Filmes sobre Viagens no Tempo

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by Lorde X »

Image

http://www.imdb.com/title/tt1231587/?ref_=fn_al_tt_7

Trailer:
Vi-o sem grandes expectativas pois quanto a comédias costumo gostar é das inglesas. Este filme à medida que vai decorrendo e vamos conhecendo melhor os personagens, acaba por nos envolver bastante e, pelo menos a mim, a fazer rir a bom rir!

Claro que a comédia é o genero cinematográfico mais subjectivo que há. Pode haver muita qualidade em todos os parâmetros, excelentes interpretações, um enredo muito trabalhado e acabar por não despoletar a gargalhada nem sequer o sorriso em nós...
Não foi o que sucedeu neste caso.... Personagens muito carismáticas, bem interpretadas e um enredo com muitas referências aos anos 80 já que a viagem no tempo é para essa época (de certeza, quem já tiver passado dos 40, vai reconhecer e achar piada) e um piscar de olhos a vários filmes, os quais desconstroi com graça, em especial ao "Back to the Future"! Acaba por ser um "Back to the Future" ao avesso, o que se torna mesmo engraçado.

E no final acaba em beleza, com um atar bem concebido de várias pontas do enredo, o que nos deixa a sensação de um tempo bem passado e a vontade de o rever no futuro!

Existe edição em dvd nacional. Cá está editado com o nome de "Jacuzzi - o Desastre do Tempo". Desconheço se alguma ed. Bluray terá leg. em português.

Recomendado para fãs de FC, de viagens no tempo e de comédias à americana (por vezes a resvalar para pormenores algo picantes, mas sem cair na brejeirice).
7/10!

JoséMiguel, já que também aprecias bastante filmes sobre viagens no tempo, conheces este, ?

Algumas Screen Captures:

Image

Image

Image

Image
Last edited by Lorde X on December 19th, 2014, 11:53 pm, edited 2 times in total.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Hot Tub Time Machine (2010) - Steve Pink

Post by THX »

Já o vi na TV e também me agradou bastante.
Adorei a parte quando o grupo de amigos se apercebem que estão nos anos 80.
Também achei o fim porreiro, mas concordo com a nota que tem no IMDb.

Pelos vistos vem aí a sequela, mas desta vez sem o John Cusack :
http://www.imdb.com/title/tt2637294/?ref_=nv_sr_1
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Hot Tub Time Machine (2010) - Steve Pink

Post by JoséMiguel »

Lorde X, não era preciso fazeres a pergunta dirigida a mim, que eu já tinha visto o teu post no "último filme que viram" e vim a procura do tópico para comentar.

Vi este filme sim, e gostei. Estranhamente gosto de todos os filmes acerca de viagens no tempo que vi, e tento ver todos os que existem (não vi um ou outro mais recentes). Mas quem não se interessa pelo tema das viagens no tempo, poderá considerar o filme idiota e banal, e eu terei de lhes dar razão. Isto acaba por ser um guilty pleasure. :wink: (apesar de bem feito e bem conseguido dentro do banal)

Para ti, aconselho o filme sul-coreano feito na mesma altura, acerca de uns alunos do secundário, que é muito parecido com este, mas com mais maturidade e muitíssimo mais interessante. O único senão é mesmo eu não me lembrar do título! :oops: Mas com uma pesquisa por south korean time travel film, deves chegar lá.

Já agora, o meu primeiro contacto com o cinema soviético, foi quando estava a ler a listagem de filmes e séries de viagens no tempo no wikipédia e vi lá uma coisa russa que coloquei no motor de pesquisa do Google, e apareceu-me isto:



(Toda a gente deve ver este trailer até ao fim, nem que seja para observar efeitos especiais insólitos de um mundo de cinema isolado de Hollywood)

Acho que já tinha contado essa histórica no tópico do cinema de leste. Mas basicamente eu conheci o cinema soviético porque gosto do tema de viagens no tempo, e não por nenhum motivo político, porque eu não gosto de política. :lol:

Mas atenção que o assunto das viagens do tempo também pode ser retratado no cinema de modo a exigir grande esforço, atenção e concentração do espectador, como no filme espanhol "Los Cronocrímenes", e nesse caso o entretenimento do filme é a outro nível, como quem joga xadrez ou faz palavras cruzadas. Acaba por depender do estado de espírito que a pessoa tem na altura...mas ambas as abordagens são necessárias. :-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Hot Tub Time Machine (2010) - Steve Pink

Post by JoséMiguel »

Já agora uma palestra engraçada do Professor Michiu Kaku, em que ele conta uma história de paradoxos de viagens no tempo:

https://www.youtube.com/watch?v=219YybX ... age#t=2418

Se o link com índice temporal não funcionar, saltem o vídeo para o tempo 0h40m18s.

Apenas conheço dois casos no cinema com um enredo poderoso e sério de viagens no tempo, semelhante ao que os cientistas discutem:

O filme espanhol "Timecrimes"/"Cronocrímenes" e a curta-metragem gratuita que mostrei no tópico das curtas-metragens, que irei copiar para aqui, com filme incluído e tudo:

"Stealing Time" (2011)

Este foi o que gostei mais de ver* (* estava a referir-me ao conjunto de short films que vi nessa semana), adoro o tema das viagens no tempo. Aqui o cientista volta uns minutos atrás no tempo, e quando chega ao laboratório, vê-se a ele próprio morto no chão com um tiro. O colega dele diz que que surgiram duas versões dele e uma delas matou a outra... :o :lol: :twisted: Um puzzle de lógica.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Hot Tub Time Machine (2010) - Steve Pink

Post by Lorde X »

JoséMiguel wrote: Vi este filme sim, e gostei. Estranhamente gosto de todos os filmes acerca de viagens no tempo que vi, e tento ver todos os que existem (não vi um ou outro mais recentes). Mas quem não se interessa pelo tema das viagens no tempo, poderá considerar o filme idiota e banal, e eu terei de lhes dar razão. Isto acaba por ser um guilty pleasure. :wink: (apesar de bem feito e bem conseguido dentro do banal)
Sim concordo inteiramente contigo. É um autêntico guilty pleasure! Muitas vezes descamba para um humor um pouco brejeiro, mas por outro lado tem algumas cenas bem conseguidas (a do indivíduo sem braço é para mim das mais hilariantes) e depois tem aquelas referências todas dos anos 80 que só quem neles viveu é que provavelmente vai achar piada e se deliciar com isso...
E como também sou fã de filmes sobre viagens no tempo como tu...
JoséMiguel wrote: Para ti, aconselho o filme sul-coreano feito na mesma altura, acerca de uns alunos do secundário, que é muito parecido com este, mas com mais maturidade e muitíssimo mais interessante. O único senão é mesmo eu não me lembrar do título! :oops: Mas com uma pesquisa por south korean time travel film, deves chegar lá.
Fiquei curioso e vou procurar! salut-)
JoséMiguel wrote: Mas atenção que o assunto das viagens do tempo também pode ser retratado no cinema de modo a exigir grande esforço, atenção e concentração do espectador, como no filme espanhol "Los Cronocrímenes", e nesse caso o entretenimento do filme é a outro nível, como quem joga xadrez ou faz palavras cruzadas. Acaba por depender do estado de espírito que a pessoa tem na altura...mas ambas as abordagens são necessárias. :-)
Agora tocaste num dos meus filmes preferidos sobre viagens no tempo. Adorei o Cronocrimenes! yes-)
Este filme tem aquilo que para mim é mais interessante neste subgênero de filmes, que são os paradoxos temporais a encaixarem-se de uma forma tão complexa que temos de manter uma grande concentração para não perdermos o fio à meada de todas as linhas temporais.

Mas engraçado que parece que adivinhaste o meu pensamento. :wink: Antes de abrir este tópico, estive indeciso em abrir um sobre filmes de viagens no tempo, pois pesquisei e não encontrei nenhum. Achei que este filme poderia ser um bom ponto de partida para este tema.
O teu post acabou por me convencer que um tópico desse gênero é mesmo necessário e que assim podemos descobrir muitas pérolas que andam por aí escondidas. Posto isto, alterei o título do tópico.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Gaspar Garção
Especialista
Especialista
Posts: 1234
Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
Location: Portalegre

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by Gaspar Garção »

Dos filmes mais recentes osbre viagens no tempo, gostei do Primer, vencedor do Sundance, realizado pelo Shane Carruth, o mesmo do Upstream Colour, mas é uma "mind fuck" completa!!

O Safety not Garanteed é um filme de viagens no tempo um pouco sui generis, mas vale muito a pena, pela forma como as personagens são retratadas, e até a própria questão de se as viagens no tempo existem ou não, se é um fenómeno psicológico ou "De Loreânico"...

O Cronocrimes de facto é um filme brilhante, daqueles a ver e rever por muitos anos, sem paradoxos muito intelectuais de dar cabo da cabeça ao mais "nerd", como por exemplo fez recentemente o Predestination.
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by JoséMiguel »

O filme asiático afinal não é sul-coreano, enganei-me! É japonês:

"Summer Time Machine Blues" - 2005

Informação sobre este e outros filmes de viagens no tempo asiáticos: http://www.psycho-drama.com/index.php/h ... vel-movies
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by JoséMiguel »

A série The Outer Limits de 1995-2002, tem vários episódios de 45 minutos sobre viagens no tempo. Cada episódio é uma história diferente com actores diferentes, e alguns dos episódios arrasam muitos filmes.

O espisódio mais dramático envolve o extermínio de judeus, e o Kommandant do campo de concentração mata a versão velha dele próprio, julgando que era um judeu:


Existe também um episódio semelhante ao cronocrímenes, mas não está tão bem conseguido, se entretanto alguém quiser, posso ir ver qual é o título.

Ainda um outro episódio interessante, com violência psicológica, é sobre uma mulher cientista, violada em criança, que inventa a máquina do tempo, e utiliza-a para matar a sangue frio todos os homens com cadastro de violação, quando eram novos. A polícia suspeita dela, mas como os homicídios foram cometidos antes dela nascer, não a podem acusar.

Uma boa série televisiva. yes-)
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by Lorde X »

JoséMiguel wrote:O filme asiático afinal não é sul-coreano, enganei-me! É japonês:

"Summer Time Machine Blues" - 2005

Informação sobre este e outros filmes de viagens no tempo asiáticos: http://www.psycho-drama.com/index.php/h ... vel-movies
Fiquei muito curioso sobre essas 5 sugestões. Mas estive à procura na net e muitos não têm edição em dvd e nem aparecem, completos, no youtube. Os que encontrei já coloquei na minha WL de compras! yes-)
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by JoséMiguel »

Existe um filme checoslovaco de 1977, muitíssimo interessante, original e bem conseguido, acerca de um oficial da Alemanha Nazi que iludiu a captura pelos aliados e exército vermelho, e que volta atrás no tempo ao ínicio da 2ª Guerra Mundial, para entregar ao Adolf Hitler projectos e esquemas da bomba nuclear e tecnologias afins.

Esta premissa é tratada de forma interessante, como podem ver no seguinte video, em que o oficial que viajou no tempo liga o seu tablet ou iPhone do futuro, dentro do posto de comando do Hitler, e o dispositivo projecta filmes da Alemanha a perder a guerra, ao som de um tango dramático bem escolhido:



O filme até é do género comédia, e provavelmente foi feito a pensar em jovens, mas repararam que no fim do clip aparecem filmagens reais do cadáver do Goering, após o seu suicídio durante os julgamentos de Nuremberga? Existe aqui uma certa seriedade e maturidade.

O título do filme é complicado, mas em inglês informal será "Tomorrow I'll Wake Up and Scald Myself with Tea". Eu já tinha criado um tópico do filme aqui no DVD Mania: :-)))

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=47002

Este filme foi uma sugestão do Paul, que penso que morreu há dois anos atrás, ele era um inglês fã do cinema de leste e ele próprio criava fichas técnicas no IMDB e fazia legendas inglesas. Podem ver no seu blog que ele fala que o filme foi transmitido pela BBC nos anos 80 e foi um grande sucesso, vou refrear a minha opinião sobre a RTP e não digo nada para não me chatear. Grr:-)

http://kosmikino.blogspot.co.uk/

Embora o blog dele ainda esteja funcional, a sua conta do you tube (onde ele estava sempre atento aos copyrights e apenas colocava filmes de leste que não estavam à venda em DVD, com legendas feitas por ele) foi encerrada. Continuam a existir versões do filme no You Tube carregadas por pessoal da República Checa, mas a única versão com legendas era a do Paul (foi ele que as fez). o-(

Não creio que este seja um daqueles poucos e raros filmes prestigiados de Leste que a editora portuguesa Midas Filmes distribua em Portugal... Se calhar será difícil comprar/ver este filme... oh-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by JoséMiguel »

Um filme de que não gostei

Image

:doubt: :| evil-)

Existe um filme checoslovaco de viagens no tempo de que não gostei. mau-) teimoso-)

Para mim é péssimo, mas é da onda do humor do Woody Allen, que já sei que existe malta que acha graça aos filmes dele (eu apenas gosto do rosa púrpura do cairo).

O filme de 1970 chama-se "Zabil jsem Einsteina, panove" e em inglês "I Killed Einstein, Gentlemen". Até pode parecer inteligente a reconstituição histórica do Einstein adulto, quando vivia ainda na europa, a ser contactado por viajantes do tempo do futuro, mas não quando o argumento é escrito por um fan-boy do Woody Allen.

Quando eu tinha 11 anos, a seguir à escola fui à casa de um colega que tinha um gravador VHS e um Sinclair ZX Spectrum 48k. Ele estava na dúvida se haveria de por uma cassete no video ou um jogo de spectrum (também era cassete). Ele meteu um filme do woody allen com um gajo vestido de banana no futuro, e eu passei-me com ele, e comecei a gozar a dizer que aquilo era filme para bebés e putos de 5 anos, e disse a ele para ligar o spectrum para a gente jogar.

Portanto, eu já aos 11 anos de idade não suportava macacadas e palhaçadas do género do Woody Allen. :-)))

Gostava de ficção científica e delirava com viagens no tempo já com 7 e 8 anos de idade, mas não com gajos vestidos de banana. :wink: Não digo isto com o intuito de postular que existe algo de errado em gostar do Woody Allen, porque dentro da comédia não existem regras e cada um gosta do que gosta, eu por exemplo acho graça ao Mr. Bean, e o Rui Sousa vai-me dar uma tareia (ele gosta do Woody Allen). nails-)

Isto tudo para explicar que o "I Killed Einstein, Gentlemen" não é um filme sério de viagens no tempo, e antes pelo contrário até insulta o género, ora vejam a sinopse:
This futuristic science fiction comedy features an atomic bomb blast that causes women to grow beards and lose the ability to have children. A summit meeting is held at the United Nations, with the proposed solution of building a time machine. The decision is made to travel back in time and murder Einstein, with the hopeful result being that without the noted mathematician's research there will be no atomic bombs.
Esta premissa é a não-inteligência personificada.

Excerto com uma mulher barbuda nua no futuro:



http://www.imdb.com/title/tt0065235/

Absolutamente não recomendado, excepto para fãs do humor do Woody Allen. mau-) :wink: :-D

Observação: Escrevi este comentário meio na brincadeira. :wink: Obviamente há muito pessoal que gosta deste filme, que acredito que seja bom do ponto de vista humorístico para algumas pessoas (eu não achei nenhuma graça). Mas enquanto filme de viagens no tempo, não é sério.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by JoséMiguel »

Estive a rever ontem pelo factor nostalgia e/ou guilty pleasure estes dois filmes infanto-juvenis, da minha adolescência:

Image
https://en.wikipedia.org/wiki/Bill_%26_ ... _Adventure

Image
https://en.wikipedia.org/wiki/Bill_%26_ ... us_Journey

O segundo é mais interessante, porque além das viagens no tempo, os putos morrem e vão para o inferno.



São filmes imbecis, mas com bastante criatividade e qualidade técnica. O objectivo era mesmo agradar aos adolescentes que estão naquela fase parva do "quanto mais idiota melhor".

Depois de ter dito mal da estupidez/comédia daquele filme checoslovaco do Einstein e do filme do Woody Allen, em que ele viaja para o futuro, é a vez de eu mostrar filmes estúpidos de que gosto. :oops:
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by Thanatos »

Time bandits do Terry Gilliam, 12 Monkeys também dele. Frequency de Hoblit e claro as duas versões de Time Machine baseadas na novela de Wells.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by JoséMiguel »

Thanatos wrote:Time bandits do Terry Gilliam, 12 Monkeys também dele. Frequency de Hoblit e claro as duas versões de Time Machine baseadas na novela de Wells.
Comentário com video-resposta no meu canal do you tube, não criei os videos apenas para aqui, mas porque também gostarei de ler os comentários estrangeiros que farão por lá. :-D

Ainda que probrezinhas no aspecto cinematográfico, pessoalmente prefiro as abordagens televisivas às premissas dos filmes "Twelve Monkeys" e "Frequency".

No caso dos doze macacos, a versão televisiva surge já depois do filme, em 2001 com a série que já referi "The Outer Limits", e para mim é melhor que o filme por ter um argumento mais rico e em metade do tempo.

Aqui é enviado um soldado do futuro para assassinar o paciente zero, uma médica que entra em contaco com três estirpes inofensivas isoladamente, mas quando combinadas criam o vírus que leva à extinção da humanidade. O soldado não é moralmente capaz de a assassinar e em vez disso, tenta impedir a epidemia assassinando as outras pessoas infectadas, antes de a infectarem.

Na nova linha temporal, a médica deixa de ser o paciente zero, mas o desgraçado do soldado torna-se ele próprio o paciente zero, e vem outro soldado do futuro a dizer que ele terá de morrer.



A nível de argumento, gosto muito desta abordagem mais séria, reflectiva, com dilemas morais do que que a abordagem de mistério/suspence do filme dos doze macacos.


No caso do filme "Frequency", aqui a adaptação televisiva é anterior e foi feita em 1981 na série Darkroom. Um homem cujo pai morreu na 2ª guerra, num navio afundado por um submarino alemão, constrói um radio que sintoniza o ano de 1942, e ele telegrafa para o passado avisando o navio para mudar de rota. Na nova linha temporal, o pai dele está vivo mas os Estados Unidos estão sob ocupação da Alemanha Nazi.

A história é curta e não existe desenvolvimento como no filme "A Experiência de Filadélfia 2", mas pelo menos vai directa ao assunto e o tema dos EUA Unidos perderem a guerra é mais giro do que a onda policial/thriller do "Frequency":



Notas:

a) Coloquei links wikipedia e informação nas descrição dos videos do You Tube.
b) O meu texto contém spoilers dos episódios, mas ao fazer spoiler a um episódio, dou a conhecer as séries, com muitos outros episódios.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre Viagens no Tempo

Post by JoséMiguel »

Insidious: Chapter 2

Image

Fichas técnicas no DVD Mania:

Insidious: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php ... 9&p=547270
Insidious: Chapter 2: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php ... 0&p=589803

Este segundo capítulo é um filme de viagens no tempo, com a mesma estrutura do Regresso ao Futuro II. Aqui o género não é a ficção científica, mas sim o sobrenatural. O protagonista vai para a dimensão dos fantasmas, e durante o desenrolar do filme ele volta atrás no tempo como fantasma, para vermos acontecimentos anteriores (de ambos os dois filmes) do ponto de vista do futuro.

O argumento é interessante, complicado e parecido com a parte do Regresso ao Futuro II, em que existem dois Martys em 1955, e estamos a ver a cena do baile com um novo ponto de vista.

O 2º filme está interligado com o primeiro e não pode ser visto separadamente. O 1º filme não possui viagens no tempo.

Apesar de ser um filme juvenil com aquela fórmula repetitiva de Hollywood (que eu não suporto), eu aconselho pessoalmente os filmes, que têm de ser visto seguidos num bloco de 3 horas, aos amantes do tema de viagens no tempo. É que essa premissa das viagens no tempo até está bem pensada, e de forma inteligente e interessante. Irão é precisar de muita pachorra para aturar a "fórmula" repetitiva de Hollywood, com os aumentos bruscos de volume para assustar crianças de 6 anos de idade. :-(
Post Reply