https://en.wikipedia.org/wiki/The_Round-Up_(1966_film)
http://www.imdb.com/title/tt0059776/
Sinopse
Vídeo da introdução, capturado por mimFollowing the quelling of Lajos Kossuth's 1848 revolution against Habsburg rule in Hungary, prison camps were set up for people suspected of being Kossuth's supporters. Around 20 years later, some members of highwayman Sándor Rózsa's guerrilla band, believed to be some of Kossuth's last supporters, are known to be interned among the prisoners in a camp. The prison staff try to identify the rebels and find out if Sándor is among them using various means of mental and physical torture and trickery. (Wikipedia)
Terei de escrever alguns comentários e fornecer alguma informação histórica europeia sobre a Europa do século XVIII, para explicar porque o filme arranca com a mesma melodia do hino da Alemanha Nazi "Deutschland, Deutschland über alles, über alles in der Welt" (usually translated into English as "Germany, Germany above all else, above all else in the world").
Este é um filme húngaro que faz parte do modelo soviético de Cinema do Bloco de Leste, ainda há 2 anos atrás este filme foi seleccionado em Cannes numa mostra especial de clássicos de cinema ("it was selected to be screened in the Cannes Classics section of the 2015 Cannes Film Festival"). Mas antes da Hungria ser um país comunista pela segunda vez, após a 2ª Guerra Mundial, (a Hungria foi o 2º país soviético do mundo, mas tornou-se capitalista perante um golpe de estado provocado por agentes de países vizinhos, e mais tarde foi membro militar do Eixo, com as suas próprias S.S. e extermínio de judeus), tinha feito parte do famoso Império Austro-Húngaro que provocou a 1ª Guerra Mundial, como sabemos dos livros portugueses de História.
Expliquei isto na minha crítica do filme "Édes Anna" de 1958, aqui no fórum.
Quando esta melodia foi escrita (que os nazis usaram como hino da Alemanha, e que ainda se usa hoje na Alemanha reunificada), nem sequer existia ainda a Alemanha, esta melodia foi composta no antigo Sacro Império Romano-Germânico.
The melody of the "Deutschlandlied" was originally written by Joseph Haydn in 1797 to provide music to the poem "Gott erhalte Franz den Kaiser" ("God save Franz the Emperor") by Lorenz Leopold Haschka. The song was a birthday anthem to Francis II, Holy Roman Emperor of the House of Habsburg, and was intended to rival in merit the British "God Save the King".
After the dissolution of the Holy Roman Empire in 1806, "Gott erhalte Franz den Kaiser" became the official anthem of the emperor of the Austrian Empire. After the death of Francis II new lyrics were composed in 1854, Gott erhalte, Gott beschütze, that mentioned the Emperor, but not by name. With those new lyrics, the song continued to be the anthem of Imperial Austria and later of Austria-Hungary. Austrian monarchists continued to use this anthem after 1918 in the hope of restoring the monarchy. The adoption of the Austrian anthem's melody by Germany in 1922 was not opposed by Austria.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Deutschla ... background
Realizador
Miklós Jancsó (1921-2014)
O "Dom" Miklós Jancsó é nosso conhecido aqui do fórum, pelo meu tópico do seu filme "Private Vices, Public Pleasures", em que ele foi preso em Itália pelo crime (imagine-se) de pornografia. Nos anos 70 era proibida a pornografia em Itália, e um realizador ia logo para a prisão por muito menos do que isso. Este grande homem húngaro mudou as leis da Itália, numa década em que até em França o cinema era ainda censurado por conter certo tipo de nudez ou erotismo. Eu pertenço à primeira geração de europeus, que nos anos 80, testemunhou a liberdade moral no cinema, pois antes dos anos 80 os realizadores eram presos na Europa Ocidental, mesmo em países não-fascistas como a Itália ou a França (O Joel Seria teve problemas em França, nos anos 70).
Este grande Miklós Jancsó teve a coragem de vir da Hungria trazer liberdade moral para o Cinema da Itália, e ser preso. Como o filme dele tinha uma enorme qualidade, o juiz italiano criou um precedente europeu para o Cinema e soltou o homem, o que poderá ter causado um efeito dominó no resto da Europa (Se a Itália pode, então a França, também tem de poder, etc.). A coragem deste homem é que ele teria ido mesmo cumprir pena de prisão efectiva, caso não tivesse tido a sorte do juiz italiano gostar do filme dele, sendo assim esse juiz também é meu herói.
https://en.wikipedia.org/wiki/Mikl%C3%B3s_Jancs%C3%B3
O outro filme que vi dele, é o "Így jöttem" de 1964, também já aqui falado no fórum, pela cinematografia brutal do "tipo soviética" (fiz um clip com o cameraman sentado num jipe, num take longo, com grande pré-encenação, com aviões, mulheres-soldado russas sinaleiras, etc. mas não me lembro se criei tópico).
Sobre o filme deste tópico, o wikipedia do realizador diz o seguinte:
The Round-Up takes place shortly after a failed Hungarian uprising against Austrian rule in 1848 and the attempts by the authorities to weed out those who took part in the rebellion. The film was shot in widescreen in black and white by regular Jancsó collaborator Tamás Somló. Although it is Jancsó most famous film, The Round-Up does not exhibit many of his trademark elements to the degree to which he would later develop them: thus, the takes are comparatively short and although the camera movements are carefully choreographed they do not exhibit the elaborate fluid style that would become distinctive in later films. The film does, though, use Jancsó's favorite setting, the Hungarian puszta (plain), shot in characteristically oppressive sunlight.
The Round-Up premiered at the 1966 Cannes Film Festival and was a huge international success. Hungarian film critic Zoltán Fábri called it "perhaps the best Hungarian film ever made."[2] Film critic Derek Malcolm included The Round-Up in his list of the 100 greatest films ever made. In Hungary, the film was seen by over a million people (in a country with a population of 10 million).