O que andam a jogar - 2009

Fórum dedicado à Temática dos Videojogos.
Locked
Cesar.Ribeiro
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 180
Joined: March 10th, 2006, 10:17 am
Location: Torre da Marinha
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by Cesar.Ribeiro »

Por falar em Uncharted, ando a jogá-lo e pessoalmente acho-o muito muito mediano.
Apesar do bom apartado técnico faz-me um pouco lembrar o "Heavenly Sword". Gráficos bonitos, mas de resto pouco interessante (se bem q o "Heavenly Sword" tinha algumas ideias interessantes, mas pouco exploradas).
O esquema do jogo é sempre igual: alguma exploração, alguns enigmas da treta, e depois um espaço mais aberto para andar aos tiros. O sistema de combate é bom (gosto da câmara ao estilo RE4), as armas também não são más, agora o resto...
Para mim o grande problema deste jogo é a falta de personalidade e não ter um rumo definido. Não é um shooter puro e duro, nem muito menos um jogo de aventura ao estilo Tom Raider. Nem nada em concreto. Limita-se a copiar algumas partes de outros jogos, e a fazer uma boa colagem (muito por culpa do apartado técnico), apesar de muito previsível.
É um pouco de "Tomb Raider" na exploração, é um pouco "Prince of Persia" nos malabarismos (saltos, etc), é um RE4 chapado na parte das catacumbas (porque raio um jogo de aventura/acção de repente passa a ser um survival horror vindo do nada, e ainda por cima com monstros copiados do "The Descent"??). Além dos diálogos em português, ridículos na maior parte das vezes e tentando dar um ar "jovem" (vulgo teenager) ao jogo. Apesar de já estar bastante avançado ainda não acabei o jogo (confesso q vou acabá-lo mais por "obrigação" porque não me está a cativar muito), mas até agora a minha pontuação ronda os 7/10.
Sem querer generalizar acho q o "Uncharted" é um bom jogo para adolescentes (com isto não querendo dizer q só os adolescentes é q podem gostar do jogo...), e q dentro do actual panorama dos videojogos (e de todas as consolas) até pode ter feito algum furor porque não existem grandes alternativas viáveis. Agora como jogo é realmente um bocado fracote.
User avatar
kid
Fanático
Fanático
Posts: 889
Joined: January 22nd, 2003, 12:25 pm
Location: Portugal
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by kid »

Eu joguei (e vou voltar a jogar) o Uncharted e na altura sentia-me dentro dum filme, acompanhava a história e recordava-me sempre do... Indiana Jones! Confesso que em termos de enigmas é fraco, é mais um jogo de acção do que de aventura. Se queres exploração mesmo, podes divertir-te a procurar os tesouros :) Ah e outra coisa, não sei como é a versão falada em português (faço sempre questão de ouvir tudo na língua original) mas as vozes inglesas são óptimas, o trabalho dos actores é muito bom e tudo o que é diálogos está perfeitamente de acordo com o jogo em questão.
This is the place that you all made together so that you could find one another.
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by DarkPhoenix »

O sistema de combate de Uncharted é baseado no Gears of War, e não no Resident Evil 4.
Se eu tivesse uma ps3, Uncharted seria o primeiro jogo a comprar.
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by Thanatos »


O sistema de combate de Uncharted é baseado no Gears of War, e não no Resident Evil 4.

Isso nota-se no sistema de cobertura.

De qualquer forma desagrada-me bastante a mira que é lenta como tudo. Concordo em certa medida com o escrito pelo César Ribeiro no que concerne ao jogo ser uma manta de retalhos de estilos. O enredo lembra-me Indiana Jones, a execução lembra-me Tomb Raider/Prince of Persia. Não foi título que me agarrasse.
Glorioso
Especialista
Especialista
Posts: 1066
Joined: December 29th, 2005, 9:44 pm
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by Glorioso »

Eu acho que a par do Ratchet são os dois títulos A+ da consola. Pena não ser mais complexo ao nível dos enigmas e puzzles mas graficamente é um espanto, e nesta segunda volta estou a jogar com as vozes em Português.

PS: Não percebi a comparação dom o Heavenly Sword, comprei o jogo e estou desapontado... aquilo é um "button smash" do principio ao fim... eh-)
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by Thanatos »

Glorioso wrote:Eu acho que a par do Ratchet são os dois títulos A+ da consola. Pena não ser mais complexo ao nível dos enigmas e puzzles mas graficamente é um espanto, e nesta segunda volta estou a jogar com as vozes em Português.

PS: Não percebi a comparação dom o Heavenly Sword, comprei o jogo e estou desapontado... aquilo é um "button smash" do principio ao fim... eh-)
O Ratchett é outra cantiga. Só aquelas cutscenes são de antologia! :-)))

Já a comparação com o Heavenly Sword penso que era a nível gráfico. Esse (Heavenly) nem passei do nível da irmãzinha a disparar setas. Odeio usar o sisaxis sem alternativa e o jogo em si não me puxou nadisca.

Quanto às dobragens... quanto menos se disser melhor mas no Uncharted até curto a voz do "amigo" do Drake (escapa-me o nome... aquele coberto de dívidas), tem o seu quê de teatral.
Nuno Guerreiro
Especialista
Especialista
Posts: 1895
Joined: January 15th, 2001, 3:34 am
Location: Portugal
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by Nuno Guerreiro »

Thanatos wrote:
Glorioso wrote:Saiu ontem e traz achievements, perdão, troféus ao jogo, aliás é o primeiro jogo em disco a suportar troféus.
Já saquei! :-D Isso dos troféus não é coisa que me faça perder o sono. Nunca lhes achei piada na 360 e não seria agora que ia começar a achar mas é sempre de bom tom ter os jogos no último grito.

Já agora sem querer ser chato como soubeste quais as alterações que o patch fez? Leste online?
basta todos os dias, uma vez ao dia, ires a ps3fanboy.com e sabes tudo sobre o q sai para a Ps3. Esta info saiu la por ex...
Video: LG OLED55C9PLA, Xbox One S, PS3, Nvidia Shield Android TV 16GB, Wii
Som: Onkyo TX-NR808, Cambridge Audio Azur 640C, Wharfedale Diamond 9.4 / 9 CS / 9.1; BK Gemini; 1mt QED P-75; 3mt QED P-SW; 0.5mt QED Qunex
Thread de Vendas | Feedback
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by Thanatos »

Nuno Guerreiro wrote:basta todos os dias, uma vez ao dia, ires a ps3fanboy.com e sabes tudo sobre o q sai para a Ps3. Esta info saiu la por ex...
E tu achas que com um nome desses eu alguma vez visitava o site? :twisted:

Mas pronto se recomendas passo a dar lá um pulinho. Thanks pelo heads up.
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by DarkPhoenix »

Essa do ps3fanboy.com foi muito boa, nem eu faria melhor.

Não há necessidade de andarem por sites manhosos, onde as notícias são manipuladas...

Todas essas notícias estão presentes em qualquer site de jogos decente:
Eurogamer.net
eurogamer.pt
insert-coin.pt ( fórum pt sempre actualizadíssimo )
gamespot.com
ign.com
User avatar
Green_Lion
Fanático
Fanático
Posts: 822
Joined: February 4th, 2003, 10:54 pm
Location: Ponta Delgada
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by Green_Lion »

DarkPhoenix wrote:Essa do ps3fanboy.com foi muito boa, nem eu faria melhor.

Não há necessidade de andarem por sites manhosos, onde as notícias são manipuladas...
Esse site não tem nada de manhoso. Pertence à Time/Warner tal como http://www.xbox360fanboy.com , http://www.nintendowiifanboy.com , http://www.joystiq.com , www.engadget.com , etc.

Não tem nada de manipulador, apenas dividem noticias pelos vários sites/blogs. O http://www.joystiq.com tem o "resumo" dos vários blogs dedicados às várias plataformas.

EDIT: na concorrência temos outro grande site/blog: http://kotaku.com/ (grupo Gawker Media Network)

Todos os dias passo pelo http://kotaku.com e http://www.joystiq.com
Giribi
Fanático
Fanático
Posts: 791
Joined: January 29th, 2001, 1:09 am
Location: Lisboa
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by Giribi »

Confirma-se o lançamento do GTAIV para PC em Novembro.

Lá vou ter que largar o FM e os FPS uma beca para acabar este :-D

http://arstechnica.com/journals/thumbs. ... ovember-19
Pelo amor de Deus, que nunca façam um remake, prequel, sequel, reboot, whatever do Blade Runner, e nem sou católico...
Update: Ridley Scott, estás oficialmente na minha shitlist!
Glorioso
Especialista
Especialista
Posts: 1066
Joined: December 29th, 2005, 9:44 pm
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by Glorioso »

O PS3 fanboy faz parte de uma "cadeia" de sites dedicada a cada uma das consolas, eu navego por vários portais mas o indispensável é o N4G onde encontras um resumo de todos os sites.
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by DarkPhoenix »

Pois eu considero que a esmagadora maioria dos sites "monomarca" contribuem apenas para a ignorância generalizada e formação dos sempre odiosos grupinhos de fundamentalistas/fanboys.

Embora só possua a X360, estou sempre atento a todas as novidades relativas à concorrência ( PS3 em especial ) porque só assim estarei ciente de que as minhas escolhas estão correctas e o meu dinheiro é bem investido.
Foi assim que larguei a PS2 em prol da Xbox, por exemplo.

No caso particular da X360, considero o http://www.TeamXbox.com um dos melhores sites monomarca, porque não ignora nem ataca os outros sistemas, a sua postura é louvável e só chama as plataformas rivais para a discussão quando existe algum interesse de facto.
Mesmo assim, só lá vou raramente.
Numa das últimas vezes meteram o pé na argola numa crítica bastante mal escrita ao "Ninja Gaiden 2"...


O meu site de referência é o http://www.Eurogamer.net, um local exemplar onde as críticas e as classificações são ainda apaixonadas e sinceras, e não uma série de artigos vendidos à pressão das marcas ou das editoras mais poderosas.
De lembrar, por exemplo, o merecido 3/10 dado ao "Driv3r", a corajosa eleição de "Psychonauts" para GOTY em 2005 (?!), os contundentes 8/10 ao "Metal Gear Solid 4", 8/10 ao "Gears of War", 8/10 ao "Halo",... ou a apaixonante crítica 10/10 ao "Shadow of the Colossus" ( o meu all-time jogo favorito ).
Glorioso
Especialista
Especialista
Posts: 1066
Joined: December 29th, 2005, 9:44 pm
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by Glorioso »

DarkPhoenix wrote:Pois eu considero que a esmagadora maioria dos sites "monomarca" contribuem apenas para a ignorância generalizada e formação dos sempre odiosos grupinhos de fundamentalistas/fanboys.
Totalmente de acordo, mas no caso do Blog citado é diferente, eles tem 3 sites diferentes cada um com a sua temática, sendo que as noticias comuns apareecem duplicadas. É como por exemplo o IGN ou o Gamespot que tem um divisor para cada tema.

PS: Já recebeste o cabo de transferência?
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh
Re: O que andam a jogar - 2008

Post by Tojal City »

Há um jogo para a X-box 360, e que vai sair para o PC, chamado Braid que tem recebido excelente reviews. Já vi uns vídeos e o pessoal do oldshoo,l que ainda jogam nos emuladores os velhos clássicos vai adorar este jogo. Can´t wait.

Locked