Marie Poupée (1976) - Joël Séria

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Marie Poupée (1976) - Joël Séria

Post by JoséMiguel »

Marie Poupée




Título original: Marie Poupée
País(es) de origem: França
Data de lançamento: 25 de Agosto de 1976 (França)
Realizador: Joël Séria
Género(s): Drama
Duração: 115 min
Classificação etária (França): Int. m/16

IMDB / Wikipedia (francês)

Página oficial do realizador

Ficha técnica do filme, na página oficial


Sinopse:

Marie, uma adolescente retardada mental, conhece Claude, o dono de uma loja de bonecas antigas. Casam-se em pouco tempo, mas Claude vê Marie literalmente apenas como uma boneca viva...

Trailer musical com "Requinte", versão de rascunho perante o ataque religioso-moral do You Tube, que tentou proibir o meu vídeo, de forma hipócrita.




Excerto com teor erótico, (requer autenticação/login no You Tube por um adulto)

Nesta cena da noite de núpcias, Claude não consome a relação/casamento. Em vez disso ele lava e veste Marie, como se de uma boneca se tratasse.



Versão acima censurada no You Tube por ser "obscena"? Não se preocupem que os americanos donos do You Tube não mandam em Portugal, em seguida fica o mesmo vídeo no Vimeo.

Perante a hipocrisia da censura religiosa-moral do You Tube, carreguei o excerto no Vimeo, de forma a que os cinéfilos portugueses possam saber o que a Google Portugal anda a fazer no nosso país:




Opinião

Uma história fascinante, maravilhosamente executada

Image

Em meu entender, esta bela obra de suspence dramático não é um filme do género erótico, apesar de possuir cenas e temas de carácter erótico.

"Maria Boneca" seria o título literal lógico português, caso ele existisse... mas aparentemente este excelente e original filme é extremamente obscuro e desconhecido. A página do IMDB não contém uma única crítica, e no wikipédia só existem as entradas em francês e alemão, sendo que na página alemã é dito que o filme nunca foi lançado na Alemanha.

O próprio título do filme está incorrecto no imdb e wikipedia. Utilizei o título da página oficial do realizador, que corresponde também ao póster.

Image

Sendo assim estão reunidas as condições para mais uma "crítica do Zé"... Marie-Poupée é um filme desconhecido, original e interessante, ao qual irei dar a classificação máxima de 10/10, e de seguida tantarei explicar porquê.

Image

Marie é uma adolescente/mulher com atraso mental sério e possui a mente de uma menina de 9 anos, que idealiza um casamento de fantasia estilo conto de fadas infantil.

Claude é um burguês excêntrico, de grande imaturidade, que herdou dinheiro e uma quinta dos falecidos pais, e tem um fetiche doentio por bonecas.

Image

Se Claude fosse pobre seria referido como maluco, mas como tem dinheiro é "excêntrico" e dedica-se ao seu hobby imaturo de coleccionar bonecas.

Claude e Marie casam-se, mas ele recusa ter sexo, e apenas a quer despir e vestir como boneca todas as noites, Marie permanece virgem, mas mesmo sofrendo de um atraso mental quer ao menos abraços e beijinhos que Claude não é capaz de dar.

Image

A meu ver, esta obra é da corrente do Realismo Cinematográfico... com técnica e com arte... Se este casal possui aparente anomalia psíquica, isso é executado com forte lógica e credibilidade. A personagem de que mais gostei foi o pau para toda a obra que tratava da quinta do casal, um bom bivã ou bon vivant, que gostava de um bom vinho e de um bom queijo ou petisco, um homem simples com os pés assentes na terra, e que se apercebe que a patroa (a Maria Boneca) ainda é virgem.

Image

Criei um vídeo, com legendas em inglês e português (fui eu que fiz a tradução portuguesa), do referido encarregado da quinta.




Este filme possui uma história bizarra e fascinante que me deixou preso ao filme, atento e curioso em saber o que iria acontecer a seguir. Um trabalho de mestre com grande requinte, e executado com técnica e elegância formidáveis.

O enredo é muito mais rico, detalhado e interessante do que a premissa base que descrevi, vale a pena ver este filme.

Image

A minha classificação: 10/10 - Filme a não perder...

Image
Last edited by JoséMiguel on July 18th, 2018, 9:35 am, edited 3 times in total.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Marie Poupée (1976) - Joël Séria

Post by Samwise »

Penso que as visitas e este tópico aumentariam exponencialmente se fosse perceptível do exterior o conteúdo dos vídeos... :mrgreen:

Ora aqui está uma proposta verdadeiramente diferente.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Marie Poupée (1976) - Joël Séria

Post by JoséMiguel »

Samwise, :lol:

Como curiosidade, este clip disparou no meu canal do You Tube:

Image

Numa semana teve mais visualizações do que os clips que já têm 5 meses.

Não se tratam de pessoas deste fórum, que foi o único local onde partilhei o video, mas sim de visualizações mundiais, pois o You Tube decidiu sugerir este clip ao pessoal, lá com os algoritmos deles.

A natureza humana é uma coisa engraçada... :lol:

Bom, como eu activei a restrição de idades (o video só pode ser visto perante uma conta M/18 do You Tube), espero que não surja nenhuma problema... Achei o filme francamente bom e bastante sério. yes-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Marie Poupée (1976) - Joël Séria

Post by JoséMiguel »

Carreguei agora legendas em português escritas por mim, a partir do ficheiro .srt inglês em bruto, que também sincronizei e carreguei no You Tube,

Este clip principal disparou no meu canal, e já conta com cerca de dez mil visualizações, um número que não é muito normal para os modestos clips que carrego para acompanhar as minhas críticas. :shock:

Apesar do trabalho de sincronizar e traduzir legendas srt com os timmings dos meus excertos no You Tube, lembro-me sempre de quando eu era criança nos anos 80, ver os filmes na RTP traduzidos pelo José Manuel Seabra, um indivíduo que chamava "cara de cú" a tudo o que fosse ofensa norte-americana (felizmente essa expressão não pegou). Esse tipo foi também quem traduziu "I am fine" erradamente como "estou fino", o que causou valentes estragos na minha geração (introduziu um erro na língua portuguesa).

As minhas legendas foram feitas à pressa, e podem conter erros de distracção, mas serão um alívio para os meus conterrâneos cinéfilos, que sofreram décadas à mercê dos tradutores dos anos 80.

Podem ver as legendas, em bom português, que acabei de traduzir no cabeçalho do tópico, é o clip que tem a senhora com as mamas ao léu, na miniatura. :lol: As novidades são só as legendas, Embora eu entenda que o pessoal possa ficar de pé atrás a julgar que este seja um filme erótico, quando na verdade é um excelente trabalho cinematográfico que podia ter sido feito pelo Alfred Hitchcock ou afins... Não lhe dei uma nota de 10/10 por acidente! como?-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Marie Poupée (1976) - Joël Séria

Post by JoséMiguel »

Excerto erótico que carreguei há duas semanas, com legendas CC em inglês:



Como expirou o ban de 6 meses colocado injustamente (sem pés nem cabeça) por algum funcionário anormal/fanático/religioso da Google, resolvi colocar um segmento de uma cena bonita e erótica.

Recordo que este filme alia uma história muito interessante com um enredo de qualidade, ao erotismo. Isto é o oposto do exploitation, porque aqui a história funciona muito bem, por si só, sem qualquer tipo de nudez ou erotismo. No entanto esta cena que carreguei é o tal bónus/acréscimo do factor erótico a uma excelente história bem executada.

Em parte estou a testar os limites da injustiça moral/ética do You Tube, em que banem um excerto meu, de um filme que está disponível na íntegra no You Tube.

Pessoalmente gosto da parte em que a mulher levanta a saia à Maria Boneca, e diz que o cinto de ligas é "à antiga" da "belle époque" francesa, do séc. XIX.

Espero que gostem, pois isto é bom cinema e sou admirador do realizador Joel Seria.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Marie Poupée (1976) - Joël Séria

Post by JoséMiguel »

Recurso contra a Google Portugal em curso

Image

Campo de apelo:

Image

Eu tentei escrever lá que era um crítico de cinema português e que solicitava que o meu recurso fosse analisado por um funcionário da Google Portugal, mas o texto não coube. Este apelo de uma linha é mesmo para gozar na cara dos utilizadores do You Tube, faz-me lembrar aquele método para determinar se uma mulher era bruxa ou não, ao atirá-la de mãos e pés atadas para dentro de um lago, e se a mulher morresse afogada era inocente, caso flutuasse era queimada viva por bruxaria, "presa por ter cão e presa por não ter..."

Não acho graça nenhuma ao You Tube utilizar essas técnicas fascistas religiosas da Inquisição. Grr:-)

Devem estar a gozar comigo...

O filme em França era apenas para maiores de 16 anos (classificação etária francesa de 1975), e quem julga a Google que é para ditar aos povos europeus de Portugal e França, que um cidadão português não possa ver o meu clip de um filme "int. m/16" em França? Voltamos ao Franquismo espanhol e Salazarismo português, ou o quê!? Que javardice e brincadeira vêm a ser estas? Grr:-)
Post Reply