Cinema e Filmes - Como o mudar?

Sugestões para melhorar o site. Indicação de erros e problemas com as páginas. Outros assuntos relacionados com a DVD Mania.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by JoséMiguel »

Muito bom Rui Santos, apanhei logo um tópico repetido:

viewtopic.php?f=11&t=51657
viewtopic.php?f=11&t=50936

E a partir deste momento alerto para respeitarem a estrutura do título do tópico:

viewtopic.php?f=11&t=51554

"Moana (2016) - Walt Disney (Ron Clements e John Musker)"

Eu na altura não disse nada, para não chatear o autor do tópico, ainda por cima o Walt Disney também foi realizador, mas em 2016 ele estava morto.

Rui Santos, prepara-te que os títulos em cirílico irão surgir após a letra Z do nosso alfabeto romano. :lol:

Não apanhaste nenhum, porque testaste em anos recentes, mas no meu explorador do windows, quando clico em ordenar por nome, eles surgem a seguir à letra Z. :wink:
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by JoséMiguel »

Rui Santos, não sei se será possível, mas a tabela do wikipedia é uma solução interessante para apresentar listas de filmes.

Vê aqui: https://ro.wikipedia.org/wiki/List%C4%8 ... t-europene

Uma tabela dessas não tem que estar dentro do fórum, e pode estar numa pagina html associada.

No nosso caso só haveriam as 3 colunas do título, ano realizador.

Mas como nós só temos 3 colunas, talvez seja mais fácil criares 3 listas simples, uma ordenada por título, outra por ano e outra por realizador.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by mansildv »

Rui Santos wrote: February 17th, 2017, 9:48 am
mansildv wrote: February 16th, 2017, 10:43 pm Inferno (2016) - 5/10

Sinceramente esperava algo bem pior (no entanto não chega a ser um bom filme) e acabou por me entreter. Tem piada seguir a viagem das personagens enquanto desvendam os enigmas e vão saltando entre locais carregados de história. A estrutura rotineira do filme é que deixa a desejar, segue em demasia a fórmula, e o final é bastante previsível!
Faço quote a ti, porque és um assíduo participante deste tópico.
Mas o pedido é para todos..
Sei que existem dezenas de tópicos de filmes que ainda não foram criados, e planeio caso o queiram fazer um indice dos tópicos de filmes.
Mas pedia em alguns casos, que por exemplo escrevessem a vossa opinião no tópico do filme.
Por exemplo neste caso, temos um tópico viewtopic.php?f=11&t=50925 criado, e quando alguém quer ler algo sobre o filme é sempre lá que passará.

Julgo que poderíamos criar uma regra nesse sentido? O que acham?
Até nem me importo com o double post, ficando neste por exemplo apenas a nota e o link para o outro post?

Pensem nisso, em prol da organização do fórum.

Ainda noutro dia movi um post deste tópico para outro lado, pois fazia muito mais sentido por lá.
Da mesma forma o tópico curtas do cinema... devia seguir o mesmo principio. Ser usado apenas enquanto não houvesse um tópico para o filme.
O caso do Dune é interessante... tinhas criado lá um post com a notícia do novo realizador que me passou despercebido.
Eu depois criei o tópico... e ai a coisa teve um destaque maior.
São casos para pensarmos e debatermos. :-D
Faz todo o sentido Rui, vou ter isso em conta yes-)
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by waltsouza »

Rui Santos wrote: February 18th, 2017, 12:31 am
Walsouza... fiz o quote para te chamar a atenção para este tópico.
Opina :)
Vê os posts colocados por aqui, e vamos armar uma discussão construtiva.
Eu já há muito sugeri que houvesse uma maior organização na seção de "Cinema e Filmes" mas claro que compreendo perfeitamente que qualquer que seja a forma como a seção possa vir a ser organizada, isso exigirá sempre uma enorme carga de trabalhos. E eu não me importo nada de a levar a cabo, ou de ajudar para que essas mudanças possam vir a acontecer.

A ideia de fazer uma organição por ano de filme é interessante, também exige trabalho, e é de louvar mas a minha visão sobre este assunto é mais profunda. Não sei se seria a organização ideal mas a mim faz-me sentido numa seção sobre filmes que esta esta organizada por géneros (cinematográficos). E é uma organização mais completa porque naturalmente num ano vão surgir vários filmes dentro do mesmo género. Pouco importa o número de tópicos por género a serem criados, o que importa é tentar enquadrar cada filme dentro do seu género (independentemente do ano).

E para além de isso também implicar que haja um certo número de tópicos fixos (dos géneros), e dentro deles os devidos filmes, isso vai fazer com que termine este surgimento de tópicos de filmes onde não existe nenhum fio condutor. Onde tudo está misturado. Existe ainda uma outra vantagem, que é por exemplo, ao criar-se um tópico sobre um filme de terror, dentro do tópico fixo do terror, qualquer pessoa que aqui entre sabe que surgiu algo relacionado com o terror, sabendo logo se lhe interessa ver (ou não) o novo tópico.

Claro que eu sei que o DVDMania tem muitos anos (e ainda bem que os tem, é bom sinal), e sei que param por aqui milhares de filmes, e que levar a cabo uma tarefa deste tipo pode ser um trabalho hercúleo, de grande monta. Outra hipótese, na mesma onda, mas mais modesta era pegar nos últimos anos (talvez 5 ou 6, pode ser menos) e tentar fazer a tal organição por género cinematográfico.

A ideia do Rui não é má (de todo) mas eu gostaria de ir um pouco mais longe. Talvez esteja a sonhar alto demais, e esteja apenas a construir uma seção na minha cabeça que eu gostaria que surgisse. Mas como disse, tanto em cinema, como num fórum sobre música (ou qualquer outro sobre arte), faz todo o sentido haver uma separação clara das águas. Haver uma separação por género musical, e não haver qualquer tipo de misturas. :wink:
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by JoséMiguel »

O Walt toca numa ideia antiga minha que seria a seguinte:

Criação de tópico fixo chamado "índice temático".

O conteúdo do post de cabeçalho seria assim:

Tópicos por região

- o tópico do cinema asiático-
- o meu tópico de cinema de leste (que então deixaria de estar "sticky")
- o meu tópico do cinema de animação de leste
- tópico do cinema espanhol, que tenciono fazer (quando tiver tempo e inspiração)
- outros topicos que existam ou venham a existir

Tópicos por géneros

- tópicos de terror (já existem vários)
- tópicos de ficção científica (idem)
- tópico do film noir


Tópicos por temas

- filmes da 2ª Guerra Mundial
- tópico de viagens no tempo
- tópico de filmes passados na época dos descobrimentos
são os que me lembro, porque costumo la escrever
- outros

Tópicos por cineastas

existem vários

Tópicos por tipologia, estúdio

existem 3 tópicos sobre telefilmes, dois gerais e um específico para a HBO.
o meu tópico das parcerias de cinema vinha também para aqui.
o tópico dos filmes musicais do Sam, ficaria aqui melhor do que nos géneros, porque parece ser específico.


Mas um pormenor importante é que este índice deverá ser criado por um voluntário, que não seja o Walt ou o Rui Santos, para não os sobrecarregar, e cujas permissões já lhes permitem à partida actualizar a lista. Por exemplo o Nimzabo no passado já fez um trabalho desses no tópico dos filmes da 2ª Guerra Mundial. Esse índice geral iria sendo actualizado, à medida que qualquer membro descubra ou se lembre de mais um tópico temático, e o indique lá com nome e link, de forma a depois bastar fazer copy paste para a lista do cabeçalho. Algum voluntário (que não seja moderador)? :-)
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Rui Santos »

Antes de avançarem :)
Não se esqueçam que agora eu tenho os tópicos todos organizados num ficheiro de excel.
Podia-se tentar classificar o mesmo nesse ficheiro de forma partilhada e depois exportar para o fórum.

Mas atenção tb às classificações, pois quanto mais se espartilha, mas complicado fica de gerir.
Baby steps... preciso de mais uma semana para terminar a versão inicial.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Samwise »

waltsouza wrote: February 20th, 2017, 11:23 am
Rui Santos wrote: February 18th, 2017, 12:31 am
Walsouza... fiz o quote para te chamar a atenção para este tópico.
Opina :)
Vê os posts colocados por aqui, e vamos armar uma discussão construtiva.
Eu já há muito sugeri que houvesse uma maior organização na seção de "Cinema e Filmes" mas claro que compreendo perfeitamente que qualquer que seja a forma como a seção possa vir a ser organizada, isso exigirá sempre uma enorme carga de trabalhos. E eu não me importo nada de a levar a cabo, ou de ajudar para que essas mudanças possam vir a acontecer.

A ideia de fazer uma organição por ano de filme é interessante, também exige trabalho, e é de louvar mas a minha visão sobre este assunto é mais profunda. Não sei se seria a organização ideal mas a mim faz-me sentido numa seção sobre filmes que esta esta organizada por géneros (cinematográficos). E é uma organização mais completa porque naturalmente num ano vão surgir vários filmes dentro do mesmo género. Pouco importa o número de tópicos por género a serem criados, o que importa é tentar enquadrar cada filme dentro do seu género (independentemente do ano).

E para além de isso também implicar que haja um certo número de tópicos fixos (dos géneros), e dentro deles os devidos filmes, isso vai fazer com que termine este surgimento de tópicos de filmes onde não existe nenhum fio condutor. Onde tudo está misturado. Existe ainda uma outra vantagem, que é por exemplo, ao criar-se um tópico sobre um filme de terror, dentro do tópico fixo do terror, qualquer pessoa que aqui entre sabe que surgiu algo relacionado com o terror, sabendo logo se lhe interessa ver (ou não) o novo tópico.
Antes de começarem com esta terefa, devem ser escolhidos os géneros (que, suponho, sejam depois criados como sub-fóruns) e definidas, ainda que por alto, ou sem serem muito estritas, as regras de definem o que torna um filme pertencente a um determinado género (pelo menos de forma maioritária). Estou a antever alguns problemas com alguns títulos, como por exemplo o Alien (terror ou FC?), mas estes não devem ser tomados como impeditivos à mudança.
Claro que eu sei que o DVDMania tem muitos anos (e ainda bem que os tem, é bom sinal), e sei que param por aqui milhares de filmes, e que levar a cabo uma tarefa deste tipo pode ser um trabalho hercúleo, de grande monta. Outra hipótese, na mesma onda, mas mais modesta era pegar nos últimos anos (talvez 5 ou 6, pode ser menos) e tentar fazer a tal organição por género cinematográfico.
Se isto é para ser um trabalho contínuo, o que se pode fazer é começar dos mais recentes para os mais antigos. Não tem de haver um limite de tempo para trás... vai-se fazendo e pronto. :wink:

A ideia do Rui não é má (de todo) mas eu gostaria de ir um pouco mais longe. Talvez esteja a sonhar alto demais, e esteja apenas a construir uma seção na minha cabeça que eu gostaria que surgisse. Mas como disse, tanto em cinema, como num fórum sobre música (ou qualquer outro sobre arte), faz todo o sentido haver uma separação clara das águas. Haver uma separação por género musical, e não haver qualquer tipo de misturas. :wink:
Eu já passei por uma mudança semelhante no BBDE, que foi a criação de subfóruns para cada género. Deu algum trabalho, mas no final a informação ficou visualmente mais arrumada. Não sei é se para a magnitude de informação que há aqui no DVDMania a mudança justifique esse trabalho, porque estamos a falar aí de um volume de tópicos superior a 10X o que havia no BBDE naquela altura. Não sei se as vantagens são suficientemente compensatórias para investir tanto tempo no trabalho - isso têm de ser vocês, e mais quem se voluntariar, a avaliar. A ideia do Rui começou por ser uma "simples" lista-catálogo de filmes/tópicos, e só essa já dá alguma água pela barba.

Não estou a dizer para não se avançar, estou a dizer para estudarem bem o que pretendem obter no final, e fazerem um balanço sobre as vantagens e desvantagens de tal modelo.

"Babby Steps", como diz o Rui. :wink:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Rui Santos »

Não pensem que isto está abandonado...
Estou a trabalhar no assunto, preciso de mais umas semanas... ou então que possa gozar férias do trabalho para pegar nisto como quero. :)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Post Reply