Documentários

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Acordei a pensar no raio do documentário. É muito doido.
Alguém que veja sff.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Documentários

Post by Samwise »

nimzabo wrote: April 23rd, 2018, 10:12 am Acordei a pensar no raio do documentário. É muito doido.
Alguém que veja sff.
:-)))

Já está na lista.

Esse e o da cientologia. Gostava de conseguir localizar uma reportagem que saiu há uns 20 anos (no Expresso, salvo erro, numa altura em que ainda não havia um portal na internet) sobre um jornalista infiltrado na seita, mas já perdi um pouco a esperança.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Uns e outros deviam estar presos ou internados.
yes-) Fico a aguardar a tua opinião :biggrin:
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: Documentários

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Samwise wrote: April 23rd, 2018, 5:44 pm Esse e o da cientologia. Gostava de conseguir localizar uma reportagem que saiu há uns 20 anos (no Expresso, salvo erro, numa altura em que ainda não havia um portal na internet) sobre um jornalista infiltrado na seita, mas já perdi um pouco a esperança.
Não encontrei o original, mas podes ver no link a seguir o artigo
https://cientonetica.wordpress.com/2008 ... entologia/
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Documentários

Post by Samwise »

Pedro Pereira de Carvalho wrote: April 23rd, 2018, 7:02 pm
Samwise wrote: April 23rd, 2018, 5:44 pm Esse e o da cientologia. Gostava de conseguir localizar uma reportagem que saiu há uns 20 anos (no Expresso, salvo erro, numa altura em que ainda não havia um portal na internet) sobre um jornalista infiltrado na seita, mas já perdi um pouco a esperança.
Não encontrei o original, mas podes ver no link a seguir o artigo
https://cientonetica.wordpress.com/2008 ... entologia/
Pedro, é exactamente essa reportagem. Estive a ler novamente e para além das fortes memórias que permaneciam ainda comigo, fui invadido pela a mesma sensação de incómodo e quase náusea perante as situações descritas.

Nessa altura da minha vida estava a estudar na faculdade e havia uma loja da cientologia lá perto das instalações. Uma vez ao passar na rua fui confrontado por um promotor que estava a "angariar clientes" à porta, e que me entregou um questionário para preencher (levar comigo e preencher em casa). Era uma folha A4 com umas dezenas de perguntas, talvez mesmo uma centena, numa letrinha pequena e na qual tínhamos de responder colocando cruzes. Olhando para o que aparece na reportagem, aquele questionário era o primeiro pronúncio de uma autêntica lavagem cerebral, um interrogatório exaustivo e intrincado, com perguntas e contra-perguntas (para despiste) sobre os mais variados assuntos que eu nem consegui ler até metade, de tão intrusivo e esquisito que era.

Essa reportagem é de 1997 e foi feita em Portugal, por um jornalista português (aparentemente, um tal de Henrique Dédalo) para um jornal de referência. Tudo o que está descrito é confirmado pelo documentário que o Ninzabo sugeriu, feito em 2015 nos EUA, e que vai inclusivamente bastante mais além na investigação e na denúncia das práticas desta seita.

Ninzabo, concordo contigo, é das coisas mais doidas e inacreditáveis que já vi, considerando as patranhas impostas às vítimas (que na realidades são clientes e colaboradores), e considerando a dimensão e o poder da empresa. Há momentos em que dá vontade de rir à gargalhada, tal é o nível de ridículo que as coisas atingem (a documentação secreta sobre a origem da realidade é de ir às lágrimas), mas ao vermos a quantidade de gente aprisionada nas malhas da seita, e a forma as suas vidas são completamente espezinhadas e destruídas é depois também muito dramático e assustador. As revelações sobre a vigilância apertada à vida privada do Tom Cruise (que ou é um grande banana, ou ficou apanhado dos neurónios no processo de lavagem a que foi submetido) e da Nicole Kidman são de ficar de queixo caído.

Faz sentido a comparação que é feita a determinada altura com o nazismo. Isto é o equivalente ao nazismo, mas numa escala diferente, disfarçando a retórica através da ideia de "religião", mas com as mesmas fórmulas de controlo mental (individualizas e em massa), e as mesmas táticas de bullying a todos os opositores. Só não matam directamente pessoas porque têm as autoridades à perna...

Going Clear - Scientology and the Prison of Belief - wiki
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Lembro-me de que uma das coisas que mais me impressionou foi aquele casal que depois de ter saído da seita foi perseguido durante anos por membros da seita que arranjaram uma casa ao pé da deles apenas para os espiar e filmar.
Tipo eles saem para ir a qualquer lado e vêm os vizinhos com câmaras para os filmar a entrar no carro.
Algumas coisas conseguem ser tristes e ao mesmo tempo ter piada, tal o nível de absurdo.
Haver gente que faz da vida perseguir outras, sem que se consiga perceber o sentido disso... :-?
Lembro-me também do fundador viver a certa altura num barco em águas internacionais para fugir às autoridades.
Aliás, a personagem do Philip Seymour Hoffman e o argumento do filme The Master fez-me lembrar um pouco da cientologia.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Documentários

Post by Samwise »

nimzabo wrote: April 24th, 2018, 9:36 am Aliás, a personagem do Philip Seymour Hoffman e o argumento do filme The Master fez-me lembrar um pouco da cientologia.
O filme é em parte baseado na seita (e no seu criador), segundo as palavras do realizador.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Documentários

Post by Samwise »

Vi até agora 6 dos 10 capítulos do The Vietnam War (o episódio 6 foca exclusivo o ano de 1968 e a "Ofensiva do Tet"), e continuo maravilhado com o ostensivo trabalho de reunião de material histórico, testemunhos e documentação variada (entre footage da época, fotografias, peças jornalisticas, manchetes de jornais, gravações audio e documentos secretos pertencentes a várias administrações e membros do staff presidencial). Por outro lado, o nível de exposição à violência, perante a intensidade dos confrontos, as mentiras e atrocidades de guerra, e o sofrimento genralizado de todos os que se uma forma ou outra se viram envolvidos ou foram apanhados pelo conflito é por vezes extremo, difícil de suportar - o que vemos e ouvimos é bem real, e a narração de alguns episódios é feita pelos próprios protagonistas - há confissões e revelações extraordinárias, sempre evidenciando a exposição da dor devido à recuperação das memórias e ao reviver dos acontecimentos.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Documentários

Post by Samwise »

Ninzabo, já vi o Tickled... tinhas razão, rivaliza em nível de doidice e absurdidade com o da cientologia (emvora o escopo de abrangência/interesse social seja muito mais limitado). Apesar de envolver uma "narrativa" essencialmente negra e trágica, passei quase o tempo todo a rir, às vezes descontroladamente. :mrgreen: eh-)

Sabes que aquilo tem uma pequena continuação? Um final muitíssimo adequado para a história que é contada no documentário, e de uma surrealidade pelo menos tão grande quanto o da primeira.

Podes assistir no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=K88xF9mOUjc
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Tinha visto no imdb que havia uma espécie de sequela, mas ainda não vi.
A ver se vejo...

Se fosse eu a mandar talvez prescrevesse prisão para a cientologia e internamento compulsivo para o tickled.
O esquema do tickled é uma coisa tão ridícula... que não lembra a ninguém :-)))
E não é só isso, é também o ser pointless, uma vez que nem há chantagem.
É um modo de vida: fazer mal aos outros só porque sim. É chanfrado...
O autor do doc acho que foi um bocado temerário nas abordagens.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Já vi o vídeo do youtube.
Ele quer ser ameaçador com os processos mas o que a mim parece é que o efeito é o oposto.
E pelo que mostram não há grandes desmentidos em termos de substância em relação ao documentário, por parte do D'Amato.
Também só o que sabemos é o que nos é mostrado pelos documentaristas...
Mesmo assim surpreende-me que ainda ninguém tenha sido preso.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Documentários

Post by Samwise »

Vi já 8 episódios do The Vietnam War, e a qualidade geral continua elevadíssima. Faltam-me dois episódios. Esta série é essencial para quem tenha vontade de perceber, de forma condensada mas ao mesmo tempo abrangente e detalhada, o que se passou. Não creio que haja outro documentário com este nível de análise e com esta abrangência na apresentação de testemunhos (metade deles deixados por cidadãos vietnamitas).

Um pormenor que me parece importante é que aparentemente não houve "filtros" quanto à violências das imagens e dos testemunhos - ou se houve, a coisa foi esticada ao limite, porque há momentos imensamente chocantes, por mais que saibamos como as coisas são. Imagens e testemunhos (que parecem confissões...)
Samwise wrote: April 22nd, 2018, 10:43 am Uma parte substancial do terceiro epísódio foca a batalha de Ia Drang, adaptada ao cinema no filme We Were Soldiers: https://en.wikipedia.org/wiki/We_Were_Soldiers
Noutros episódios, focaram também os acontecimentos que surgem nos filmes Casualties of War e Hamburguer Hill.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Documentários

Post by JoséMiguel »

Apareceu-me isto agora nas minhas sugestões do You Tube e eu fiquei encantado (ainda não vi até ao fim). O belga Jean-Pierre Dutilleux, autor, activista e realizador de cinema foi até à Nova Guiné estabelecer o "primeiro contacto" com as tribo indígenas (aqueles que andam com um pau de madeira atravessado no nariz). Eu já sei que em África já não existem tribos isoladas e julgava que apenas no Brasil, na selva amazónica, ainda existiam estes povos primitivos.

Fui investigar a vericidade no Wikipedia, que diz o seguinte:
Toulambi film controversy

In one of his films dedicated to the Toulambi tribe, Dutilleux claims that the footage of the film includes the tribe's first encounter with modern civilization and white men. A video of this film has been extensively posted in the internet, prompting questions about the veracity of this claim.[3] According to an article in the peer-reviewed Journal of Pacific History, the colonial archives indicate that the territory of the Toulambis had been visited by at least six patrols between 1929 and 1972.[4]

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Pierre_Dutilleux
Image
Homem cuca-cuca, 1931.

O documentário é genial e não existe nenhuma vigarice nele, o Wikipedia explica que entre 1929 e 1972, 6 patrulhas militares visitaram esse povo isolado chamado "Cuca-Cuca" em português, aliás foram os marinheiros portugueses os primeiros a estabelecerem o primeiro contacto com essa ilha, no tempo dos Descobrimentos, e que baptizaram a ilha com o nome de "Nova Guiné".

Isto é mesmo muito bonito, ao início da 2ª parte (é um vídeo em 3 partes no You Tube) está o realizador-activista belga a oferecer uma caixa de fósforos ao líder-macho da tribo, que os prova e fica desconfiado por saberem mal. O Belga ensina-os a rasparem o fósforo para criar fogo instantâneo por magia (High-Tech). Na primeira parte os nativos Cuca-Cuca estão muito assustados e os homens mandam as mulheres ficarem para trás, enquanto se aproximam do realizador belga, o primeiro aperto de mão é muito bonito.

Parte I




Parte II




Parte III



https://pt.wikipedia.org/wiki/Papua-Nova_Guin%C3%A9
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Vi o Gimme Danger
https://www.imdb.com/title/tt1714917/?ref_=ttls_li_tt
https://www.rottentomatoes.com/m/gimme_danger
É sobre o Iggy Pop e os Stooges e realizado pelo Jim Jarmusch.
Às tantas aparecem o Rod Stewart e o Ron Wood e diz que no principio dos anos 70 antes de irem tocar costumavam beber Mateus Rosé.
Aparece a imagem da garrafa e tudo.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Documentários

Post by Samwise »

Samwise wrote: April 14th, 2018, 4:58 pm Vou ver o The Vietnam War , documentário de 2017, com cerca de 17 horas de duração.

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Vietn ... TV_series)
http://www.imdb.com/title/tt1877514/?ref_=fn_al_tt_1

Bastaram os primeiros 15 minutos do primeiro episódio para me criar o tipo de arrepios que nenhum filme de terror conseguiu até agora. Liguei logo as imagens a andarem para trás a uma sequência inesquecível do livro Slaughterhouse 5, bem como o clima de conspiração política aos eventos narrados no filme The Post, de Steven Spielberg (e que será talvez uma óptima preparação para ver esta série). .

Independentemente de algum eventual tendenciosismo político que possa orientar este documentário, já deu para perceber que está extensamente documentado, contendo informações e opiniões que nunca tinha visto. Só por isso vai valer a pena.
Terminei de ver esta série documental monumental ( :lol: ). Vale mesmo um 10 redondo e é séria candidata a melhor exemplo do género que já me passou à frente (outras serão o OJ: Made in America, e o Man on Wire, assim de repente).

Ao longo da vida fui assistindo a muitos e variados filmes sobre a guerra do Vietname, mas para lá de algumas informações que ia apanhando depois nas críticas, ou consultado na net sempre que me interessavam (e que me facultaram apenas e só farrapos dispersos e incoerentes acerca de um todo muito mais abrangente e complexo), considero que não estava minimamente informado sobre o que se passou no conflito. Esta série permitiu-me preencher esses espaços, completar um puzzle que devia estar aí com 10% de avanço, e ficar com uma noção a traços grosso dos principais factos históricos acerca do Vietname.

São 17 ou 18 horas de filme, e valem cada minuto. Sinto e sei que esta experiência alterou a forma como vou de futuro olhar para qualquer assunto relacionado com o Vietname, a começar pelo cinema e pelas inúmeras obras que já coloquei na lista para ver (as ramificações são enormes).

É justo e importante destacar um nome: Ken Burns, o realizador documentarista, que conta já com uma vasta obra no meio e com uma reputação à prova de bala.

https://en.wikipedia.org/wiki/Ken_Burns

https://www.publico.pt/2017/11/19/cultu ... ar-1792599

Vou agora "andar para trás", à caça das outras séries documentais que realizou.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply