Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by JoséMiguel »

Ando a preparar uma critica de um trilogia búlgara, de 1981, que irá levar algum tempo.

É um dos melhores filmes que já vi até hoje, e carreguei 2 videos no you tube, que em princípio não irei utilizar/incorporar na futura crítica.

O imdb do filme está na descrição no You Tube.

Se calhar estes 2 clips fogem um pouco ao tema do tópico, na cinematografia, mas compensam-no na qualidade de encenação e actores/soldados/stuntwomen.

Mulheres arqueiras a cavalo na Fanagória, país totalmente destruído no século VII D.C.:




Cerco e ataque pelo império romano oriental (bizantino) à fortificação búlgara, actual Bulgária, para onde os búlgaros fugiram após a destruição da Fanagória:

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by JoséMiguel »

Mais um clip que fiz agora do filme referido na mensagem anterior. Desta feita a travessia por barcos para o império romano oriental (actual Bulgária) pelos búlgaros. É uma bela cena de que gosto muito. Mais uma vez, recordo que este filme não possui trick shots artísticos, mas a encenação é magnífica e única na história do cinema. De certeza que alguém irá gostar de espreitar, espero...



Eu cortei a cena, para não passar dos 5 minutos, e por isso não se vê o desembarque e as cenas nocturnas (a travessia durou 24 horas). Logo de seguida dá-se o início da construção da fortaleza búlgara, que mais tarde será palco de um enorme ataque histórico, liderado pelo próprio imperador romano. Também criei um excerto dessa construção, e no fim aparece a delegação dos eslavos para formar aliança militar com os búlgaros, contra os romanos. Também gosto muito desta cena.

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by JoséMiguel »

Do novo canal da parceria entre o You Tube e o Studio Filmowe KADR...

Neste altura do campeonato, este Faraon de 1966 leva a taça, neste tópico. Nunca vi tamanha quantidade e concentração de cinematografia original, diferente e variada, num único filme... Eu podia fazer entre 20 a 40 excertos de técnicas diferentes espectaculares, e diferentes entre si, dentro do mesmo filme. Escolhi a cena da batalha:



Este não é um filme de entretenimento convencional. Será aborrecido, lento e complicado, mas o cameraman leva a taça...

Na descrição do you tube está o link para a versão completa/oficial/gratuita/legendada, espreitem também o labirinto ao tempo 1h42m25s e o egípcio a correr ao tempo 0h03m05s.

:o :-) salut-) yes-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by JoséMiguel »

Mais um vídeo que carreguei agora no You Tube, do filme Faraon, não resisti!

São duas cenas.

Na 1ª parte vemos os chariots egípcios a alta velocidade, penso que em português se chamam quadrigas, será? :-)

Na 2ª parte o cameraman está sentado naquela "coisa" (como se chama?) onde transportavam o faraó, o que permite ao espectador o 1st person view do ponto de vista do faraó que lá ia sentado. :lol:

Coloquei em spoiler para não sobrecarregar a página, já que quase todas as mensagens contêm clips.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: Na 1ª parte vemos os chariots egípcios a alta velocidade, penso que em português se chamam quadrigas, será? :-)
Serão talvez "bigas", já que quadrigas são puxadas por 4 cavalos.
Na 2ª parte o cameraman está sentado naquela "coisa" (como se chama?)
Liteira. :-D

---

Em relação aos videos que colocaste, acho interessantes como curiosidades históricas, e porque são de facto grandes (em todos os sentidos :mrgreen: ) reconstituições históricas, numa época em que os efeitos especiais não eram usados para este tipo de "preenchimento de cenários", mas não me sinto tentado a ver estes filmes - não é bem o tipo de produção que me seduz neste momento. Há tanta coisa para descobrir no cinema, e tantos realizadores que admiro e não conheço metade das respectivas obras, que tenho de fazer escolhas - escolhas essas que ocupam tempo por vários anos... :wink:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by JoséMiguel »

Esta montagem dos trabalhos do Stanley Kubrick foi sugerida por uma cinéfila num outro fórum.

Nunca tinha visto este vídeo, e não conheço este palavrão técnico do "One-Point Perspective".



Bem, o pessoal já sabe que eu acho que o Kubrick era fã do cinema de leste (ele assumiu isso) e tentou recriar a cinematografia dos russos, húngaros, polacos, etc. mas fê-lo com respeito, decência e dignidade. Isto para mim é apenas o first-person view da cinematografia soviética (a que chamam "POV", termo de que eu não gosto), mas assumo que o vídeo está deslumbrante, e por isso partilhei aqui, pois acho que irão gostar de ver... yes-)

Mas na volta, esse "One-Point Perspective" é apenas a tradução inglesa do "Um ponto de fuga" da disciplina horrorosa de Educação Visual do 9º ano de escolaridade (tem ar de ser isso), e espero que os rapazes portugas profissionais ligados à 7ª Arte não se ponham a americanizar a língua portuguesa... É que "Um ponto de fuga" é o aspecto natural da "vista em 1ª pessoa" / "1st person view" que estou sempre a referir quando elogio a cinematografia de leste, e não se trata de nenhuma criação do cinema, pois é apenas o cameraman e filmar do ponto de vista dos olhos do actor. E pontos de vista (POV) existem muitos: vista de dentro, vista de fora, vista de cima, vista isométrica, etc. por isso não me agrada o palavra ambígua e confusa POV (Point of View), que nada significa e que nada revela, para definir first-person view... teimoso-)
80sbuff
Iniciado
Iniciado
Posts: 57
Joined: September 16th, 2009, 11:15 pm
Location: Almada

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by 80sbuff »

Não sei se este comentário se enquadra bem no tema mas espero que sim.
Sempre fui um pouco oblivious à parte técnica do cinema mas há algo que comecei a reparar de há uns 3 anos para cá que me parece ser um truque técnico bastante utilizado. O curioso é que procurei na net acerca deste "truque" e não encontrei nada de concreto mas aqui fica a descrição:

Em cenas emocionantes ou mais dramáticas, 90% das vezes há sempre um foco/fonte de luz ou algo branco/claro (uma cortina branca, luz, candeeiro, etc) que junto com a banda sonora e o momento em si tenta forçar as "lágrimas" ao espectador. A maior parte das vezes a fonte de luz nota-se que é forçada a aparecer em cena pois até se tratava de uma cena escura e que de repente lá aparece no ecrã a tal claridade momentãnea.

Pode não ser muito importante mas achei curioso porque a não ser uma técnica utilizada pelos realizadores é uma coincidência do catano...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by JoséMiguel »

80sbuff,

Podes dar alguns exemplos (títulos de filmes)? O ideal seria algum clip do you tube com a cena em questão, no caso de ser alguma cena conhecida de um filme famoso...

Eu sinceramente não estou bem a identificar a técnica a que te referes, mas para mim se calhar será negativo e mais um exemplo de fórmula repetitiva hollywoodesca (estilo aumentarem o volume num filme de terror, porque como são incompetentes e não têm originalidade, mexem com o volume sonoro para colmatar as deficiências do filme). :lol:

Fiquei curioso...
80sbuff
Iniciado
Iniciado
Posts: 57
Joined: September 16th, 2009, 11:15 pm
Location: Almada

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by 80sbuff »



Este video foi escolhido à pressa no YT.

Talvez o melhor exemplo seja a cena do ET aos 7:43.

Agora não consigo lembrar-me especificamente em que filmes reparei que isso acontecia mas em bastantes, o suficiente para pensar que seja um truque "hollywoodesco". Ou então estou a ver algo que não existe :)
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by PanterA »

Não quererás dizer os famosos lens flares, hoje em dia muito usados pelo J.J? :D
80sbuff
Iniciado
Iniciado
Posts: 57
Joined: September 16th, 2009, 11:15 pm
Location: Almada

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by 80sbuff »

PanterA,

sera um pouco (ou muito) isso. Tentem estar atentos no proximo filme que virem, quando aparecer uma cena a puxar para o emocional. Um discurso motivacional ou uma cena com peso dramatico.


http://www.fsgso.pitt.edu/2012/01/lens- ... -j-abrams/


http://www.filmreference.com/encycloped ... hting.html
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by Samwise »

Para quem gostar do "assunto" -movimentação da câmara pelo cenário-, recomendo o clip todo, para quem não se interessar (pelo Ophüls nem pelo Haines) arraste o ponteiro até ao minuto 6:20, a razão principal para este meu post.



Alguém daqui é conhecedor/apreciador da obra de Max Ophüls?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by paupau »

Presente!
Ja falei do Ophuls anteriormente. O madame de e o carta de uma desconhecida sao filmes quase perfeitos. Mesmo o Caught e um noir muito bom.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by JoséMiguel »

https://en.wikipedia.org/wiki/Le_Plaisir

Obrigado pela dica Sam. Eu nunca tinha ouvido falar deste cineasta.

https://en.wikipedia.org/wiki/Max_Oph%C3%BCls

Por acaso há um filme dele na minha watch list há muito tempo, que é este e ainda não vi:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Earrings_of_Madame_de...

Gostei do que vi no documentário que colocaste do le Plaisir e do que li no wikipédia sobre o realizador. Era o filme alemão dele a estrear em 1933, e ele a fugir para França (ele era um judeu alemão). Depois era o filme francês dele a estrear em 1940 e os alemães a invadirem França e ele a fugir para os EUA. Desgraçado do homem...

O filme que irei tentar ver primeiro é o Le Plaisir, por ser do tipo antologia. :-)

Existe algum tópico dedicado ao cineasta ou a algum dos filmes dele?

Sam, ainda não tive tempo de comentar o que escreveste no outro tópico dos directores de fotografia.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Trick shots, cuts artísticos e efeitos de transição

Post by paupau »

Eu ja criei topico do Plaisir e do Carta de uma Desconhecida. Ophuls e um cineasta verdadeiramente genial, cuja camara so consigo comparar ao Murnau e ao Mizoguchi.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Post Reply