Sorcerer (1977) - William Friedkin

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Rui Santana
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 193
Joined: October 10th, 2003, 11:46 am

Sorcerer (1977) - William Friedkin

Post by Rui Santana »

http://www.imdb.com/title/tt0076740/

"Sorcerer” é dos filmes mais intensos que vi até à data.
Rodado na Rép. Dominicana, conta a história de 4 fugitivos que para obterem a liberdade desejada, aceitam transportar por terrenos infectos dos obstáculos mais imprevisíveis, camiões cisterna cheios de instável nitoglicerina.
Após o sucesso de “The Exorcist”, William Friedkin, injectou neste projecto, que inexplicavelmente nunca colheu as graças da critica nem do publico, um suspense insuportável adicionado a uma impressionante componente visual .
Roy Sheider, anos antes de “Jaws” de Spielberg, está simplesmente soberbo.
Lembro-me que este filme passou na TV aqui há uns anos. Se alguem o tiver gravado e me quiser enviar uma cópia agradeço, pois infelizmente não há data prevista ainda , para o lançamento em DVD deste filme fabuloso.
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal

Post by Thanatos »

Eu lembro-me que fui ver esse filme «apenas» porque tinha a banda sonora dos Tangerine Dream. E não me arrependi nadinha. Diria até que é muito mais intenso do que o Exorcista se bem que não sejam comparáveis nos temas.
Rui Santana
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 193
Joined: October 10th, 2003, 11:46 am

Post by Rui Santana »

Betrayal (Sorcerer Theme) dos Tangerine Dream.
Bastante avançado para a epoca.

:wink:
runner
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 225
Joined: February 16th, 2002, 6:31 pm
Location: Portugal

Post by runner »

Este filme é um remake do "Wages of fear", (Le salaire de la peur), do Henri Georges-Clouzot. Tenho a edição Criterion deste filme que é muito boa e o filme idem, claro. Quanto ao Sorcerer, tenho apenas a banda sonora porque a edição DVD existente é muito má, pan & scan, etc. (edição R1). Infelizmente prevejo uma espera muito longa para uma edição decente deste grande filme.
cumps
runner
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7299
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Post by Cabeças »

Foi em Macau, salvo erro em 1981 que comprei o vinil dos Tangerine Dream com a banda sonora. O filme, infelizmente, nunca o cheguei a ver, e agora depois das vossas observações fiquei com mais curiosidade em relação a ele.
Last edited by Cabeças on June 13th, 2017, 11:58 pm, edited 1 time in total.
Cabeças
Image
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Xiii, afinal sempre há um tópico sobre este filme neste fórum. Eu vi Sorcerer no Verão mas acho que na altura não encontrei tópico sobre ele por aqui (não devo ter feito a busca pois agora encontrei).

Epá, excelente, excelente filme, este Sorcerer. Faz parte da chamada Trilogia Santa de William Friedkin, sendo os outros dois The Exorcist e The French Connection, e na minha opinião é bem capaz de ser o melhor dos três. Intenso é a palavra mais correcta para o descrever, sem sombra de dúvida. Usando duas palavras, seria talvez "guy movie". Se existe o género "chick flick", Sorcerer é precisamente a sua antítese. yes-)

Sorcerer é um daqueles filmes que realmente nos fazem dizer "Já não se fazem como dantes". :-( Eu diria que Sorcerer representa a arte de contar uma história por imagens ao extremo, o filme é praticamente mudo (porque toda a gente sabe que verdadeiros homens com barba rija e mãos calejadas e sujas não falam muito :-D ) e a maneira como o destino daqueles quatro homens se cruza está muito bem retratada. O poder das imagens e da montagem é fortíssimo neste puro "raw 70's movie". E realmente, é preciso repetir, já não se fazem filmes assim, nem mesmo o próprio Friedkin faz filmes assim já há uns tempos (a não ser o recente Bug, já me esquecia).

E porra, a banda sonora de Tangerine Dream assenta-lhe que nem uma luva! Um grande, grande filme e que já merecia uma edição especial.
Image
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: Sorcerer (1977) - William Friedkin

Post by Evil_Djinn »

Viva!

Vi ontem este fabuloso filme e de facto confirma-se como um grande filme, mas ao mesmo tempo desconhecido do grande público o que se torna algo estranho, mas se pensarmos bem o que não faltam por ai são filmes desconhecidos de enorme qualidade, talvez as fracas campanhas publicitárias estejam associadas ao facto de alguns filmes permanecerem na obscuridade.

A cena dos camiões em cima daquela ponte está fantástica.
O título em Português do filme é: "O Comboio do Medo" e este é mais um daqueles exemplos perfeitos de nunca se devia traduzir os títulos originais, só dá asneira, mencionar a palavra comboio no título quando o que se vê é um transporte em camião, acho que alguém viu o filme errado.
O título original também não é de compreensão directa, mas faz sentido e mais não fosse é o titulo original, inventar novos títulos dando a entender coisas que não existem é que me parece de uma falta de bom senso atroz.

Gostaria de aproveitar ainda para colocar aqui uma questão:

Existe ou existiu alguma versão legendada em Português Europeu?

Digo isto porque eu vi este filme a partir de uma cópia em DVD que um amigo me emprestou e reparei que os menus do DVD eram em Espanhol, mas nos subtítulos tinha a legenda em PT, que eu assumi desde logo que fosse um PT-BR, quando não é o meu espanto quando a legendagem era no nosso Português.

Dito isto, alguém me sabe dizer algo sobre isto, se existe uma versão destas gostava de saber onde se vende.


Cumps
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Sorcerer (1977) - William Friedkin

Post by THX »

The systematic comparisons between the 52's version and this one don't appear to me valuables;i prefer seeing it more as a second adaptation of Arnaud's novel than as a remake.
Pelo que percebi este "Sorcerer" (que ainda não vi) foi mesmo apenas um bom remake do brutal filme "Le Salaire de la peur" aka "The Wages of Fear" de 1953, que já tive a enorme felicidade de ver, à muito tempo atrás salvo erro na RTP2.

Parece-me importante referir que só vi uma única vez a versão original deste drama (ainda a PB) mas que nunca mais me esqueci dele. Tem umas cenas provavelmente ainda mais intensas do que o remake e todo o ambiente do filme tem tanto de humanidade e solidariedade como de egoísmo, exploração e aproveitamento dessa mesma condição humana.

O próprio titulo traduzido para a nossa língua lusitana já nos remete para uma dimensão aterrorizante - "O Salário do Medo".

Aparentemente nesta versão os 4 homens a determinada altura tem de transportar umas barras de dinamite, enquanto que neste "Wages of Fear" os homens tem de transportar nitroglicerina em frascos acomodadas em caixas com areia. Acreditem que basta apenas este pormenor para marcar toda a diferença, uma vez que a nitroglicerina no seu estado liquido é muito mais instavél.

Acima de tudo, e pelo que eu tenho lido sobre ambos os filmes, o Henri-Georges Clouzot foi muito mais mestre do que Friedkin ao trabalhar a história de Georges Arnaud.
Se viram e gostaram este "Sorcerer" aconselho a não deixarem escapar o filme original, que tem um dos finais mais marcantes de sempre, tal como o final do filme "The Postman Always Rings Twice" de Bob Rafelson.

Deixo aqui uma imagem desse filme, que nunca me saiu da cabeça...

Image

...e este comentário de um user do IMDb que descreve um pouco o que quis transmitir com este meu post :
Georges Arnaud's novel LE SALAIRE DE LA PEUR has been filmed twice, by Henri-Georges Clouzot as THE WAGES OF FEAR (1953) and by William Friedkin as SORCERER (1977). While both films are worth seeing, the earlier version is the one regarded as a classic, and rightly so. Although SORCERER goes into more detail about the political climate and the various misdeeds that led the four desperate protagonists to the South American hellhole where they accept high-paying but life-risking jobs driving nitroglycerin through treacherous terrain, WAGES... distinguishes the men's personalities better, giving the audience more rooting interest in them. Both films have excellent casts, with charismatic leads in Yves Montand (WAGES...) and Roy Scheider (SORCERER), plus WAGES... also provides feminine charm in the form of beguiling Vera Clouzot as the café waitress who loves Montand. Both films have tense action sequences as well, but somehow for all the staging and skillful editing, SORCERER's action scenes seem strangely slow, slogging along in the mud just like the protagonists in their less-than-state-of-the-art trucks. Both versions have enough good things in them to be worth a look, but if you only have the time and resources to check out one of them, it's WAGES... that really pays off!
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: Sorcerer (1977) - William Friedkin

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Evil_Djinn wrote:Viva!
Gostaria de aproveitar ainda para colocar aqui uma questão:

Existe ou existiu alguma versão legendada em Português Europeu?

Digo isto porque eu vi este filme a partir de uma cópia em DVD que um amigo me emprestou e reparei que os menus do DVD eram em Espanhol, mas nos subtítulos tinha a legenda em PT, que eu assumi desde logo que fosse um PT-BR, quando não é o meu espanto quando a legendagem era no nosso Português.

Dito isto, alguém me sabe dizer algo sobre isto, se existe uma versão destas gostava de saber onde se vende.

Cumps
Existe a versão espanhola editada pela Llamentol, disponível na DVDGO e provavelmente noutros sites espanhóis.
http://www.llamentol.com/catalogo/amido ... aldita-dvd
http://www.dvdgo.com/dvd-carga-maldita-dvd/2203963
http://www.moviesdistribucion.com/todo/ ... ga+Maldita
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: Sorcerer (1977) - William Friedkin

Post by Evil_Djinn »

Pedro Pereira de Carvalho wrote:
Evil_Djinn wrote:Viva!
Gostaria de aproveitar ainda para colocar aqui uma questão:

Existe ou existiu alguma versão legendada em Português Europeu?

Digo isto porque eu vi este filme a partir de uma cópia em DVD que um amigo me emprestou e reparei que os menus do DVD eram em Espanhol, mas nos subtítulos tinha a legenda em PT, que eu assumi desde logo que fosse um PT-BR, quando não é o meu espanto quando a legendagem era no nosso Português.

Dito isto, alguém me sabe dizer algo sobre isto, se existe uma versão destas gostava de saber onde se vende.

Cumps
Existe a versão espanhola editada pela Llamentol, disponível na DVDGO e provavelmente noutros sites espanhóis.
http://www.llamentol.com/catalogo/amido ... aldita-dvd
http://www.dvdgo.com/dvd-carga-maldita-dvd/2203963
http://www.moviesdistribucion.com/todo/ ... ga+Maldita

Obrigado.

Só pode ser mesmo essa a versão, mas este DVD nunca chegou a Portugal pois não? Digo isto porque o facto do menu ser todo em Espanhol para uma edição nacional seria esquisito.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Sorcerer (1977) - William Friedkin

Post by JoséMiguel »

Adicionados à watch list, tanto a versão francesa como a americana. yes-)

Tantas sugestões de filmes antigos obscuros aqui no fórum, nesta última semana... Não é habitual...

Em relação à dúvida do Evil_Djinn sobre a palavra portuguesa "comboio":

Tive essa dúvida quando vi "O comboio dos duros" ("Convoy") em criança na RTP 1, filme acerca de camiões.

Entretanto percebi que Comboio não significa um veículo ferroviário, mas sim uma fila de veículos. Comboio pode ser um comboio de caravanas de camelos, um comboio de carroças, um comboio de camiões, ou até um comboio de naves espaciais como na série Battlestar Galactica. :-D
siebenburgen
Especialista
Especialista
Posts: 1083
Joined: July 15th, 2008, 6:03 pm
Location: Lisboa-Sintra
Contact:

Re: Sorcerer (1977) - William Friedkin

Post by siebenburgen »

Evil_Djinn wrote: Só pode ser mesmo essa a versão, mas este DVD nunca chegou a Portugal pois não? Digo isto porque o facto do menu ser todo em Espanhol para uma edição nacional seria esquisito.
Sim chegou a Portugal, está à venda na MediaMarkt por 9.90 salvo erro.É a mesma edição que vendem em Espanha, com a capa em castelhano.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Sorcerer (1977) - William Friedkin

Post by paupau »

Julgo que ja falei do salario do medo algures. So um alerta: ate os camioes arrancarem e 1h de filme. Mas pode-se afirmar que e o filme com mais suspense feito ate hoje.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Sorcerer (1977) - William Friedkin

Post by THX »

paupau...

Se essa primeira hora de filme não existisse...os camiões não explodiam da mesma maneira.

Tenho a certeza que compreendeste esta minha observação.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Sorcerer (1977) - William Friedkin

Post by paupau »

Sem duvida, mas os filmes ja nao sao feitos assim e deve haver malta que nem os primeiros 10 min ve antes de desistir. Todos os segundos sao essenciais neste filme, mas a cadencia nao e pa malta do defice de atencao.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Post Reply