Filmes sobre Viagens no Tempo

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by JoséMiguel »

Samwise, tanto o "Repeat Performance" como o "The House in the corner" são filmes que estiveram fora de circulação durante cerca de 50 anos, e que só muito recentemente ficaram acessíveis.

O que eu estou a constatar é que essa 2ª lista do IMDB que coloquei há pouco (criada há 5 meses), contém títulos sobre viagens no tempo que há 3 anos atrás eram desconhecidos para mim e para muitos, ou seja que eu não tinha maneira de saber que o filme A, B, ou C era sobre este tema, porque não havia nada que apontasse para eles nas minhas pesquisas sobre o tema.

Ontem vi um neo-noir(?) de 1997 (produção americana independente de baixo orçamento), com um enredo muito complexo de viagens no tempo, chamado "The Sticky Fingers of Time":

http://www.imdb.com/title/tt0127302/

Eu depois comento este... :-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by Samwise »

Já está decidido, o próximo que vou atacar é o Repeat Performance. Desenterraste mesmo um baú, José Miguel. yes-) yes-) yes-)

Esperemos que tenha ouro lá dentro.

O título, pelo menos, é muito bom.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by Samwise »

Do pouco que já vi do filme, parece-me mais um produto das teorias do Freud do que uma tentativa de aproximação à FC, baseando-se muito em concreto nesta patologia: Repetition Compulsion
Here he noted how 'the patient does not remember anything of what he has forgotten and repressed, he acts it out, without, of course, knowing that he is repeating it
No filme surge este conceito, com uma diferença essencial: a pessoa sabe que está a viver novamente a experiência de que se esqueceu no final - porque sucede ao longo de um ano. É um ano inteiro que se repete.

Há outro filme que vi recentemente, recomendado pelo mansildv, onde este comportamento também é mais ou menos explorado, o Mirage, do Edward Dmytryk, embora aqui de forma apenas psicológica, sem saltos no tempo.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by JoséMiguel »

Sam, e a nível de "film noir", o que te parece até agora?
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by Samwise »

Tem muito pouco de noir... é mais um "drama romântico", com um final predestinado. Neste aspecto, é parecido com o Mildred Pierce - 2 minutos de noir no início, 5 minutos de noir no fim, 100 minutos de drama aborrecido, ainda que socialmente bem estruturado, pelo meio.

Penso que terá pouco ou nenhum interesse para ti. Mas deixa-me lá terminar. :-)))
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by Samwise »

Ontem faltava-me ver metade do filme, mas confirmo agora o "prognóstico": as características dos noir da época estão completamente ausentes da sua narrativa, atmosfera, e "visual". Há um crime logo a abrir a história, e um retomar desse contexto mesmo no fim, mas tudo o resto é um (aborrecido) enredo de paixões trocadas e ciumes conjugais. Também não se vislumbram quaisquer elementos FC, ou sequer aproximados (tecnologia zero, teoria quântica zero -haha-, explicações zero), sendo que o salto no tempo que permite à protagonista tornar a viver um ano não é explicado, e baseia-se num "I wish I could go back a year"... nesse momento há um narrador que nos informa em voz-off que isso sucedeu, mais ao jeito da Twilight Zone... e pronto, mais nada, de volta para a telenovela da vida conjugal.

O filme não deixa de ser uma curiosidade por ter introduzido este "back to the past", mas acho que é dispensável mesmo para os hardcore fans de time-travel. E de noirs, também.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by JoséMiguel »

Sam, obrigado por teres sido o "batedor" sacrificado aqui do fórum. salut-)

Por acaso, julgando pelos comentários do IMDB e pela sinopse, não estava à espera de ficção científica, mas sim de um bom filme da época, estilo os clássicos do período, com o eventual bónus do "film noir".

Mas como diria o predador alienígena no filme "Predator 2": Shit Happens. :wink:



Desculpem o elemento multimédia humorístico. :oops: :badgrin:
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by JoséMiguel »

The Two Worlds of Jennie Logan (1979)

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Two_W ... nnie_Logan
http://www.imdb.com/title/tt0078430/

Este tele-filme apareceu como sugestão do wikipedia, a propósito do filme "Somewhere in Time". Fui investigar a versão que está no You Tube e durante a primeira metade estava de pé atrás porque parecia um típico filme de terror em casa assombrada, característico dos anos 70 e 80, com os clichés e estrutura habituais. Mas devo dizer que na segunda metade o filme melhora muito e torna-se numa história inteligente saída da série The Twilight Zone. O grande final é mesmo muito bonito.

Eu gostei, mas não se justifica gastar dinheiro a encomendar o DVD, havendo outros filmes melhores "à cabeça da lista". Mas para quem não se importe de ver filmes no You Tube, em baixa qualidade, está lá uma versão com legendas em PT-BR.


Nota: Eu sei que é permitido, mas não gosto nada de incorporar filmes completos do You Tube aqui no fórum, por certas razões. Isto é uma excepção.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote:Sam, obrigado por teres sido o "batedor" sacrificado aqui do fórum. salut-)
No prob. A partir do momento em que o partilhaste, o fime passou automaticamente a ter interesse para mim. Acabou por não estar ao nível da minha expectativa, mas não foi tempo perdido.
Por acaso, julgando pelos comentários do IMDB e pela sinopse, não estava à espera de ficção científica, mas sim de um bom filme da época, estilo os clássicos do período, com o eventual bónus do "film noir".
Se queres bons filmes de época, vi uns quantos que posso recomendar, e que a nível de argumento e narrativa põem o Repeat Performance num chinelo. Mesmo o Mildred Pierce, de que eu não gostei particularmente, está muito acima.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by JoséMiguel »

Um dos melhores filmes de viagens no tempo que já vi! salut-) yes-) :-)

41 (2012) - Glenn Triggs

http://www.imdb.com/title/tt2319739/

Trailer oficial:



Isto é mesmo excelente!!! Ficção científica dramática e filosófica. O filme é independente e com baixo orçamento, mas a equipa do filme é muito talentosa e não dei por nenhuma falha técnica ou artística. Os actores são bons e comportam-se de forma natural e realística, tal como as personagens. Filme sério! Adorei mesmo isto. A música é muito bonita e ganhou um prémio.

O filme é gratuito na página oficial do realizador no You Tube (em 1080p), foi no You Tube que tropecei acidentalmente nele: yes-) salut-)

mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16166
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by mansildv »

Não tenho visto muitos filmes sobre viagens no tempo...

Los Cronocrímenes - bom filme independente que, apesar de ser algo previsível, vale a pena ver.
Looper - excelente abordagem ao tema, um dos filmes que mais gostei de 2012 (a par do Django Unchained e do Tabu)!
Terminator Genisys - uma desilusão e uma grande trapalhada grr-)
Predestination - excelente, com alguns twists muito bem conseguidos.
The Time Machine - é interessante mas vai perdendo gás.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by drakes »

Ano com alguns bons filmes que discutem o tempo:

Arrival
http://www.imdb.com/title/tt2543164/

Kimi no na wa
http://www.imdb.com/title/tt5311514

ARQ (2016)
http://www.imdb.com/title/tt5640450/
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16166
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by mansildv »

drakes wrote:Kimi no na wa
http://www.imdb.com/title/tt5311514
Tenho as expectativas bem lá em cima para este yes-)
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by drakes »

Toki o kakeru shôjo
A Garota que Conquistou o Tempo (2006)
http://www.imdb.com/title/tt0808506/?ref_=tt_rec_tt

Outra animação brilhante do Mamoru Hosoda.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by Lorde X »

An Angel for May (2002) - Um Anjo para May (título em Portugal)

Link do IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0313202/

Edição nacional em DVD: http://www.dvdpt.com/u/um_anjo_para_may.php

Image

Sinopse:
Tom (Matthew Beard) vive em Yorkshire, Inglaterra, com a sua mãe, com a qual tem vários atritos, muito devido à dificuldade em aceitar a separação dos pais e a possibilidade daquela voltar a casar.
Inesperadamente, através de uma lareira de uma velha casa de campo em ruínas e tendo como guia de viagem uma cadela chamada Tess, viaja 50 anos para o passado, para um tempo em que decorria a IIª Grande Guerra.
Tom vai parar a uma acolhedora quinta, onde conhece Sam Wheeler (Tom Wilkinson), um agricultor que dá abrigo a May (Charlotte Wakefield), uma órfã de guerra com grandes dificuldades de se relacionar com os demais.
Entre Tom e May rapidamente se cria um elo forte que contribui para que esta ultrapasse os traumas que sofreu.
Depois de estar desaparecido durante três dias, Tom regressa a casa e fica desesperado quando descobre o que sucedeu a quem conheceu nos anos quarenta.
Tenta voltar ao passado, para prevenir a tragédia, mas a sua viagem de regresso terá consequências inimagináveis no presente.

O meu comentário:
Um filme feito para televisão que apenas no âmbito da fotografia (muitos close ups) e dos recursos (cenas dos anos 40 filmadas no exterior apresentam alguma rigidez, muito por culpa da necessidade de apenas mostrar o que pudesse ser conectado com a época) demonstra algumas limitações, mas que são bem compensadas por um enredo envolvente e por interpretações muito bem conseguidas de todos os actores, em principal daqueles que poderiam fazer o filme soçobrar (os jovens actores Matthew Beard e Charlotte Wakefield que tem um desempenho notável).
Encontra-se despido dos artifícios visuais que costumam acompanhar as produções sobre esta temática mas, em contrapartida, oferece-nos uma história bem construída (adaptação da obra de Melvin Burgess) sob uma realização muito segura de alguém que se soube focar naquilo que realmente interessava, evitando as armadilhas que costumam desafiar este tipo de produções (overacting, melodramatismo…)
Apesar do seu cariz fortemente familiar, irá apelar também a todos os que apreciam a temática das viagens no tempo.

PS: Desaconselho vivamente o visionamento do trailer pois, muitos senão todos, os twists são nele revelados…

O meu voto: 8/10

Screen Captures:

Image

Image

Image

Image

Image
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Post Reply