Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by DarkAvenger »

Eu vi o Aliens dezenas de vezes em loop. E sim, tem inúmeros elementos de terror. Continuo a dizer que é superior ao Alien.
Mas assim posso meter 2 filmes da saga em 2 tops diferentes!!! Deixa lá!!!!
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by Samwise »

DarkAvenger wrote:Mas assim posso meter 2 filmes da saga em 2 tops diferentes!!! Deixa lá!!!!
:-))) :-))) :-)))

As tuas listas estão muito completas - há uns quantos títulos que desconheço e vou aproveitar para ver nos próximos tempos. yes-) Essa separação também traz uma dor de cabeça (que já vem dos "géneros maiores", por assim dizer): é que um título cabe em vários subgéneros - tal como sucede com os Alien/Aliens. Mas nada a fazer quanto a isso - mais vale mesmo é partilhar em vez de andar à grr-) a tentar catalogar convenientemente. Para o género que te falta preencher, os "Monstros", há uma série de filmes que já tens colocados noutros grupos e que entrariam nele logo de caras... %-)

No género "Casas Assombradas" falta-te um título de algum relevo: o The Changeling. Não sendo uma obra-prima, é um filme com uma série de coisas interessantes e uma abordagem diferente ao assunto, para além de ser bastante assustador em certos momentos (mesmo muito assustador!!!). Não sei se viste ou não, mas para os apreciadores de terror é um MUST.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by DarkAvenger »

Vi mas curiosamente não me lembro. Tenho de ir pesquisar.

Quanto aos subgéneros, sim, há uma série de filmes que podem encaixar em mais do que um. Estou a coloca-los em apenas um para dar mais espaço a outros filmes.

Com esta lista apercebi me que existem poucos filmes de lobisomens... adoro o tema e fiquei pasmado com a pouca quantidade existente. Já nem falo em qualidade... era porreiro que fizessem uma adaptação dos 2 livros da Anne Rice sobre o tema! Wolf Gift e The Wolves of Midwinter...
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by mansildv »

Não sou grande amante de filmes de terror mas deixo aqui o meu top 10 :wink:

1 - The Shining
2 - Psycho
3 - Aliens
4 - Låt den rätte komma in
5 - The Thing
6 - Alien
7 - Bram Stoker's Dracula
8 - The Fly
9 - The Others
10 - Rosemary's Baby

Acho que ainda nem vi filmes de terror suficientes para um top 20 :lol:
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by waltsouza »

DarkAvenger wrote:Eu vi o Aliens dezenas de vezes em loop. E sim, tem inúmeros elementos de terror. Continuo a dizer que é superior ao Alien.
Mas assim posso meter 2 filmes da saga em 2 tops diferentes!!! Deixa lá!!!!
O Aliens de Cameron tem mais ação, é mais mexido e o Alien de Scott tem mais suspense, não é tão bélico. Não tem metade da "barulheira" :-))) . Gosto dos 2 mas pessoalmente prefiro o filme de 1979, aliás, considero esse o melhor Alien de todos. O Aliens de 1986 é sem dúvida mais espetacular, mais barulhento, em vez de um já são vários os monstros mas acho que se é para meter medo, o Alien de Scott assusta-me mais. Reformulando, assustou-me mais, já não o vejo há uma série de anos. :biggrin:

Tenho que pensar na minha listinha de 10 filmes de terror... :wink:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by Samwise »

waltsouza wrote:Tenho que pensar na minha listinha de 10 filmes de terror... :wink:
Faz de 20, Walt, para ver se temos um lista final mais representativa. :wink:
mansildv wrote:Acho que ainda nem vi filmes de terror suficientes para um top 20 :lol:
:-)))

(eu ando neste momento em "debate interior", para perceber se meto o Hitchock ao barulho, e mais o Silence of the Lambs, e o Se7en, e o Henry...)
DarkAvenger wrote:Com esta lista apercebi me que existem poucos filmes de lobisomens... adoro o tema e fiquei pasmado com a pouca quantidade existente. Já nem falo em qualidade... era porreiro que fizessem uma adaptação dos 2 livros da Anne Rice sobre o tema! Wolf Gift e The Wolves of Midwinter...
São poucos mas bons. Pelo menos há um quarteto que mete respeito: o An American Werewolf in London, o The Howling, o The Company of Wolves e o Dog Soldiers. Vi mais uns três ou quatro de que já não gostei muito, um deles com o Nicholson... :-?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by mansildv »

Samwise wrote:
mansildv wrote:Acho que ainda nem vi filmes de terror suficientes para um top 20 :lol:
:-)))

(eu ando neste momento em "debate interior", para perceber se meto o Hitchock ao barulho, e mais o Silence of the Lambs, e o Se7en, e o Henry...)
Se decidisse incluir esses filmes, que não considero terror, certamente já teria um top 20 :-)))
Woody
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 175
Joined: January 21st, 2011, 7:20 pm

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by Woody »

Boas,

Em primeiro lugar, tenho de dizer que o género Terror não é a minha especialidade. Dada a esta situação hesitei se devia ou não dar a minha opinião... Deixei de fora os filmes que considero de ficção científica e thrilleres psicológicos (Tubarão, As Diabólicas, Psico, Os Pássaros, BZ - Viagem Alucinante, O Silêncio dos Inocentes ou 7 Pecados Mortais). Eis os meus eleitos :-) :

1 - Shining - The Shining - Stanley Kubrick - 1980
2 - O Exorcista - The Exorcist - William Friedkin - 1973
3 - Veio do Outro Mundo - The Thing - John Carpenter - 1982
4 - Carrie - Carrie - Brian De Palma - 1976
5 - O Sexto Sentido - The Sixth Sense - M. Night Shyamalan - 1999
6 - A Semente do Diabo - Rosemary's Baby - Roman Polanski - 1968
7 - Os Outros - The Others - Alejandro Amenábar - 2001
8 - A Casa Maldita - The Haunting - Robert Wise - 1963
9 - 28 Dias Depois - 28 Days Later - Danny Boyle - 2002
10 - A Noiva de Frankenstein -Bride of Frankenstein - James Whale - 1935
11 - A Dança da Morte - Dead of Night - Cavalcanti; Crichton; Dearden; Hamer - 1945
12 - Deixa-me Entrar - Låt den rätte komma in - Tomas Alfredson - 2008
13 - O Nevoeiro - The Fog - John Carpenter - 1980
14 - Drácula de Bram Stoker - Drácula - Francis Ford Coppola - 1992
15 - Sinais - Signs - M. Night Shyamalan - 2002
16 - Fome de Viver - The Hunger - Tony Scott - 1983
17 - Entrevista Com o Vampiro - Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles - Neil Jordan - 1994
18 - Aberto Até de Madrugada - From Dusk Till Dawn - Roberto Rodriguez - 1996
19 - O Nevoeiro - The Mist - Frank Darabont - 2007
20 - Experiência Alucinante - Videodrome - David Cronenberg - 1983
"I don't know the question, but sex is definitely the answer." - Woody Allen
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by Samwise »

Woody wrote:B Eis os meus eleitos :-) :
Tens uma lista parecida com a minha provável (que ainda vou "ordenar" e completar). Olhando para os lugares cimeiros, pelo menos, é quase ela por ela.

Tenho de ver o Signs novamente. Foi o filme do Shyamalan de que gostei mais, mas também só o vi uma vez, no cinema, onde o impacto é superior, dadas as características narrativas. Ora aí está um realizador/autor contemporâneo singular, que investe forte no género fantástico, e com bons resultados no geral, mas tenho alguma dificuldade depois em colocar filmes dele num top de preferências.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Ribeiro
Fanático
Fanático
Posts: 766
Joined: December 31st, 2003, 9:31 pm

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by Ribeiro »

Um dos meus subgéneros preferidos. Muito difícil, e prefiro encaixar o Alien em Sci-Fi... mas:


1 - The Hitcher (1986)
Image

2 - The Conjuring (2013)
Image

3 - The Descent (2005)
Image

4 - The Thing (1982)
Image

5 - The Fly (1986)
Image

6 - The House of the Devil (2009)
Image

7 - Halloween (1978)
Image

8 - Shining (1980)
Image

9 - Rosemary's Baby (1968)
Image

10 - Starry Eyes (2014)
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by mansildv »

mansildv wrote:Não sou grande amante de filmes de terror mas deixo aqui o meu top 10 :wink:

1 - The Shining
2 - Psycho
3 - Aliens
4 - Låt den rätte komma in
5 - The Thing
6 - Alien
7 - Bram Stoker's Dracula
8 - The Fly
9 - The Others
10 - Rosemary's Baby

Acho que ainda nem vi filmes de terror suficientes para um top 20 :lol:
Incluí alguns títulos que me tinha esquecido e também incluí aqueles filmes que têm alguns elementos de terror para conseguir elaborar um top 20 :-)))

1 - The Shining
2 - Interview with the Vampire
3 - Psycho
4 - Aliens
5 - Låt den rätte komma in
6 - The Thing
7 - Alien
8 - Bram Stoker's Dracula
9 - Les Diaboliques
10 - The Fly
11 - Se7en
12 - The Others
13 - The Silence of the Lambs
14 - Rosemary's Baby
15 - Shadow of the Vampire
16 - Angel Heart
17 - Ang-ma-reul bo-at-da
18 - Crimson Peak
19 - The Stepford Wives
20 - A Nightmare on Elm Street
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by drakes »

Acrescentei mais alguns filmes longas, curtas, animações, e animes, bem para lista ser bem completa.

Filmes

1 - Nosferatu (1922)
2 - Låt den rätte komma in (2008)
3 - The Haunting (1963)
4- The Wicker Man (1975)
5 - The Shining (1980)
6 - the others (2001)
7 - alien (1979)
8 - Shadow of the Vampire (2000)
9 - Pan’s Labyrinth (2006)
10 - The Sixth Sense (1999)
11 - Neprijatelj (2011)
12 - The Hunger (1983)
13 - Interview with the Vampire (1994)
14 - Viy (1967)


Séries
1 - Penny Dreadful
2 - Les Revenant

Anime
1- Death Note
2- Another
3- Shiki
4 - dead high School

Animação
1 - Blood: the last vampire
2- Dead Space: Downfall

Curtas
1- I'll See You in My Dreams
2- Light out
3 - Mamá (2008)
4 - WEREWOLVES (2014)
5 - The Vampire Lives Next Door
6 - Vincent (1982)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by Cabeças »

Os meus parabéns ao Samwise por esta ideia, e desculpem por ter demorado tanto tempo com a participação, mas este tópico foi tramado para mim, pois a dificuldade nos critérios da escolha foi grande. E tendo neste momento 507 filmes de Terror e sendo este um dos meus géneros preferidos, a escolha não foi mesmo nada fácil.

O Terror para mim é um género que, tal como outros, pode ser muito subjectivo. Para mim Terror é tudo o que tem a ver com sobrenatural. Fantasmas, Vampiros, Zombies, Demónios, Bruxas, Lobisomens. É esse o terror que adoro! É isto que para mim é Terror.

Portanto, à partida ficou logo muita coisa de fora. Mesmo muita. Para vos dar alguns exemplos, o Aliens para mim não é Terror, nunca foi. É um filme de ficção-científica com momentos aterrorizantes, mas não é Terror. Filmes como o Halloween têm uma óptima atmosfera, mas para mim não há ali nada de terror. E "A Mosca/The Fly" para mim é também apenas um filme de ficção-científica. E o "Texas Chainsaw Massacre" ou o "Saw"... para mim também não são Terror, ok? Refiro isto foi para explicar porque é que alguns dos filmes que são grandes referências para muita gente ficaram de fora da minha lista.

Relativamente à escolha, o que fiz foi uma primeira triagem dos tais 507 filmes, eliminando primeiro os que achei que não tinham peso suficiente para estarem na lista. Mesmo assim sobraram muitos, cerca de 120! Então, classifiquei-os todos depois por géneros (fantasmas, demónios, zombies, vampiros, lobisomens, bruxas), de modo a poder escolher os que para mim são os melhores dentro de cada um dos "meus" géneros!

Há algo que convém saberem, eu adoro os filmes de Terror com humor à mistura. São esses (como o Evil Dead), além dos peso-pesados (como o Exorcista) que me dão um gozo especial ver. Isto para não estranharem se virem um ou outro filmezito de de Terror meio-comédia na lista...

Não consegui fazer menos do que 40 filmes e ainda tinha vontade de colocar mais alguns, de modo que passei um bocado o número de filmes pedido para a lista. E como penso que sabem, embora a lista seja esta, a partir para aí do meio da mesma, a ordem dos filmes se fosse feita daqui a uma semana se calhar já era um bocado diferente , pois depende do estado de espírito e de um outro conjunto de factores. Mas o critério seguido foi relativamente aos que me impressionaram mais em termos de terror, e penso que esses estão cá praticamente todos. Há filmes como o Evil Dead que eu simplesmente adoro e que estão muito para trás na lista, mas coloquei realmente os que me impressionaram em termos de terror primeiro. O Evil Dead eu adoro aquilo, mas nem por isso me assusto, sinceramente.

Por aqui é tudo conhecedores, mas fico com a esperança que no meio desta lista haja alguém que ainda consiga descobrir um filme que não conheça e de que eventualmente venha a gostar também.

E os eleitos são:

1) - The Exorcist - "O" filme de Terror por excelência para mim. Realizado pelo William Friedkin em 1973 e baseado no livro de William Peter Blatty, é uma referência absoluta, um ícone absoluto do género. Para mim nunca sairá do 1º lugar, é daqueles que são tipo "Blade Runner" e "Once Upon a Time in America" nos seus respectivos géneros.


http://www.imdb.com/title/tt0070047/?ref_=nv_sr_2


2) - The Shining - Obra-prima do Stanley Kubrick realizada em 1980, baseado num conto de Stephen King (que não apreciou o filme por na sua opinião, entre outras coisas, desvirtuar o arco da personagem Jack Torrance). Este filme é outro dos monstros sagrados do género. Este e o Exorcista estão pura e simplesmente num patamar à parte relativamente aos outros!


http://www.imdb.com/title/tt0081505/?ref_=nv_sr_1


3) - Jacob's Ladder - Realizado por Adrian Lyne em 1990, e para mim um dos melhores filmes de Terror/Fantástico que vi até hoje. Na minha opinião pouco conhecido e muito subvalorizado.


http://www.imdb.com/find?ref_=nv_sr_fn& ... dder&s=all


4) - Angel Heart - Realizado em 1987 por Alan Parker, é para mim um filme absolutamente perturbador, além de ter uma fantástica banda sonora. Uma grande interpretação de De Niro (nos 3 minutos em que aparece, mas é brutal) e sobretudo de Mickey Rourke, num argumento bastante forte, que é uma espiral descendente. Para o Inferno.


http://www.imdb.com/title/tt0092563/?ref_=fn_al_tt_1


5) - Cigarette Burns - Um filme curto (60 minutos) do mestre John Carpenter que me impressionou muitíssimo. Pode ser visto na série "Masters of Horror". Lida com a religião, com o Mal, e com a loucura e também com o gosto pelo Cinema de um modo absolutamente assustador.


http://www.imdb.com/title/tt0643109/?ref_=fn_al_tt_2


6) - Fallen - Realizado em 1998 por Gregory Hoblit e com Denzel Washington, Johnny Goodman e Donald Sutherland, é um dos filmes de Terror que gosto mais, e a que de vem em quando retorno ao longo dos anos.


VO-jGkLzRgM


7) - El Orfanato - Filme de J. A Bayona, realizado em 2007. Um extraordinário filme de fantasmas, que me impressionou imenso.


http://www.imdb.com/title/tt0464141/?ref_=nv_sr_1


8) - In The Mouth of Madness - Realizado pelo mestre John Carpenter, em 1994. Um dos filmes mais insanamente perturbadores que vi até hoje, e que me impressionou imenso. Há cenas deste filme que nunca me vou esquecer.


http://www.imdb.com/title/tt0113409/?ref_=fn_al_tt_1


9) - Antichrist - Confesso que não sou realmente admirador do Lars von Trier, mas este filme, realizado em 2009, para mim é puro terror. Fui vê-lo sozinho às Amoreiras, e impressionou-me muito na altura, tanto pelo argumento como pela estética. Gostei imenso.


http://www.imdb.com/title/tt0870984/?ref_=nv_sr_1


10) - The Crow - Alex Proyas realizou este filme em 1994, quando ainda fazia coisas muito boas. É para mim uma fantasia de Terror muito bem conseguida, com a personagem principal interpretada pelo malogrado Brandon Lee, filho de Bruce Lee, que morreu num acidente nas filmagens.


http://www.imdb.com/title/tt0109506/?ref_=nv_sr_2


11) – Ginger Snaps - É uma trilogia fantástica, mas este foi o primeiro. É um filme de 2000 realizado pelo John Fawcett, já é considerado um bocado de culto numa legião de admiradores, é uma fantástica história de lobisomens que aqui em casa adorámos, e a Emily Perkins faz um papel absolutamente extraordinário, com o seu ar freak e muito alternativo. A edição nacional em dvd do primeiro filme é procurada por imensos coleccionadores, mas raríssima de encontrar.


http://www.imdb.com/title/tt0210070/?ref_=nv_sr_1


12) – Company of Wolves – Um filme de culto realizado em 1984 por Neil Jordan, numa história de lobisomens com uma forte componente onírica e que nos dá uma versão muito especial e sexy da História do Capuchinho Vermelho. Este filme faz parte do meu imaginário no que diz respeito aos filme de terror/fantasia. Para mim não é terror puro, mas é um filme que acho muito bonito.


http://www.imdb.com/title/tt0087075/?ref_=nv_sr_1


13) – An American Werewolf in London – Estávamos em 1981 quando estreou este filme, realizado pelo John Landis. Foi um filme que marcou uma época e se tornou uma referência incontornável do género. Espreitem também o "An American Werewolf in Paris", feito em 1997.


http://www.imdb.com/title/tt0082010/?ref_=nv_sr_1


14) – I’ll See You In My Dreams – Apesar de ser uma “curta” de 20 minutos, não posso deixar de colocar aqui este “filme” de zombies, que foi do melhor que já vi! Foi realizado em 2003 por Miguel Angel Vivas, embora o argumento e a ideia fossem do Filipe Melo. Adorei isto e senti-me orgulhoso por ser fruto de um projecto nacional, pese embora o realizador tenha acabado por ser espanhol depois de várias vicissitudes. Se eu pudesse, convidava o Filipe Melo para fazer o filme “longo” e apadrinhava o projecto.


http://www.imdb.com/title/tt0395171/?ref_=fn_al_tt_3


15) – The Conjuring – James Wan realizou este filme em 2013, dando na minha opinião um novo impulso aos filmes de terror do género e mostrando que, mesmo em relação a histórias já muitas vezes contadas, é mesmo possível fazer ainda filmes de terror extraordinários. É um grande filme de terror, com momento realmente assustadores. O facto de ser baseado em 2 investigadores reais, ajuda também a credibilidade em termos de argumento. No panorama moderno do género, penso que este filme é incontornável.


http://www.imdb.com/title/tt1457767/?ref_=nv_sr_2


16) - El Laberinto del Fauno – Guillermo del Toro realizou este filme em 2006. Um filme muito forte, tanto em termos gráficos como psicológicos. Entre os horrores de uma ditadura militar e os escondidos no imaginário de uma criança, Guillermo construiu um filme bastante perturbador, que penso que não deixa indiferente nenhum apreciador do género.


http://www.imdb.com/title/tt0457430/?ref_=nv_sr_1


17) – The Awakening – Nick Murphy realizou este filme m 2011, com a actriz Rebeca Hall, que aprecio bastante. Gostei imenso deste filme, que lamentavelmente penso que não tem edição nacional. É um bom fime de terror, na minha opinião!


http://www.imdb.com/title/tt1687901/?ref_=nv_sr_1


18) – Caso 39 – Um filme de terror de 2009, realizado pelo Christian Alvart, com a Renée Zellweger. Este filme para mim foi uma boa surpresa e chegou a conseguir assustar-me. Penso que é pouco conhecido e um pouco subvalorizado, acho que merece ser visto por quem gostar de filmes do género.


http://www.imdb.com/title/tt0795351/?ref_=nv_sr_1


19) – Coisa Ruim – Espaço para outro filme português de terror, de que gostei bastante. Possessões numa aldeia perdida no Portugal profundo e um filme muito interessante do Tiago Guerra e do Francisco Serra, com base num argumento do Rodrigo Guedes de Carvalho.


http://www.imdb.com/title/tt0489461/?ref_=fn_al_tt_1


20) – The Exorcist 3 – William Peter Blatty, cuja obra esteve na origem do primeiro Exorcista em 1973, realizado pelo William Friedkin, escreve e realize esta continuação, com alguns dos actores originais e a inclusão dos actores George C. Scott e Brad Dourif. Gostei muito, achei-o um filme bastante forte e que merecia na minha opinião ser mais apreciado.


http://www.imdb.com/title/tt0099528/?ref_=nv_sr_3


21) – The Sixth Sense – Em 1999, M. Night Shyamalan fez um grande sucesso com este filme, que continuo a achar que é um filme muito especial, pese embora depois a carreira dele não tenha mantido um nível homogéneo ao longo dos anos. No entanto, este filme é para mim um dos grandes marcos do Cinema de Terror moderno.


http://www.imdb.com/title/tt0167404/?ref_=nv_sr_1


22) – The Babadook - Jeniffer Kent realizou este filme em 2014, e sinceramente foi um filme que mexeu bastante comigo. Achei as interpretações muito boas, especialmente a do miúdo, o actor Noah Wiseman, que me conseguiu fazer sentir mais medo do que o próprio Babadook! A história é interessante, peculiar, algo diferente, e penso que o filme resultou muito bem.


http://www.imdb.com/title/tt2321549/?ref_=nv_sr_1


23) - Honogurai mizu no soko kara (Dark Water ) - Filme de 2002, realizado pelo Hideo Nakata. Faz parte dos filmes de Terror que chegaram do Oriente e causaram um impacto inegável, dando origem a vários remakes americanos. Do remake deste, realizado em 2005 pelo Walter Salles, também gostei muito. E claro, tem a Jeniffer Connelly.


http://www.imdb.com/title/tt0308379/?ref_=nv_sr_2


24) – The Skeleton Key – Realizado em 2005 por Ian Softley, este filme, que conta com a actriz Kate Hudson, surpreendeu-me pela violência de que nos apercebemos sobretudo no final, e que se mantém camuflada durante o filme. É um daqueles filmes sobre o qual convém não ler nada. Mas pode referir-se o contexto, que tem a ver com uma enfermeira que é contratada para ir para uma mansão em New Orleans que tem um passado trágico, e que fica numa antiga plantação de escravos.


http://www.imdb.com/title/tt0397101/?ref_=nv_sr_1


25) – Janghwa, Hongryeon ( História de Duas Irmãs) – Realizado no ano de 2003 pelo sul-coreano Jee-woon-Kim, este foi um filme que me impressionou muitíssimo e que tem algumas das imagens e cenas curtas mais arrepiantes que vi num filme de terror até hoje. A história anda em redor de duas irmãs, da relação familiar difícil que têm com o pai e a madrasta, e com coisas estranhas, muito estranhas que se passam na casa onde estão. Achei um filme com um grande impacto, embora a estranheza da cultura e da língua tenham possivelmente ajudado. Mas para mim, é um filme de terror muito bom.


http://www.imdb.com/title/tt0365376/?ref_=nv_sr_1


26) – Silent Hill – Realizado em 2006 por Christophe Gans, é sobre a busca de uma mãe (a actriz Radha Mitchell) em relação à filha, desaparecida numa localidade tenebrosa com o título do filme. Entra também o actor Sean Bean. Sinceramente, gostei muito.


http://www.imdb.com/title/tt0384537/?ref_=nv_sr_1


27) – The Others – É incrível este filme já ter 15 anos. Foi realizado em 2001 por Alejandro Amenabar, e tem como toda a gente deve saber a presença da Nicole Kidman. Achei-o um belíssimo filme de fantasmas, e tem uma edição em digibook nacional fantástica, como qualquer coleccionador bem sabe.


http://www.imdb.com/title/tt0230600/?ref_=nv_sr_1


28) – Ju-On – Filme de terror realizado em 2002 pelo japonêsTakashi Simizu. Houve várias sequelas, inclusive com actores americanos e outro realizado também pelo Takashi, em 2000, mas este foi o que vi. E conseguiu assustar-me imenso! Ainda hoje me lembro de algumas cenas como das melhores que já vi num filme de terror.


http://www.imdb.com/title/tt0364385/?ref_=nv_sr_1


29) – Ringu – filme de 1998 de Hideo Nakata, que deu também origem a várias sequelas e remakes americanos com a Naomi Watts, de que também gostei bastante. Todavia, este merece a referência por ter sido o primeiro que vi. E caramba, conseguiu mesmo assustar-me.


http://www.imdb.com/title/tt0178868/?ref_=fn_al_tt_1


30) – Dorothy Mills – Filme de 2008 assinado pela realizadora Agnès Merlet, é sobre uma rapariga estranha, que vive num lugar estranho e tem óbvios problemas em termos de sociabilidade. Além de que pode não ser bem quem aparente. Surprendeu-me bastante, este filme. Adoro estas pérolas série B, por vezes têm-se grandes surpresas, como foi este caso.


http://www.imdb.com/title/tt1034306/?ref_=nv_sr_1


31) – Night of the Demons – Um filme de terror de culto, dos gloriosos anos 80 (1988), realizado pelo Kevin Tenney. Uma série de estudantes resolve ir passar a noite de Halloween a uma antiga casa funerária e sem querer acordam forças demoníacas, que lhes fazem a vida num inferno. A famosa cena da dança já é uma referência no género.


http://www.imdb.com/title/tt0093624/?ref_=nv_sr_1


32) – Dead Alive (Braindead) – Pura e simplesmente eu adoro este filme! Foi realizado em 1992 pelo Peter Jackson, muito antes de se ter debruçado sobre o mundo de fantasia de Tolkien. Aqui um rato-macaco de Sumatra morde a mãe (uma completa aventesma) de um rapaz tímido e apaixonado pela miúda do supermercado, e despoleta uma praga de zombies que termina numa carnificina que gore de sangue, bocados de corpos e tripas que nunca foi igualado e deve se difícil de igualar nos próximos séculos. Cá estaremos para ver, não é? :-)))


http://www.imdb.com/title/tt0103873/?ref_=nv_sr_1


33) – The Ninth Gate (A Nona Porta) - Realizado pelo Roman Polanski em 1999 e com os actores Johnny Depp, Frank Langella e a actriz Lena Olin, é um filme sobre pesquisa de livros raros, textos escritos por demónios, presenças sobrenaturais e uma sensação de estranheza que se sente durante todo o filme. É um filme estranho, mas que adorei, e que acho que tem algumas analogias com o Cigarette Burns do John Carpenter, que já referi.


http://www.imdb.com/title/tt0142688/?ref_=fn_al_tt_1


34) – The Evil Dead – Realizado em 1981 por Sam Raimi, é um must absoluto na estante de qualquer coleccionador que se preze e que goste de filmes de terror. Teve sequelas, encantou gerações, inspirou muitos outros filmes. É um género de terror que adoro, meio terror meio comédia. Também gostei muito do remake de 2013, do Fede Alvarez, que aliás é também um fã do filme original.


http://www.imdb.com/title/tt0083907/?ref_=nv_sr_1


35) – May – Realizado em 2002 por Lucky McKee, é um filme sobre uma adolescente algo estranha, que depois de um desgosto de amor entra numa espiral descendente em termos psicológicos. É um filme estranho e bastante gráfico, que penso se debruça bem sobre o que as depressões profundas podem fazer em termos de saúde mental. Ou então havia mesmo algo mais…


http://www.imdb.com/title/tt0303361/?ref_=fn_al_tt_1


36) – Dragonfly – Realizado pelo Tom Shadyak em 2002 e com Kevin Kostner, a Kathy Bates (num pequeno papel) e a Susanna Thompson, é um filme relativamente simples, mas com algumas surpresas e sobretudo com uma certa elegância de que gostei francamente.


http://www.imdb.com/title/tt0259288/?ref_=nv_sr_1


37) – The Mothman Prophecies – Um filme de Mark Pellington, realizado em 2002, com o Richard Gere e a Laura Linney. Versa sobre o mito do Mothman, uma pesença sobrenatural misteriosa com quem a personagem principal vai estabelecer contacto no seguimentos de um drama que lhe sucede. Um filme realmente estranho e misterioso, com um ambiente pesado.


http://www.imdb.com/title/tt0265349/?ref_=nv_sr_1


38) – The Dark – Um filme de 2005 realizado por John Fawcett, que realmente me impressionou bastante. Tem a Maria Bello e o Sean Bean nos principais papéis. É um filme que achei bastante forte em termos de terror e em termos psicológicos, dado que envolve também crianças. Curiosamente lembro-me que me impressionou bastante, mas lembro-me muito pouco dele.


http://www.imdb.com/title/tt0411267/?re ... lmg_act_38


39) – Session Nine – Dirigido em 2001 por Brad Anderson e com a participação do David Caruso, este foi um filme que me surpreendeu, pois embora simples e segundo penso não muito conhecido, conseguiu assustar-me francamente nalgumas partes. Só o vi uma vez e já há muitos anos, mas lembro-me que há uma obra que está a ser feita num antigo hospital para doentes mentais, onde começam a suceder eventos misteriosos e assustadores. É um filme algo negro, com uma atmosfera pesada, na altura lembro-me de ter gostado bastante e de me ter conseguido assustar nalgumas partes.


http://www.imdb.com/title/tt0261983/?ref_=nv_sr_1


40) – Stir of Echoes – Um filme de 1999 de David Koepp, baseado numa obra de Richard Matheson. Tem o Kevin Bacon no principal papel, representando um homem que embora seja um céptico, acaba por de envolver em termos sobrenaturais com a memória de um acontecimento trágico passado na casa onde vive. Gostei bastante do filme e tenho-me lembrado dele ao longo dos anos, embora nunca mais o tenha visto.


http://www.imdb.com/title/tt0164181/?ref_=nv_sr_1
Last edited by Cabeças on October 26th, 2016, 6:35 pm, edited 1 time in total.
Cabeças
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by Samwise »

Cabeças wrote:E tendo neste momento 507 filmes de Terror e sendo este um dos meus géneros preferidos, a escolha não foi mesmo nada fácil.
:shock:

Em contas rápidas que fiz, devo ter visto cerca de 150 filmes que associo ao género, contando com as entradas tangênciais da FC e do "psicológico". (vá, coragem, já só me falta ver 350 títulos... :idea: saint-) nails-) )
Não consegui fazer menos do que 40 filmes e ainda tinha vontade de colocar mais alguns, de modo que passei um bocado o número de filmes pedido para a lista. E como penso que sabem, embora a lista seja esta, a partir para aí do meio da mesma, a ordem dos filmes se fosse feita daqui a uma semana se calhar já era um bocado diferente , pois depende do estado de espírito e de um outro conjunto de factores.
Faltam-me ver poucos desta lista, não chega a 10, mas vou colocar nas prioridades para os próximos tempos.

O Jacob's Ladder eu vi há muito tempo, e na altura fiquei com a sensação de que pertencia mais à FC do que ao terror. Vai ser o próximo já.
Por aqui é tudo conhecedores, mas fico com a esperança que no meio desta lista haja alguém que ainda consiga descobrir um filme que não conheça e de que eventualmente venha a gostar também.
Verifica-se que ainda sobra espaço para algum humor aqui no tópico. como?-)

(mais humor ainda seria alguém indicar aqui no tópico um filme que tu não conheças :-))) )
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Helldr
Fanático
Fanático
Posts: 520
Joined: July 24th, 2012, 8:24 am

Re: Filmes de Terror - Best Of - DVDMania

Post by Helldr »

Cabeças, uma retificação: o argumento do "Coisa Ruim" foi escrito pelo Rodrigo Guedes de Carvalho. salut-)
Post Reply