Saúde e Bem Estar - Running

Qualquer assunto que não tenha nenhuma relação com as temáticas abordadas noutras secções do fórum.

Moderator: Rui Santos

Sykor
Novato
Posts: 36
Joined: April 11th, 2011, 11:11 am

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Sykor »

Lorde X wrote:Sykor, quanto tiveres oportunidade, diz como fazes o gel energético caseiro e como o transportas.

Isso é algo que para mim neste momento é premente pois com os treinos longos que estou a fazer e as provas nas quais já me inscrevi, tenho que arranjar uma forma mais económica de me fornecer energia durante as corridas.
Com tempo irei pesquisar outras receitas na net, procurando pelo termo "Homemade energy gel". Aparecem vários sites com receitas, mas ainda não tive tempo de os consultar.
Boas,

Não tenho vindo muito ao forum, por isso este pedido "passou-me ao lado".
A receita que uso tirei deste site: http://www.irunonnutrition.com/2013/04/ ... chia-seed/
O grande problema são as cerejas... Congeladas não encontro aqui na zona. Mas quando testei a receita ainda estava no tempo delas, por isso acabei por comprá-las normalmente, retirei os caroços, e congelei-as assim aos pedaços. Agora já só tenho um punhado delas, e o meu segundo lote de gel no congelador está a finar-se, e nada de cerejas no mercado grr-) :mrgreen:

Quando for novamente tempo delas já sei que preciso de "carregar" na compra para ter para todo o ano. :lol:

Vi várias receitas ao longo de algumas semanas, escolhi 4 por ser relativamente mais simples e acessíveis (tanto em termos de custos, como simplicidade da receita e facilidade em encontrar ingredientes). De todas, esta das cerejas foi se apresentou mais agradável a consumir durante o treino. Apesar de ter o meu estômago ter levado alguns treinos a habituar-se à ingestão da mistura a meio do esforço.

Se a experimentares, não faças como eu no primeiro lote: triturei o sumo com as cerejas, e depois de adicionar as sementes de chia misturei tudo no copo na mesma... Ficou menos gelatinoso do que o esperado. Trituras o sumo com as cerejas no copo misturador, mas depois passas tudo para uma taça e terminas o resto da receita manualmente.

Quando à conservação, a ideia que dão no site foi a que acabei por usar: saquitos plásticos com fecho rápido - uma colher e pouco de sopa para dentro de cada saco, tiras o máximo de ar possível, fechas e metes dentro de uma caixa que possas levar ao congelador (só para os sacos congelarem direitos). Depois de congelados, podes tirar da caixa e por num saco, que aguentam-se bem meses a fio. Pelo menos nunca tive nenhum problema gástrico até agora...
Para consumir durante o treino rasgo um cantinho com os dentes, e sugar aquilo tudo. Depois guardo na mão até encontrar um caixote do lixo. Temos que ser ecológicos :roll:

O preço das sementes assusta um bocadito, mas aqueles 150g dão-te para várias doses da receita. Como disse, já diz dois lotes (com o dobro das quantidades se não estou em erro), e ainda tenho lá para outro tanto provavelmente.

PS.- E sim, o preço do gel energético comercial é proibitivo. Admito que me soube lindamente e funcionou na meia de Lisboa em outubro, mas como só tive que as tirar das mesas no abastecimento, não me doeu ao bolso, pq a comprar não compensa.
Já as barras, faço umas de muesli, mas mais para snack do dia-a-dia. Para os treinos as do continente por 1 euro e pouco 6, compensam perfeitamente.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Sykor wrote: Não tenho vindo muito ao forum, por isso este pedido "passou-me ao lado".
A receita que uso tirei deste site: http://www.irunonnutrition.com/2013/04/ ... chia-seed/
Boas Sykor! Parece-me saboroso, mas não terá um sabor algo intenso?
Pergunto isso pois o gel energético que uso, o tal do mel+melaço+geleia de arroz+sumo de limão+café é muito forte e deixa um sabor algo desagradável na boca. Logo de seguida tenho que beber alguma água...

Mas o que noto pelo menos no consumo do gel que uso, é que perco sempre algum tempo não só com a sua ingestão, mas também porque fico ofegante por ter que alterar o ritmo da respiração, enquanto bebo o gel...

De qualquer forma, noto um incremento bem grande de energia, o qual durará uns 10 a 15m, por isso acaba por compensar...

E entretanto, tens ido a mais provas?

Eu tenho andado a fazer uma série de exercícios para ganhar força, na esperança que os meus tempos melhorem... Séries rápidas, corridas em ruas a subir, subidas de degraus... Não vou participar em provas tão cedo pois quero dar tempo para os treinos terem resultados... Estou esperançoso... a ver vamos... :mrgreen:
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Post Reply