The Phantom of the Opera (2004) - Joel Schumacher

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: The Phantom of the Opera (2004) - Joel Schumacher

Post by JoséMiguel »

No Angel wrote:(...)Por falar em filmes "goticos" (nao sei o que e isso, como definir esse "genero"), tens dois do Neil Jordan: Entrevista com o vampiro (que adoro) e o The Company of Wolves. Ele fez ainda um outro filme de vampiros "Byzantium", mas ainda nao vi.
No Angel,

Já faz quase um ano que escrevi a crítica do filme checoslovaco "A Bela e o Monstro":

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=46942

Quando escrevi esste texto no ano passado, já estava a antecipar o meu comentário recente ao musical do Fantasma da Ópera, e não só! Também meto ao barulho o trabalho artístico do Drácula de Coppola, tema para uma análise que pretendo escrever no futuro.

Ora bem, na minha crítica da Bela e o Monstro, de Abril de 2013, defino "Gótico" no cinema, literatura, discotecas lisboetas à 20 anos atrás, rapaziada, etc. que possuem significados diferentes.

Perante o filme checoslovaco da Bela e o Monstro, o cinema ocidental caíu mais uma vez por terra, neste caso no tema/ambiente gótico, porque o que eu conhecia até então era por exemplo este musical do Fantasma da Ópera, que por ser musical limita o filme (e o Drácula do Coppola é muito estilo e pouco sumo, para teenager ver).

Ou seja são os 3 melhores exemplos do gótico no cinema que conheço, cada qual um filme excelente na sua onda respectiva, mas a Bela e o Monstro foi mesmo o caso elusivo da adaptação cinematográfica pura no estilo da literatura clássica gótica.

Mais ainda, a Companhia dos Lobos, que referes, já é uma crítica em construção minha (já andei de volta dos screenshots e clips), mas é um filme que falha muito, apesar de ser ouro sobre azul no ambiente e atmosfera. E tal como tu, adorei a Entrevista com o Vampiro (e li o livro na altura) e ando para ver o Bizantium (mas estou de pé atrás).
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Phantom of the Opera (2004) - Joel Schumacher

Post by Samwise »

José Miguel, por acaso não viste a versão de A Bela e o Monstro de Jean Cocteau?

Não sei se lhe chamaria "gótica", até porque não conheço bem as características e fronteiras que a definem, mas tem um imaginário visual portentoso, inspirado por exemplo nas gravuras de Gustave Doré... yes-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: The Phantom of the Opera (2004) - Joel Schumacher

Post by paupau »

Mas a apontar aquele que acho O filme gótico dos que conheço, só posso ir pelo Fall of the House of Usher, a versão do Jean Epstein de 1928. E com o Bunuel a fazer de assistente de realização. Tem uma atmosfera de decadência e de pesadelo muito bem conseguidas, mas também com uma carga poética poética e com imagem belas e oníricas. Grande parte do filme apresenta um perpétuo nevoeiro que ajuda ao ambiente de progressiva loucura que se vai instalando.
A edição dvd americana que tenho tem uma imagem fraca , e uma narração do William Burroghs acho. Anseio por uma edição a sério com o filme o mais próximo possível do original. Em França está para sair uma box do Epstein, vamos lá a ver a qualidade.



Com uma atmosfera semelhante, equivalente ou superior dependendo dos gostos, tens ainda o Vampyr do Dreyer. Gótico é a palavra de ordem aqui também, com quiçá, o mais sinistro sorriso alguma vez captado em filme.

Alargando um pouco o conceito, os filmes do expressionismo alemão como o Caligari, o Golem, Nosferatu e o WaxWorks do Paul Leni terão ambiente gótico, bem como o Faust do Murnau.

Largando a idade da pedra :biggrin: The Innocents do Jack Clayton é um bom candidato: uma história de fantasmas numa mansão vitoriana. O último filme a deixar-me incomodado naqueles minutos seguintes ao final.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: The Phantom of the Opera (2004) - Joel Schumacher

Post by JoséMiguel »

Samwise,

Essa versão da Bela e o Monstro não vi, mas sou capaz de investigar esse filme no futuro.


Paupau,

Essa versão muda da Queda da casa de Usher do Edgar Alan Poe, já me tinha surgido no You Tube. Será um "filme" para ver um dia, com estado de espírito muito específico. Filmes mudos são um bocado como um teledisco ou pintura animada...

Esse "The Innocents" que referes, vi-o no ano passado e até é jeitoso (gosto mais do "The Haunting"). Existe uma prequela feita depois com o Marlon Brando, em que mostram os abusos que as crianças sofreram quando os fantasmas ainda eram vivos, mas esse não vi.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: The Phantom of the Opera (2004) - Joel Schumacher

Post by paupau »

1 - A Bela do Monstro é de visualização obrigatória, gótico ou não, um dos filmes mais inventivos visualmente. Obra prima.

2 - Vou ignorar esse comentário sobre os filmes mudos, ou havia batatada :badgrin: :twisted: :biggrin:
Estás a perder alguns dos melhores filmes de sempre, e como andas sempre a referir os tricks shots dos filmes de leste, tens que explorar o mudo, em que o visual é tudo.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: The Phantom of the Opera (2004) - Joel Schumacher

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Helldr wrote:
bretes wrote:Agora para encontrar esses DVDs é mentira... (excepto o "Moonrise Kingdom" e o "The Darjeeling Limited")
Onde é que se arranja o Darjeeling? Nunca mais o vi à venda também.
Já se encontra novamente à venda na FNAC, a €8 (física e net)
http://www.fnac.pt/DARJEELING-LIMITED-D ... ar/a778084
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
Post Reply