidado e a preocupação na preservação dos filmes que há hoje e, com isso, há filmes do cinema mudo que se perderam provavelmente para sempre, embora muitos tenham sido entretanto reencontrados (cópias que estavam esquecidas algures no mundo, sendo que muitas delas sobreviveram à passagem do tempo miraculosamente intactas). Na verdade, em muitos casos os estúdios de Hollywood não se preocupavam sequer em preservar os filmes antigos do seu catálogo. Metiam-nos em armazéns de qualquer maneira e ficavam para lá amontoados.
Pode ser que um dia alguém encontre um exemplar perdido do Gatsby de 1926. É sempre possível, o mundo é grande.
Até agora, a única coisa que sobrou foi o trailer.
Uma nota apenas: É difícil, senão mesmo impossível, que algum de nós tenha visto a versão de 1926 porque perdeu-se. As pessoas que a viram, ou já faleceram ou são já muito velhinhas. Até agora não há nenhuma cópia disponível do filme. Sugeria aos moderadores do fórum que apagassem a versão de 1926 das hipóteses de votação. É possível que tenha sido destruída num incêndio. Infelizmente, até aos anos 50/60 perderam-se muitos filmes mudos americanos, devido a vários incêndios nos arquivos dos estúdios onde os filmes estavam depositados. Os incêndios eram frequentes porque na altura não estavam reunidas as devidas condições em termos de regulação da temperatura e da humidade no armazenamento dos celulóides e o celulóide é altamente inflamável. As condições de manutenção e de preservação dos celulóides eram muito fracas. Não havia o cuidado e a preocupação na preservação dos filmes que há hoje e, com isso, há filmes do cinema mudo que se perderam provavelmente para sempre, embora muitos tenham sido entretanto reencontrados (cópias que estavam esquecidas algures no mundo, sendo que muitas delas sobreviveram à passagem do tempo miraculosamente intactas). Na verdade, em muitos casos os estúdios de Hollywood não se preocupavam sequer em preservar os filmes antigos do seu catálogo. Metiam-nos em armazéns de qualquer maneira e ficavam para lá amontoados.
Pode ser que um dia alguém encontre um exemplar perdido do Gatsby de 1926. É sempre possível, o mundo é grande.
Até agora, a única coisa que sobrou foi o trailer.
Re: The Great Gatsby
Já agora, boa publicação
-
- Entusiasta
- Posts: 478
- Joined: October 15th, 2017, 2:10 am
-
- Entusiasta
- Posts: 478
- Joined: October 15th, 2017, 2:10 am
Re: The Great Gatsby
Vi a de 49 no Sábado. Já posso votar.
O Gatsby é um dos meus livros favoritos. Tendo lido o livro em inglês, conhecendo-o a fundo e visto as adaptações para o cinema algum tempo após ter lido o livro, é muito difícil separar uma das outras e dizer que essa é a melhor. A pior, para mim, é a de 49, sem dúvida nenhuma. Gosto de liberdades artísticas mas nesta versão há liberdades artísticas quase de 5 em 5 minutos ao nível do texto e da ordem dos acontecimentos. O texto do Fitzgerald não foi minimamente respeitado. Para além de ser a versão que tem as piores performances de actores. Houve realizadores que optaram por filmar e incluir partes do livro, às vezes pequenas mas importantes, que outros não optaram. Muitas vezes até nem são aspectos importantes da história mas simplesmente aspectos da relação entre as personagens. Por exemplo, na adaptação de 2000, a Jordan "sai de cena" após a morte da Myrtle, quando eles estão de regresso à casa da Daisy e do Tom, quando no livro não é assim. O Baz Luhrmann, na adaptação de 2013, decidiu adaptar a penúltima vez em que o Nick e ela falam antes de ele terminar a relação. Acho que ele também filmou o último encontro deles mas não me recordo muito bem.
Depois há as personagens. Nenhuma das interpretações das personagens é a melhor no mesmo filme. Os meus Óscares pessoais são:
Melhor George Wilson: empate entre o Jason Clarke (versão de 2013) e o Bill Camp (versão de 2000)
Melhor Myrtle Wilson: empate entre a Karen Black (versão de 74) e Isla Fisher (versão de 2013). A Heather Goldenhersh (Myrtle da versão de 2000) só achei que ela vestiu totalmente a "camisola" da Myrtle na cena em que ela, bêbada, conta ao Nick como conheceu o Tom.
Melhor Jordan Baker (a personagem feminina mais interessante do Gatsby): Francie Swift (versão de 2000). A Elizabeth Debicki fez na versão de 2013 uma Jordan competente mas um bocado unidimensional e a Jordan não é assim. A Jordan da versão de 74, interpretada por Lois Chiles, é bastante boa mas falta-lhe qualquer coisa que não sei bem explicar. A Francie Swift tem a medida certa. O meu pódio das Jordan é: 3º lugar: Elizabeth Debicki, 2º lugar: Lois Chiles, 1º lugar: Francie Swift.
Melhor Nick Carraway: Paul Rudd (versão de 2000). O Sam Waterston também faz um bom Nick na versão de 74 mas, para mim, não consegue atingi-lo totalmente e o Tobey Maguire na de 2013 é meio ridículo. Parece sempre deslumbrado com tudo o que vê. O Nick não é nada disto. O Nick entrou mas ao mesmo tempo está fora de tudo aquilo, do ambiente dos ricos que desprezam tudo o que não sejam as suas vaidades, e critica isso no livro, ainda que mantenha um misto de ódio e fascínio pelo Gatsby.
Melhor Tom Buchanan: empate entre Martin Donovan (versão de 2000) e Joel Edgerton (versão de 2013). Ainda assim, o Bruce Dern faz um Tom decente na versão de 74.
Melhor Daisy Buchanan: Muito difícil mas decido-me pela Mira Sorvino (versão de 2000). Ela é a Daisy a 100%. A Carey Mulligan na versão de 2013 é a Daisy a 90%. Na versão de 74 a Mia Farrow interpreta bem a Daisy mas exagera alguns traços de personalidade dela.
Melhor Jay Gatsby: Leonardo DiCaprio. O Robert Redford desiludiu-me muito na versão de 74. Esperava muito mais dele. É um Gatsby demasiado distante, passivo e contemplativo. O Toby Stephens na versão de 2000 é muito bom e faz um excelente sotaque americano mas faltou-lhe "um bocadinho assim". O DiCaprio mostra o pacote completo. A aura de mistério, o ar contemplativo, sonhador, a força latente, a confiança, a certeza no futuro.
Dito isto, e juntando todos os aspectos (fidelidade ao livro, desempenhos dos actores, fotografia, iluminação, etc), a melhor versão é a de 2000. Sobretudo no que diz respeito à fidelidade ao livro e também os desempenhos dos actores. Contudo, não posso votar só na de 2000 porque teria de deixar de lado tantas outras coisas boas que a de 2000 não tem mas que a de 74 e a de 2013 têm. Por isso, o meu voto é propositadamente contraditório e voto nas versões de 74, 2000 e 2013.
O Gatsby é um dos meus livros favoritos. Tendo lido o livro em inglês, conhecendo-o a fundo e visto as adaptações para o cinema algum tempo após ter lido o livro, é muito difícil separar uma das outras e dizer que essa é a melhor. A pior, para mim, é a de 49, sem dúvida nenhuma. Gosto de liberdades artísticas mas nesta versão há liberdades artísticas quase de 5 em 5 minutos ao nível do texto e da ordem dos acontecimentos. O texto do Fitzgerald não foi minimamente respeitado. Para além de ser a versão que tem as piores performances de actores. Houve realizadores que optaram por filmar e incluir partes do livro, às vezes pequenas mas importantes, que outros não optaram. Muitas vezes até nem são aspectos importantes da história mas simplesmente aspectos da relação entre as personagens. Por exemplo, na adaptação de 2000, a Jordan "sai de cena" após a morte da Myrtle, quando eles estão de regresso à casa da Daisy e do Tom, quando no livro não é assim. O Baz Luhrmann, na adaptação de 2013, decidiu adaptar a penúltima vez em que o Nick e ela falam antes de ele terminar a relação. Acho que ele também filmou o último encontro deles mas não me recordo muito bem.
Depois há as personagens. Nenhuma das interpretações das personagens é a melhor no mesmo filme. Os meus Óscares pessoais são:
Melhor George Wilson: empate entre o Jason Clarke (versão de 2013) e o Bill Camp (versão de 2000)
Melhor Myrtle Wilson: empate entre a Karen Black (versão de 74) e Isla Fisher (versão de 2013). A Heather Goldenhersh (Myrtle da versão de 2000) só achei que ela vestiu totalmente a "camisola" da Myrtle na cena em que ela, bêbada, conta ao Nick como conheceu o Tom.
Melhor Jordan Baker (a personagem feminina mais interessante do Gatsby): Francie Swift (versão de 2000). A Elizabeth Debicki fez na versão de 2013 uma Jordan competente mas um bocado unidimensional e a Jordan não é assim. A Jordan da versão de 74, interpretada por Lois Chiles, é bastante boa mas falta-lhe qualquer coisa que não sei bem explicar. A Francie Swift tem a medida certa. O meu pódio das Jordan é: 3º lugar: Elizabeth Debicki, 2º lugar: Lois Chiles, 1º lugar: Francie Swift.
Melhor Nick Carraway: Paul Rudd (versão de 2000). O Sam Waterston também faz um bom Nick na versão de 74 mas, para mim, não consegue atingi-lo totalmente e o Tobey Maguire na de 2013 é meio ridículo. Parece sempre deslumbrado com tudo o que vê. O Nick não é nada disto. O Nick entrou mas ao mesmo tempo está fora de tudo aquilo, do ambiente dos ricos que desprezam tudo o que não sejam as suas vaidades, e critica isso no livro, ainda que mantenha um misto de ódio e fascínio pelo Gatsby.
Melhor Tom Buchanan: empate entre Martin Donovan (versão de 2000) e Joel Edgerton (versão de 2013). Ainda assim, o Bruce Dern faz um Tom decente na versão de 74.
Melhor Daisy Buchanan: Muito difícil mas decido-me pela Mira Sorvino (versão de 2000). Ela é a Daisy a 100%. A Carey Mulligan na versão de 2013 é a Daisy a 90%. Na versão de 74 a Mia Farrow interpreta bem a Daisy mas exagera alguns traços de personalidade dela.
Melhor Jay Gatsby: Leonardo DiCaprio. O Robert Redford desiludiu-me muito na versão de 74. Esperava muito mais dele. É um Gatsby demasiado distante, passivo e contemplativo. O Toby Stephens na versão de 2000 é muito bom e faz um excelente sotaque americano mas faltou-lhe "um bocadinho assim". O DiCaprio mostra o pacote completo. A aura de mistério, o ar contemplativo, sonhador, a força latente, a confiança, a certeza no futuro.
Dito isto, e juntando todos os aspectos (fidelidade ao livro, desempenhos dos actores, fotografia, iluminação, etc), a melhor versão é a de 2000. Sobretudo no que diz respeito à fidelidade ao livro e também os desempenhos dos actores. Contudo, não posso votar só na de 2000 porque teria de deixar de lado tantas outras coisas boas que a de 2000 não tem mas que a de 74 e a de 2013 têm. Por isso, o meu voto é propositadamente contraditório e voto nas versões de 74, 2000 e 2013.
Last edited by Helder Fialho on October 6th, 2019, 3:48 am, edited 4 times in total.
Re: The Great Gatsby
Excelente análise!
-
- Entusiasta
- Posts: 478
- Joined: October 15th, 2017, 2:10 am