Before Midnight (2013) - Richard Linklater

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Before Midnight (2013) - Richard Linklater

Post by Rui Santos »

Para aqueles que como eu adoraram os dois primeiros filmes, acabo de receber esta notícia.

Richard Linklater, Ethan Hawke and Julie Delpy are back together, 9 years after "missing that plane", to deliver the final part of the "Before" trilogy.

Can anyone guess what the title is this time?
http://mubi.com/films/before-midnight

Written by the three of them, as usual, and shot in Greece almost in secret, the film just wrapped and will be a surprise in the sales market of the Toronto Film Festival starting today.
Hoje fiquei feliz :-D ... por ver novamente notícias deste reencontro.

Só falta editarem os primeiros filmes em BR :mrgreen:
http://www.imdb.com/title/tt2209418/

Já agora deixo aqui uns links do dvdmania para os filmes anteriores:
Before Sunrise (1995) - Richard Linklater
Before Sunset (2004) - Richard Linklater
De novo: Before Sunrise/Before Sunset
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Untitled Before Sunset Sequel

Post by p_alucinado »

O filme já tem título: Before Midnight. Honestamente, não sei como será possível elevar a fasquia dos primeiros dois filmes, mas vou tentar apenas abstrair-me de tudo isso e gozar o momento.

Relembro que, quando da estreia do Before Sunset, o Ethan Hawke afirmou numa entrevista que a ideia seria fazer uma sequela a cada dez anos até um dos três (ele, Delpy ou Linklater) morrer.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Untitled Before Sunset Sequel

Post by Cabeças »

Uma excelente notícia, na condição de manterem a magia e o encantamento dos dois primeiros filmes bem aceso!

Não quero mais desencontros... quero-os bem um com o outro e com filhos.
Cabeças
Image
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Untitled Before Sunset Sequel

Post by DarkPhoenix »

Outro que mostra reservas, pois Before Sunrise/Sunset são filmes muito especiais, daqueles que condiciono e programo os revisionamentos de forma religiosa.
A primeira vez que vi o Sunrise, foi no Canal Hollywood. Uma deliciosa surpresa, pois esperava pouco daquilo ( Ethan Hawke e tal.... )
Já o revi algumas vezes, entretanto.
Curiosamente, só vi a sequela "Before Sunset" uma vez no cinema, automaticamente um dos meus filmes preferidos, tenho o dvd - no plástico - há longos anos, e está sempre a piscar-me o olho, mas....... tem que ser na altura certa. :mrgreen:

O facto é que também mostrei reservas em relação a "Before Sunset", e o resultado foi brilhante.

Confiar nesta equipa, para que nos traga um excelente capítulo final.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Before Midnight (2012) - Richard Linklater

Post by Rui Santos »

Nome do tópico alterado.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Untitled Before Sunset Sequel

Post by p_alucinado »

DarkPhoenix wrote:Outro que mostra reservas, pois Before Sunrise/Sunset são filmes muito especiais, daqueles que condiciono e programo os revisionamentos de forma religiosa.
A primeira vez que vi o Sunrise, foi no Canal Hollywood. Uma deliciosa surpresa, pois esperava pouco daquilo ( Ethan Hawke e tal.... )
Já o revi algumas vezes, entretanto.
Curiosamente, só vi a sequela "Before Sunset" uma vez no cinema, automaticamente um dos meus filmes preferidos, tenho o dvd - no plástico - há longos anos, e está sempre a piscar-me o olho, mas....... tem que ser na altura certa. :mrgreen:

O facto é que também mostrei reservas em relação a "Before Sunset", e o resultado foi brilhante.

Confiar nesta equipa, para que nos traga um excelente capítulo final.
Como te entendo...

Apanhei o Before Sunrise numa exibição da SIC em 1997 e gravei-o automaticamente em VHS - tinha lido na TV Guia que tinha participado nuns festivais e tal - nos tempos em que estava a começar a minha coleção. A sensação de encantamento foi tão imediata que se tornou loo num dos meus filmes preferidos. Mais do que isso, quase num guia de sobrevivência. Tenho de reconhecer que, nunca com uma pessoa consegui tão elevado grau de identificação como com Jesse e Celine. Before Sunset apenas veio confirmar isso mesmo. No entanto, a desconstrução do primeiro filme - porque a vida é isto, mais do que uma continuação, uma desconstrução - fez-me também a mim abrir os olhos para um outro mundo, os dos sonhos feridos e das segundas oportunidades (ou não).

Já o referi anteriormente - e sei que há quem não concorde comigo - mas tenho a plena convicção de que estes filmes fazem muito mais sentido quando vistos com um grande intervalo entre eles. Principalmente se, quando virmos o primeiro, tivermos idade semelhante à dos personagens. Ao aumentar a capacidade de sonhar, aumenta também o efeito que a sequela terá em nós mesmos, porque houve tempo de maturação sobre os acontecimentos do filme anterior.

Qualquer que seja a forma em que é visionado, este díptico - agora tríptico - parece-me imperdível... e inesquecível.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Before Midnight (2012) - Richard Linklater

Post by DarkPhoenix »

Sim, nós tivemos a "sorte" de crescer com estas personagens, o que ajuda a identificarmo-nos com as mesmas ao longo das suas vidas.
Vi o original, quando estava nos meus sweet early 20s, quando a vida nos sorri e tudo parece oferecer oportunidades, sonhava com o interail que nunca pude fazer....
Na sequela, já eu estava dominado pelo sistema.... :-)

O que se seguirá?
A crise da meia idade ou a felicidade e os filhos, como quer o Cabeças?
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Before Midnight (2012) - Richard Linklater

Post by Cabeças »

DarkPhoenix wrote: A crise da meia idade ou a felicidade e os filhos, como quer o Cabeças?
Vem geralmente tudo misturado... :-)))
Cabeças
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Before Midnight (2012) - Richard Linklater

Post by Rui Santos »

Um pequeno update.

A filmagem do filme já acabou, e o mesmo encontra-se agora em pós-produção para ser apresentado no festival de Sundance em Janeiro de 2013.
A primeira imagem do filme já foi divulgada:
Image
E fala-se que pode ser o último filme. Do que li, sabe-se pouco do argumento, com excepção que se sabe que foi filmado na Grécia.
Deixo uma entrevista ao Ethan Hawke,
http://collider.com/before-midnight-eth ... ew/199087/
http://collider.com/?tag=before-midnight

Gostava que saísse uma edição nova dos filmes anteriores, aproveitando o lançamento deste. Apesar de não serem um grande sucesso de público gostava de os ter numa edição condizente com o que gosto deles.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Before Midnight (2012) - Richard Linklater

Post by Cabeças »

Independentemente de tudo o resto... poder ter ao longo da vida uma relação com alguém de quem se gostou mesmo, é um privilégio que nem todos podem ter.

Pergunto-me se os que têm isso lhe darão o devido valor.

OK, é uma pergunta de retórica... não é para responder! :-)))
Cabeças
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Before Midnight (2012) - Richard Linklater

Post by Rui Santos »

Vi no Facebook de uma amiga aqui do dvdmania novas fotos do filme...

E confesso que me vejo de novo a pensar nesta relação mágica que eles tiveram e de como irá evoluir. Não leio nada sobre o filme, sei apenas que a receção tem sido boa, pelo menos por parte dos fans.

Image

E ao ver esta fotografia... aparece-me a palavra cumplicidade... o que me deixa ainda mais curioso de saber quando estreará.
http://collider.com/before-midnight-review/

Eu não li para não saber spoilers, e pfv... qq spoiler usem a tag apropriada.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Before Midnight (2012) - Richard Linklater

Post by Rui Santos »

Independentemente de tudo o resto... poder ter ao longo da vida uma relação com alguém de quem se gostou mesmo, é um privilégio que nem todos podem ter.


Isso leva-nos a uma conversa... :)
Penso muitas vezes, em cenários what if? Não acredito no amor perfeito (ie basicamente não acredito que ao ver uma mulher, sinta imediatamente como que um raio de luz e diga... tu és a minha outra metade).
Por outro lado tenho algumas relações de perfeita amizade, onde o nível de cumplicidade é tremendo,e fica-se sempre na dúvida se naquele dia x temos feito y e não z como tudo seria.
O filme a mim, e acredito que a outros, lembra-me uma relação em que existe sempre algo para falar e em que nem à espaço para o silencio. Algo que é típico do inicio de uma relação, em que tudo é descoberta. Retrata até agora pouco de uma relação mais madura.
O truque de passarem 10 anos (entre o primeiro e o segundo filme) Coloco a tag spoiler apenas para quem não viu os dois primeiros filmes, se os viram podem clicar :)
permite que as personagens amadureçam, tenham tido relações pouco duradoiras ou muito duradoiras... mas a deles continua a ser nova.
E isso obriga-os a falar como se não houvesse amanhã. O final do segundo filme, onde ele se cala e a observa é um momento quase perfeito do filme, pois provavelmente só ai ele se apercebe do que se passa. é um pouco como quando após um primeiro encontro voltamos para casa e revemos os momentos.
Mas a magia acontece um pouco por serem dois dias únicos, sem que o normal desgaste que o tempo faz a uma relação, os obrigue a amadurecer a relação deles.
Mas sem dúvida que ter (ou ter tido) uma relação com quem se gosta (e em Português até temos a palavra amar) é muitas vezes uma sorte...
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Before Midnight (2012) - Richard Linklater

Post by paupau »

O filme foi triunfalmente recebido em Sundance, muitos tweets a dizer que é o melhor e que formam uma das melhores trilogias do cinema. Nunca mais chega...
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Before Sunset (2004) - Richard Linklater

Post by Samwise »

Um primeiro texto do Jorge Mourinha, a partir de Berlim:
Eles vão envelhecer juntos... ou talvez não

Julie Delpy e Ethan Hawke regressam às personagens de Antes do Anoitecer em Before Midnight, de Richard Linklater

“Beijinho beijinho maminha maminha ratinha zzzzzz”. É assim que Céline (Julie Delpy) define a certa altura o sexo que ainda vai tendo com Jesse (Ethan Hawke). “Acredita, meu amigo, tu não és outro Henry Miller.”

Porque, sim, Céline e Jesse – os mesmos que se seduziram em Viena em Antes do Amanhecer e que se reencontraram em Paris em Antes do Anoitecer – ficaram juntos e são agora um casal que enfrenta os mesmos problemas de qualquer casal. São esses problemas que estão no centro de Before Midnight, o terceiro episódio da trilogia do americano Richard Linklater, apresentado hoje fora de concurso no festival de Berlim.

Céline quer mudar de emprego, Jesse pergunta-se se deveria voltar para os EUA para junto do filho do primeiro casamento, e a partir daí as coisas descambam para uma longa e palavrosa discussão conjugal, filmada por Linklater em longuíssimos planos, alguns deles em steadycam, com o casal a passear pelas paisagens gregas.

E são esses problemas que fazem deste talvez o melhor dos três filmes e certamente igual do primeiro filme: acabado o conto de fadas, é preciso olhar para a vida como ela é. “Não é fácil,” como diz a certa altura Hawke, “mas é verdadeira.”

Na conferência de imprensa – sobre-concorrida como é hábito nestas ocasiões – Ethan Hawke diz que esse tom acabou por vir naturalmente da evolução dos três filmes: “Quando se é jovem, tem-se tempo para andar a passear de comboio... mas à medida que ficamos mais velhos torna-se difícil não sermos definidos pelos nossos empregos.” E Before Midnight fala precisamente do momento em que Céline e Jesse chegam à encruzilhada seguinte do seu percurso: e agora, que temos uma família, uma carreira, uma vida em comum, como é que fugimos às armadilhas? Ou será sequer que é possível fugir às armadilhas?

Tudo se passa durante umas férias em família na Grécia, e embora ninguém o tenha perguntado, acaba por haver qualquer coisa de curioso em instalar esta história de crise conjugal num país que se tornou no símbolo da crise, mesmo que o projecto fosse anterior à decisão de rodar na Grécia – facilitada pela amizade de Linklater com Athina Rachel Tsangari, a realizadora de Attenberg, que estudou cinema na Austin natal do realizador e que faz aqui uma perninha como actriz.

Mas Before Midnight não tem nada de oportunista nem de calculado: percebe-se que o filme surge verdadeiramente da curiosidade de reencontrar estas personagens, de tomar o pulso ao modo como uma relação evolui. Já não é um projecto apenas de Linklater mas sim um verdadeiro filme a três (o argumento é assinado pelo cineasta com os seus actores); talvez aqui e ali um bocadinho demasiado próximo das imagens de marca de Delpy e Hawke.

É inevitável, porque, como ela própria diz, há uma “semente de verdade” nestas personagens. “Não somos nós que ali estamos, mas quando revi Antes do Anoitecer fiquei surpreendida pela quantidade de coisas pessoais, minhas, que transparecem no filme. Como se a árvore da ficção crescesse a partir de uma semente de realidade.”

Na qual muita gente se vai rever.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Before Sunset (2004) - Richard Linklater

Post by Rui Santos »

Samwise alterei este post para spoiler pois imho fala-se um pouco demasiado do próximo filme, com detalhes que eu considero spoiler (é um pouco um contar sobre o que acontece pelo meio entre este filme e o próximo)
Vou tb mover este post para o tópico do novo filme que já está aberto :)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Post Reply