Primeiro comecei por rever o "The Tuskeege Airmen" de 1995, eu tinha escrito uma ficha técnica provisória aqui:
viewtopic.php?f=11&t=51659
Eu estava na dúvida se deveria rever o filme todo, antes de o comentar (a última vez que o tinha visto foi ainda em cassete VHS). Gostei muito de rever este meu filme de colecção e a seguir ganhei coragem para ver a versão do George Lucas "Red Tails" de 2012.
Eu sabia da existência dessa versão hollywodesca através de uma antiga conversa aqui no fórum entre mim e o Samwise, que ele talvez ache graça em recordar o contexto da mesma:
Nessa altura eu era novo no fórum e andava comentar os filmes de guerra soviéticos, com participação de milhares de soldados e apoio militar, a dada altura o Sam mostrou o trailer do "Red Tails" que ainda não tinha saído:
viewtopic.php?f=11&t=44379&start=24
A resposta que eu dei em 2011 foi o motivo pelo qual eu sempre me recusei a ver esta versão, até agora, por ser um filme infantil com desenhos animados.
Decidi ver a versão infantil da Lucasfilm porque tinha acabado de rever a versão adulta de 1995 (tele-filme sério da HBO, que foca racismo e política), que me soube a pouco e por isso estava com tolerância para ver cinema americano infantil. Para além disso li no wikipedia que na versão do George Lucas um dos aviadores negro era capturado pelo exército alemão, e que surgiam os famosos caças a jacto alemães, que eu queria ver, mesmo em desenhos animados.
Ora bem, o facto de um filme ser infantil não tem qualquer mal, por exemplo eu considero os três primeiros Indiana Jones como sendo filmes 10/10 e marcos importantes do cinema mundial, tal como os três primeiros Star Wars.
Posso avançar uma análise rápida de que o argumento do "Red Tails" é semelhante ao argumento do "Star Wars", e que as cenas de acção são muito parecidas com os Indiana Jones e com os filmes do 007. Mas isso não é motivo para eu achar se o filme é bom ou mau, porque as crianças também têm direito a cinema de qualidade, se me mostrassem as duas versões aos 10 anos de idade, eu teria preferido a versão do George Lucas.
Posso dizer que tenho andado a ler artigos no wikipedia sobre os aviadores, e questões políticas e raciais sobre o assunto, e não achei que George Lucas faltasse ao respeito aos aviadores. Se pensarmos no público-alvo dos meninos de 10 anos de idade, que nunca viram um filme sobre o racismo americano do século XX, então o filme tem valor pedagógico.
Quando eu no fórum implico e ataco certos filmes, acusando-os de serem infanto-juvenis, como o caso do "Interstellar" ou o "The Revenant", existem certos motivos que têm a ver com uma aceitação pela crítica ou Academia que eu considero injustificada por esses filmes estarem abaixo dos níveis mínimos de seriedade e maturidade, perante a aclamação de que são alvo, que pessoalmente considero não merecida. Mas isso são apenas gostos pessoais meus...
Mas aqui existe mal nenhum na infantilidade do filme, pois não estão a tentar vender gato por lebre, como nos exemplos acima, vejam o trailer que o Samwise me mostrou em 2011:
Metade do trailer são desenhos animados, as cenas de combate são infantis tipo Star Wars e Indiana Jones, e os diálogos são semelhantes aos filmes de propaganda americana pró-guerra dos anos 50. Este trailer está correcto e não devia enganar ninguém.
Existe tópico no DVD Mania, onde irei mais tarde participar. Está lá um excelente artigo do New York Times: viewtopic.php?f=11&t=33717
Como complemento à minha re-visualização da versão séria de 1995, e apenas nesse contexto, até não desgostei de ver a versão infantil do George Lucas.
A propósito do trailer, o general que surge ao tempo 0:57 é este racista que nunca foi preso:
https://en.wikipedia.org/wiki/William_W._Momyer
Para a minha futura crítica da versão de 1995, ando a pesquisar sobre o assunto, no wikipedia acima há uma secção entitulada "Racial controversy", muito pertinente para o tema destes dois filmes.
O tele-filme da HBO é um trabalho sério, que marca a diferença e denuncia crimes de ódio racial que nunca foram punidos. Eu tenho imenso respeito pela HBO, em contraste com zero respeito que detenho por certos estúdios de Hollywood, ora leiam o seguinte:
Não se trata de racismo por parte dos donos dos estúdios de Hollywood, mas sim de uma obsessão doentia em ganhar dinheiro, que impede o progresso geral da 7ª Arte.Lucas covered the cost of production with his own money, and provided a further $35 million for distribution.[3] In an interview on The Daily Show on January 9, 2012, Lucas stated that the long delay in the production of the film was because major film studios balked at financing and marketing a film with an "all-black" cast and "no major white roles." He went on to explain that studios receive "60% of their profit" from overseas, and the studios feel there is no market there for films with all-black casts.[3] Red Tails is also the last film Lucasfilm made independently before being acquired by The Walt Disney Company on October 30, 2012.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Red_Tails
Vi também o excelente e poderoso "Attack On Leningrad", co-produção entre a Rússia e o Reino Unido. Filme de qualidade, muito original, muito imprevisível, inteligente, lógico, artístico e emocional. Alguns cineastas russos são, tradicionalmente, mestres em filmes multi-género, capazes de surpreender a cada instante, e temos aqui um belo exemplo. Mas obviamente não existem aqui as fórmulas comerciais previsíveis do sistema de Hollywood, e por isso o filme não agradará às massas, que parecem ser viciadas na tal fórmula de enredo sempre igual, que tanto lucro dá aos estúdios da Califórnia.
Quando puder abrirei tópico para esta obra.
Depois fui finalmente ver o "Solaris" americano de 2002:
https://en.wikipedia.org/wiki/Solaris_(2002_film)
Eu já tinha visto a versão do Tarkovski, de que não gostei muito e que me deixou frustrado, e julguei que os americanos tivessem feito uma versão mais normal do livro. Mas foi chapéu, porque o filme americano também é pseudo-intelectual como o do Tarkovki, e vou citar o que o próprio escritor polaco Stanislaw Lem disse do filme (ele também não gosta da versão do Tarkovski):
“ ...to my best knowledge, the book was not dedicated to erotic problems of people in outer space... As Solaris' author I shall allow myself to repeat that I only wanted to create a vision of a human encounter with something that certainly exists, in a mighty manner perhaps, but cannot be reduced to human concepts, ideas or images. This is why the book was entitled "Solaris" and not "Love in Outer Space". ”
— Stanislaw Lem, Solaris Station (December 8, 2002)
Que falta de respeito ao livro, que pertence a este sub-tipo da ficção científica, que passo a citar :
"Solaris is a 1961 Polish philosophical science fiction novel by Stanisław Lem. The book centers upon the themes of the nature of human memory, experience and the ultimate inadequacy of communication between human and non-human species.
In probing and examining the oceanic surface of the planet Solaris from a hovering research station the human scientists are, in turn, being apparently studied by the sentient planet itself, which probes for and examines the thoughts of the human beings who are analyzing it. Solaris has the ability to cast their secret, guilty concerns into a material form, for each scientist to personally confront.
Solaris is one of Lem’s philosophic explorations of man’s anthropomorphic limitations. First published in Warsaw in 1961, the 1970 Polish-to-French-to-English translation of Solaris is the best-known of Lem's English-translated works.[2]"
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Solaris_(novel)
Os malandros dos cineastas russos e americanos "cagaram" na componente da sci-fi filosófica pura e dura, que acontece ser o meu sub-tipo preferido da ficção científica.
Sendo assim irei ver a versão russa de 1968 (anterior mesmo à versão do Tarkosvi), que parece um tele-teatro da BBC ou da TVE, mas que respeita o teor de ficção científica filosófica do livro, segundo o que li:
Podem verificar o "mau aspecto" do tele-filme soviético de 1968, completo no You Tube, com legendas. Como eu tenho preguiça em ler o livro, irei finalmente ver essa versão com "mau aspecto".
Provavelmente mais tarde irei criar tópicos para as três versões do Solaris... caso consiga ter paciência para a versão de 1968.
A propósito do escritor, eu gostei muito do filme "Test Pilota Pirxa" que adapta um outro livro do Stanislaw Lem (existe um tópico criado por mim). viewtopic.php?f=11&t=48575&p=594659