Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
ruben
Especialista
Especialista
Posts: 1346
Joined: August 9th, 2009, 10:42 pm
Location: Lisboa

Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by ruben »

Estreia hoje.

Image

IMDB


Sinopse:

Portugal, 1944. Num país oprimido pela ditadura, há quem resista e se organize para mobilizar o povo para a luta pelo pão e pela liberdade. Mesmo que isso lhe possa custar a prisão, torturas, ou até a vida. Pessoas como Vaz, Ramos, António e Paula militantes e funcionários do Partido Comunista, que desenvolvem a sua acção na clandestinidade, reorganizando o Partido nas zonas dos arredores de Lisboa e do ribatejo, ao mesmo tempo que preparam uma grande jornada de luta, com greves e marchas contra a fome.

User avatar
António Barbosa
Novato
Posts: 44
Joined: October 6th, 2013, 8:19 am
Location: Gandra/Paredes/Porto
Contact:

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by António Barbosa »

Tenho a versão da serie em DVD. Uma excelente história altamente auto biográfica do Álvaro Cunhal (Manuel Tiago).
Provavelmente não irei ver ao Cinema, mas irá juntar-se á serie quando sair em DVD.
As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá.
MIB - Man in Bike

Samsung E40F6400
Sony S-4100
Onkyo TX-NR515 7.1
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4410
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by rui sousa »

António, isto não é uma versão com cenas inéditas, são passagens da série remontadas.

Aliás, deixo aqui a minha crítica:
Até Amanhã, Camaradas: A Televisão não é Cinema

Para comemorar o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, o realizador Joaquim Leitão pegou na sua minissérie de 2005 baseada num livro do líder do PCP, Até Amanhã, Camaradas e, das cinco horas de duração da mesma, fez uma reformulação com três para o Cinema. Os resultados não são os melhores, porque mesmo que o conteúdo televisivo tenha qualidade, não é isso que o torna adaptável para o grande ecrã.
Até Amanhã, Camaradas é a adaptação do livro homónimo de Manuel Tiago (o pseudónimo literário de Álvaro Cunhal, com o qual assinou também Cinco Dias, Cinco Noites, levado ao Cinema por José Fonseca e Costa) que nos conta as histórias de vários membros do Partido Comunista Português e as suas desavenças com o Estado Novo durante os primeiros anos da década de 40. Enquanto o mundo lidava com a II Guerra Mundial, a ditadura portuguesa é alvo das lutas populares, das revoltas e contestações que se vivenciaram no Vale do Tejo em 1944, onde se cruzarão personagens, vidas e ambições futuras distintas.
Escrito por Luís Filipe Rocha (argumentista e realizador de Camarate, Adeus, Pai, Sinais de Fogo, entre outros) e realizado por Joaquim Leitão, de Adão e Eva, Tentação e, mais recentemente, Quarta Divisão, a minissérie, no ano da sua estreia, tornou-se num dos maiores sucessos do ano para a SIC, que a emitiu e produziu, e para comemorar os 100 anos do nascimento do autor do livro que lhe deu origem, estreia agora nas salas com uma nova versão, mais curta, mas muito menos interessante.
Não esqueçamos também que, sendo uma série televisiva, esta foi gravada especialmente para este meio, que nada tem a ver com a arte cinematográfica em termos narrativos e visuais. Senão vejamos: Até Amanhã, Camaradas foi constituída por seis episódios, cada um deles com cerca de 50 minutos, e onde as histórias são construídas em função dessa duração e em função da lógica de cada episódio.
Em filme de 180 minutos, sentimos uma narrativa apressada, onde acontecimentos e histórias de personagens são “comidos” sem dó nem piedade, triturados de forma acelerada e incongruente, e entregues ao espectador num prato confuso e cansativo, pela rapidez como trata cada uma das cenas. Ficamos sem perceber como é que algumas personagens surgiram ou onde foram parar, e algumas cenas verdadeiramente inúteis para o Cinema são melhor aproveitadas do que aquelas que teriam mais interesse na sala escura, que já fica afetada pela qualidade da película da série, filmada para TV, não encaixar normalmente aos ajustes das definições do ecrã cinematográfico.
Assim, ao contrário de um fenómeno como A Melhor Juventude, o épico de Marco Tullio Giordana, a produção portuguesa não funciona como produto televisivo e cinematográfico. Se a princípio o filme italiano foi uma aposta televisiva com quase 400 minutos, foi depois para as salas, com um corte reduzido (menos meia hora de série), e mesmo assim o filme funciona de forma maravilhosa. E talvez o problema maior da versão cinematográfica de Até Amanhã, Camaradas seja mesmo o de ter sido cortado demais, o que consequentemente, torna-o demasiado longo e curto ao mesmo tempo: longo por perder demasiados minutos com futilidades, e curto porque deixou muitas coisas relevantes por contar.
A qualidade da produção é portanto prejudicada por este resumo a alta velocidade de uma obra longa e complexa, que sabe a pouco e que não deixa ao espectador muito para se recordar, a não ser a falta de ritmo e coerência que o filme possui. Não teria sido melhor ideia uma projeção integral da série, se Joaquim Leitão queria tanto levar este seu trabalho para as salas?
Num ambiente onde a emoção se envolve demasiadas vezes com a política e as convicções destes trabalhadores, Até Amanhã, Camaradas não envolve muitas caricaturas humanas, e centra o seu propósito na condução das lutas clandestinas do PCP , com algumas subplots de bastidores, onde o romantismo e o companheirismo entre alguns dos protagonistas da trama ganha maiores e mais profundos contornos, alguns por vezes bastante exagerados.
Mas há que salientar os lados positivos: mais do que um panfleto político ou uma visão ficcionada da realidade política portuguesa, Até Amanhã, Camaradas constitui um precioso documento histórico, pela qualidade e o rigor da reconstituição da época, dos costumes e das gentes portuguesas. Retrata-se o Portugal de então e as dificuldades impostas pelo regime de uma forma muito credível e algo sensível, mesmo com todas as liberdades reproduzidas do livro original, onde se dá forte atenção ao secretismo e à clandestinidade das reuniões do PCP e aos efeitos das mesmas nos seus representantes. Esperança é uma palavra-chave da história, assim como seguir fielmente os ideais em que acreditamos. E esta mensagem não cabe aos comunistas, mas a todas as esferas da política, da sociedade, dos valores e da ética dos seres humanos.
E os grandes atores que compõem a trama, e que lhe dão uma graça especial e com algo de inesquecível, fazem outro fator positivo desta obra. Vemos Gonçalo Waddington, Paulo Pires, Adriano Luz, Leonor Seixas, entre outros grandes artistas, a terem aqui alguns dos melhores momentos das suas carreiras televisivas. E dá gosto ver a qualidade das representações e o espírito emocionante com que os atores encarnam estas suas personagens.
Apesar da falta de solidez e de ritmo da obra, e depois de um início demasiado solto, até se conseguem ver e acompanhar com algum gosto muitas das histórias do filme. Mas nunca nos esquecemos daquilo que nos dececiona, e nos cansa, nesta condensação do programa de televisão. No Cinema, Até Amanhã, Camaradas é um longo trailer que parece não ter fim, mas que consegue envolver o espectador nas suas partes mais bem conseguidas (pelo menos, na montagem para esta versão). E fica ao menos a boa intenção de se querer recuperar uma obra que marcou a televisão portuguesa. Pena é que não tenha sido bem concretizada.

6.5/10
In http://www.espalhafactos.com/2013/11/07 ... -e-cinema/
User avatar
António Barbosa
Novato
Posts: 44
Joined: October 6th, 2013, 8:19 am
Location: Gandra/Paredes/Porto
Contact:

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by António Barbosa »

Ora bolas. Estava a achar estranho a capa... Mas que coisa. Fazer um filme com restos? A serie é boa, pela sua história. Mas para filme tem um ritmo muito lento. Precisava de outra dinamica. Ou seja, um filme com base na história, sim, agora assim...desilusão. :cry:
As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá.
MIB - Man in Bike

Samsung E40F6400
Sony S-4100
Onkyo TX-NR515 7.1
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4410
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by rui sousa »

É pena, quero ver a série há muito tempo e fiquei muito desiludido com esta versão cinematográfica... É como pegar em vários episódios de uma série e juntar partes de cada narrativa. No final não funciona :-(

Melhor homenagem teria sido a SIC repetir a minissérie...
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by lud81 »

António Barbosa wrote:Ora bolas. Estava a achar estranho a capa... Mas que coisa. Fazer um filme com restos? A serie é boa, pela sua história. Mas para filme tem um ritmo muito lento. Precisava de outra dinamica. Ou seja, um filme com base na história, sim, agora assim...desilusão. :cry:
O Joaquim Leitão remontou as imagens de forma cinematográfica, por isso acredito que tenha ritmo de cinema agora, e não de TV. Nada de novo foi filmado, mas foi tudo completamente remontado, foi isso que li.

Eu não vi a série completa, apenas vi um episódio ou dois, talvez vá ver o filme ao cinema, se tiver tempo.
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4410
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by rui sousa »

lud81 o problema é que não tem ritmo de Cinema, mas sim de compacto de TV.
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by JRibeiro »

Será que vai mostrar o Cunhal a viver num apartamento luxuoso em Moscovo pago pelo PCUS e muito superior ao comum dos sovietes?
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by No Angel »

JRibeiro wrote:Será que vai mostrar o Cunhal a viver num apartamento luxuoso em Moscovo pago pelo PCUS e muito superior ao comum dos sovietes?
Hmmm, duvido :-)))
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by Argaroth01 »

JRibeiro wrote:Será que vai mostrar o Cunhal a viver num apartamento luxuoso em Moscovo pago pelo PCUS e muito superior ao comum dos sovietes?
Não é verdade. Queriam acomodá-lo numa "datcha" mas ele preferiu um acolhimento mais modesto onde pudesse trabalhar.
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by JRibeiro »

Argaroth01 wrote:
JRibeiro wrote:Será que vai mostrar o Cunhal a viver num apartamento luxuoso em Moscovo pago pelo PCUS e muito superior ao comum dos sovietes?
Não é verdade. Queriam acomodá-lo numa "datcha" mas ele preferiu um acolhimento mais modesto onde pudesse trabalhar.
http://darussia.blogspot.pt/2013/10/o-f ... o-pcp.html
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by Rui Santos »

On tópic please. Para esse tipo de discussões temos o offtopic.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by siroco »

JRibeiro wrote:Será que vai mostrar o Cunhal a viver num apartamento luxuoso em Moscovo pago pelo PCUS e muito superior ao comum dos sovietes?
#-)

Adoro ver moderadores a incendiar tópicos...
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by JRibeiro »

É para dar um pouco de vida a isto, sem insultar ninguém, lol
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Até Amanhã, Camaradas (2005) - Joaquim Leitão

Post by Rui Santos »

Moderadores são seres humanos e com opiniões ;)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Post Reply