Compra de LCD/Plasma

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
User avatar
Requiemaa
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 347
Joined: December 19th, 2001, 3:25 pm
Location: Portugal

Compra de LCD/Plasma

Post by Requiemaa »

Carissimos,

Estou a pensar seriamente em dar descanso à minha Sony 32" CRT que tenho desde 2001 e comprar um LCD ou Plasma para que possa entrar na HD.
O orçamento é até os 2.000 € sensivelmente para ecrâ de 46", Full HD (1080p), com 100hzt (penso que as Sony série Z de 200hzt não estejam ainda à venda), com o minimo de taxa de resposta possível (no caso dos LCD) e se possível com fotogramas a 24p.
Tenho andando a pesquisar nas lojas fisicas mas apreciava bastante a vossa opinião e sugestão para que possa decidir da melhor forma.

Obrigado e um abraço.
"...drink one drop from me...and I'll give you...eternity..."
HDTV Philips PFL 9664H 47"; Playstation 3 80GB; Denon AVR 1802; KEF KHT 2005; Monster Audio Cables
Ricardo - Lisboa
Hal9000
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 427
Joined: December 22nd, 2005, 2:04 pm

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Hal9000 »

Panasonic 46", serie PZxxx

Não encontras melhor neste tamanho :wink:
User avatar
Requiemaa
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 347
Joined: December 19th, 2001, 3:25 pm
Location: Portugal

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Requiemaa »

Obrigado Hal.

Pelo o que percebi no site deles dentro da gama PZ o modelo de topo é o PZ 800 existindo um aparelho com ecrâ de 42".
Terás ideia de preços nas lojas fisicas em Portugal?

Um abraço.
"...drink one drop from me...and I'll give you...eternity..."
HDTV Philips PFL 9664H 47"; Playstation 3 80GB; Denon AVR 1802; KEF KHT 2005; Monster Audio Cables
Ricardo - Lisboa
Hal9000
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 427
Joined: December 22nd, 2005, 2:04 pm

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Hal9000 »

No modelo de 46" não existe a versão 800. Só a versão 85. O custo na maquimsom (http://www.maquimsom.pt/) é de 2041€..
Mas existem outras lojas onde podes possivelmente arranjar mais barato. Uma muito falada é o Belmiro na amadora.
Mas de certeza que há por aqui mais pessoal que te poderá dar mais informação, dado que lojas físicas não é o meu forte %-)
User avatar
Requiemaa
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 347
Joined: December 19th, 2001, 3:25 pm
Location: Portugal

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Requiemaa »

Obrigado mais uma vez Hal. No próximo fds vou passar pelo Belmiro e ver o que lá têem.

Mais nenhuma sugestão para além da gama PZ da Panasonic?
Em termos de LCD alguma sugestão?

Obrigado.
"...drink one drop from me...and I'll give you...eternity..."
HDTV Philips PFL 9664H 47"; Playstation 3 80GB; Denon AVR 1802; KEF KHT 2005; Monster Audio Cables
Ricardo - Lisboa
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Skywatcher »

Os Philips topo de gama serão os melhores em termos de qualidade absoluta mas ultrapassarão o orçamento.
Assim sendo enviava-te para uma vista de olhos pelos Samsung AX56 (A656, 756, etc.)
Creio serem a melhor relação preço/qualidade em LCD no mercado de momento.
Cobola
Iniciado
Iniciado
Posts: 116
Joined: August 26th, 2006, 11:36 am

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Cobola »

Se a opção for para plasma, os melhores são os da Pioneer, mas muito bons também são os da Panasonic.
Para grandes dimensões, da Pioneer, ainda deves encontrar os da geração 8 (5080, por exemplo) com grande abatimento no preço, pois saiu a nova geração de plasmas - é de aproveitar, pois as diferenças de qualidade entre modelos são pouco significativas, e os da geração 8 já eram de topo, ou de referência (aproveitei e comprei o meu 4280, após ano e meio a hesitar entre modelos e tecnologias). Havendo dinheiro para os comprar, será sempre uma excelente e irrepreensível opção.

Quanto à Panasonic, os PZxxx são os mais artilhados em termos de funcionalidades, mas eu daria um grande desconto para as mariquices que eles trazem. De base, todos os PZ partilham o mesmo ecrã, e isso é que é essencial. A função Inteligent Frame Control (ou qq coisa parecida), apenas existente nos modelos de topo, tem sido noticiada como atrapalhando mais do que beneficiando. O receptor digital terrestre também dispensaria, pois essa função é feita pelo ZON/MEo/Clix etc, ou então, por algo que existirá daqui a 3/4 anos, quando o sistema da televisão digital terrestre estiver implementado em Portugal (nessa altura, e sabendo como são as coisas na electrónica, duvido da compatibilidade para com os televisores de agora). Portanto, limitava-me ao essencial: processaemnto gráfico (Pioneer rulez), contraste, velocidade, tamanho, resolução - dependendo da distância a que verás tv. Mas cuidado, as marcas usam e abusam do marketing: os 50.000 de contraste dos plasmas Panasonic não superam os 16.000 anunciados para os plasmas da Pioneer.

Em LCD, sempre gostei mais da imagem dos Philips: melhor detalhe, cores não exageradamente saturadas (como nos Samsung), velocidade de processamento. São mais caros, mas como no caso dos Pioneer, são um valor seguro. Os últimos modelos são lindíssimos.
No entanto, a Série 6 da Samsung parece-me ter um compromisso preço/qualidade excelente, imbativel, mesmo. Um familiar meu tem um A656, e devo dizer que, à parte de preferir a imagem dos plasma - mas isto é pessoal -, gosto bastante deste modelo: bom contraste, nitidez de imagem, versatilidade (na entrada USb pude conectar o meu disco externo LACIE... e o aparelho leu-o!!! Também lhe meti um leitor de cartões multimédia, usb, e ele reconheceu e leu todos os cartões!!). Estão a um bom preço (vi no Mediamarkt a cerca de 1220€, o de 40''), pelo que se apresenta como uma forte opção a ter em conta.
O Sony série W também me pareceram muito bons, mas são mais caros.

De qualquer forma, podes sempre guiar-te neste site da especialidade, pesquisando pelos excelentes reviews (os melhores que existem!!) que lá fazem sobre os modelos (http://www.hdtvtest.co.uk/), deixando já uma ressalva: deixa sempre a derradeira decisão para o que os teus olhos vêm e gostam, não escolhas às cegas apenas apoiado no que encontras em revistas e em fóruns.
User avatar
Requiemaa
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 347
Joined: December 19th, 2001, 3:25 pm
Location: Portugal

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Requiemaa »

Obrigado Skywatcher e Cobola pelas vossas opiniões.

Realmente oferta é o que não falta e é ai que reside precisamente a indecisão.
Quando comecei a pesquisa à séria nem tinha considerado a tecnologia Plasma (talvez pelo anúncio da Pioneer que iria abandonar a mesma) mas agora é cada vez mais algo que pondero.

Por exemplo ambos referem os LCD da Philips como os de topo e eu nunca olhei para eles com atenção. Os que me sempre atrairam foram os série X da Sony sabendo que têm um preço superior aos Samsung e saindo fora do budget.

Pioneer são sem dúvida os plasmas que têm melhor imagem, mesmo que só façam 720p, contudo os preços são na maioria das vezes proibitivos.
Pelo o que tenho lido os Panasonic série PZ são bastante bons e com preços acessíveis para o que oferecem e em termos de tecnologia plasma são os 2º classificados, abaixo dos Pioneer claro.
Também já andei no hdtv.co.uk onde têm várias análises a Pannys e realmente a tal Inteligent Frame Control é tanga e até prejudica tal como o Cobola referiu, contudo existe a opção de desligar.

Tenho que pesquisar os LCD Philips e ver melhor os Pioneer, a tal geração 8 - ambos para 42" ou 46".

Para complicar um pouco mais o objectivo seria também comprar um leitor Blue-Ray que faça upscaling de DVD para 1080p em condições mas sem ser exorbitante. Mas isso será outra aventura :)

Um abraço,
"...drink one drop from me...and I'll give you...eternity..."
HDTV Philips PFL 9664H 47"; Playstation 3 80GB; Denon AVR 1802; KEF KHT 2005; Monster Audio Cables
Ricardo - Lisboa
Cobola
Iniciado
Iniciado
Posts: 116
Joined: August 26th, 2006, 11:36 am

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Cobola »

Requiemaa wrote:Para complicar um pouco mais o objectivo seria também comprar um leitor Blue-Ray que faça upscaling de DVD para 1080p em condições mas sem ser exorbitante. Mas isso será outra aventura :)
Ando nessa aventura há uns meses... experimentei o Panasonic BD-30, de que gostei, mas como não tenho avr com hdmi, ficaria privado dos formatos sonoros xxHD. Por isso, decidi esperar pelo BD-50, que faz o 'decoding onboard', mas não pelo preço de lançamento: 600€, não vale a diferença para o anterior. Entretanto, nesse compasso de espera, e até porque ainda não vi nenhum BD-50 à venda, a Panasonic anunciou para o próximo mês duas evoluções dos modelos entretanto lançados: o BD-35 e o BD-55, com melhorias no upscallinng de DVD e no som.

Também está para sair os leitores blu-ray da Pioneer, a preço mais acessível. Interesso-me pelo LX-71, embora não leia cartões nem usb, e é profile 1.1 (mas isto dispenso bem). Mas tem processador de imagem de topo e circuitos de som dedicados do mesmo nível.
Os Sony 350 e 550 também estão na linha de montagem, e parecem ser excelentes em upscalling.

Em comum, todos eles têm boa imagem blu-ray. Mas o que mais me interessa é o upscalling dos dvd's e o som stereo, e é aqui que os modelos podem diferir. Aguardam-se os testes e as reviews, e a decisão pelos próprios olhos e ouvidos (indispensável!!)

Por enquanto, ainda vejo os meus dvd's por ligação scart, mas qualquer leitor de dvd com ligação hdmi faz um melhor trabalho do que o que actualmente tenho. Por isso, a espera pelas decisões do mercado tem sido algo pesarosa.
User avatar
Requiemaa
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 347
Joined: December 19th, 2001, 3:25 pm
Location: Portugal

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Requiemaa »

Obrigado mais uma vez pelo teu contributo Cobola.

A minha necessidade em termos de leitor Blue-Ray é muito parecida com a tua. Não me vou desfazer dos meus quase 300 titulos em DVD e sem dúvida que um leitor que me faça um bom upscaling é essencial. Eu sei que poderia comprar um leitor DVD que me fizesse isso em muito melhor condições do que um Blue-Ray mas também não me está apetecer desembolsar € 2.000 num terminal TV e não ter fontes HD de Cinema para lá ver.

Em termos de som o meu AVR Denon também não descodifica fontes audio HD nem sequer tem ligação hdmi. Desde que o leitor tenha uma saida optica ou coaxial fico satisfeito com o DD 5.1 e com o DTS (com uma filha de 8 meses é mais os filmes que oiço com ascultadores do que através de colunas :) )

No fds quando fôr ao Belmiro logo vejo o que eles têm por lá a preço acessivel...curiosamente estou mais inclnado para Sony e Pioneer do que para Panasonic mas é uma questão de se analisar.

Um abraço.
"...drink one drop from me...and I'll give you...eternity..."
HDTV Philips PFL 9664H 47"; Playstation 3 80GB; Denon AVR 1802; KEF KHT 2005; Monster Audio Cables
Ricardo - Lisboa
Hal9000
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 427
Joined: December 22nd, 2005, 2:04 pm

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Hal9000 »

Eu teria recomendado o Pioneer, não fossem 2 senãos:

Modelo de 42" não é FullHD
Preço

E mesmo que o preço fosse menor, o Pioneer pode ter mais contraste, mas depois perde nos detalhes e nos tons de cizento, sendo necessário baixar o contraste para ganhar estes detalhes de volta, ficando nos niveis do Panasonic :wink:
Cobola
Iniciado
Iniciado
Posts: 116
Joined: August 26th, 2006, 11:36 am

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Cobola »

Hal9000 wrote:Eu teria recomendado o Pioneer, não fossem 2 senãos:

Modelo de 42" não é FullHD
Preço

E mesmo que o preço fosse menor, o Pioneer pode ter mais contraste, mas depois perde nos detalhes e nos tons de cizento, sendo necessário baixar o contraste para ganhar estes detalhes de volta, ficando nos niveis do Panasonic :wink:
Aceito que os gostos sejam relativos, e que ora se prefira imagens mais contrastantes ou não, com mais ou menos profundidade, mais ou menos coloridas. Por isso refiro sempre que a última palavra deva ser dada pelo próprio, após um teste directo.
Por acaso, no caso dos Pioneer, os settings recomendados para contraste anda a meio da escala (30 a 32).

Quanto ao detalhe, e para 42'', afirmo comprovadamente que para lá dos 2,5 mt. de distância de visualização, não se distingue os FullHD do resto. Sinceramente, andei muitos meses com essa convicção, até decidir fazer um teste directo. Por isso digo para comprovarem previamente o marketing publicitário que por aí abunda.

Eu ia comprar um Panasonic PZ85, com base nas excelentes especificações que traz. Esperei alguns meses por ele, até chegar ao nosso mercado. Nunca tinha olhado para os Pioneer, porque, a olhar para o papel, não tinha especificações atractivas - naquilo a que eu na altura julgava ser atractivo, nomeadamente a da resolução (720p) e o numeral do contraste (16.000). E havia a questão do preço. E tinha andado ano e meio a ver modelos. Mas quando os pude ter lado a lado (Pio 4280 e Pana PZ85), escolhi sem hesitação o primeiro. E não foi pacífico, pois nesse momento deitei por terra tudo o que andei a dizer no ano e meio anterior. O Pana é bom aparelho, sim senhor, mas as imagens do Pioneer têm impacto, côr e profundidade. Porquê? Porque tem um processamento gráfico superior, e isso vale mais do que o resto. A escala de contraste do Pioneer não pode ser a mesma que a da Panasonic, pois achei mais forte os 16.000 do primeiro do que os 50.000 do segundo!!!

De facto, a um (1) metro de distância do ecrã conseguia distinguir um pouco mais de detalhe no ecrã da Panasonic, mas em filmes blu-ray. E quando digo mais detalhe, não me refiro a algo de estraordinário. Mas a um metro. Mas mesmo a esse metro, preferiria sempre a qualidade de imagem do Pioneer, pelas razões apontadas.

O FullHD deve, a meu ver, ser relativizado. Se é indispensável para ecrãs com 46'' para cima, já os de 42'' dependem muito da distância a que se vê imagem. Para lá dos 2,5mt., para mim, não se justifica, pela simples razão de que o olho humano não tem tamanha percepção do detalhe. E não esquecer que FullHD só está disponível nos filmes blu-ray, jogos de consola, ou no acesso a satélite com emissão FullHD (que não o MEO nem a ZON, pelo menos para já e que se saiba). A IPTV emite a 720p.

Não se cansem de testar os aparelhos in loco, essa será sempre a melhor avaliação, independentemente das marcas ou modelos. Eu assim fiz, e mudei completamente o que pensava até à altura.
tiagottx
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 266
Joined: April 8th, 2005, 11:46 am

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by tiagottx »

Vinha dar aqui a minha opinião, mas faço minhas as palavras do Cobola yes-)
User avatar
Requiemaa
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 347
Joined: December 19th, 2001, 3:25 pm
Location: Portugal

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Requiemaa »

Obrigado a todos pela ajuda :-)

Falei com o Sr. Luís da Infidelidades, deixem-me só salientar a sua impecabilidade e profissionalismo no contacto e na explicação/ajuda, e os preços para os Panasonic são os seguintes:
Panasonic TH42 PZ-800 - € 2.000
Panasonic TH42 PZ-85 - € 1.600
Panasonic TH46 PZ-85 - € 2.040

Tem lá o Samsung LE46A656 com o preço bastante bom de € 1.590. Segundo a opinião dele a qualidade de construção dos LCD Samsung deixam um pouco a desejar face aos Panasonic por ex.

Outra coisa boa é que vai receber os novos leitores Blue-Ray da Panasonic para final do mês de Setembro, BD 35 e BD 55, onde o primeiro deverá rondar os €350 e já com profile 1.3 o que é sempre agradável.

Infelizmente não tem no momento nenhum dos Panasonic para demonstração mas assim que tiver liga-me para ir ter com ele para visualizar e compará-los também com os Pioneer, claro.

Um abraço.
"...drink one drop from me...and I'll give you...eternity..."
HDTV Philips PFL 9664H 47"; Playstation 3 80GB; Denon AVR 1802; KEF KHT 2005; Monster Audio Cables
Ricardo - Lisboa
Cobola
Iniciado
Iniciado
Posts: 116
Joined: August 26th, 2006, 11:36 am

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Cobola »

E preço para o BD55? E data de entrega?
Podes comprovar isso quando lá fores?
Alguns detalhes dos modelos aqui.


Já agora, posta aqui as tuas impressões após o teste directo aos ecrãs.
Post Reply