Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by mansildv »

Para voltar ao tópico...

Batman: The Dark Knight Returns, Part 2 (2013) - 8/10

Esta sequela consegue superar o antecessor, com Gotham mergulhada em completa anarquia. Não me vou alongar para evitar spoilers, mas para quem gosta deste género de filmes, é obrigatório!
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by mansildv »

Forrest Gump (1994) - 9.5/10

Um portento a nível técnico, com o Tom Hanks no seu melhor (e na melhor fase da carreira), e uma história que mistura na perfeição vários géneros, e que me agarra sempre que vejo este filme.

1994 foi um ano incrível - Pulp Fiction, Four Weddings and a Funeral, Quiz Show, The Shawshank Redemption, Bullets Over Broadway, Il Postino, The Lion King, Léon, Heavenly Creatures, Nobody's Fool, Ed Wood, Interview with the Vampire... :shock:
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by PanterA »

Creepy - 7/10

Vive demasiado das coincidências. E foram demasiadas para se levar aquilo demasiado a sério, num thriller que tinha tudo para brilhar. Principalmente quando nos dão a premissa de entrar na cabeça de um serial killer, e depois não nos entrega nem metade do exigido inicialmente. Mas aquilo que nos deram deu para agarrar, e depois da 1º hora ainda se consegue tornar bastante interessante com 1/2 twists interessantes pelo meio.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Rui Santos »

JoaoMX5 wrote: February 14th, 2017, 8:35 pm Apenas um intróito: sou frequentador do DVD Mania desde 2004 e participante desde 2008.

Considero que a forma como tenho sido tratado, simplesmente por ter uma opinião divergente da carneirada seguidista que pulula em torno da outrora sétima arte (não me refiro a NINGUÉM deste fórum em particular), é absolutamente injusta e não condizente com um fórum que já frequento há mais de uma década (e onde aprendi muito; muito mais como leitor do que como "opinador").

Agradeço as palavras realistas do caro forista JoséMiguel mas simplesmente creio não existirem condições mínimas para continuar a minha participação neste fórum; claramente não se trata de um espaço democrático, já que quem diverge é selvaticamente atacado em público e em privado com expressividades reveladores da mais vil baixeza que presenciei em mais de 20 anos de participação em fóruns.

Posto isto, solicito à administração do fórum (a quem dirijo um solene cumprimento por terem sido pioneiros neste tipo de plataformas de debate) que retire o meu registo com efeito imediato.
Envia-me uma mensagem privada e poderemos conversar. (sobre algumas das coisas que aqui escreves)
Existem todas as condições para que continues por cá, mas peço-te que leias o que escrevi aqui: viewtopic.php?f=11&t=51635&#p623782
Não vamos encher os tópicos todos com uma mesma discussão.
Relembro que as mensagens privadas são privadas... e quando contenham razões de queixa (como de certa maneira foram insinuadas), existe um botão para as reportar à administração (leia-se a mim).
Dito isto, ontopic please. Esta discussão, a haver alguma, será feita noutro local. :arrow:
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by mansildv »

Last edited by mansildv on February 17th, 2017, 10:50 am, edited 1 time in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by JoséMiguel »

Ultimamente tenho visto imensos filmes, vários estavam na minha watchlist há alguns anos, mas não todos.

Image

"Missing Link" - 1988

https://en.wikipedia.org/wiki/Missing_Link_(film)

Começo com um filme insólito em que os maus da fita somos nós, a espécie humana. O protagonista é um hominídeo Australopithecus robustus, último sobrevivente do seu clã, que no início do filme é exterminado pelos humanos.

O filme não tem nada de errado, mas pessoalmente aborreci-me com as cenas dos animais estilo "National Geographic", que o realizador criou e colocou no filme, de duração e forma exagerada. Não se trata de uma falha ou defeito, mas pessoalmente nunca gostei de documentários sobre a vida animal. Por outro lado gostei muito das cenas em que aparece o actor que faz de hominídeo.

Pessoalmente prefiro um filme como "A Guerra do Fogo" e o "Ao, Le dernier Neandertal".



Como de costume, fui investigar o wikipedia e IMDB, onde soube da existência do filme abaixo, relacionado ao tema da pré-história:

Image

http://www.imdb.com/title/tt0087452/

Um filme americano de ficção científica chamado "Iceman", não agoira coisa boa, mas reparei nos géneros "Drama, Sci-Fi". Chamou-me à atenção uma discussão científica no fórum do IMDB (que vai ser desactivado daqui a 2 dois), onde dizem que a premissa do Terminator é mais realística do que este filme, e onde mostram a foto de um homem congelado real.

http://www-tc.pbs.org/wgbh/nova/icemumm ... eman1.jpeg

Image

Eu já volto a este assunto... :lol:

É que eu de seguida fui ler a crítica do famoso Roger Ebert, que dá a nota máxima a este filme:

http://www.rogerebert.com/reviews/iceman-1984

Quem já viu o famoso filme "The Thing" do John Carpenter, terá muito interesse em ler a comparação que o Roger Ebert faz entre os dois filmes.

Perante a crítica do Roger Ebert, não hesitei mais.

Estamos perante ficção científica dramática norte-americana, numa produção de grande qualidade técnica dos anos 80. Achei o filme bastante bom e muito interessante.

Voltando à discussão do IMDB, onde gozam com a premissa científica do filme e mostram a foto de um homem real, que foi preservado no gelo, essa discussão perde todo o valor, porque nenhum dos intervenientes referiu a premissa de ficção científica do filme, que explica que esse homem pré-histórico possuía uma enzima natural, com efeito anti-congelante similar ao químico sintético usado hoje pelas empresas que preservam pessoas mortas por criogenia. Essa premissa é bem assinalada e um tema central do filme, que levanta questões éticas sobre a actual preservação criogénica de pessoas mortas.



A sua abordagem e género são muito diferentes do "The Thing" do Carpenter, filme que acho excelente e até acho melhor que este, de maneira diferente.

Vi também um filme americano de 1951:

Image

http://www.imdb.com/title/tt0044202/

Não me lembro porque este título estava na minha watchlist, há vários anos. Ainda pensei que tivesse sido alguma sugestão do Rui Sousa, porque isto é muito semelhante ao estilo de filmes, que ele antes divulgava. Mas fui pesquisar o DVD Mania, e este filme nunca cá foi discutido.

Não aconselho que leiam muito acerca deste filme, antes de o verem, porque o enredo muda por completo a meio do filme.

Este filme está listado como "film noir" tanto no IMDB e no Wikipedia, sem eu perceber porquê. Mas eu não sou entendido na definição de "film noir".

Isto é um filme independente de qualidade, e com intervenção social, não se trata de "série B" de estúdios de Hollywood.

A premissa inicial é simples, uma menina negra de 5 anos cai dentro de um poço, na cena de abertura. Um homem branco foi visto a comprar flores para a menina, antes do seu desaparecimento. De seguida segue-se caça às bruxas e tumultos raciais, onde é preciso chamar a guarda nacional para intervir.

A intervenção social aqui é intemporal e universal e não envolve racismo, mas sim o tema da "caça às bruxas" e rumores. A pequena localidade americana não se situa no sul, e nunca houve lá nenhum crime de racismo entre a população negra e branca. Os tumultos raciais têm início em rumores e mal entendidos, mas nesta história tanto faz serem entre pessoas de cores diferentes ou entre adeptos de clubes de futebol diferentes.

Podem e devem ler o wikipedia, a partir desta secção aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Well_ ... Production

A minha opinião resumida é esta:

Filme de qualidade bem executado tecnicamente, com um enredo cativante e uma mensagem social, ainda hoje relevante e digna de respeito.

Trailer fan-made aconselhado (porque não contém spoilers da 2ª parte do filme):



Vi mais filmes, mas ficam para o próximo post. :-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: February 17th, 2017, 5:48 pm Vi também um filme americano de 1951:

http://www.imdb.com/title/tt0044202/

Não me lembro porque este título estava na minha watchlist, há vários anos. Ainda pensei que tivesse sido alguma sugestão do Rui Sousa, porque isto é muito semelhante ao estilo de filmes, que ele antes divulgava. Mas fui pesquisar o DVD Mania, e este filme nunca cá foi discutido.

Não aconselho que leiam muito acerca deste filme, antes de o verem, porque o enredo muda por completo a meio do filme.

Este filme está listado como "film noir" tanto no IMDB e no Wikipedia, sem eu perceber porquê. Mas eu não sou entendido na definição de "film noir".

Isto é um filme independente de qualidade, e com intervenção social, não se trata de "série B" de estúdios de Hollywood.

A premissa inicial é simples, uma menina negra de 5 anos cai dentro de um poço, na cena de abertura. Um homem branco foi visto a comprar flores para a menina, antes do seu desaparecimento. De seguida segue-se caça às bruxas e tumultos raciais, onde é preciso chamar a guarda nacional para intervir.

A intervenção social aqui é intemporal e universal e não envolve racismo, mas sim o tema da "caça às bruxas" e rumores. A pequena localidade americana não se situa no sul, e nunca houve lá nenhum crime de racismo entre a população negra e branca. Os tumultos raciais têm início em rumores e mal entendidos, mas nesta história tanto faz serem entre pessoas de cores diferentes ou entre adeptos de clubes de futebol diferentes.

Podem e devem ler o wikipedia, a partir desta secção aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Well_ ... Production

A minha opinião resumida é esta:

Filme de qualidade bem executado tecnicamente, com um enredo cativante e uma mensagem social, ainda hoje relevante e digna de respeito.

Vi mais filmes, mas ficam para o próximo post. :-)
Vou acrescentar o realizador, o Russell Rouse, à primeira mensagem no tópico do noir. Ele escreveu o argumento do D.O.A. antes de realizar este filme.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by JoséMiguel »

"And now for something... completelly different"

Image

Ficção científica infantil. :lol:

Image

Descobri este filme no You Tube, fiquei intrigado com alguns comentários que li no IMDB e resolvi investigar... oops:)

O filme é o "Beyond the Rising Moon" de 1987, esse poster acima é da Director's Cut, que possui outro título "Outerwold" em vês de ""Beyond the Rising Moon"".

http://www.imdb.com/title/tt0092648/

O filme é muito mau e não vejo nenhum interesse em divulgá-lo no fórum, para além da curiosidade que os gostos pessoais da minha infância e adolescência possam ter a alguém. Façam de conta que este texto é de algum blog pessoal que nem sequer tenho. :roll: Pelo menos ficam alguns screenshots bonitos, mas muito enganosos, pois não revelam a má qualidade cinematográfica do filme.

Image

Eu tive paciência para ver o filme até ao fim, e fiz-lo sem grande esforço, não posso dizer que tenha gostado do filme, mas achei graça a vê-lo, enquanto curiosidade, por dois motivos.

O primeiro motivo é que era exactamente um filme assim que eu tanto procurava nas prateleiras dos clubes de vídeo em criança e adolescente, ou seja "um filme de naves espaciais". Eu na altura não gostava de filmes como o "Outland" e "Blade Runner", que achava "uma grande seca" em que nada acontece e onde não se vê naves espaciais a voarem. Portanto eu estava a ver este filme e a olhar para ele, como algo que eu teria delirado em criança. O filme foi mesmo feito para a minha geração e tenho pena dele não ter estado presente nos clubes de vídeo de Portugal.

Image

O segundo motivo, foi que eu estava genuinamente a achar graça ao visual do filme e às miniaturas, efeitos ópticos e gráficos de computador (em ecrãs de consolas de computador, o filme não possui CGI).

Image

Image

Image

Achei que o filme criou uma visão do futuro muito trabalhada e completa (para criança ver).

Mas atenção que estamos na presença de uma obra em que um actor é atingido por um laser, e só cai no chão daí a um segundo e onde os dogfights possuem a mesma qualidade técnica do "Esquadrão das Estrelas"/"X Bomber" (série japonesa com pequenas marionetas e miniaturas de naves espaciais). :roll: :oops:

Image

O enredo possui fórmula previsível infanto-juvenil, cujo final do filme é óbvio a 30 minutos de distância dele chegar. Esse é um conceito norte-americano, porque a animação infanto-juvenil japonesa demonstra ele não ser necessário em produções para crianças, onde existem séries infantis sem a tal fórmula e happy ending dos norte-americanos (No Space Battleship Yamato morre quase toda a gente, e só sobrevive uma tripulação esqueleto num farrapo emocional, completamente traumatizada).

Image

Image

O filme está muito mal feito, mas não é tão mau como a ficção científica italiana dos anos 70 (https://en.wikipedia.org/wiki/Escape_from_Galaxy_3), ou este filme recente americano:

http://www.theasylum.cc/product.php?id=269

Pelo menos a equipa do filme, tentou fazer o melhor que podia e sabia, em boa fé e com boas intenções. Aquelas miniaturas deram obviamente muito trabalho e dedicação a fazer.

Trailer oficial:



Atenção que o trailer acima é da Director's Cut, que tem outro título e onde o realizador meteu lá CGI, armado em George Lucas. evil-) Mas pelo menos ele incluiu também a versão original no DVD.

Mais umas imagens para concluir, inclui uma cabine telefónica no futuro onde nunca foram inventados os telemóveis. :-)))

Image

Image

Image

Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Rui Santos »

Amigos, a discussão sobre este tópico foi movida para aqui:
Cinema e Filmes - Como o mudar?
Este fica ontopic :arrow:
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by JoséMiguel »

Gallipoli (1981)

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Gallipoli_%281981_film%29



Achei esta super-produção australiana excelente. É um filme que faz um bom retrato da mentalidade da geração e sociedade da 1ª Guerra Mundial, que via a Guerra como uma coisa "fixe" e "cool".

O enredo é bastante original, e super-interessante. A guerra é apenas mostrada já próximo do final do filme...

Image

Gostei muito do realismo e naturalismo das sequências filmadas em Cairo, e por isso tirei estas imagens:

Image

Image

Image

Image

O filme contou com uma equipa cinematográfica de técnicos egípcios, um pormenor que achei bastante engraçado foi o dos vendedores egípcios andarem a tentar vender coisas, até no meio dos treinos dos soldados:

Image

Image

Mesmo com os recrutas a dispararem pólvora seca, e a fingirem-se de mortos em treinos e jogos de guerra, andam lá sempre vendedores a tentar vender coisas, até aos soldados que fazem de mortos. :lol:

O filme está mesmo muito bem feito e possui uma história muito cativante e original.

Image


Outro filme que vi foi este:

Image
That Night in Varennes (Italian: Il mondo nuovo; French: La Nuit de Varennes) is a 1982 Italian and French drama film directed by Ettore Scola.[1] It is based on a novel by Catherine Rihoit. It tells the story of a fictional meeting between Restif de la Bretonne, Giacomo Casanova, Thomas Paine and Sophie de la Borde (a lady in waiting to the Queen). They are all traveling together in a coach that is a few hours behind the one that is carrying King Louis XVI and Marie Antoinette in their flight to Varennes during the French Revolution.

The film was entered into the 1982 Cannes Film Festival.[2] The film was nominated for Best Foreign Language Film by the U.S. National Board of Review of Motion Pictures.[3]

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/That_Night_in_Varennes
Image



Eu gostei, apesar de o achar um bocado a fugir para o intelectual. Mais novo não teria tido paciência de o ver. Isto interessou-me mais pela reconstituição da sociedade da época, por exemplo eu já tinha visto pessoas a usarem um penico em filmes históricos, mas nunca tinha visto uma casa de banho pública dessa época, se estão curiosos eu tirei um screenshot: :o

Image

O filme é muito bonito e por exemplo o cameraman vai sentado na carruagem e aponta a câmara a cada actor, conforme cada um fala ou responde, de ambos os lados da carruagem, existem actores a simular a Paris do século XVIII:

Image

Esta é aquela filmagem imersiva, com encenação 360º de que alguns cineastas russos gostam muito de fazer, e de que eu já aqui tenho falado. Isto é excelente porque sinto que estou lá sentado na carruagem, há 200 anos atrás.

Image

A nível estético o filme é lindíssimo, com bordeis, albergues, Paris, campo, etc.

Image

Não acho que o filme seja intelectual, mas pode parece-lo, porque os dois personagens principais têm mais de 60 anos de idade, e se calhar os seus diálogos têm apenas interesse a partir de uma certa idade, ou para quem tenha grande interesse por esta época histórica.

Image

Pode ter havido aqui um problema de desilusão com muitos jovens que foram ver isto ao cinema em 1981, atrás do mediatismo da nomeação ao Oscar. Mas que for ver isto hoje em dia, já sabe no que se vai meter e não estará à espera de um filme de aventura, pelo menos qualidade não falta ao filme.

Image
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by drakes »

Hidden Figures
http://www.imdb.com/title/tt4846340/

História sobre três mulheres e negras que trabalhavam para NASA em um momento complicado na vida americana que existiu a luta dos direitos sociais, além da corrida espacial.

O filme é bem feito, usa alguns clichês raciais para simplificar as relações, descobri que a sociedade não havia machismo, apenas racismo :lol:, mesmo assim eu achei bem agradável, não vi nenhuma grande interpretação que me impressiona-se, Janelle Monáe linda saint-), Kirsten Dunst e Mahershala Ali desperdiçados em seus papéis, até o Jim Parsons, mas enfim.

Bem imdb alto, eu baixaria para 7,4, mas mesmo assim é filme comercial estilão hollywood bem feito.

Vi que ninguém acreditou no filme e não fez ficha...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by JoséMiguel »

Drakes, gostava de ver esse filme. Gosto de filmes biográficos sobre cientistas.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by PanterA »

Não vejas (como quem diz. tu é que sabes :mrgreen: ). È tudo de mau que hollywood pode ter neste momento para oferecer. Ainda por cima aproveitaram, ou pelo menos parece, a polémica do ano passado para lançarem aos molhos filmes com o mesmo tema em background (preconceito racial) e lá se safaram nos óscares este ano.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by drakes »

JoséMiguel wrote: February 18th, 2017, 3:39 am Drakes, gostava de ver esse filme. Gosto de filmes biográficos sobre cientistas.
É um filme comercial, que passa longe a vida das cientistas da NASA, não iria tão longe como PanterA, já que o próprio #oscarmaisbranco foi pura picaretagem, basicamente os filmes indicados e atores eram os mesmos para todos prêmios, a discussão era que podiam entrar quem não ganhou quase nada, e em termos de diversidade além dos assuntos (Mulheres, GLS) fora que não nascidos nos EUA dominaram as indicações.

È um filme estilão Kevin Costner ou filme histórico para entreter que tanto faz pelas relações mostradas ser passado, presente ou futuro, José Miguel, para mim, não é um filme biográfico e sim um daqueles que cita pessoas que existiram para passar uma mensagem otimista.

A importância é ser uma virada ao meu ver, é que pela primeira se usa essa fórmula com elenco capitaneado por atrizes negras (+ KC), que é a América ser uma terra de oportunidades e o mérito vencer as adversidades.

Se alguém quiser assistir um filme pipoca é esse, mas quem não gosta é bem complicado.
Last edited by drakes on February 18th, 2017, 9:22 pm, edited 1 time in total.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by mansildv »

Post Reply