Que música ouvem enquanto praticam exercício físico?

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Que música ouvem enquanto praticam exercício físico?

Post by Lorde X »

Gostava de saber quais as vossas sugestões! :wink:

Em primeiro lugar, tenho de dizer que em diversas fases da minha vida, já ouvi intensamente quase todos os gêneros musicais, senão mesmo todos... :mrgreen: Tendo começado na minha infância a ouvir música mais comercial, dentro do Pop / Rock, passei, ainda na adolescência, por uma fase em que só ouvia metal. Mais tarde, muito por culpa do filme Amadeus, passei um ano a descobrir a música clássica. Mais tarde ainda, por influência das danças de salão, durante algum tempo, ouvi muito jazz vocal.

Mas 2 gêneros mantiveram-se sempre no topo das minhas preferências, desde que os descobri. O Rock progressivo e o New Age / World Fusion.
Assim, os Pink Floyd continuam a estar no lugar primeiro das minhas preferências musicais. E continuo avidamente a pesquisar novos albuns de música electrónica, com fortes influências de World Music.

Porém, desde que comecei a praticar exercício físico, que me apercebi que as minhas músicas preferidas não seriam as mais adequadas à sua prática. A música molda decisivamente o nosso estado de espírito e este é muito importante quando se está a realizar uma actividade em esforço muscular.

No meu caso, eu separo, em compartimentos estanques, a música que ouço enquanto corro, da música que ouço enquanto faço musculação.
E tenho pena mas um (rock progressivo) dos 2 gêneros musicais meus preferidos é sistematicamente deixado de fora das minhas selecções. Embora de vez em quando também o ouça enquanto corro.

Para o prática de running, eu preciso de música ritmada, positiva, inspiradora, com sentido épico. Mas que não tenha muitas "arestas" sonoras. Qualquer som mais agressivo torna-se desagradável quando estamos a correr em esforço ou a sentir alguma dor.
Assim, a minha selecção musical está virada principalmente para a New Age, World Fusion, música electrónica espacial, etc
Os artistas que tenho ouvido mais enquanto corro são: Karunesh, Atman, Cybertribe, Medwyn Goodall, Enigma, Era, etc.

Já quando pratico musculação, sinto necessidade de agressividade, força, determinação, raiva... E isso normalmente vou buscar a um gênero oposto àquele que indiquei acima: Metal (Sepultura, Kreator e Metalica)
O que eu sinto é que nessa altura me deixo tentar pelo lado negro da força... :lol:
Mas é engraçado pois só nessa altura é que ouço metal...

Desde que comecei a correr que não faço caminhadas. Mas quando o fazia, o que mais gostava de ouvir era música New Age / World Fusion, mas menos ritmada e sim mais contemplativa.

Vou tentar em breve colocar aqui alguns videos do youtube com alguns exemplos.

E no vosso caso, que músicas, artistas ou estilos preferem ouvir enquanto praticam exercício físico?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Que música ouvem enquanto praticam exercício físico?

Post by Lorde X »

Algumas das músicas que ouço enquanto corro:

Brulé - Buffalo Moon (do Álbum "We the People")
Medwyn Goodall - Free Spirit (do Álbum "Earth Healer II")
Atman - Spirit (do Álbum "Eternal Dance")
Magna Canta - In Excelsiss Deo (do Álbum "Sanctuary):
Cybertribe - Voices (From a Distant Planet) (do Álbum "Sacred Memories of the Future):
Padma Previ - Om Tare Tare (Do Álbum "Goddess Chants)
Lesiem - Fundamentum (do Álbum "Mystic Spirit Voices):
Achillea - Alas del Aguila (do Álbum "Amadas Estrellas"):
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Que música ouvem enquanto praticam exercício físico?

Post by Lorde X »

Mais algumas músicas que gosto de ouvir enquanto corro:

Beautiful World - Evolution (do álbum "In Existence")
Atman - Deseo (do álbum "Traveler")
Atman - The Wide Gate (do álbum "Traveler")
Sacred Spirit - Looking Far North (do álbum "More Chants and Dances of Native Americans")
Raindance - Raindance (do álbum "Raindance")
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Sykor
Novato
Posts: 36
Joined: April 11th, 2011, 11:11 am

Re: Que música ouvem enquanto praticam exercício físico?

Post by Sykor »

A não ser que estejam a falar de correr indoor, numa passadeira, ouvir musica enquanto se corre na rua... mau-)

Por mais que seja positivo para nos abstrairmos do ritmo de corrida, prejudica a percepção do que se passa à nossa volta. Independentemente do lugar é sempre bom não estamos isolados do ambiente. :wink:

E aquela hora, hora e meia na rua é tão boa para pensarmos na vida... :roll: :lol:
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Que música ouvem enquanto praticam exercício físico?

Post by Lorde X »

Sykor wrote:A não ser que estejam a falar de correr indoor, numa passadeira, ouvir musica enquanto se corre na rua... mau-)

Por mais que seja positivo para nos abstrairmos do ritmo de corrida, prejudica a percepção do que se passa à nossa volta. Independentemente do lugar é sempre bom não estamos isolados do ambiente. :wink:

E aquela hora, hora e meia na rua é tão boa para pensarmos na vida... :roll: :lol:
Boas sykor! Concordo contigo que quem corre na rua não deve ouvir música com auscultadores, mas por motivos diferentes. Correr na rua, ao lado dos carros, é bem perigoso. Normalmente corro em ciclovias ou em passeios. E aí já não há perigo. Mas nas férias de Verão estive em zonas do país onde, por falta de opções, fui obrigado a correr em estradas de asfalto sem berma... Aí temos de estar o mais atentos possível.

A música não me afecta a percepção do que se passa à minha volta, nem me impede de pensar "na vida" :wink:
Normalmente, enquanto corro, vou apreciando a paisagem ao meu redor e mentalmente os pensamentos sucedem a um ritmo semelhante ao dos sonhos que temos enquanto dormimos. Se calhar por isso, a limpeza mental que a corrida opera, libertando-nos de muito do stress e preocupações, é semelhante à conseguida com uma boa noite de sono.

Já quanto a correr numa passadeira, nunca me consegui habituar nem sequer gostar, nas poucas vezes que tentei... Serei algo desastrado, mas sempre que tal tentei, a minha preocupação constante, e que me impediu de usufruir minimamente da experiência, foi a de me equilibrar em cima do bicho... :mrgreen:

Mas falaste em correr entre uma hora a hora e meia na rua. Costumas correr? Com que regularidade e que distâncias?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Sykor
Novato
Posts: 36
Joined: April 11th, 2011, 11:11 am

Re: Que música ouvem enquanto praticam exercício físico?

Post by Sykor »

Lorde X wrote: Boas sykor! Concordo contigo que quem corre na rua não deve ouvir música com auscultadores, mas por motivos diferentes. Correr na rua, ao lado dos carros, é bem perigoso. Normalmente corro em ciclovias ou em passeios. E aí já não há perigo. Mas nas férias de Verão estive em zonas do país onde, por falta de opções, fui obrigado a correr em estradas de asfalto sem berma... Aí temos de estar o mais atentos possível.

A música não me afecta a percepção do que se passa à minha volta, nem me impede de pensar "na vida" :wink:

[snip]

Já quanto a correr numa passadeira, nunca me consegui habituar nem sequer gostar, nas poucas vezes que tentei... Serei algo desastrado, mas sempre que tal tentei, a minha preocupação constante, e que me impediu de usufruir minimamente da experiência, foi a de me equilibrar em cima do bicho... :mrgreen:

Mas falaste em correr entre uma hora a hora e meia na rua. Costumas correr? Com que regularidade e que distâncias?
Nunca corri numa passadeira, pela mesma razão que nunca pensei muito a sério em comprar um rolo para a bicicleta. A falta do ar exterior faz-se confusão, acredito que seria a monotonia completa. Aí sim precisava de musica. :roll:

Quanto às distâncias e regularidade, comecei em outubro passado, e dependendo daquilo que pretendo para a altura nunca corro menos de 3x's por semana, mas lá para o período de Março a Maio, é bem provável que retome os 4/5 treinos semanais (mas aí alternando entre treinos de corrida continua e séries).
Nas ultimas semanas como estou ("à pressa") a ganhar ritmo para fazer os 21 da meia de 5 de Outubro, estou na fase de fazer +- 10/15Kms, o que para um gajo bem pesadote como eu, leva o seu tempo a pecorrer :lol:
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Que música ouvem enquanto praticam exercício físico?

Post by Lorde X »

Sykor wrote: Quanto às distâncias e regularidade, comecei em outubro passado, e dependendo daquilo que pretendo para a altura nunca corro menos de 3x's por semana, mas lá para o período de Março a Maio, é bem provável que retome os 4/5 treinos semanais (mas aí alternando entre treinos de corrida continua e séries).
Nas ultimas semanas como estou ("à pressa") a ganhar ritmo para fazer os 21 da meia de 5 de Outubro, estou na fase de fazer +- 10/15Kms, o que para um gajo bem pesadote como eu, leva o seu tempo a pecorrer :lol:
Então boa sorte! yes-) Parece-me que estarás a aplicar-te a fundo e a correr da forma certa.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Simon Says
Novato
Posts: 40
Joined: March 25th, 2010, 3:50 pm

Re: Que música ouvem enquanto praticam exercício físico?

Post by Simon Says »

Para resultados melhores, nada como ouvir a banda sonora dos filmes ROCKY! 8)
Post Reply