Cinema e Filmes - Como o mudar?

Sugestões para melhorar o site. Indicação de erros e problemas com as páginas. Outros assuntos relacionados com a DVD Mania.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by rui sousa »

Eu acho interessante a ideia de criar tópicos para cada filme, mesmo os mais antigos. Há alguns meses criei um tópico próprio para «The Night of the Hunter» e teve muito mais feedback que as postagens que faço no tópico do «Qual foi o último filme que viram?». Mas acho que a escolha de fazer tópico próprio ou não deve ficar à decisão de quem quer escrever algo sobre um determinado filme. O tópico mencionado é interessante porque dá para ir acompanhando o que muitas pessoas vão vendo (e as que não espreitam o tópico não perdem nada em irem vê-lo de quando em vez, já vi por lá sugestões muito boas de filmes! yes-) ), mas tem o tal problema de "arquivar" as recensões dos foristas e não dar para estabelecer discussões fluentes. Mas a partir de agora irei fazer tópicos próprios para os filmes que eu ache que seriam mais apelativos para debate no fórum.
Psico_Mind
Fanático
Fanático
Posts: 986
Joined: May 14th, 2004, 4:11 pm

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Psico_Mind »

Como topic activo que nos dá a conhecer boas sugestões, concordo. É um excelente topic.

Tem é a questão que vem sido falado. A informação vai-se perdendo para trás, coisa que não aconteceria no topic do filme. A melhor solução talvez seja mesmo 2 posts nos 2 topics quando é um post extenso..
Image
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by siroco »

rui sousa wrote:Mas a partir de agora irei fazer tópicos próprios para os filmes que eu ache que seriam mais apelativos para debate no fórum.
Excelente decisão! yes-)

Já percebi que andei a perder algumas das boas críticas no tópico "generalista".
miguelj
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 219
Joined: May 30th, 2001, 11:48 am
Location: Portugal

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by miguelj »

Pessoalmente uso o tópico "Qual foi o último filme que viram ?" com uma finalidade completamente distinta dos outros tópicos. É um tópico onde fico a conhecer filmes dos quais nunca tinha ouvido falar, o que implica que também não iria pesquisar sobre eles, ou onde sou lembrado de um filme que em tempos ficou por ver e que tinha caído no esquecimento, ou ainda de um bom filme que vi em tempos e que merece ser visto de novo. Tudo filmes dos quais não iria fazer uma busca especifica por eles.

O facto de estar tudo ao molho só ajuda neste objetivo uma vez que não tenho, nem quero, estar a abrir e fechar tópicos e a ler 10 opiniões distintas sobre cada filme. Ali tenho apenas um tópico que reúne uma serie de filmes numa mesma pagina e de onde é bastante fácil e prático tirar uma ideia de um filme para ver "logo à noite".

Os tópico sobre filmes específicos aqui normalmente começam com comentários 1 ano antes do filme sair com meras especulações (sobre actores e outros assuntos) e acabam com discussões sobre o argumento do filme com bastantes spoilers... Perdidas algures no meio disto tudo encontramos algumas boas criticas aos filmes. Muitas vezes apenas consulto os tópicos específicos depois de ver os filmes para ver se a minha opinião sobre o mesmo bate certo com outras ou se algo me passou despercebido. Ler estes tópicos antes de ver o filme é por vezes demasiado perigoso.
picaroto84
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 421
Joined: March 6th, 2011, 12:34 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by picaroto84 »

Eu também acho que o tópico "qual foi o ultimo filme que viram?" deveria ser apenas utilizado para recomendar ou não o último filme que a pessoa assistiu. Para uma análise do filme o indicado sem dúvida seria um tópico para cada filme.
Assim a pesquiza seria muito mais facilitada e como já se referiu não se perdia tanta informação.

Quanto ao tópico por décadas acho que ia dar no mesmo que o tópico actual pois ficaria novamente todos os filmes ao molho. Se se fizesse um sub-forum por décadas, com tópicos individuais sobre cada filme aí a história já era outra.
Até agora 1062 DVD
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Rui Santos »

Cópia de um post meu no famoso tópico:Qual foi o último filme que viram ?
Amigos,
Não vejam isto como uma "caça às bruxas". Acho que todos ou quase todos espreitamos o tópico e fomos comentado algo por lá.

A ideia é pensar um pouco quais as melhores soluções... vamos olhar para a frente ;) e não para trás.

Estou(mos) a ler atentamente todos os comentários e depois tomaremos uma decisão que não será unânime... mas terá sempre como objectivo melhorar o fórum.
Um pequeno aparte... já repararam que cada post tem um subject que pode ser modificado. É mais uma sugestão para juntar.

Da mesma forma digo que a cópia (ou mover) de um post de um tópico para outro é possível, mas ainda demora uns bons 3/4 minutos por post...
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
ruben
Especialista
Especialista
Posts: 1346
Joined: August 9th, 2009, 10:42 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by ruben »

Cabeças wrote:A minha modesta opinião: manter o tópico, claro, que tem muita participação. Mas aproveitar melhor a informação que nele é depositada. Como? Bem, por exemplo se um user referir simplesmente o último filme que viu com uma apreciação breve... faz se calhar sentido ficar apenas no tópico do último filme visto. Mas se for uma crítica mais elaborada, penso que justifica que pelo menos essa informação seja transcrita para o tópico do filme em questão, mesmo que continue presente nos dois tópicos. Por exemplo referir na mesma o último filme visto se calhar com uma apreciação breve para curiosidades mais superficiais... mas depois remeter a crítica consubstanciada e fundamental para o tópico próprio do filme!
Tenho feito esse processo há muito tempo sempre que possível, mas seria mais fácil se fosse o próprio user a fazê-lo :-)
Em tópico próprio até acaba por ter mais visibilidade os comentários do que em - Qual foi o último filme que viram.
Cabeças wrote:Aquilo que pode parecer uma redundância a priori se calhar virá a revelar-se útil pois quer-me parecer que ninguém lerá nunca o tópico do último filme visto desde o início... mas se a informação relevante for disponibilizada no sítio certo (os tópicos próprios dos filmes), isso poderá ser útil a muito mais pessoas que procuram informação específica sobre um filme no sítio próprio: o tópico com o nome do filme!

Abraço para todos.
Exactamente o que penso, por isso fazer o que disse acima yes-)
Salgueiro wrote:Concordo com o que o Cabeças disse e acrescento que para facilitar a pesquisa de um filme no tópico "Qual foi o último filme que viram ?" todos os users deviam por o título em inglês em vez de só por a imagem do poster que com o tempo poder deixar de estar disponível e assim seria muito mais fácil pesquisar um título. Seria fazer como eu tenho feito nas minhas últimas críticas.
Sim, seria o melhor e o ideal mas não se pode obrigar ninguém e isso é dificil de controlar.
katorio wrote:Sempre achei que a ideia do tópico do "último filme" era apenas para fazer breves comentários sobre os filmes que acabamos de ver, numa "onda" mais de indicação/sugestão/aconselhamento (ou o negativo disto) e, deixando criticas mais completas, debates e discussões aprofundadas para os tópicos "principais" dos filmes.
Vai de acordo ao que o Cabeças disse e também acho o mesmo.
para criticas pequenas serve, grandes mesmo que só 1 critica, merece abertura de tópico caso não exista.

Samwise wrote:A minha sugestão é manter o tópico "generalista" onde tudo se vai colocando, mas estabelecer alguns parâmetros para a sua utilização, como por exemplo (são só sugestões):

- Cada novo "postador" deve procurar se existe um tópico para o filme em questão. Caso exista, a informação deve ser colocada pelo menos, ou também, nesse tópico.

- Se o tópico não existir, o postador deve ponderar, em conformidade com a extensão e natureza das opiniões que tenciona publicar, se não o deve criar. Aqui pesa mais o critério da "extensão". Se for só um "gostei/foi giro/vejam/8 em 10", não há necessidade para um novo tópico. Se foi mais do que um parágrafo (ou duas ou três frases), então deve mesmo ser criado um tópico.

- Os moderadores devem estar atentos aos "comportamentos" dos foristas ( :mrgreen: ). Corrigindo (movendo/copiando posts para os tópicos dedicado) e explicitando as razões para tal, se houver desvios às normas. Podem actuar também de outra forma: quando já houver uma série de pequenos posts sobre determinado filme, separados e dispersos, no tópico geral, criarem eles um tópico específico sobre o filme onde reúnem essa informação.
Aqui é o que disse acima - Tenho feito esse processo há muito tempo sempre que possível, mas seria mais fácil se fosse o próprio user a fazê-lo :-)
são coisas que tem sempre de partir de quem comenta, depois pode ser moderado sim, mas se ninguém cumprir é dificil de moderar, agora se falhar 1 ou outro tudo bem.
slrem12f
Iniciado
Iniciado
Posts: 80
Joined: October 25th, 2012, 9:58 pm

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by slrem12f »

Bom Dia,

Antes de tudo dar os parabéns ao moderador Rui Santos, é um excelente "diplomata" e compreendo as suas preocupações em melhorar a qualidade do fórum além de dar a liberdade a todos os utilizadores de expressarem as suas opiniões.


Deixo uma opinião minha: manter o tópico : qual o último filme que viram, mas que esse tópico não possa ter mais que "x" palavras, visto que muita gente como eu :p não têm capacidade de fazerem críticas extensas e há outros (aí já não me incluo :-))) ) que não têm paciência para as ler,apenas querem ver as capas e uma opinião rápida para tirarem idéias de futuras visualizações (por exemplo, aconselharam-me ver o Baby 2 nesse tópico, depois de verem a minha opinião curta acerca do 1º).

Dou uma sugestão de mais tópicos de resposta curta (não sei já existem e, se assim for,peço desculpa): os 5 melhores filmes que já vi; os 5 piores filmes que já vi; os 5 filmes mais polémicos, etc. Enfim, um tópico de "5 filmes", penso que seria engraçado e poderia ter muitas visualizações.

Criar um tópico cujo título seria Críticas de filmes, e depois haverem vários subtópicos ( os tais anos 70, 80, 90, 2000-2009, 2010, 2011, 2012 e já agora 2013). Nessas categorias poder-se-iam fazer críticas extensas aos filmes e debates extensos também, já agora :)


Finalmente, aproveito para desejar um bom dia aos utilizadores e voltar ao trabalho yes-)

Abraço
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by jimmy »

A dvdmania desde que me lembro (já há muuuuuito tempo) sempre foi preguiçosa para falar de cinema que tenha menos de 1 ano. Existe um caso aqui e ali , mas era coisa rara. O tópico mudou isso por completo . Começou-se a escrever sobre todo o tipo de cinema (alguns géneros se têm meia dúzia de tópicos individuais em mais de 10 anos...é ser simpático !) exactamente por ser um espaço com exposição. Os tópicos individuais ficam ás moscas em dezenas e dezenas de casos , e noutros levam opinioes a não ser colocadas para não estar com a maçada de se criar.

Efectivamente a organização para pesquisar pode não ser a melhor (apesar do search do forum actualmente funcionar muito melhor que no passado) , mas entre ter má organização e muita informação vs tudo organizadinho com pouquíssimo conteúdo....seguramente escolho sempre a primeira opção.

Se a moderação conseguir organizar e manter a discussão viva...óptimo. Estando aqui á tanto tempo , até em alturas que a comunidade era muito mais activa , tenho dúvidas que isso aconteça.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Em primeiro lugar concordo que a informação não está muito bem organizada assim com está. O ideal era haver tópico por cada filme discutido, mas também compreendo que dá mais trabalho - a criar, a procurar um já criado e depois a arranjar maneira de organizar a informação. Além disso dá origem a muitos tópicos que só trazem 1 ou 2 respostas e acabam por não ter grande interesse. Boa parte das pessoas às vezes nem sequer vai ler um tópico desses, enquanto no "geral" o pessoal vai acompanhando - pelo menos enquanto tiver as críticas do rui sousa :).
A organização por décadas vai dar um aspecto mais arrumado, mas acho que as pessoas não vão pesquisar por década, a não ser nalguns casos. Receio que a maioria deixe de "clickar" mais um tanto para aceder a estes.

Bem, mas deixando estas dúvidas, concordo com crítica maior para tópico próprio. Os tópicos de filmes individuais podem é ser organizados por outra maneira, por exemplo Filmes Recentes (estabelecer um período de semanas ou meses), e deixar o resto noutro. Também se poderia fazer uma sub-classificação por géneros (drama, comédia, terror, etc), mas poderia levar ao mesmo problema, alguns só iriam ver as secções que gostam e falhar algumas coisas interessantes.
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by JoséMiguel »

Eu proponho desdobrar a secção em 3:

a) reviews, um tópico por filme, que obrigatoriamente começa com uma review.
b) geral, discussão geral.
c) novidades, um tópico por filme (noticias, trailers, etc)

O thread ultimo filme que viram poderia ficar em a)

Os posts existentes seriam movidos para a secção respectiva a pouco e pouco, talvez com mais moderadores voluntários para o efeito, mas os posts novos seriam colocados logo no sítio certo.

Numa 2ª fase arranjar um programador que faça um script para indexar alfabeticamente, por título, as reviews de a) e colocar a lista numa pagina à parte.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by rui sousa »

Pedro Pereira de Carvalho wrote:Em primeiro lugar concordo que a informação não está muito bem organizada assim com está. O ideal era haver tópico por cada filme discutido, mas também compreendo que dá mais trabalho - a criar, a procurar um já criado e depois a arranjar maneira de organizar a informação. Além disso dá origem a muitos tópicos que só trazem 1 ou 2 respostas e acabam por não ter grande interesse. Boa parte das pessoas às vezes nem sequer vai ler um tópico desses, enquanto no "geral" o pessoal vai acompanhando - pelo menos enquanto tiver as críticas do rui sousa :).
Pedro, como já referi, a partir de agora vou postar as minhas críticas em tópicos individuais (isto é, quando escrever estas longas). Mas acho que o tópico tem o mesmo interesse sem mim por lá, continuo a descobrir filmes muito bons, como os das críticas que tu escreves! yes-)
Snider
Fanático
Fanático
Posts: 543
Joined: August 2nd, 2010, 2:09 am

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Snider »

Por mim ia-se criando um tópico por filme (era o ideal, não sei é se é possivel).

Por exemplo, ainda agora queria falar do Lost Highway, mas como o filme é de 97, e o forum é mais recente, nao encontrei nenhum topico. Pesquisei, e encontrei em varios topicos referencias ao filme... e assim, perde-se informação, a meu ver... Existe informação cruzada.

Tive que postar no "ultimo filme que viste"... Mas aquilo é tipo um chat. Queria procurar informação sobre a leitura/interpretação que fizeram ao filme.
Net_Holer
Especialista
Especialista
Posts: 1257
Joined: November 24th, 2009, 1:59 am
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Net_Holer »

Podes criar tópicos para cada filme, sem qualquer problema.
Se reparares há alguns tópicos de filmes "antigos" abertos há pouco tempo na secção dos filmes.

Em 3 minutos está feito, baseia-te em alguns já existentes no que toca à informação (titulo, realizador, ano, trailer, capa, sinopse, link imdb...).
Snider
Fanático
Fanático
Posts: 543
Joined: August 2nd, 2010, 2:09 am

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Snider »

Sim, eu sei... Mas como existe esse tal tópico, senti mais facilidade em chegar ao "chat" e falar...
Post Reply