Philip Seymour Hoffman (1967-2014)

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Philip Seymour Hoffman (1967-2014)

Post by Cabeças »

Inacreditável. o-(

Image

- Tom Hiddleston: «Philip Seymour Hoffman. Isto é tão insuportavelmente triste.»

- Steve Martin: «Chocado por ouvir a notícia da morte do Philip Seymour Hoffman. Se não o viu como Willy Loman [na peça «Morte de Um Caixeiro Viajante»], não viu o melhor Willy Loman de sempre.»

- Jim Carrey: «Querido Philip, uma linda linda alma. Para o mais sensível de todos nós, o barulho pode ser demasiado.»

- Kevin Smith: «Reparei nele pela primeira vez no «PErfume de Mulher». Ator brilhante. Tão triste...»

- Joel McHale: «Descansa em paz Philip Seymour Hoffman. Eras um dos melhores. Partiste demasiado cedo.»

- Mia Farrow: «OH NÃO!!!!! O Philip Seymour Hoffman morreu, um homem verdadeiramente bondoso e maravilhoso, e um dos melhores atores de sempre».

- Albert Brooks: «RIP Philip Seymour Hoffman. Um dos grandes da sua geração».

- Ricky Gervais: «Que notícias chocantes e tristes. Um dos grandes atores de uma geração e um homem doce, divertido e humilde».

- Ellen DeGeneres: «Philip Seymour Hoffman era um homem brilhante e talentoso. As notícias desta manhã são chocantes e tristes. O meu coração está com os seus entes queridos.»

- Whoopi Goldberg: «Vejo que não é mentira. PSH está morto. As minhas concolências para a família. Raios.»

- Leah Michelle: «RIP Philip Seymour Hoffman, serás sempre lembrado pelo teu trabalho espantoso. Obrigada por seres o perfeito Plutarch. Adoramos-te».

- Aaron Paul: «Perdemos um dos grandes hoje. Philip Seymour Hoffman RIP meu amigo. Sentiremos sempre a tua falta.»

- Elijah Wood: «Destroçado e chocado. Que perda tão grande. Descansa em paz Philip Seymour Hoffman.»
Last edited by Cabeças on February 2nd, 2014, 8:57 pm, edited 5 times in total.
Cabeças
Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4862
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Philip Seymour Hoffman (1967-2014)

Post by nimzabo »

bisard
Especialista
Especialista
Posts: 1607
Joined: October 2nd, 2003, 12:33 am
Location: Portugal

Re: Philip Seymour Hoffman (1967-2014)

Post by bisard »

Vi agora a noticia na RTP. Estas noticias apanham-nos sempre de surpresa, sobretudo em relação a uma pessoa tão nova.
É uma enorme perda para a 7ª arte. Que descanse em paz. salut-)
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Philip Seymour Hoffman (1967-2014)

Post by Grande Guru »

Apesar de para mim ser dos melhores actores das ultimas décadas, nunca tinha pesquisado sobre a vida dele, pelo q desconhecia o seu passado de drogas e alcool.

R.I.P.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Philip Seymour Hoffman (1967-2014)

Post by rui sousa »

Na última emissão da primeira série de Um Lance no Escuro, no ano passado, falei de uma notícia que dizia que Philip Seymour Hoffman estava em reabilitação. E foi um choque saber que, no final, nem todas as forças do ator resistiram contra o vício que hoje lhe tirou a vida.
Um artista excecional, e um dos mais versáteis atores da sua geração, Hoffman desdobrou-se em inúmeros papéis surpreendentes que fazem do seu currículo um dos mais fascinantes de Hollywood. Desde «Capote», que lhe valeu o Oscar, ao formidável «Magnolia» e ao fantástico «The Master» (com o qual devia ter ganho o prémio da Academia), ambos de Paul Thomas Anderson, a qualidade das performances de Hoffman é inegável. E teria muito mais para nos dar, mas infelizmente, hoje a tragédia aconteceu.
Em muitos filmes, Philip Seymour Hoffman brilhou como poucos. Um dos meus atores preferidos que sabia sempre dar a volta àquilo que as pessoas estavam à espera de ver em cada novo filme, desde os grandes blockbusters aos mais refinados exemplos de Cinema de Autor americano.
Uma carreira que acabou cedo demais, mas que marca indelevelmente a contemporaneidade do Cinema. Apesar dos problemas e destas fraquezas, Philip Seymour Hoffman é um exemplo de talento e de inventividade que se destaca entre muitos atores insossos e desajeitados que povoam os filmes dos nossos dias. R.I.P.
Helldr
Fanático
Fanático
Posts: 520
Joined: July 24th, 2012, 8:24 am

Re: Philip Seymour Hoffman (1967-2014)

Post by Helldr »

Nem de propósito, o último filme que vi foi o The Master e mais uma vez fiquei pasmado com a actuação do homem! Para mim era um dos três melhores actores da actualidade. Que desperdício de talento...
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Philip Seymour Hoffman (1967-2014)

Post by THX »

Só agora é que vi a noticia no jornal. Que dizer??
Tem sido uns atrás dos outros, e logo no inicio deste novo ano mais uma noticia destas. Parece que anda um abutre a sobrevoar Hollywood...

Nem de propósito este sábado vi o "Moneyball" e achei que foi o papel mais "triste" do Philip de um homem desolado e sem grandes esperanças.
Com ou sem a ajuda das drogas o seu talento era inato, e lamento profundamente que ele nos tenha privado de muitos mais anos de boas actuações e de bons filmes.

Descansa em paz Philip S. Hoffman.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Philip Seymour Hoffman (1967-2014)

Post by rui sousa »

As 10 melhores personagens de Philip Seymour Hoffman

Uma semana depois da sua morte, recordamos os melhores desempenhos de Philip Seymour Hoffman no grande ecrã. Dez papéis memoráveis que fazem a História do Cinema Contemporâneo, e que tornaram o talento do ator intemporal.

Foi nomeado para quatro Oscars, mas só recebeu um – e nem se tratou da sua melhor performance. Mas a carreira e o brilhantismo de Philip Seymour Hoffman vão muito para além da opinião dos membros da Academia: se nos ficarmos apenas pelas quatro personagens que agradaram aos prémios mais famosos do Cinema, estaremos a ver uma pequeníssima parte do gigantesco espólio de interpretações inesquecíveis que o ator deixou para a posteridade.

E no meio de tanta coisa boa, selecionar esta dezena de filmes foi uma tarefa injusta e ingrata para o grande artista que Hoffman foi. Uma série de títulos fantásticos tiveram de ficar de fora, e esta lista não pretende ser mais do que um pseudo-best-of, que tem como única função recordar a versatilidade e a genialidade do maior ator da sua geração, e de um dos melhores intérpretes da Hollywood contemporânea. Comecemos então a nossa viagem…

1. – Happiness: Felicidade [1998]
O filme de Todd Solondz é um olhar polémico e provocador da sociedade americana e das maneiras mais ou menos obscuras que cada ser humano utiliza para alcançar o seu ideal de felicidade. Allen, a personagem de Philip Seymour Hoffman, é um secundário num mosaico de histórias sobre a América urbana e todas as suas manias e particularidades corrosivas. Contudo, a interpretação do ator acaba por ser uma das maiores memórias que retiramos deste filme único no Cinema americano: é um homem repugnante, obcecado pelo sexo feminino, mas que nunca consegue expor socialmente os seus desejos, guardando para a sua timidez e a comodidade do seu lar as fantasias mais perversas e perturbantes. É o weirdo mais famoso que Hoffman interpretou no grande ecrã, e com certeza, uma das mais chocantes e controversas personagens da sua carreira.

2. – State and Main [2000]
Numa obra escrita e realizada pelo genial dramaturgo David Mamet, State and Main é uma comédia satírica aos defeitos da indústria cinematográfica norte-americana e uma crítica incisiva ao lado ridículo das estrelas de Hollywood e dos técnicos que fazem os bastidores das grandes produções do país. Aqui vemos Hoffman como Joseph Turner White, o argumentista do filme que está a ser rodado numa pequena cidade dos EUA, que tem de alterar o seu texto para continuar a ir ao encontro das suas ideias, mas também das necessidades do caos da rodagem. White tenta afastar-se do mundo luxuoso e privilegiado em que vive a equipa técnica e os atores principais, mantendo a sua integridade (e o espírito daquilo que escreveu), enquanto tudo o resto parece desabar à sua volta. Uma performance mais neurótica e angustiada que agrada ao espectador pela magnífica condução que Hoffman dá às palavras de Mamet.

3. – Punch-Drunk Love: Embriagado de Amor [2002]
Philip Seymour Hoffman aparece por muito pouco tempo nesta quarta colaboração com Paul Thomas Anderson, mas tornou-se a personagem mais memorável desta comédia romântica invulgar exatamente por isso mesmo: apesar de ser quase um figurante nesta história de amor protagonizada por um surpreendente Adam Sandler, Hoffman rouba o ecrã a todos os outros atores durante os pequenos momentos em que aparece, e arrasa com o espectador, da forma que só ele conseguia fazer e que se lhe tornou característica. Dean Trumbell, a sua personagem desconcertante, faz rir o espectador pelas coisas mais insólitas.

4. – A Queda de um Jogador (Owning Mahowny) [2003]
Não é um dos filmes mais conhecidos de Philip Seymour Hoffman (em Portugal foi apenas lançado em DVD, nunca chegando às salas), apesar da aclamação que teve por parte da crítica americana. Baseado numa história verídica, Owning Mahowny é a história de Dan Mahowny, um gerente bancário que é viciado no jogo, utilizando certos esquemas de dinheiro dentro da sua empresa para conseguir as quantias que necessita para alimentar as suas “necessidades”. Aqui como protagonista, o ator constrói uma interpretação que aprofunda os tiques que o vício dá a Dan, e a forma como ele destrói a sua vida por não conseguir sair desta espiral psicológica, que prende o homem aos casinos e ao azar das suas jogadas.

5. – Capote [2005]
Não poderia faltar nesta lista o filme que valeu a Philip Seymour Hoffman o único Oscar da sua filmografia: ele é Truman Capote, o lendário escritor americano, durante as circunstâncias que levaram à criação da sua obra mais conhecida, A Sangue Frio. Recriando as características e particularidades de uma das figuras mais famosas da cultura americana do século XX, Hoffman transfigura-se completamente para dar nova vida a Capote. A interpretação do ator é tão realista, que por vezes nos esquecemos que não estamos a ver o próprio Capote, com o seu sarcasmo e o cinismo que caracterizavam a sua personalidade.

6. – Os Savages [2007]
Um drama independente que a Portugal só chegou ao mercado do home-video, Os Savages é uma das histórias mais singulares que Philip Seymour Hoffman interpretou. Parece ser uma narrativa banal sobre uma família, mas é também uma poderosa amostra de um sentimentalismo puro que encontramos raramente na contemporaneidade. O ator é Jon Savage, um professor de teatro que, com a irmã, terá de cuidar do pai. Apesar de nunca ter demonstrado qualquer preocupação em relação aos dois filhos, eles ficam com a responsabilidade de tratarem do seu progenitor à medida que este fica cada vez mais debilitado. Uma das performances mais humanas do ator, que emociona o espectador por retratar uma situação comum à maioria das pessoas de uma forma bonita, credível e única.

7. - Antes que o Diabo Saiba que Morreste [2007]
Foi o último filme do realizador Sidney Lumet, que terminou uma brilhante vida cinematográfica com uma história arrasadora de crime e tensão, que envolve dois irmãos, um plano e um assalto falhado que mudará as vidas de todas as personagens. Philip Seymour Hoffman brilha como Andy, o cérebro da operação criminosa, que convence o irmão Hank a assaltar a joalharia dos pais. Viciado em heroína (não façamos comparações com a realidade), Andy vê a sua vida desabar à medida que o seu esquema aparentemente brilhante segue caminhos que ele não tinha previsto. Hoffman proporciona uma atuação arrebatadora e fabulosa que emociona e choca o espectador, numa narrativa de voltas e reviravoltas e que é um dos filmes mais marcantes do século XXI.

8. – Sinédoque, Nova Iorque [2008]
Foi o primeiro filme realizado pelo argumentista Charlie Kaufman (Queres ser John Malkovich?, Inadaptado, O Despertar da Mente), conhecido pelas suas histórias invulgares e originais. Em Sinédoque, Nova Iorque, o autor brinda-nos com uma narrativa labiríntica, perturbante e inovadora, em que Philip Seymour Hoffman assumiu o papel do protagonista, Caden Cotard, um encenador e dramaturgo que acompanhamos ao longo de 25 anos, numa jornada repleta de analepses e prolepses, onde investigamos a vida de Caden, as suas paixões, as suas ambições e o seu maior sonho: criar uma peça do tamanho da vida, que reflita a realidade de cada ser humano que habita o planeta. É a composição mais complexa de Hoffman que, num misto de drama, paranoia, obsessão e loucura, cria uma composição que mostrou ao mundo que o talento do ator não tinha limites para surpreender.

9. – Dúvida [2008]
A interpretação que valeu ao ator a terceira nomeação para o Oscar é uma reflexão sombria e negra sobre o lado obscuro da Igreja. John Patrick Shanley adaptou a sua peça homónima num filme que conta uma história de segredos, mentiras e manipulações, em que Hoffman é o Padre Brendan Flynn , a quem cai uma suspeita de abuso sexual sobre um dos rapazes de um Colégio Católico. Durante o filme ficamos mais ou menos adeptos da teoria defendida pela Irmã Aloysius (Meryl Streep), mas a personagem do ator nunca nos deixa ver qual é, afinal, a verdade nesta questão tão polémica nos nossos dias. Hoffman consegue ser, mais uma vez, um ator ímpar, que nos suscita dúvidas e certezas enquanto as freiras investigam o que realmente aconteceu.

10. – The Master: O Mentor [2012]
Na cerimónia que lhe deu a quarta e última nomeação para os Prémios da Academia, o ator foi, infelizmente, ”roubado” (ganhou Christoph Waltz, injustamente, por Django Libertado). Talvez a polémica em volta da Cientologia em que esteve envolvido o filme de Paul Thomas Anderson tenha influenciado os Oscars desse ano (a personagem do ator é muito semelhante ao seu fundador, L. Ron Hubbard), mas o que é certo é que temos aqui, mais uma vez, um Philip Seymour Hoffman em estado de graça. Ele é Lancaster Dodd, o criador de uma seita religiosa duvidosa, mas que movimenta muitas almas ingénuas que procuram a sua própria salvação. Apesar de ter sido um filme que dividiu opiniões (entre quem detestou e quem adorou), ninguém conseguiu ficar indiferente à performance inteligente e invulgar de Hoffman, um líder entre os desesperados que não sabe, também, controlar o seu próprio desespero na irracionalidade da sua “Causa”. O último grande papel do ator, e uma das suas personagens mais icónicas.
In http://www.espalhafactos.com/2014/02/11 ... r-hoffman/
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Philip Seymour Hoffman (1967-2014)

Post by No Angel »

RIP.

Mas nao conheço quase nada do seu trabalho, tive a ver a filmografia dele e so vi o "The Talented Mr. Ripley", "Red Dragon" e o "Hunger Games: Catching Fire", sendo que o papel dele nestes filmes e minusculo, nem me lembro dele nesses filmes :roll:

Tambem vi Mary and Max, mas nesse so deu a voz...
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Philip Seymour Hoffman (1967-2014)

Post by rui sousa »

Vale a pena pegares em qualquer um dos desta lista, se bem que há uns títulos mais acessíveis do que outros (The Savages e State and Main, por exemplo). Sugiro também o Magnolia, que infelizmente tive de cortar da lista porque não podiam ser 11 personagens (mas tinha escrito umas linhas sobre o filme e tudo!).
Post Reply