Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by Cabeças »

Helldr wrote:É impressionante o número de pessoas, só aqui no fórum, que esse tipo enganou, imagino no resto do país. Nunca tive problemas no OLX, correu sempre tudo bem, mas esse fulano devia pagá-las.
Bom, eu vou só enviar mais um email ao vigarista a dar-lhe o dia de amanhã para me devolver o dinheiro e vou-lhe mostrar que já tenho os elementos todos dele.

Caso não me devolva o dinheiro amanhã, vou mesmo apresentar queixa na quarta-feira.

Este ladrãozito merecia era ir preso, e além de devolver o que roubou às pessoas pagar indemnizações. Faço ideia o que não tem roubado... como são valores pequenos, a maioria das pessoas acha que não vale a pena fazer queixa. Mas desta vez vai ter azar.
Cabeças
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by Cabeças »

Vigarista,

Já descobri também que você também me vigarizou com os filmes "Ace Ventura 1 e 2". Muda o nome, mas o NIB é o mesmo. Deve achar-se muito esperto. Mas desta vez vai ter azar.

Já estou também em contacto com outras pessoas que foram vigarizadas por si. Arranjou boa lenha para se queimar.

Entretanto, já tenho os seus dados todos:

XXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXX

XXXXXXXXX
XXXXXXXX

Aviso-o, se ainda não compreendeu, que eu não sou dos que desistem de apresentar queixa só por os valores serem pequenos.

Dou-lhe o dia de amanhã todo para me devolver os 18,80 que nesta altura me está a dever. Se durante o dia de amanhã este valor não for depositado na minha conta, garanto-lhe que entra na quarta-feira de manhã uma queixa na judiciária.

Pessoas como você são desprezíveis. Metem-me nojo. Você é indigno de viver em sociedade.
Cabeças
Image
Newbie1
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 331
Joined: May 18th, 2003, 10:15 pm
Location: Braga

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by Newbie1 »

Boas, Cabeças,
eu também lhe mandei um email a "ameaçar" com queixa em tribunal cível em conjunto com vários "burlados". E durante o dia de hoje não obtive resposta. Vamos a ver...
Podes mandar-me os dados dele por MP?
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by Cabeças »

A lata do bandalho é realmente grande.
OK, siga para a polícia.

--------------------------------

Victor Fernandes

22:00 (Há 2 minutos)

para mim
Se isso te faz feliz continua.

Date: Mon, 26 May 2014 20:12:13 +0100
Victor Fernandes

22:01 (há 0 minutos)

para mim
Esse tipo de comentários são completamente desapropriados.
Ninguém o obriga a comprar nada se não quiser.


para Victor
Já toda a gente sabe quem você é.

Vai ser apresentada uma queixa na Judiciária e você ainda parece que acha piada. Você deve ser realmente imbecil.

Acabou a comunicação consigo da minha parte. Em breve vai ser notificado. Veremos se depois continua a achar piada.
Cabeças
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by Rui Santos »

A grande vantagem destas denúncias é o google poder apanhar as mesmas.

A esse propósito e seria uma discussão bem interessante... e relacionada com o assunto recomendo a leitura do artigo.
http://expresso.sapo.pt/tribunal-europe ... et=f869944

Detesto o Olx e a sua falta de feedback, gostava do miau, e gosto do coisas... por terem feedback. Mas compro por lá pouca coisa... pois infelizmente acho que muitas vezes isto é um País de Chicos Espertos.
Para compras de usados... normalmente ebay... com paypall. Funciona bem melhor.
Desculpem o meu negativismo
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by Cabeças »

Caros,

Estou a formalizar a queixa-crime dirigida ao Ministério da Administração Interna, ao abrigo do artº 217 do Código Civil. O indivíduo vai ser chamado a prestar declarações. Vamos a ver se depois de ser notificado continua a achar graça à situação.

Os que também foram lesados e quiserem contribuir para acabar com a festa deste bandalho, façam-me por favor chegar por pm os vossos elementos. Não vão ser testemunhas do meu caso porque não o testemunharam, mas informando as autoridades sobre algumas pessoas que possam, caso seja necessário, testemunhar que também foram lesados pelo mesmo individuo, o caso ganhará ainda mais força.

O crime por burla é punível. Aliás até a própria tentativa apenas o é. E também vou pedir indemnização.

-----------------------------------------

Código Penal

LIVRO II - Parte especial

TÍTULO II - Dos crimes contra o património

CAPÍTULO III - Dos crimes contra o património em geral

----------------------------------------

Artigo 217.º - Burla

1 - Quem, com intenção de obter para si ou para terceiro enriquecimento ilegítimo, por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente provocou, determinar outrem à prática de actos que lhe causem, ou causem a outra pessoa, prejuízo patrimonial é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.
2 - A tentativa é punível.
3 - O procedimento criminal depende de queixa.
4 - É correspondentemente aplicável o disposto nos artigos 206.º e 207.º
Cabeças
Image
Newbie1
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 331
Joined: May 18th, 2003, 10:15 pm
Location: Braga

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by Newbie1 »

O tipo respondeu ao meu email:

dele para mim:
Faça como quiser. Se isso o faz feliz. Ninguém o obriga a comprar dvds se não quiser.

Passar bem.

Meu para ele:
No dia 25 de Maio de 2014 às 19:48,

Pois... já vi que tem burlado mais gente. Inclusivé já é "famoso" em certos foruns.
Ainda bem que me enviou duas vezes o filme (deve ter realmente pensado que o primeiro não me tinha chegado âs mãos). Assim fiquei aqui com duas cópias. Se alega que vende cópias, não deveria ter dificuldade em devolver o dinheiro - se foi um caso de mal entendido.

A propósito, já temos a sua morada completa, nome, NIF, obtidos através do seu NIB (conseguimos através do banco BPI). Esta semana segue queixa conjunta (dos vários que burlou) para o tribunal cível. E desempregado ou não, todas os custos inerentes lhe serão imputados e as consequências daí resultantes.

Devia de ter vergonha.

Também o ameacei com tribunal. Vejamos...
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by Evil_Djinn »

Caro João,

Como já referi também já fui vitima de uma burla e conheço bem a sensação de sermos vitimas de um embuste, bem como aquela "sede" de repor a justiça.

No meu caso, acabei por nada fazer, mas que isto não sirva de desencorajamento para ninguém, acho muito bem o que estás a fazer e fico na expectativa de saber o resultado.
Talvez um dos problemas deste tipo de burlas sejam os valores de pequena quantia que acabam por dissuadir as lesados de activarem os mecanismos legais, bem como o processo burocrático que deles advém.

No entanto após ter sido vitima dessas "ratoeiras" acabei por implementar regras de segurança para compras nestes locais online:

1- Sempre que possível fazer negócios em mão.

2- Na impossibilidade de fazer o negocio em mão, exigir o envio à cobrança.

3- Nunca pagar em dinheiro.

4- O envio à cobrança é o único meio que eu conheço que garante alguma segurança para o comprador, quando recebem a encomenda vocês são obrigados a pagar para receber a encomenda, mas se o fizerem por cheque os burlões não terão acesso ao vosso dinheiro no imediato o que vos dá tempo para cancelarem o cheque em caso de vigarice, poderá haver custos para cancelarem o cheque que pode variar de Banco para Banco, mas neste ponto o que é que vocês preferem, o dinheiro nas mãos do vigarista ou cancelarem um cheque?

Dá-lhe Cabeças, arruma com o bandalho.

Abraço
Helldr
Fanático
Fanático
Posts: 520
Joined: July 24th, 2012, 8:24 am

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by Helldr »

Acho que o OLX devia ser informado novamente de toda esta triste história.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by Cabeças »

Helldr wrote:Acho que o OLX devia ser informado novamente de toda esta triste história.
Já foi, tiram apenas os anúncios do indivíduo. Mas também que mais podiam fazer? Restringi-lo, claro, mas ele depois coloca anúncios com outro nome qualquer.

Isto é mesmo um caso de polícia. É gente sem carácter, mal-formada. indigna de viver em sociedade. É aliás o único modo de proceder com estes bandalhos.
Cabeças
Image
User avatar
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 446
Joined: November 15th, 2005, 6:12 pm
Location: Nazaré, Portugal

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by hsintra »

Cabeças wrote:Caros,

Estou a formalizar a queixa-crime dirigida ao Ministério da Administração Interna, ao abrigo do artº 217 do Código Civil. O indivíduo vai ser chamado a prestar declarações. Vamos a ver se depois de ser notificado continua a achar graça à situação.

Os que também foram lesados e quiserem contribuir para acabar com a festa deste bandalho, façam-me por favor chegar por pm os vossos elementos. Não vão ser testemunhas do meu caso porque não o testemunharam, mas informando as autoridades sobre algumas pessoas que possam, caso seja necessário, testemunhar que também foram lesados pelo mesmo individuo, o caso ganhará ainda mais força.

O crime por burla é punível. Aliás até a própria tentativa apenas o é. E também vou pedir indemnização.

-----------------------------------------

Código Penal

LIVRO II - Parte especial

TÍTULO II - Dos crimes contra o património

CAPÍTULO III - Dos crimes contra o património em geral

----------------------------------------

Artigo 217.º - Burla

1 - Quem, com intenção de obter para si ou para terceiro enriquecimento ilegítimo, por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente provocou, determinar outrem à prática de actos que lhe causem, ou causem a outra pessoa, prejuízo patrimonial é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.
2 - A tentativa é punível.
3 - O procedimento criminal depende de queixa.
4 - É correspondentemente aplicável o disposto nos artigos 206.º e 207.º

Vou acrescentar só umas coisas quanto à formalização da queixa:

A queixa deve ser apresentada junto da PSP ou GNR do local onde ocorreram os factos ou na morada de residência do lesado.
Em alternativa a queixa pode ser apresentada junto do Ministério Público (junto do Tribunal) do local onde ocorreram os factos ou morada de residência do lesado.

Tanto a PSP como a GNR são obrigados a aceitar a queixa e depois remetê-la aos serviços do Ministério Público competentes...eles muitas vezes começam com uma lenga-lenga que se tem que pagar custas, que não compensa, que a pessoa não tem razão...mas isso é só para dissuadir as pessoas a apresentar queixa (pois, significa mais trabalho para eles). No entanto, até recomendo que a queixa seja apresentada directamente no Minstério Público, até porque é mais rápido e mais seguro (a PSP e GNR "perde" muitas vezes o processo).

Este tipo de vigarice é um crime de burla, além de ser um crime de pirataria...pode-se ir pelas duas vertentes. Tanto um como o outro seguem no Tribunal PENAL (nunca no cível), embora em muitas localidades, nas mais pequenas, é tudo no mesmo Tribunal.

Se a queixa for apresentada na GNR ou PSP, é feita de forma verbal, e são eles que apontam os dados todos. Se for no Ministério Público, terá que ser feita por escrito, e dirigida ao procurador do Ministério Público. É possível ir lá falar com ele antes para ele (Procurador) dar a opinião acerca do assunto.

O que dá menos trabalho é mesmo ir apresentar a queixa à PSP ou GNR, e eventualmente (coisa que muita gente se esquece), denunciar a situação junto da ASAE ou da Sociedade Portuguesa de Autores (isto quanto à parte da pirataria), eles próprios iniciam as diloigências para apresentar as queixas (nem sempre).

Tribunal Cível, Ministério da Administração Interna, e outros afins, não são entidades competentes para receber a queixa...e a não ser que encaminhem para as entidades competentes, ou a queixa é recusada, ou fica por lá perdida á espera que alguém a reencaminhe.

Atenção que o direito a apresentar queixa prescreve ao fim de 6 meses. Durante o mesmo período podem desistir da queixa e a mesma fica arquivada como se nunca tivesse existido.

Espero ter ajudado mais um pouco...fui advogado durante cerca de 8 anos, antes de arrumar a toga de vez e enveredar por outros caminhos.
Helldr
Fanático
Fanático
Posts: 520
Joined: July 24th, 2012, 8:24 am

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by Helldr »

Cabeças wrote:
Helldr wrote:Acho que o OLX devia ser informado novamente de toda esta triste história.
Já foi, tiram apenas os anúncios do indivíduo. Mas também que mais podiam fazer? Restringi-lo, claro, mas ele depois coloca anúncios com outro nome qualquer.

Isto é mesmo um caso de polícia. É gente sem carácter, mal-formada. indigna de viver em sociedade. É aliás o único modo de proceder com estes bandalhos.
Não entendo, o tipo muda de nome e o OLX não se apercebe que o NIB é sempre o mesmo? Pode sempre dar outros NIBs mas tinha que passar a vida a abrir contas!
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by Cabeças »

hsintra wrote:

Vou acrescentar só umas coisas quanto à formalização da queixa:

A queixa deve ser apresentada junto da PSP ou GNR do local onde ocorreram os factos ou na morada de residência do lesado.
Em alternativa a queixa pode ser apresentada junto do Ministério Público (junto do Tribunal) do local onde ocorreram os factos ou morada de residência do lesado.

Tanto a PSP como a GNR são obrigados a aceitar a queixa e depois remetê-la aos serviços do Ministério Público competentes...eles muitas vezes começam com uma lenga-lenga que se tem que pagar custas, que não compensa, que a pessoa não tem razão...mas isso é só para dissuadir as pessoas a apresentar queixa (pois, significa mais trabalho para eles). No entanto, até recomendo que a queixa seja apresentada directamente no Minstério Público, até porque é mais rápido e mais seguro (a PSP e GNR "perde" muitas vezes o processo).

Este tipo de vigarice é um crime de burla, além de ser um crime de pirataria...pode-se ir pelas duas vertentes. Tanto um como o outro seguem no Tribunal PENAL (nunca no cível), embora em muitas localidades, nas mais pequenas, é tudo no mesmo Tribunal.

Se a queixa for apresentada na GNR ou PSP, é feita de forma verbal, e são eles que apontam os dados todos. Se for no Ministério Público, terá que ser feita por escrito, e dirigida ao procurador do Ministério Público. É possível ir lá falar com ele antes para ele (Procurador) dar a opinião acerca do assunto.

O que dá menos trabalho é mesmo ir apresentar a queixa à PSP ou GNR, e eventualmente (coisa que muita gente se esquece), denunciar a situação junto da ASAE ou da Sociedade Portuguesa de Autores (isto quanto à parte da pirataria), eles próprios iniciam as diloigências para apresentar as queixas (nem sempre).

Tribunal Cível, Ministério da Administração Interna, e outros afins, não são entidades competentes para receber a queixa...e a não ser que encaminhem para as entidades competentes, ou a queixa é recusada, ou fica por lá perdida á espera que alguém a reencaminhe.

Atenção que o direito a apresentar queixa prescreve ao fim de 6 meses. Durante o mesmo período podem desistir da queixa e a mesma fica arquivada como se nunca tivesse existido.

Espero ter ajudado mais um pouco...fui advogado durante cerca de 8 anos, antes de arrumar a toga de vez e enveredar por outros caminhos.
Viva,

Grato pela informação que deste. Realmente não me apetece ir ouvir agentes dizer que não vale a pena fazer a queixa e por outro lado penso que possivelmente até estruturo melhor a informação.

Tinha pensado efectuar a queixa através do formulário a Administração Interna, mas pelo que referiste, talvez seja melhor mesmo apresentá-la no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, que segundo penso é a entidade do Ministério Público que recebe este tipo de queixas.
Cabeças
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by Cabeças »

Follow-up:

Já entrei em contacto com o Departamento Central de Investigação e Acção Penal, da Procuradoria Geral da República, que tem apoio específico para as queixas por burla electrónica.

A queixa vai ser formalizada, com emails trocados, html gravados, etc.

Se alguém quiser participar e fornecer-me nome, morada e contacto telefónico para eu colocar na informação como eventual testemunha que o indíviduo também já burlou, isso ajudará a dar mais força ao caso e a dar a este vigarista o que ele merece. Enviem-me por pm, sff.
Cabeças
Image
User avatar
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 446
Joined: November 15th, 2005, 6:12 pm
Location: Nazaré, Portugal

Re: Burla no OLX - tenham cuidado com este NIB

Post by hsintra »

Cabeças wrote:Tinha pensado efectuar a queixa através do formulário a Administração Interna, mas pelo que referiste, talvez seja melhor mesmo apresentá-la no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, que segundo penso é a entidade do Ministério Público que recebe este tipo de queixas.
Desconheço como funciona a queixa através do formulário da Administração Interna, mas penso que não será o caminho mais certo ou viável. De todo o modo, o que sugiro é mesmo fazer a queixa para o DCIAP (é uma das entidades do Ministério Público...a que dirige a fase da investigação) e em simultâneo (se é só preencher um formulário) para a Administração Interna (mal não há-de fazer...na pior das hipóteses ou é rejetada ou fica lá quietinha paradinha).

Até agora,e como era sempre pequenos valores, nunca me dei ao trabalho de fazer este tipo de queixas (também, felizmente, só poucas vezes "fui enganado")...mas já cheguei a um ponto tal, que também vou começar a fazer.
Fala-se tanto em pirataria e afins, quando os verdadeiros cancros são estes. Há diversas formas de pirataria, a não lucrativa (que é quando fazemos o download seja do que for) e a lucrativa (em que alguém beneficia directamente com o produto pirateado). E esta segunda é que é mais censurável e deve ser denunciada...aliás, para muitos entendidos na matérias (e já há decisões do tribunal neste sentido), só estamos a falar efectivamente de um crime de pirataria quando alguém ganha um benefício real com os seus actos (ou seja, o uso pessoal não conta, só quando produtos pirateados são transaccionados).
Mas pronto, isto dá pano para mangas, e fica para uma outra altura :)

Caro Cabeças, desejo-te boa sorte nessa tua demanda yes-)
Post Reply