filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by drakes »

Como acredito que os filmes nem firam a sensibilidade como não irão converter ninguém, não vejo problemas, mas se houver algum problema é só deletar o tópico.



Título: Bismarck
legenda Inglês.

Sinopse:
A biographical film of Otto von Bismarck, the Prime Minister of Prussia, and how he and his policies - including aggressive war - helped to unite Germany.
https://www.imdb.com/title/tt0032255/
Last edited by drakes on July 3rd, 2020, 6:26 pm, edited 1 time in total.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by drakes »

Tìtulo: Jew Süss
ano: 1934
legenda: Inglês
https://www.imdb.com/title/tt0025329
Sinopse:
The story of life in the 18th century Jewish ghetto of Wurtemburg. Suess tries to better himself with the help of an evil Duke.

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by drakes »

Die Rothschilds
ano: 1940
legenda: inglês.

sinopse:
Anti-semitic Nazi propaganda "biography" of the Rothschilds, a German Jewish family whose members rose to the top of the European banking community during the Napoleonic era.
https://www.imdb.com/title/tt0248379

Last edited by drakes on July 3rd, 2020, 6:23 pm, edited 1 time in total.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by Rui Santos »

@Drakes,
Se estivesses a fazer uma ode à propaganda nazista, teria com razões óbvias alguma vontade de usar o lapis censor... (comquanto concorde que seria uma atitude ditatorial)

Dado que o que fazes, é chamar a atenção para alguns dos filmes dessa temática presentes no youtube, não me parece haver na contra esse tipo de divulgação. Aprende-se muito ao ver os mesmos...
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by drakes »

Rui Santos wrote: April 19th, 2018, 6:31 pm @Drakes,
Se estivesses a fazer uma ode à propaganda nazista, teria com razões óbvias alguma vontade de usar o lapis censor... (comquanto concorde que seria uma atitude ditatorial)

Dado que o que fazes, é chamar a atenção para alguns dos filmes dessa temática presentes no youtube, não me parece haver na contra esse tipo de divulgação. Aprende-se muito ao ver os mesmos...
Rui seria apenas cumprir as regras, lembrando que os filmes estão como já tendo livre divulgação. E acredito dificilmente irá sair uma coleção em dvdsm, por isso também postei os locais no Youtube.

Mesmo não sendo alemão vale citar o abaixo pelas observações:

Título: Kato Hayabusa Sento-ta
ano: 1944

Sinopse:
A fictionalized depiction of the 1941 onset of the air war between Japan and the US and Britain.
Obs:
- Eiji Tsuburaya,criador do Ultraman fez os esfeitos especiais.
- Filmes do estudio Toho.
- Kajiro Yamamoto é o mentor de Akira Kurosawa.

Filme
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by JoséMiguel »

Muito bom tópico! yes-)

Quero que saibam, que há uns anos andei a espreitar a descrição de filmes alemães feitos entre 1933-1945, para ver se algum me interessava (a nível de qualidade de cinema) e apenas dois me chamaram a atenção, o filme sobre o naufrágio do Titanic e o filme mudo baseado numa saga operática, não me recordo do título mas acho que continha a palavra Valquíria, Nibelungos ou algo parecido (vi um documentário sobre esse filme em que elogiavam tecnicamente um dragão animatrónico sofisticado estilo "Alien" ou "Jurassic Park").

Acabei por não ver nenhum, um por ser mudo e outro por ter informação obsoleta acerca do naufrágio do Titanic. Desta lista que o Drakes mostrou, eu estou há muitos anos interessado na figura histórica do Bismarck, e poderei pegar nele, conforme o que eu leia no IMDB.

A minha professora de História do 9º ano de escolaridade (quando se estudava a Alemanha Nazi no meu tempo) explicou que no português europeu de Portugal se diz nazista ou nazi (o livro escolar de Portugal também referia isso). Eu por acaso sei que no Brasil apenas se utiliza o termo "nazista", que é raro em Portugal. Por isso peço que não impliquem com o termo "nazista" utilizado pelo Drakes, pois apesar de raro no nosso país, é perfeitamente válido no português europeu.

Eu tenho constatado que os cinéfilos investigam o cinema destas grandes super-potências, inimigas dos EUA, ditaduras que colocaram os enormes recursos do Estado ao serviço do Cinema, à procura de algo bom que não siga a fórmula imbecil comercial de Hollywood. Por exemplo tenho lido discussões sobre isso acerca do cinema japonês da 2ª Guerra Mundial, mas o consenso é "tirem o cavalinho da chuva, porque não irão encontrar um cinema superior a Hollywood, no cinema japonês da 2ª Guerra".

Na minha opinião julgo que apenas a ditadura soviética estalinista (refiro-me ao período em que o Estaline estava vivo, período anterior à maioria dos filmes soviéticos que eu elogio aqui no fórum) foi capaz de meter Hollywood a um canto num filme ou outro. Acho que nem a Alemanha Nazi ou o Japão Imperial, com todos os recursos das suas super-potências ao serviço do Cinema, criaram alguma grande obra de Cinema.

Eu apenas apresentei 5 filmes soviéticos da era estalinista aqui no fórum (criei tópico para "O Couraçado Potemkim" para anunciar o streaming gratuito, mas não gosto nada de filmes de propaganda feitos em má fé, como esse):

Os primeiros 4 são anteriores à 2ª Guerra Mundial:

A) O Tenente Kijé



B) A Viagem Espacial



C) Os Treze



D) As Marionetas



Este é de 1952, mas o Estaline ainda estava vivo:

E) Sadko



Quer o Adolfo Hitler, quer o seu ministro de propaganda Goebbels, que mandavam no cinema alemão da era nazi, eram fanáticos brutos mas broncos, o povo alemão não se deixava enganar com o discurso de ódio, mas o regime e a sociedade estavam de tal forma "engatados" que o cidadão alemão não tinha outro remédio senão levantar o braço no ar a gritar "Sig Heil", com medo das represálias.

A meu ver a propaganda de extrema-direita mais perigosa que essa foi a de algum cinema americano, porque a psicopatia caminha de mãos dadas com a inteligência, um desse filmes de extrema-direita foi filmado em Portugal (The Miracle of Our Lady of Fatima, 1952), concebido com uma maldade inacreditável e com grande inteligência já ao nível da psicopatia, um filme de propaganda muito mais perigoso (muito inteligente) do que o cinema do 3º Reich:

Aqui está a propaganda de extrema-direita norte-americana a mostrar ao mundo que Portugal tornou-se um país Comunista no ano de 1910, até o herói Salazar libertar a pátria portuguesa do governo bolchevique (o leitor português saberá que isso é falso):



E aqui as mentiras fascistas norte-americanas a falsificar as profecias de Fátima, dizendo que os pastorinhos portugueses falaram contra a Rússia (Ainda não tinha ocorrido a revolução bolchevique quando os putos analfabetos inventaram as tretas deles, e o Império Russo combatia ao lado de Portugal na 1ª Guerra Mundial, isto trata-se de um engenho de propaganda americana, muito perigoso).



Outro exemplo de cinema de extrema-direita americano muito mais perigoso do que esses filmes da Alemanha Nazi (Red Planet Mars), aqui é novamente Deus que diz mal dos comunistas, tal como no filme do milagre de Fátima:

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by drakes »

JoséMiguel , não sei o motivo do uso da palavra nazista no Brasil, tenho como suposição que como a palavra foi até uns 30 anos atrás usada no cotidiano como pecha para quem não era de esquerda e apoiava a direita militar, com a redemocratização e pela influência das universidades passou-se atualmente a utilizar fascista para tudo, desde quem combate a corrupção, apoia a prisão do ex-presidente entre outras coisas.

Quanto aos filmes eu ainda não vi inteiro, mas me parecem em termos estéticos uma continuação dos filmes alemães dos anos 20.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by JoséMiguel »

drakes wrote: May 2nd, 2018, 6:37 pm JoséMiguel , não sei o motivo do uso da palavra nazista no Brasil, tenho como suposição que como a palavra foi até uns 30 anos atrás usada no cotidiano como pecha para quem não era de esquerda e apoiava a direita militar, com a redemocratização e pela influência das universidades passou-se atualmente a utilizar fascista para tudo, desde quem combate a corrupção, apoia a prisão do ex-presidente entre outras coisas.

Quanto aos filmes eu ainda não vi inteiro, mas me parecem em termos estéticos uma continuação dos filmes alemães dos anos 20.
Drakes, conforme expliquei, quer o meu livro de História do 9º ano de escolaridade, quer a própria professora, explicaram que o termo oficial português é "nazista", que também se pode dizer "nazi" (forma abreviada). O que se passou em Portugal foi que o termo "nazista" usado no Brasil, caiu em desuso há muitas décadas. Eu sabia que essa forma da palavra é a mais comum no Brasil, porque tenho lido artigos e críticas de cinema escritas por brasileiros.

O nazismo é um caso particular do fascismo, que é proibido em Portugal e em muito países europeus (mas não no Reino Unido ou nos EUA). O fascismo não é proibido (devido à liberdade de expressão), mas o caso particular do nazismo já o é, por causa da ideologia do genocídio, isto é a matança de povos (incluindo bebés inocentes) autorizada por lei, com base na raça, credo religioso, etnia ou outros pretextos (Drakes, sabes se no Brasil e nos outros países da América do Sul, o nazismo é proibido?).

Esta proibição não afecta em nada um filme de ficção acerca do 3ª Reich (como a lista de Schindler, ou outro qualquer), um filme de ficção feito na Alemanha Nazi (o tópico presente) ou até mesmo uma filmagem do Hitler histérico num dos seus discursos fanáticos (dentro de um documentário). Mas em Portugal quando os neo-nazis tentam fazer um comício e andam lá com suásticas, são presos pela Polícia Judiciária, um neo-nazi português apenas pode exibir a suástica e espalhar o seu ódio racial em público em países como os EUA e o Reino Unido, onde o nazismo é permitido por lei.

Quanto ao Fascismo a sério e puro (no verdadeiro sentido da palavra), Portugal e Espanha foram os únicos países que permaneceram fascistas após o fim da 2ª Guerra Mundial (por causa da neutralidade), mas existe uma diferença entre os portugueses e os espanhóis, quando nós usamos o termo "fascista" nos nossos países ibéricos:

Em Portugal esse termo é depreciativo e negativo, e mesmo os velhotes portugueses que eu conheço pessoalmente, com mais de 80 anos, que dizem "no tempo de Salazar é que era bom", não se consideram fascistas e ficariam ofendidos se eu lhes chamasse de fascista. A razão é que o Salazar distanciou-se do Mussolini e Hitler, a meio da 2ª Guerra Mundial, tal como um rato que é o primeiro a abandonar o navio que se está a afundar.

Já em Espanha se chamarmos de "Facha" a um velhote desses, o gajo responde "Sou Fascista e com muito orgulho!". É que o Franco (e os espanhóis que lutaram do lado nacionalista na Guerra Civil) têm muito orgulho na instauração da ditadura e matança sumária de todos os opositores ideológicos, porque acham que o Deus dos Cristãos estava do seu lado, e cada assassinato que cometeram foi ao serviço de Deus. O Franco era um ditador honesto que não escondia nada, e na mente dele, ele estava a prestar um serviço ao Deus Jeová. O fascismo espanhol era designado de "Nacional Catolicismo", o Franco era muito religioso e achava mesmo que o golpe de estado fascista, que derrubou a democracia espanhola na década de 1930, era uma forma de ajudar o Deus dele. Por causa disso esse período está muito bem documentado, pois o que o Franco fazia era com orgulho e o regime dele não andou a queimar documentos ou a ocultar provas, quando chegou ao fim. O mesmo não se pode dizer da Stasi na RDA, das SS na Alemanha ou da PIDE em Portugal, que foram a correr destruir documentos e provas para ocultar as atrocidades deles.

É por isso, que hoje em Espanha, podes ver pessoas a fazerem a saudação nazi em público, sem que isso seja ilegal. O motivo é que o Franco tinha orgulho na ditadura fascista dele e achava que as atrocidades dele eram feitas ao serviço de Deus, por isso nunca se distanciou da saudação Nazi.

Mas durante a 2ª guerra, países como Portugal e os EUA deram ordens para eliminar a saudação nazi.

No caso americano:

https://en.wikipedia.org/wiki/Bellamy_salute

Crianças americanas a fazerem a saudação nazi, à semelhança da mocidade portuguesa.

Image

Image

Image

Drakes, em relação ao que disseste de que no Brasil "passou-se atualmente a utilizar fascista para tudo", nós em Portugal e Espanha também o fazemos, ao mínimo sinal, pois é preciso aprender com a História e ficarmos alertas para qualquer tentativa semelhante de implementar leis fascistas.

Abro aqui um parêntesis, onde mostro o clip que eu fiz acerca da queda do Fascismo em Portugal (para o tópico da política), com os meninos portugueses a fazerem a saudação nazi, e um segundo clip com fascistas espanhóis a fazerem essa saudação nazi hoje (mostrei-o no tópico de uma série espanhola, na secção de TV do fórum).





Por último eu também não vi nenhum filme do tópico, mas já vi documentários sobre o cinema alemão, e o documentário não pára quando o Hitler toma o poder em 1933. O Cinema é uma coisa e os regimes são outra, não vamos deixar de ver um filme português porque foi feito no Salazarismo ou um filme russo, porque foi feito no Estalinismo. Tal como tu disseste o cinema alemão de 1933-1945 é uma continuação do cinema alemão de 1920, que era pioneiro no Expressionismo, "filmes de montanha (realismo de local e condições de filmagem)", etc.

Estou interessado nesse exemplo que tu deste, do filme sobre o Bismarck, pois tal como tu eu gosto muito de filmes históricos e nesse caso estou curioso para ver se aparece o Rei Ludwig II da Bavária (O último rei da Bavária) e o compositor Wagner, de qual ele era patrono. Acho que o Reino da Bavária perdeu a independência por causa do Bismarck.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by drakes »

José Miguel, apologia ao Nazismo é crime com detenção e multa, mas até hoje acredito que ninguém tenha sido responsabilizado até hoje.

Sobre o período em questão, o presidente ditador da época tem várias ruas e avenidas com seu nome, Getúlio Vargas, inclusive o ex-prefeito de São Paulo, ligado ao PT, possível candidato caso Lula cumpra a pena imposta pela justiça, queria que a cidade tivesse uma avenida com o nome do Ditador, uma cidade que o déspota bombardeou. Na Câmara dos Deputados em Brasília, uma das alas tinha o nome do "Beria" dele, Filinto Müller (1).

Eu quando ver os filmes nazistas estou mais interessado do lado do discurso a identificar quais figuras da mitologia política eles usavam (2). A conspiração pelo que notei não usou-se em filmes italianos daquele tempo, eu pelo menos não percebi, no caso do Nazismo pela passada de olho sim, Portugal tem muito do sebastianismo mesmo em Salazar, na Itália a linguagem era realista com cenas de preferência ao ar livre, podem ser o mesmo movimento, mas há diferenças e claro esperemos que alguma obra se salve 8), afinal depois de ser chamado de racista por dizer que um filme era de humor negro, fascista ou nazista é até mais fácil.

(1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Filinto_M%C3%BCller
(2) Eu acho que já citei, mas lembrando, para mim, são quatro: Salvador, Conspiração, Era de Ouro, e Unidade.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by Samwise »

Drakes, algumas fontes de informação sobre o que pretendes estudar:

https://www.google.com/search?client=fi ... +in+nazism
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by JoséMiguel »

Fui ao Wikipédia ver quem era este Filinto Müller, de que o Drakes fala, e acho que vale a pena os leitores portugueses, conhecerem este nazi brasileiro, que merecia ter ido como réu ao Tribunal de Nuremberga, mas que se safou e morreu de velho.

Image
Filinto Strubing Müller ComA • GCA (Cuiabá, 11 de julho de 1900 — Paris, 11 de julho de 1973) foi um militar e político brasileiro. Participou dos levantes tenentistas entre 1922 e 1924. Durante o Governo Vargas, destacou-se por sua atuação como chefe da polícia política e por diversas vezes foi acusado de promover prisões arbitrárias e a tortura de prisioneiros. Ganhou repercussão internacional o caso da prisão da judia alemã Olga Benário, militante comunista e companheira de Luís Carlos Prestes, à época grávida quando deportada para a Alemanha, onde seria executada em Bernburg, em 1942.[1][2][3][4]
Aqui podemos logo ver que o wikipedia brasileiro entra a matar, embora esteja muito mal explicado essa história de uma mulher ser judia e comunista ao mesmo tempo, o que é uma impossibilidade lógica, pois não existe nenhuma forma matemática do comunismo encaixar em qualquer religião, mas eu já vi neo-nazis portugueses no telejornal (outra impossibilidade matemática, pois o nazismo considera o povo português como sub-humano), no caso português a explicação é simplesmente dos neo-nazis portugas serem atrasados mentais ignorantes, que fazem propaganda contra si próprios (consideram-se um povo sub-humano a ser exterminado, devido à nacionalidade portuguesa e querem cometer eutanásia), mas neste caso se calhar a senhora Olga Benário era uma comunista ateia, que se lixou por ter no Bilhete de Identidade que era filha de judeus. Na verdade eu não sei...

Mas de grande interesse para o povo português será a seguinte frase da Wikipedia, acerca do nazi Filinto Müller:
A 11 de Dezembro de 1941 foi feito Comendador da Ordem Militar de Avis 28 de Fevereiro de 1961 foi elevado a Grã-Cruz da mesma Ordem de Portugal.[11]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Filinto_M%C3%BCller
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by drakes »

Samwise wrote: May 5th, 2018, 12:40 am Drakes, algumas fontes de informação sobre o que pretendes estudar:

https://www.google.com/search?client=fi ... +in+nazism
Obrigado pelas dicas 8)
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by drakes »

O período anterior ao Nazismo é saudado com um dos mais influentes da história do cinema, aqui como Tim Burton usa a tradição expressionista:



Tim Burton: A German Expressionism Influence
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by drakes »

Além dos filmes mencionados, existem os dois documentáriosdaLeni Riefenstahl - “O Triunfo da Vontade” e “Olympia”.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: filmes da alemanha nazista com legendas no youtube.

Post by drakes »

Das blaue Licht (1) com link abaixo é um ano antes da ascensão nazista ao poder, mas como era da grande cineasta Leni Riefenstahl ficou "esquecido", além dela o roteiro não creditado foi o consagrado roteirista Carl Meyer (lembrando que ele era judeu).


https://www.dailymotion.com/video/x1becx7
https://www.dailymotion.com/video/x1bejeg

(1) https://www.imdb.com/title/tt0022694/?ref_=nm_flmg_wr_8
Post Reply