Cenas da História do Cinema
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Cenas da História do Cinema
Porque o revi hoje:
A maneira como esta cena condensa toda a noção de auto-consciência da intolerância injustificada, de como o Homem é um ser especial apenas igualado pelos seus talentos únicos e a sua capacidade de redenção, a simbiose perfeita entre a Música e o Cinema... Poderoso.
A maneira como esta cena condensa toda a noção de auto-consciência da intolerância injustificada, de como o Homem é um ser especial apenas igualado pelos seus talentos únicos e a sua capacidade de redenção, a simbiose perfeita entre a Música e o Cinema... Poderoso.
Enigma Files
Re: Cenas da História do Cinema
Adoro o filme (e o aparelho de registo sensorial é uma das invenções de obras de sci-fi que mais me fascina) e a cena deixa-me sempre impressionado. Lembro-me de ler um artigo sobre a mesma (creio que era uns scans da revista american cinematographer) e foi realmente muito trabalhosa. E os cuts estão bem escondidos.Samwise wrote:O início do Strange Days:
A qualidade de imagem está um pouco ranhosa, mas dá para perceber que não se trata de um filme qualquer. No meio da intriga, há um aparelho que serve para registar tudo o que é a experiência sensorial de alguém e depois para reproduzir essa experiência noutra pessoa (um pouco à semelhança do que acontecia no Brainstorm). A gama de utilizações para uma invenção destas é vastíssima, mas o filme concentra-se fundamentalmente em dois usos específicos: o aproveitamento marginal (ie., à margem da lei) como substituto de uma qualquer droga (sem os efeitos perniciosos, e muito mais "potente"), e como ferramenta de "espionagem" e "denúncia"- e mais não digo, que é para não estragar o visionamento a quem não conhece esta fita extraordinária da Bigelow.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
-
- Especialista
- Posts: 1803
- Joined: July 18th, 2010, 11:10 am
- Location: Aveiro
Re: Cenas da História do Cinema
Tom Hanks a cantar a excelente "Light My Fire" dos The Doors, quando consegue fazer fogo na ilha deserta, em «Cast Away».

Quase a completar a colecção de digipacks nacionais...


Re: Cenas da História do Cinema
"Get this through you head, you jew motherfucker, you!..."
Uma das muitas sequências memoráveis de Casino.
A "incorporção" está desactivada para clientes externos, mas vejam no youtube com boa qualidade:
http://www.youtube.com/watch?v=b2dewDwIQyM
Uma das muitas sequências memoráveis de Casino.
A "incorporção" está desactivada para clientes externos, mas vejam no youtube com boa qualidade:
http://www.youtube.com/watch?v=b2dewDwIQyM
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Cenas da História do Cinema
Atonement - Dunquerque, 1940 - a concentração de tropas inglesas junto à Mancha, encurraladas pelos forças alemãs, enquanto esperavam a evacuação marítima.
Não é a melhor cena do filme, mas é a mais vistosa do ponto de vista técnico. Deu uma deambulação com uma steady-cam de cinco minutos, por entre as tropas estacionadas, e afastando-se e reencontrando-se com o personagem principal.
(desisto - quatro tentativas de colocar um vídeo "visível", quatro notificações de "incorporação desactivada"
)
Não é a melhor cena do filme, mas é a mais vistosa do ponto de vista técnico. Deu uma deambulação com uma steady-cam de cinco minutos, por entre as tropas estacionadas, e afastando-se e reencontrando-se com o personagem principal.
(desisto - quatro tentativas de colocar um vídeo "visível", quatro notificações de "incorporação desactivada"

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- Fanático
- Posts: 614
- Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm
Re: Cenas da História do Cinema
De facto essa cena fica na memória não só pelo aspecto visual , mas também pelo ambiente sonoro. Essa questão da versão americana é que desconhecia, mas a nossa tá conforme o original ou não?lud81 wrote:Bem, isto é uma série, mas tenho de partilhar esta cena do magnífico último episódio de Twin Peaks:
É uma das melhores coisas que David Lynch encenou na sua vida! Como é que lhe vem à cabeça criar estes ambientes...?![]()
E uma obra prima do ambiente, na minha opinião a melhor cena da carreira de Stanley Kubrick:
Pena ser a versão americana, que usa monges extra em CGI para tapar o sexo.
-
- Fanático
- Posts: 614
- Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm
Re: Cenas da História do Cinema
La Haine - O Ódio, de Mathieu Kassovitz
A cena "taxi-driver", em que o Cassel parece imitar a icónica sequência "Are you talking to me?" protagonizada por De Niro. Mais do que essa associação cinematográfica, esta cena é poderosa porque representa, através de um plano artístico invulgar, um "mergulho" dentro da personalidade da personagem, ao "entrar pelo espelho adentro". A sociedade moderna cria monstros com os quais não consegue depois lidar, e ódio gerado no processo torna-se uma característica nata e intrínseca em determinados estratos populacionais.
Outro "truque técnico/artístico" assinalável: um "Vertigo-shot" que dura 15 segundos (
), e que começa com um plano abrangente de uma praça na cidade para acabar por se focar, com limite do zoom da lente, no plano individual dos dois amigos.
A cena "taxi-driver", em que o Cassel parece imitar a icónica sequência "Are you talking to me?" protagonizada por De Niro. Mais do que essa associação cinematográfica, esta cena é poderosa porque representa, através de um plano artístico invulgar, um "mergulho" dentro da personalidade da personagem, ao "entrar pelo espelho adentro". A sociedade moderna cria monstros com os quais não consegue depois lidar, e ódio gerado no processo torna-se uma característica nata e intrínseca em determinados estratos populacionais.
Outro "truque técnico/artístico" assinalável: um "Vertigo-shot" que dura 15 segundos (

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Cenas da História do Cinema
Era porreiro um tópico com essas trick shots (e já agora respectivas explicações , etc). Podem não ter um impacto como uma cena clássica , mas são super interessantes.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Re: Cenas da História do Cinema
E muito me engano a primeira cena também é um trick shot à Orpheé, o espelho não é espelho nenhum, são dois atores, em que o que está de costas baixa-se para passarmos à visão subjectiva sem haver cortes.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Re: Cenas da História do Cinema
Só tinha visto a 2a cena e nem em lembrava da outra cena. Também me parece que são 2 actores , o timing dos movimentos não é perfeitopaupau wrote:E muito me engano a primeira cena também é um trick shot à Orpheé, o espelho não é espelho nenhum, são dois atores, em que o que está de costas baixa-se para passarmos à visão subjectiva sem haver cortes.
É um bocadinho como a cena do espelho no sucker punch , com as duplas de costas a replicar os movimentos.
Last edited by jimmy on January 10th, 2012, 11:07 am, edited 2 times in total.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Re: Cenas da História do Cinema
Lindissimo, uma excelente homage a um filme que é, em si, um hino ao Cinema:
Cabeças


Re: Cenas da História do Cinema
Essa do Sucker Punch também está bem esgalhada - afinal de contas parece-me que vou antecipar a visualização do filme.
Uma outra sequência famosa com reflexos é a do Duck Soup...
Uma outra sequência famosa com reflexos é a do Duck Soup...

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Cenas da História do Cinema
Outra envolvendo espelhos.Esta só descobri o truque ouvindo as explicações
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver