As far as my feet will carry me (2001) - Hardy Martins

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

As far as my feet will carry me (2001) - Hardy Martins

Post by paupau »

Image

http://www.imdb.com/title/tt0277327/?ref_=nm_knf_t1



https://en.wikipedia.org/wiki/As_Far_as ... l_Carry_Me

Filme alemão que retrata a história real de um POW alemão condenado a uma pena de 25 anos de trabalhos forçados num gulag russo. Já devem estar a imaginar que há duas metades no filme, uma com conotações políticas e outra parte mais filme de aventuras. Estou a aconselhar o filme pela monumentalidade da história em si, pois por muito romanceada que esteja, estamos a falar de 14 000 kms de viagem desde o Estreito de Bering até à Alemanha! Só por isso já vale a pena ver este filme, que lida com um tema que raramente se vê no cinema ocidental.

Além disso, faz parte da corrente de realismo apreciada pelo fórum, com inúmeros pormenores na história que raramente se vê e com poucas concessões hollywoodescas
Infelizmente há uma bem grande no clímax, em contracorrente ao resto do filme
, desde a viagem de comboio, às condições de vida no gulag e depois à viagem pela Rússia, desde o Círculo Polar Ártico até à fronteira com o Irão. Um dos aspetos que gostei mais foi retratar os diferentes povos das várias partes da Rússia com as respetivas línguas e dialetos, com os seus costume, métodos de caça, curandeiros etc

A cinematografia é excelente de encher olho quanto a traking shots e gruas, com filmagens nos locais em condições bem duras (os atores devem ter penado bem em algumas cenas). A melhor descrição que me ocorre é a história de um Essential Killing filmado à Letter Never Sent ( um "pouco" abaixo claro). Falta aqueles pequenos golpes de asa para ser um filme mesmo excecional, mas é um filme bem bom que vale a pena a ver por uma história de componente épica sem ser açucarada à Hollywood.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Post Reply