Laranja Mecânica (1971) - Stanley Kubrick
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Tira-me só uma dúvida Ricardo Ribeiro. Tu só reconheces obras-primas a pessoas já falecidas e com obra feita e terminada?Quanto à obra-prima, creio que no português corrente a tendência é de vulgarizar a expressão, que de facto na sua raiz significa que se trata da melhor obra de um fulano, a obra primeira, não num sentido cronológico mas no de máximo expoente. E essa, será sempre uma e apenas uma.
Francis Ford Coppola nunca produziu nenhuma? Ridley Scott? George A. Romero? Se é a obra maior de uma pessoa ainda viva como saberás se ele não irá produzir uma superior mais para a frente?
Tu chamas-lhe vulgarização do termo, eu entendo tal facto como uma natural aceitação que pessoas que ainda estão entre nós não precisem de morrer para que lhe sejam reconhecida(s) a(s) obra(s).
Last edited by waltsouza on September 4th, 2005, 12:25 am, edited 1 time in total.
- Ricardo Ribeiro
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Como disse, indepentemente do que eu conheço, já te expliquei o significado do termo obra-prima, de um ponto de vista formal e de um ponto de vista popular. Usa o que mais te agradar e diverte-te.
Ricardo Ribeiro
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Um Administrador que incentiva os "seus" utilizadores à diversão. Realmente com Administradores assim um fórum ganha outro dinamismo. E ainda por cima tenho direito a escolha múltipla. Ricardo, és um must. 


Resposta tipicamente "chegou alguém ao parque infantil mas eu já não tenho paciência para empurrar o baloiço". Eu não preciso que empurres o baloiço Ricardo, tenho pés para lhe dar balanço.Usa o que mais te agradar e diverte-te.

Muito simples: se a pessoa está viva, terá uma obra prima até à data. Se no futuro produzir uma obra superior, essa passará a ser a obra prima. Não percebo a confusão.waltsouza wrote:Quanto à obra-prima, creio que no português corrente a tendência é de vulgarizar a expressão, que de facto na sua raiz significa que se trata da melhor obra de um fulano, a obra primeira, não num sentido cronológico mas no de máximo expoente. E essa, será sempre uma e apenas uma.
Se é a obra maior de uma pessoa ainda viva como saberás se ele não irá produzir uma superior mais para a frente?
Eu por acaso também uso o termo obra prima mesmo sem ser no seu sentido formal, embora saiba qual o seu sentido formal. Uso o termo mesmo só para dizer que o filme é excelente ou coisa assim parecida, acho que o enaltece mais.

Mas acho que as pessoas devem saber o que obra prima significa. E significa aquilo que o Ricardo disse.
- waltsouza
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A verdade é que se o sentido formal é esse, dado á palavra obra-prima, pouca gente o usa dessa forma.
Qual a obra-prima de Spielberg? Teria de se fazer um inquérito a nível mundial e mesmo assim não se chegaria a um consenso. É que se uns podem responder A Lista de Schindler, outros dirão A.I e outros ainda Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida. E quem sabe se não existirão outros filmes dele a merecer tal elogio.
E não poderá ter um artista ter duas obras de igual calibre? Já que a obra-prima é efectivamente na sua forma formal a melhor obra de quem a produz estou á espera que me digam a(s) obra(s)-prima(s) de Spielberg. Dei o exemplo Spielberg como poderia ter ido buscar outro realizador com uma outra filmografia tão ou mais rica quanto diversa.
Por vezes pode-se ficar indeciso a atribuir uma obra-prima.
Qual a obra-prima de Spielberg? Teria de se fazer um inquérito a nível mundial e mesmo assim não se chegaria a um consenso. É que se uns podem responder A Lista de Schindler, outros dirão A.I e outros ainda Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida. E quem sabe se não existirão outros filmes dele a merecer tal elogio.
E não poderá ter um artista ter duas obras de igual calibre? Já que a obra-prima é efectivamente na sua forma formal a melhor obra de quem a produz estou á espera que me digam a(s) obra(s)-prima(s) de Spielberg. Dei o exemplo Spielberg como poderia ter ido buscar outro realizador com uma outra filmografia tão ou mais rica quanto diversa.
Por vezes pode-se ficar indeciso a atribuir uma obra-prima.

laranja mecanica?
um dos filmes que mais gosto!
talvez por ainda se manter actual,retrata bem o ciclo vicioso da sociedade ,devemos procurar ser bons e honestos?
e quando o somos, devereriamos nao o ser?
fazer o bem, recompensa?
praticar o mal e-nos reconforta-te?
existem outras abordagens como o arrependimento,devemo-nos arrepender pelo aquilo que fazemos?
e' um bom filme! porque me questiono,porque me faz(ainda)pensar.
um dos filmes que mais gosto!
talvez por ainda se manter actual,retrata bem o ciclo vicioso da sociedade ,devemos procurar ser bons e honestos?
e quando o somos, devereriamos nao o ser?
fazer o bem, recompensa?
praticar o mal e-nos reconforta-te?
existem outras abordagens como o arrependimento,devemo-nos arrepender pelo aquilo que fazemos?
e' um bom filme! porque me questiono,porque me faz(ainda)pensar.
- Rui Santos
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Antes de mais...Woah!!!Calma aí!
"Clockwork Orange" rivaliza com "2001:Space Odyssey" o título de melhor filme do Kubrick.
(eu li as replies meio à pressa, portanto perdoem alguma repetição de ideias embora, pelo que li, não acredito que as haja)
Li num dos replies que um filme é um produto do seu tempo, e isto apesar de verdade, e de tornar necessário por parte do cinéfilo a presença de uma crítica com atenção especial à altura em que o filme se insere na história do Cinema, não se aplica ao filme em questão.
Os filmes de Kubrick têm muito pouco de identificativo entre eles, porque Kubrick nunca repetiu o mesmo filme, mas alguns pormenores de fotografica(como é as cenas com caras com aspecto enlouquecido ou deslumbrado, Jack Nicholson em "The Shining", Malcom McDowell em "Clockwork Orange", James Manson em "Lolita" e até mesmo no 2001) e a descontrucção das personagens
para explorar o lado mais negro do que é ser humano(facilmente identificável em "Full Metal Jacket" e neste "Clockwork Orange") são constantes nos seus filmes.
O que este filme não é: não é um filme de terror e não celebra a violência, mas antes mostra-nos, como espectadores que somos e acompanhados com a narração de Alex, como a violência afecta não só aqueles que a recebem, mas a todos ao seu alcance, incluindo o próprio malfeitor.
Tudo isto devidamente preparado para nos levar à mente de um jovem ultra-sádico, mostrando-nos detalhes da sua inteligência e da sua consistência maior que outros personagens supostamente "menos maus" como o Mr. Deltoid.
Na minha opinião pessoal é um filme que não perdeu nada, mas talvez tenha ganho com a idade. É um filme que para além de tudo ultrapassa os limites da obra-prima para filme que é belo.
Nunca se deve pesquisar muito antes de ver filmes que passaram o teste do tempo e ainda hoje subsistem. Esses filmes são quase garantidamente bons ou pelo menos filmes fundamentais para servir de comparação por terem iniciado novos géneros ou terem em si características que foram repetidas por outros até à exaustão, mas nunca igualadas.
A execução é perfeita, mas mais do que isso tem 2 razões fundamentais para ser o melhor filme de Kubrick:
- é o papel com o melhor casting de sempre, entrando no meu top 5 de melhores interpretações.
- é o filme em que Kubrick parece mais calmo e senero, não se levando excessivamente a sério(filme filmado em menos de um ano, faz um cameo, bandas sonoras 2001, etc...), produzindo um filme que nasce dele mesmo, criando uma perfeita harmonia de todos os elementos e sendo assim o mais perfeito de todos os perfeitos filmes de Kubrick. A razão para isto talvez seja o desejo de fazer um projecto menos estilizado, mais espontâneo(se é que se pode usar a palavra com um homem tão atento ao pormenor) depois de vir da monnumental tarefa do 2001.
Apenas rivaliza com 2001 e é apenas porque 2001, é o filme que mais alterou a forma do cinema, criando algo que nunca foi repetido, mas que por isso nunca foi aperfeiçoado e por isso é relevado para um 2º se o virmos como um filme, e para 1º se procurarmos influência cinematográfica.
Já agora, pessoalmente se as cenas não são chocantes suficientes para vocês acho que andam a ver filmes a mais e, se puserem em perspectiva, numa altura em que os EUA e o mundo estava ainda a quebrar barreiras de preconceitos sexuais, em que apenas há 7 anos a imagem de James Manson a olhar para a foto de Lolita enquantoestava na cama com a mulher quase que proibiu o filme de ser exibido, talvez já percebam porque é que foi tão mal recebido em alguns sitios, como na velha e tradicional inglaterra, onde, por causa de ameaças de morte dirigidas à familia de Kubrick, este mandou tirar o filme das salas.
O filme teve 40 semanas em exibição(10 meses). Mostrem-me um filme igual se conseguirem.
"A cidade de Deus", muito comparada a este filme pela violencia, não é 1/50 do que este filme é.
"Clockwork Orange" rivaliza com "2001:Space Odyssey" o título de melhor filme do Kubrick.
(eu li as replies meio à pressa, portanto perdoem alguma repetição de ideias embora, pelo que li, não acredito que as haja)
Li num dos replies que um filme é um produto do seu tempo, e isto apesar de verdade, e de tornar necessário por parte do cinéfilo a presença de uma crítica com atenção especial à altura em que o filme se insere na história do Cinema, não se aplica ao filme em questão.
Os filmes de Kubrick têm muito pouco de identificativo entre eles, porque Kubrick nunca repetiu o mesmo filme, mas alguns pormenores de fotografica(como é as cenas com caras com aspecto enlouquecido ou deslumbrado, Jack Nicholson em "The Shining", Malcom McDowell em "Clockwork Orange", James Manson em "Lolita" e até mesmo no 2001) e a descontrucção das personagens
para explorar o lado mais negro do que é ser humano(facilmente identificável em "Full Metal Jacket" e neste "Clockwork Orange") são constantes nos seus filmes.
O que este filme não é: não é um filme de terror e não celebra a violência, mas antes mostra-nos, como espectadores que somos e acompanhados com a narração de Alex, como a violência afecta não só aqueles que a recebem, mas a todos ao seu alcance, incluindo o próprio malfeitor.
Tudo isto devidamente preparado para nos levar à mente de um jovem ultra-sádico, mostrando-nos detalhes da sua inteligência e da sua consistência maior que outros personagens supostamente "menos maus" como o Mr. Deltoid.
Na minha opinião pessoal é um filme que não perdeu nada, mas talvez tenha ganho com a idade. É um filme que para além de tudo ultrapassa os limites da obra-prima para filme que é belo.
Nunca se deve pesquisar muito antes de ver filmes que passaram o teste do tempo e ainda hoje subsistem. Esses filmes são quase garantidamente bons ou pelo menos filmes fundamentais para servir de comparação por terem iniciado novos géneros ou terem em si características que foram repetidas por outros até à exaustão, mas nunca igualadas.
A execução é perfeita, mas mais do que isso tem 2 razões fundamentais para ser o melhor filme de Kubrick:
- é o papel com o melhor casting de sempre, entrando no meu top 5 de melhores interpretações.
- é o filme em que Kubrick parece mais calmo e senero, não se levando excessivamente a sério(filme filmado em menos de um ano, faz um cameo, bandas sonoras 2001, etc...), produzindo um filme que nasce dele mesmo, criando uma perfeita harmonia de todos os elementos e sendo assim o mais perfeito de todos os perfeitos filmes de Kubrick. A razão para isto talvez seja o desejo de fazer um projecto menos estilizado, mais espontâneo(se é que se pode usar a palavra com um homem tão atento ao pormenor) depois de vir da monnumental tarefa do 2001.
Apenas rivaliza com 2001 e é apenas porque 2001, é o filme que mais alterou a forma do cinema, criando algo que nunca foi repetido, mas que por isso nunca foi aperfeiçoado e por isso é relevado para um 2º se o virmos como um filme, e para 1º se procurarmos influência cinematográfica.
Já agora, pessoalmente se as cenas não são chocantes suficientes para vocês acho que andam a ver filmes a mais e, se puserem em perspectiva, numa altura em que os EUA e o mundo estava ainda a quebrar barreiras de preconceitos sexuais, em que apenas há 7 anos a imagem de James Manson a olhar para a foto de Lolita enquantoestava na cama com a mulher quase que proibiu o filme de ser exibido, talvez já percebam porque é que foi tão mal recebido em alguns sitios, como na velha e tradicional inglaterra, onde, por causa de ameaças de morte dirigidas à familia de Kubrick, este mandou tirar o filme das salas.
O filme teve 40 semanas em exibição(10 meses). Mostrem-me um filme igual se conseguirem.
"A cidade de Deus", muito comparada a este filme pela violencia, não é 1/50 do que este filme é.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
Olá GollumGollum wrote:O filme teve 40 semanas em exibição(10 meses). Mostrem-me um filme igual se conseguirem.

Esta exibição de 10 meses foi cá em Portugal? Porque se foi, houve filmes que bateram este recorde: Música no Coração esteve um ano inteiro no Tivoli em 1965/66 e não te esqueças de um filme mais recente chamado O carteiro de Pablo Neruda que esteve dois anos em cartaz no Mundial.
Para quem quer regressar ao esplendor do passado, visite:
http://cinemasparaiso.blogspot.com
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Sempre li e ouvi coisas muito positivas sobre o filme o que me levou a compra-lo, esteve por ali guardao uns tempos e finalmente decidi ve-lo... Não gostei ! Tem aspectos interessantes sem duvida mas não é como muitos o pintam !
Rivalizar com o 2001 ? Nem pensar, Laranja Mecanica foi quanto a mim uma brincadeira, uma experiencia de Kubrick que transformaram em "Obra-Prima"
Rivalizar com o 2001 ? Nem pensar, Laranja Mecanica foi quanto a mim uma brincadeira, uma experiencia de Kubrick que transformaram em "Obra-Prima"
lol, obviamente que foi nos EUA. Não no portugal das tradições, e na altura, Portugal sobre ditadura.wavey wrote:Olá GollumGollum wrote:O filme teve 40 semanas em exibição(10 meses). Mostrem-me um filme igual se conseguirem.![]()
Esta exibição de 10 meses foi cá em Portugal? Porque se foi, houve filmes que bateram este recorde: Música no Coração esteve um ano inteiro no Tivoli em 1965/66 e não te esqueças de um filme mais recente chamado O carteiro de Pablo Neruda que esteve dois anos em cartaz no Mundial.
E quando eu digo para me mostrarem filme igual não digo em termos de bilheteira, mas um filme tão único como "Clockwork Orange". O "Titanic" foi número 1 no "box-office" nos EUA durante 15 semanas consecutivas, mas não vai sobreviver muito tempo.
Acho que depende muito da maneira como se vê os filmes, gosto dos filmes de Kubrick, Scorcese, Hitchcook, Welles, Copolla(Francis) e de Chaplin, Fellini e Michelangelo Antonioni. Abomino David Lynch em termos cinematográficos, apesar de achar alguma da sua bizarria interessante, considero Lars Von Trier um experimentalista nato, com uma muito interessante uso da câmera mas que, como todos os experimentalistas, apesar de criarem muito nunca poderão criar uma verdadeira obra-prima, por não conseguirem produzir e polir na perfeição os novos estilos que julgam criar.
Considero Tim Burton um fantástico contador de histórias do imaginário infantil, tranposto para adulto, duma maneira única e irrepetível.
Considero Christopher Nolan o mais provavél realizador a criar a próxima obra-prima próxima do film-noir.
Sinceramente desde que ouvi aqui alguém dizer aqui no fórum que não consegue ver filmes a preto e branco tenho sempre a dúvida se a pessoa que está a opinar tem capacidade fílmica cultural necessária para que a sua opinião seja válida do ponto de vista de real cinema do qual eu a procuro analisar(atenção que eu próprio sou um cinéfilo em construcção).
Claro que todas as opiniões são válidas, por e simplesmente eu não serei capaz de entender o raciocínio por detrás de algumas, e sendo que eu sinto um grande afecto por este filme, confunde-me.
Há que notar que talvez o estejam a ver como se vê um exorcista quando na realidade há que nos deixar ser manipulados e sentidos por aquilo que deve ser, sermos abandonados num mundo como este sem sermos capaz de um pouco de violência, ainda que puramente psicológica.
Just my 2 cents!
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
- Francesco Zappa
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Gollum wrote:Sinceramente desde que ouvi aqui alguém dizer aqui no fórum que não consegue ver filmes a preto e branco tenho sempre a dúvida se a pessoa que está a opinar tem capacidade fílmica cultural necessária para que a sua opinião seja válida do ponto de vista de real cinema do qual eu a procuro analisar(atenção que eu próprio sou um cinéfilo em construcção).
Compreendo, de certa forma, o que queres dizer, tenho aliás o exemplo lá em casa, a minha Maria não vê/gosta de filmes a preto e branco, entre outros

O que seria do cinema hoje em dia sem todo o experimentalismo de um Buñuel, um Godard, um Resnais ou um Tarkovsky, entre tantos outros.
O cinema, como qualquer forma de criação, depende muito da experimentação para ir encontrando novos caminhos, para quebrar regras estabelecidas e tidas como intocáveis.
É inconcebível que o melhor futebol e jogadores não possam estar numa festa tão importante e bonita como o Mundial.
Olá GollumGollum wrote:lol, obviamente que foi nos EUA. Não no portugal das tradições, e na altura, Portugal sobre ditadura.
E quando eu digo para me mostrarem filme igual não digo em termos de bilheteira, mas um filme tão único como "Clockwork Orange". O "Titanic" foi número 1 no "box-office" nos EUA durante 15 semanas consecutivas, mas não vai sobreviver muito tempo.
Acho que depende muito da maneira como se vê os filmes, gosto dos filmes de Kubrick, Scorcese, Hitchcook, Welles, Copolla(Francis) e de Chaplin, Fellini e Michelangelo Antonioni. Abomino David Lynch em termos cinematográficos, apesar de achar alguma da sua bizarria interessante, considero Lars Von Trier um experimentalista nato, com uma muito interessante uso da câmera mas que, como todos os experimentalistas, apesar de criarem muito nunca poderão criar uma verdadeira obra-prima, por não conseguirem produzir e polir na perfeição os novos estilos que julgam criar.
Considero Tim Burton um fantástico contador de histórias do imaginário infantil, tranposto para adulto, duma maneira única e irrepetível.
Considero Christopher Nolan o mais provavél realizador a criar a próxima obra-prima próxima do film-noir.
Sinceramente desde que ouvi aqui alguém dizer aqui no fórum que não consegue ver filmes a preto e branco tenho sempre a dúvida se a pessoa que está a opinar tem capacidade fílmica cultural necessária para que a sua opinião seja válida do ponto de vista de real cinema do qual eu a procuro analisar(atenção que eu próprio sou um cinéfilo em construcção).
Claro que todas as opiniões são válidas, por e simplesmente eu não serei capaz de entender o raciocínio por detrás de algumas, e sendo que eu sinto um grande afecto por este filme, confunde-me.
Há que notar que talvez o estejam a ver como se vê um exorcista quando na realidade há que nos deixar ser manipulados e sentidos por aquilo que deve ser, sermos abandonados num mundo como este sem sermos capaz de um pouco de violência, ainda que puramente psicológica.
Just my 2 cents!

Pensei que te estavas a referir ás bilheteiras portuguesas

Também não foste explicito

Infelizmente, não consigo ter a mesma opinião em relação a este filme do Kubrick. Não é que não esteja bem feito, porque está, mas não consigo gostar dele. Senti-me desiludida quando o vi, pensei que fosse algo mais...interessante, visto ter sido tão bem aclamado pela crítica mundial. No netanto, consegue ser melhor que o Titanic

Quem foi a alma que disse que não consegue ver filme a preto e branco?

Um dos meus filmes favoritos é o Homem Elefante, do David Lynch, que todos nós sabemos é a preto e branco. E acho que o filme é perfeito apesar de não ter cores. E isso também se aplica ao Raging Bull do Scorcese, o Ed Wood do Tim Burton, O Barbeiro do Joel Coen, o mais recente Sin City do Robert Rodriguez, para nomear alguns exemplos.
Para quem quer regressar ao esplendor do passado, visite:
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