Man On Fire (2004) - Tony Scott
Moderators: waltsouza, mansildv
- waltsouza
- Moderador
Ricardo
Tocaste precisamente no ponto-chave. A maioria é culturalmente atrasada para poder compreender o que está na génese daquilo que gosta ou deixa de gostar. Esta maioria que vive neste rectângulo á beira mar plantado. Eu sei que tu és um acérrimo defensor de Portugal (eu também adoro este país) mas não podes pegar em exemplos particulares deste país (TVI, 24 horas, etc) traçar com régua e esquadro uma linha de conduta e a partir disto tudo é igual. Mesmo neste atraso de país encontra-se muita coisa de QUALIDADE reconhecida e que tem a notariedade que merece. Não vou entrar em pormenores fastidiosos mas não é assim tão dificil de imaginar.
É imensamente relativo afirmar que se é muito visto, muito lido, muito ouvido, então é de FRACA QUALIDADE. Isso acontece por vezes, como os exemplos que apontasteste mas não faças disso uma regra. Quantos filmes, livros, peças de teatro, grupos de música estiveram já no top de vendas ou foram mais vistos e tem QUALIDADE? Estás com pachorra para contablizar? Se assim fosse como tu dizes então tudo o que vende mais «não presta». E realço aqui a palavra TUDO- que vem bater de frente com a tua mania das generalizações.
E aquela tua tirada da maralha ir toda atrás e eu não vou parece-me bastante esclarecedora. Faz-me vagamente lembrar aquelas «ovelhas» que votam sempre num determinado partido politico mas não sabem o porquê e para quê. Tu tentas ser diferente, deves abominar ser considerado banal então refugias-te nessas considerações que não fazem grande sentido, visto de um ponto de vista mais abrangente (estás a insinuar que todo o planeta é simétrico a nível cultural e o que se passa aqui é igual ao que se passa na Dinamarca, por exemplo?) porque tens receio que as pessoas te considerem vulgar.
Talvez aqui já esteja um pouco a tentar fazer papel de psicólogo mas se pensares um pouco mais a fundo notarás que tu próprio redefines o conceito QUALIDADE conforme aquilo que os teus sentidos e sentimentos te dão a apreender. E logo aí existe uma falácia. Um exemplo? Tu deves detestar novelas, presumo, mas dentro de tantas e tantas novelas que existem haverá as que tem mais e menos QUALIDADE. QUALIDADE que é dada pelas pessoas que apreciam novelas e nunca por pessoas como nós (eu, tu e mais uns quantos). Para nós as novelas nunca passarão de lixo televisivo.
Tocaste precisamente no ponto-chave. A maioria é culturalmente atrasada para poder compreender o que está na génese daquilo que gosta ou deixa de gostar. Esta maioria que vive neste rectângulo á beira mar plantado. Eu sei que tu és um acérrimo defensor de Portugal (eu também adoro este país) mas não podes pegar em exemplos particulares deste país (TVI, 24 horas, etc) traçar com régua e esquadro uma linha de conduta e a partir disto tudo é igual. Mesmo neste atraso de país encontra-se muita coisa de QUALIDADE reconhecida e que tem a notariedade que merece. Não vou entrar em pormenores fastidiosos mas não é assim tão dificil de imaginar.
É imensamente relativo afirmar que se é muito visto, muito lido, muito ouvido, então é de FRACA QUALIDADE. Isso acontece por vezes, como os exemplos que apontasteste mas não faças disso uma regra. Quantos filmes, livros, peças de teatro, grupos de música estiveram já no top de vendas ou foram mais vistos e tem QUALIDADE? Estás com pachorra para contablizar? Se assim fosse como tu dizes então tudo o que vende mais «não presta». E realço aqui a palavra TUDO- que vem bater de frente com a tua mania das generalizações.

E aquela tua tirada da maralha ir toda atrás e eu não vou parece-me bastante esclarecedora. Faz-me vagamente lembrar aquelas «ovelhas» que votam sempre num determinado partido politico mas não sabem o porquê e para quê. Tu tentas ser diferente, deves abominar ser considerado banal então refugias-te nessas considerações que não fazem grande sentido, visto de um ponto de vista mais abrangente (estás a insinuar que todo o planeta é simétrico a nível cultural e o que se passa aqui é igual ao que se passa na Dinamarca, por exemplo?) porque tens receio que as pessoas te considerem vulgar.
Talvez aqui já esteja um pouco a tentar fazer papel de psicólogo mas se pensares um pouco mais a fundo notarás que tu próprio redefines o conceito QUALIDADE conforme aquilo que os teus sentidos e sentimentos te dão a apreender. E logo aí existe uma falácia. Um exemplo? Tu deves detestar novelas, presumo, mas dentro de tantas e tantas novelas que existem haverá as que tem mais e menos QUALIDADE. QUALIDADE que é dada pelas pessoas que apreciam novelas e nunca por pessoas como nós (eu, tu e mais uns quantos). Para nós as novelas nunca passarão de lixo televisivo.
- Ricardo Ribeiro
- DVD Maníaco
Waltsouza, ninguém falou em países; dei o exemplo de como uma maioria reconduz um primata como o Bush ao poder e como sabemos não se passou em Portugal. A estruturação social-económica-cultural é comum a qualquer sociedade, com variantes, é certo, mas mantendo a forma piramidal.
Neste tópico não vi ninguém afirmar isso. Se te referes a mim, eu disse que é um indicador. O que tu escreves aí já é uma lei. Já agora, a generalização não é uma mania, mas uma ferramenta mental essencial para o ser humano. Não me digas que nunca tinahs dado por isso, e que todos fazemos generalizações a toda a hora?É imensamente relativo afirmar que se é muito visto, muito lido, muito ouvido, então é de FRACA QUALIDADE.
Já neste tópico por duas ou três vezes desafiei a que se definisse qualidade em cinema (ainda ninguém o fez) mantendo como único presseposto que certamente não será a tendência da maioria.notarás que tu próprio redefines o conceito QUALIDADE conforme aquilo que os teus sentidos e sentimentos te dão a apreender
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
O Mundo da Viagem em...
A Qualidade de um filme é sempre relativa... mesmo em meios mais "intelectuais" ou "elucidados" (seja lá isso o que for !!!) o Obra Prima para uma pessoa poderá e ás vezes é, o Lixo de Outro.
Não é isso , de certa forma o encanto das Artes ?
Quanto a um filme ser Popular ou não...isso não indicia ser um bom filme ou não .
É certo que muitos dos filmes de maior sucesso / Blockbusters são de uma qualidade fraca...mas a verdade é que muitos filmes de pouco sucesso , têem pouco sucesso porque são uma grande $"#$#"$"#
Há casos e casos ... Alguém me convence ou pensa que o Casablanca é uma porcaria ?
Não é isso , de certa forma o encanto das Artes ?
Quanto a um filme ser Popular ou não...isso não indicia ser um bom filme ou não .
É certo que muitos dos filmes de maior sucesso / Blockbusters são de uma qualidade fraca...mas a verdade é que muitos filmes de pouco sucesso , têem pouco sucesso porque são uma grande $"#$#"$"#
Há casos e casos ... Alguém me convence ou pensa que o Casablanca é uma porcaria ?

- Francesco Zappa
- Fanático
Então vamos lá a factos em vez de andarmos para aqui a mandar para o ar:Ricardo Ribeiro wrote:Um bom indício da "qualidade" do filme é o sucesso no videoclube do Grande Guru. Não que o video clube do Grande Guru tenha algo de errado, mas para um filme fazer delirar assim a maralha... er... deixem estar, passo.
2 tops de clubes de vídeo do momento (foram os que arranjei, e acredito que a maioria não será muito diferente)
Top Blockbuster
1- Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos
2- Constantine
3- Uns Compadres do Pior
4- O Aviador
5- Caçador de Mentes
6- Golpe no Paraíso
7- Elektra
8- O Tesouro
9- Ocean's Twelve
10- Ray
Top www.dvdqwerty.com (este funciona por net e é um dos anúncios mais recorrentes dos banners do Google aqui no fórum)
- Alexandre, O Grande
- O Detective Cantor
- À Procura Da Terra Do Nunca
- Joga Como Beckham
- Uns Compadres do Pior
- Garden State
- Million Dollar Baby
- Caçadores de Mentes
- O Aviador
- Kiss Me
e agora 2 tops relativos aos Cinemas, um da semana passada e outro do 1º semestre deste ano (dados do ICAM)
Ranking Da Semana: 14-07-2005/20-07-2005
1 Guerra dos Mundos
2 Madagáscar
3 Mr. e Mrs. Smith
4 Batman - O Início
5 A Máscara 2 - A Nova Geração
6 O Amor Está no Ar
7 Quem Tem Medo do Papão?
8 Colisão
9 Sin City - A Cidade do Pecado
10 Um Amor em África
11 Crime Ferpeito
12 Na Linha da Morte
13 Afinal Quem Manda Aqui
14 Star Wars: Episode III - A Vingança dos Sith
15 Kung-fu-zão
16 O Lado Bom da Fúria
17 O Império Dos Lobos
18 Cruel
19 Ruídos do Além
20 O Evangelho Segundo S.João
Ranking dos Filmes Exibidos: 01-01-2005/30-06-2005
1 Uns Compadres Do Pior
2 Ocean's Twelve
3 Star Wars: Episode Iii - A Vingança Dos Sith
4 Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos
5 Constantine
6 Hitch - A Cura Para O Homem Comum
7 A Intérprete
8 Mr. E Mrs. Smith
9 Reino Dos Céus
10 Vamos Dançar?
11 O Aviador
12 O Chupeta
13 The Ring 2 - O Aviso
14 Perto Demais
15 Sahara
16 Robôs
17 Batman - O Início
18 Sin City - A Cidade Do Pecado
19 Blade Trinity : A Perseguição Final
20 O Tesouro
Ou seja:
Temos de tudo um pouco, filmes maus, filmes bons, filmes fraquitos, filmes agradáveis, etc.
Estes resultados são, mais que da "qualidade gustativa" do público, fruto da própria produção cinematográfica, ou seja, o rácio entre filmes produzidos e filmes de qualidade será logo à partida baixo, sendo natural que não é todos os dias que vemos "obras-primas".
Os tops dos clubes de vídeo são, com alguma naturalidade, semelhantes aos do cinema visto que estes tiveram maior visibilidade e vão originar uma maior procura.
Tudo isto não significa que o público não vai um pouco atrás uns dos outros sem grande preocupação com o que vai ver, mas também temos que compreender que grande parte das pessoas que vão ao cinema não gostam de cinema da forma que tu ou eu gostamos, vão ao cinema como acto social, vão porque o amigo vai ou porque não têm nada mais interessante para fazer, logo, não podes esperar que esses queiram ver um filme altamente filosófico ou com um ritmo mais calmo ou que os faça pensar muito, eles querem é acção, tiros, amor, sexo, morte, querem mastigar e deitar fora. Querem lá saber que o filme não tenha um plano decente, ou que o argumento seja uma cagada sem pés nem cabeça.
É também verdade que existe todo um "circuito alternativo" que passa um pouco ao lado do grande público e onde podemos ver obras de grande qualidade, o que não quer dizer que esteja isento de mediocridade e falta de qualidade.
Que me digas que preferes/encontras o que gostas/mais qualidade neste circuito alternativo, descartando o mais comercial tudo bem, agora um filme ser de puro entretenimento, feito a pensar, em parte, no público não significa que não tenha qualidade, que não esteja muito bem feito.
Se me guiasse pelos teus indicadores perderia vários filmes de qualidade.

Olhando para os tops, o castigo não seria assim tão grandeRicardo Ribeiro wrote:A ti, como castigo, deveria ser aplicada a pena de ver todos os filmes colocados no top 20 de audiência, e de proibição acessória para todos os outros. Mas se calhar até gostavas.

É inconcebível que o melhor futebol e jogadores não possam estar numa festa tão importante e bonita como o Mundial.
- waltsouza
- Moderador
Excelente trabalho de pesquisa dos tops de preferência Zappa
E nada do que eu já não tivesse á espera. O Ricardo lá continua na sua militância contra os top de audiência arrajando razões e desculpas que apenas acentuam e fazem denotar de uma forma transparente a sua fobia à «onda comercial». Mas não será nada de preocupante. Preocupante será pensar e acreditar que dentro do cinema comercial não se encontra QUALIDADE indo ao extremo de afirmar que, e passo a citar " A ti, como castigo, deveria ser aplicada a pena de ver todos os filmes colocados no top 20 de audiência, e de proibição acessória para todos os outros. Mas se calhar até gostavas."
Esta frase do Ricardo vai de certeza entrar para o top 3 das frases mais "anedóticas" deste fórum. Como se a QUALIDADE só existisse nos filmes que não entram nos tops. Lê-se cada uma...

E nada do que eu já não tivesse á espera. O Ricardo lá continua na sua militância contra os top de audiência arrajando razões e desculpas que apenas acentuam e fazem denotar de uma forma transparente a sua fobia à «onda comercial». Mas não será nada de preocupante. Preocupante será pensar e acreditar que dentro do cinema comercial não se encontra QUALIDADE indo ao extremo de afirmar que, e passo a citar " A ti, como castigo, deveria ser aplicada a pena de ver todos os filmes colocados no top 20 de audiência, e de proibição acessória para todos os outros. Mas se calhar até gostavas."
Esta frase do Ricardo vai de certeza entrar para o top 3 das frases mais "anedóticas" deste fórum. Como se a QUALIDADE só existisse nos filmes que não entram nos tops. Lê-se cada uma...

-
- Fanático
Por um momento, pensei que a teoria VC fosse a teoria Vasco Câmara, estimado crítico que tudo detesta do jornal "Público".Insano wrote:Oh My god.... essa teoria do VC... fantástica.... cada vez estás melhor, mais requintado nas versões, do "não vou ver porque..."![]()
E realmente, ver todos os filmes do TOP 20 não é grande castigo.

- Ricardo Ribeiro
- DVD Maníaco
Waltsouza, como não só de castigos se vive, o prémio incluido, será um curso de português *TARAM* porque evidentemente tens dificuldades, e muitas, em ler o que é escrito. Nem me vou dar ao trabalho de dissecar os atropelos a tudo o que tenho escrito que consegues produzir em 6 ou 7 linhas. Deve ser triste viver assim, em impossibilidade de compreender as mensagens escritas que nos rodeiam. Estamos falados, e escusas de responder, porque tenho aqui uma ferramentazianha preciosa que me permite filtrar os posts de certos utilizadores. Muito útil.
Francesco, dizes umas boas coisas ai no teu último post. Fiquei a pensar na questão do ratio entre produção e qualidade. Simplesmente isso, fiquei a pensar, mas não consegui formar uma ideia conclusiva. Por outro lado, isso levou-me a outro pensamento: o ratio entre o que o grande público quer (certamente não será qualidade) e o que é produzido. Numa perspectiva norte-americana, extremamente comercial, será complicado serem produzidas obras de qualidade, porque os resultados de bilheteira são de forma destacada a prioridade. Já no cinema europeu é imaginável a produção com pârametros que de certa forma sacrifiquem os resultados em prol do que os artistas envolvidos na produção querem na realidade fazer.
Em relação à maioria do que escreves no teu último post, estamos basicamente de acordo, tendo ainda em conta que se mantém por definir "qualidade". Numa primeira abordagem, diria que é algo que se sente, díficil de colocar por palavras; que tenham longos anos de vida aqueles que sentem essa qualidade em Air Force One ou Armaggedon. Não é essa a qualidade que eu posso sentir, apesar de ser a qualidade da maioria. Alguns parâmetros de qualidade dessa "escola": número de mortos por minuto de filme; existência de perseguição automóvel em alta velocidade; enaltecimento da nação americana, dos seus representantes ou valores tradicionais; grandiosidade das explosões apresentadas; número de mamas, cus e outras partes femininas visiveís no filme [para o universo masculino]; aproveitamento de temas "interessantes", dos quais se seguem alguns exemplos:
* "mataram-me a família ou o amigo ou a avozinha e agora vou-me vingar muita bem"
* "sou (ou somos) uns ladrões muito simpáticos e queremos gamar este banco, ou museu, ou whatever"
* "O Estado é muita mau, andam atrás de mim por algum motivo e tenho que levar isto para os jornais"
* "Sou um herói americano, e vou salvar o mundo (se for modesto, salvo só os EUA)"
* "Sou um herói americano e vou exterminar os maus que ameaçam o país da Liberdade"
* "Sou o super-herói nº 78912 da Marvel e aqui estou para o divertir"
* "Não sei o que sou porque o meu pai não é este... é um outro criador qualquer... sou um remake"
Por exemplo, o filme de que se fala neste tópico, estará ou não bem classificado nesta maravilhosa interpretação de qualidade?
Francesco, dizes umas boas coisas ai no teu último post. Fiquei a pensar na questão do ratio entre produção e qualidade. Simplesmente isso, fiquei a pensar, mas não consegui formar uma ideia conclusiva. Por outro lado, isso levou-me a outro pensamento: o ratio entre o que o grande público quer (certamente não será qualidade) e o que é produzido. Numa perspectiva norte-americana, extremamente comercial, será complicado serem produzidas obras de qualidade, porque os resultados de bilheteira são de forma destacada a prioridade. Já no cinema europeu é imaginável a produção com pârametros que de certa forma sacrifiquem os resultados em prol do que os artistas envolvidos na produção querem na realidade fazer.
Em relação à maioria do que escreves no teu último post, estamos basicamente de acordo, tendo ainda em conta que se mantém por definir "qualidade". Numa primeira abordagem, diria que é algo que se sente, díficil de colocar por palavras; que tenham longos anos de vida aqueles que sentem essa qualidade em Air Force One ou Armaggedon. Não é essa a qualidade que eu posso sentir, apesar de ser a qualidade da maioria. Alguns parâmetros de qualidade dessa "escola": número de mortos por minuto de filme; existência de perseguição automóvel em alta velocidade; enaltecimento da nação americana, dos seus representantes ou valores tradicionais; grandiosidade das explosões apresentadas; número de mamas, cus e outras partes femininas visiveís no filme [para o universo masculino]; aproveitamento de temas "interessantes", dos quais se seguem alguns exemplos:
* "mataram-me a família ou o amigo ou a avozinha e agora vou-me vingar muita bem"
* "sou (ou somos) uns ladrões muito simpáticos e queremos gamar este banco, ou museu, ou whatever"
* "O Estado é muita mau, andam atrás de mim por algum motivo e tenho que levar isto para os jornais"
* "Sou um herói americano, e vou salvar o mundo (se for modesto, salvo só os EUA)"
* "Sou um herói americano e vou exterminar os maus que ameaçam o país da Liberdade"
* "Sou o super-herói nº 78912 da Marvel e aqui estou para o divertir"
* "Não sei o que sou porque o meu pai não é este... é um outro criador qualquer... sou um remake"
Por exemplo, o filme de que se fala neste tópico, estará ou não bem classificado nesta maravilhosa interpretação de qualidade?
Bem, depende do que consideres grande. É verdade que em alguns dos filmes lá indicados passarias bons momentos; outros, seriam de facto grande castigo. Mas para mim o castigo maior seria a segunda parte da sentença, o que perderias. Está algum filme europeu nesses Tops? Assim de repente não vejo nenhum, e neste momento considero as boas produções europeias de qualidade superior ao cinema americano, talvez porque acima de tudo mantêm um nível de criatividade há muito abandonado do lado de lá do oceano. Claro que nos EUA ainda se faz muito bom e criativo cinema, mas não é costume vê-lo andar pelos Tops, talvez porque falha em se enquadrar em qualquer um dos indicativos de qualidade da maioria que enunciei à pouco.Olhando para os tops, o castigo não seria assim tão grande
Provavelmente não perderias, uma vez que os indicadores não são leis e o ser pensante tratará de criar as excepções merecidas.Se me guiasse pelos teus indicadores perderia vários filmes de qualidade.
Então quando se está a olhar para outro lado quando as "obras-primas" nos passam ao lado, será complicado. Porque será que o passatempo que oferecia o filme Os Coristas em DVD no passatempo DVD Mania - New Age Entertainment, teve a mais fraca participação de sempre? Perguntei aqui e ali... e muita gente nem sequer tinha ouvido falar deste filme... talvez porque não inclui nenhum dos parâmetros de qualidade de maioria que enunciei há pouco. Quantas pessoas seguiram a minha forte recomendação de ver o filme italiano A Melhor Juventude, dada na análise que fiz do filme e aqui nestes fóruns? Acho que o tópico que criei não teve sequer uma resposta ou um comentário. Se calhar sou eu que estou a falar para a parte errada da pirâmide.Estes resultados são, mais que da "qualidade gustativa" do público, fruto da própria produção cinematográfica, ou seja, o rácio entre filmes produzidos e filmes de qualidade será logo à partida baixo, sendo natural que não é todos os dias que vemos "obras-primas".
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
O Mundo da Viagem em...
- waltsouza
- Moderador
Ricardo, faz como quiseres, apaga o meu comentário. Mas depois de tanta discussão á volta da QUALIDADE, de tanta maralha ir atrás e tu a fugires para o outro lado, dos tops serem a causa de todos os males do cinema, só me resta dizer que não sei quem deturpa mais a essência das frases e comentários, a diferença é que tu és o todo poderoso Administraddor deste fórum e eu não. Arranjas-me uma cunha?
Vou deixar aqui à consideração de quem souber ler português algumas frases escritas por ti (sem cortes e por inteiro para não ser acusado de manipulador) e aqueles que souberem ler a nossa língua com olhos de ver e perceber que fiquem com as suas ideias (eu mantenho as minhas).
- "Um bom indício da "qualidade" do filme é o sucesso no videoclube do Grande Guru. Não que o video clube do Grande Guru tenha algo de errado, mas para um filme fazer delirar assim a maralha... er... deixem estar, passo."
Tudo o que faça delirar a maralha passa-te ao lado? Então vês o quê?
- "Como indicador, está mais que correcta; agora testa apurar o conceito de qualidade; é que, dando mais uma volta atrás do rabo, se o conceito de qualidade é o da maioria, então.............."
- Dentro daquilo que a maioria gosta existe de tudo, desde do péssimo e deplorável á obra-prima. Ou será que que a Qualidade só existe porque a maralha não vai atrás? Ou por ser pouco visto? Sou eu não entendo português? Sim, Sr. Administrador, que seja...
" A ti, como castigo, deveria ser aplicada a pena de ver todos os filmes colocados no top 20 de audiência, e de proibição acessória para todos os outros. Mas se calhar até gostavas."
- este pedaço escrito por ti fala por si e dispensa palavras e até já foi utilizado por outro utilizador. Mas ok, ele também não deve entender português.
Assim como o Insano:
" Oh My god.... essa teoria do VC... fantástica.... cada vez estás melhor, mais requintado nas versões, do "não vou ver porque..."
O Francesco Zappa
" Que me digas que preferes/encontras o que gostas/mais qualidade neste circuito alternativo, descartando o mais comercial tudo bem, agora um filme ser de puro entretenimento, feito a pensar, em parte, no público não significa que não tenha qualidade, que não esteja muito bem feito."
E ainda o Zappa
" Se me guiasse pelos teus indicadores perderia vários filmes de qualidade."
E isto para dizer o quê?
Gostes do que gostares, Ricardo, nem tu, nem eu, nem ninguém tem a solução mágica para explicar o conceito QUALIDADE e a partir daí partir para as tais generalizações que tu até agora tens feito. A comunidade cinematográfica (criticos de profissão (jornalistas), produtores, actores,etc) consideram um hipotético filme de QUALIDADE e ele recebe essa «chancela» como acontece frequentemente mas será que esse filme por ser de QUALIDADE para outras pessoas o terá de ser forçasamente para ti?
Não estou tentar mostrar que estás totalmente errado com aquilo que dizes ou pensas (eu também extrapolei alguma coisa, admito) mas essa tua frase de não ires ver um filme porque toda a maralha o vai ver, é tão explicito que até o Insano já brincou com isso...
E agora Sr. Administrador Ricardo, o «analfabeto» pede-lhe carecidamente que não lhe corte a palavra e pense que o mundo não é perfeito mas passados alguns milhões de anos ainda cá estamos, com ou sem Bush, Fidel Castro e Compª (se não fosse esse macaco seria outro; se não fossem os E.U.A os policias do mundo seria a Alemanha ou o Japão e teriamos provavelmente um macaco com olhos em bico).
Mas estás no teu direito de fazer este comentário tal como Luis de Matos faz desaparecer uma pombinha branca (simbolo de paz, percebeste a indirecta?
)
Afinal o tempo da censura é quando um homem quiser...
Vou deixar aqui à consideração de quem souber ler português algumas frases escritas por ti (sem cortes e por inteiro para não ser acusado de manipulador) e aqueles que souberem ler a nossa língua com olhos de ver e perceber que fiquem com as suas ideias (eu mantenho as minhas).
- "Um bom indício da "qualidade" do filme é o sucesso no videoclube do Grande Guru. Não que o video clube do Grande Guru tenha algo de errado, mas para um filme fazer delirar assim a maralha... er... deixem estar, passo."
Tudo o que faça delirar a maralha passa-te ao lado? Então vês o quê?
- "Como indicador, está mais que correcta; agora testa apurar o conceito de qualidade; é que, dando mais uma volta atrás do rabo, se o conceito de qualidade é o da maioria, então.............."
- Dentro daquilo que a maioria gosta existe de tudo, desde do péssimo e deplorável á obra-prima. Ou será que que a Qualidade só existe porque a maralha não vai atrás? Ou por ser pouco visto? Sou eu não entendo português? Sim, Sr. Administrador, que seja...
" A ti, como castigo, deveria ser aplicada a pena de ver todos os filmes colocados no top 20 de audiência, e de proibição acessória para todos os outros. Mas se calhar até gostavas."
- este pedaço escrito por ti fala por si e dispensa palavras e até já foi utilizado por outro utilizador. Mas ok, ele também não deve entender português.
Assim como o Insano:
" Oh My god.... essa teoria do VC... fantástica.... cada vez estás melhor, mais requintado nas versões, do "não vou ver porque..."
O Francesco Zappa
" Que me digas que preferes/encontras o que gostas/mais qualidade neste circuito alternativo, descartando o mais comercial tudo bem, agora um filme ser de puro entretenimento, feito a pensar, em parte, no público não significa que não tenha qualidade, que não esteja muito bem feito."
E ainda o Zappa
" Se me guiasse pelos teus indicadores perderia vários filmes de qualidade."
E isto para dizer o quê?
Gostes do que gostares, Ricardo, nem tu, nem eu, nem ninguém tem a solução mágica para explicar o conceito QUALIDADE e a partir daí partir para as tais generalizações que tu até agora tens feito. A comunidade cinematográfica (criticos de profissão (jornalistas), produtores, actores,etc) consideram um hipotético filme de QUALIDADE e ele recebe essa «chancela» como acontece frequentemente mas será que esse filme por ser de QUALIDADE para outras pessoas o terá de ser forçasamente para ti?
Não estou tentar mostrar que estás totalmente errado com aquilo que dizes ou pensas (eu também extrapolei alguma coisa, admito) mas essa tua frase de não ires ver um filme porque toda a maralha o vai ver, é tão explicito que até o Insano já brincou com isso...
E agora Sr. Administrador Ricardo, o «analfabeto» pede-lhe carecidamente que não lhe corte a palavra e pense que o mundo não é perfeito mas passados alguns milhões de anos ainda cá estamos, com ou sem Bush, Fidel Castro e Compª (se não fosse esse macaco seria outro; se não fossem os E.U.A os policias do mundo seria a Alemanha ou o Japão e teriamos provavelmente um macaco com olhos em bico).
Mas estás no teu direito de fazer este comentário tal como Luis de Matos faz desaparecer uma pombinha branca (simbolo de paz, percebeste a indirecta?

Afinal o tempo da censura é quando um homem quiser...

-
- Fanático
Esta parte do comentário do Ricardo incomodou-me. Estive a reler as regras impositivas e as aconselhadas e não vi nada que possa apontar para este tipo de atitude.Ricardo Ribeiro wrote:Estamos falados, e escusas de responder, porque tenho aqui uma ferramentazianha preciosa que me permite filtrar os posts de certos utilizadores. Muito útil.
Existe uma regra que diz, e muito bem "Pode não concordar com as regras destes fóruns ou não suportar o estilo de administração. É livre de não os frequentar", mas nenhuma que sustente a ameaça do Ricardo no âmbito de um debate em que existia educação.
Até que ponto se deve ir num debate depende do bom senso e educação de quem escreve e isso deve ser controlado e moderado pelos responsáveis. Nas discussões nos fóruns, temos o dever de respeitar as regras definidas e essa regra da boa educação. E, basicamente, temos dois direitos: o de participar, mas também de não o fazer.
Na minha opinião, o Ricardo, sentindo que as suas palavras estavam a ser distorcidas, exercia o direito de não participar e dizia "esta discussão comigo está encerrada". Pelas regras da boa educação, o Walter teria de respeitar isso. Se não o fizesse e continuasse a bater na mesma tecla, estaria a ser já rude e essa regra de educação dos fóruns seria violada, pelo que era perfeitamente natural filtrar o seu post.
Estou à vontade nisto, porque penso que sei o que o Ricardo sentiu, pois neste como noutros fóruns o WalterSouza também já interpretou as minhas opiniões de uma forma que me ia tirando do sério. A partir de certa altura, a paciência esgotou-se para os julgamentos de carácter baseados em opiniões, para aquilo que os críticos são ou deixam de ser e principalmente para quando ele dizia que eu pensava coisas que nunca me tinham passado pela cabeça.
Optei por não responder, não valia a pena. Exerci um dos meus dois direitos.
Na medida do possível, a equipa de um fórum deve zelar para que todos os participantes não se sintam diminuídos em nenhum dos seus dois direitos. Quando se junta ao encerramento de uma discussão educada todo o peso do poder que um dos intervenientes tem, fazer uma ameaça, extravasa isso. Porque o Walter ficará sempre a partir de agora numa posição de fraqueza nas suas intervenções, num dos seus direitos: o de entrar em debate (principalmente com o administrador).
O Ricardo levanta aqui um problema muito grave. No site em que colaboro, tentamos muitas vezes apoiar filmes alternativos nos passatempos e, infelizmente, vejo que não só todos os filmes europeus (incluindo britânicos) têm participações fraquíssimas, mas também filmes americanos sem pelo menos uma "estrela". Não sei se é o cheiro a "alternativo", a "intelectual", se é o medo de "pensar", se é o susto de ouvir outra língua que não o inglês.Ricardo Ribeiro wrote:Então quando se está a olhar para outro lado quando as "obras-primas" nos passam ao lado, será complicado. Porque será que o passatempo que oferecia o filme Os Coristas em DVD no passatempo DVD Mania - New Age Entertainment, teve a mais fraca participação de sempre? Perguntei aqui e ali... e muita gente nem sequer tinha ouvido falar deste filme... talvez porque não inclui nenhum dos parâmetros de qualidade de maioria que enunciei há pouco. Quantas pessoas seguiram a minha forte recomendação de ver o filme italiano A Melhor Juventude, dada na análise que fiz do filme e aqui nestes fóruns?
É muito complicado gerir isto num site em que tentamos desenvolver o gosto das pessoas pelo cinema, em toda a sua diversidade. As pessoas recusam isso! Mesmo quando nos passatempos colocamos um bom resumo do início do filme e apontamos as suas qualidades, para despertar o interesse, não querem saber. Aliás, nem sequer leiem. Colocamos a resposta ao passatempo no texto em português e eles vão ao IMDB buscar a respostaque pedimos no seu título original.
Infelizmente vamos para Agosto, mas tenho a certeza que se fizesse o passatempo do filme que vai estrear agora do Michael Bay um mês mais tarde, batia todos os recordes de participação. Ou seja, mesmo quando têm oportunidade de conhecer outros filmes, pois os convites são de graça, não estão para isso. Que isso se passe nos passatempos de DVDs, muito mais importantes (leia-se "valiosos") e uma oportunidade ideal para descobrir novos filmes, é chocante. O Ricardo falou em «Os Coristas», que em si mesmo até devia ser por esta altura um filme popular, eu posso comparar as participações para os DVDs dos filmes do François Ozon vs. «O Aviador» ou «A Vila».
Por muito que tentemos fazer pedagogia de filmografias alternativas, de incentivar que as pessoas não sejam espectadores passivos, que partam à descoberta de outros filmes, na generalidade elas não o querem fazer. Não estão interessadas. Não há mau nenhum no TOP20, mas sim em apenas seguir esses filmes como se fossemos carneiros a caminho do matadouro. O problema maior é a passividade do espectadores, a sua indiferença pela forma como aceita ver apenas determinados filmes que lhes metem à frente.
- waltsouza
- Moderador
Não é nem nunca foi a minha intenção discordar de alguém só com o intuito de chatear essa pessoa. Muito menos criar inimizades ou rancores. De que vale dizer que posso ter defeitos, ser injusto, desvirtuar por vezes um pouco o sentido das coisas, se o faço de coração aberto, sem pensar em "maltratar" ninguém. Tenho de por vezes parar para pensar e pôr um freio naquilo que quero passar para o papel, mesmo que as minhas emoções me peçam o contrário. Certamente ganharia mais com isso...
Peço-te desculpa Ricardo Ribeiro por não saber parar quando por vezes o deveria fazer, e a ti Nuno Antunes peço-te um pouco de compreensão (eu sei que a tens) - aqui não se trata de ver quem é o anjo ou o demónio, cada um é como é, e só temos que fazer um pouco de esforço para nos tentarmos entender. Nem que tenhamos de utilizar para esse efeito um pouco de pedagogia.
Acredita que nesse aspecto o teu texto foi-me deveras útil.

Peço-te desculpa Ricardo Ribeiro por não saber parar quando por vezes o deveria fazer, e a ti Nuno Antunes peço-te um pouco de compreensão (eu sei que a tens) - aqui não se trata de ver quem é o anjo ou o demónio, cada um é como é, e só temos que fazer um pouco de esforço para nos tentarmos entender. Nem que tenhamos de utilizar para esse efeito um pouco de pedagogia.
Acredita que nesse aspecto o teu texto foi-me deveras útil.
- Ricardo Ribeiro
- DVD Maníaco
Ameaça? Penso que não compreendeste; eu filtro aos meus olhos, deixo de ver no meu computador as participações de determinado utilizador, é o mesmo que não olhar, mas assim tenho a certeza que não vejo.Existe uma regra que diz, e muito bem "Pode não concordar com as regras destes fóruns ou não suportar o estilo de administração. É livre de não os frequentar", mas nenhuma que sustente a ameaça do Ricardo no âmbito de um debate em que existia educação.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
O Mundo da Viagem em...
-
- DVD Maníaco
Na perspectiva apenas do meu clube de video, o filme em causa e filmes do género do filme em causa, são do "melhor" q há para se alugar bem.
O filme n é declaradamente uma "coisa" ou "outra". N é declaradamente um filme de acção, quem n papa apenas tiros, explosões e carros a bater, pode ver o MoF. Quem gosta de uma atmosfera de Thriller pode ver o MoF, quem gosta de um toque lamechas, humano, etc, tb pode ver o MoF.
Digamos q é um filme mto "eclético", e este tipo de filme é sempre o que abrange um universo maior de consumidores.
O DW é um actor q tb n é alvo de ódios de estimação, mtos gostam mto dele, outros n gostam tanto, mas ninguém o detesta. É mesmo talvez o, ou um dos nomes, melhor aceites pela maioria dos sócios.
Ou seja posso aconselhá-lo sem mtas reservas pq ou me dizem o filme é excelente ou me dizem o filme é bom, mas nunca "que granda banhada" q é a pior coisa que um cliente me poderá dizer enqto um filme q fui eu q aconselhei.
Claro q ninguém se deve basear em top de clubes de video pq cada um tem a sua clientela e se há filmes que saem em todo o lado, outros depende mto do tipo de cliente q temos.
Eu estou numa zona onde grande parte dos sócios n têm grandes qualificações académicas, continuo alugar bem Steven Seagel e ainda melhor JC Van Damme.
Os dois filmes do JCVD q saíram este ano para aluguer, estão no top 10 dos mais alugados por mim no ano de 2005.
O filme n é declaradamente uma "coisa" ou "outra". N é declaradamente um filme de acção, quem n papa apenas tiros, explosões e carros a bater, pode ver o MoF. Quem gosta de uma atmosfera de Thriller pode ver o MoF, quem gosta de um toque lamechas, humano, etc, tb pode ver o MoF.
Digamos q é um filme mto "eclético", e este tipo de filme é sempre o que abrange um universo maior de consumidores.
O DW é um actor q tb n é alvo de ódios de estimação, mtos gostam mto dele, outros n gostam tanto, mas ninguém o detesta. É mesmo talvez o, ou um dos nomes, melhor aceites pela maioria dos sócios.
Ou seja posso aconselhá-lo sem mtas reservas pq ou me dizem o filme é excelente ou me dizem o filme é bom, mas nunca "que granda banhada" q é a pior coisa que um cliente me poderá dizer enqto um filme q fui eu q aconselhei.
Claro q ninguém se deve basear em top de clubes de video pq cada um tem a sua clientela e se há filmes que saem em todo o lado, outros depende mto do tipo de cliente q temos.
Eu estou numa zona onde grande parte dos sócios n têm grandes qualificações académicas, continuo alugar bem Steven Seagel e ainda melhor JC Van Damme.
Os dois filmes do JCVD q saíram este ano para aluguer, estão no top 10 dos mais alugados por mim no ano de 2005.
-
- Fanático
Ricardo Ribeiro wrote:Ameaça? Penso que não compreendeste; eu filtro aos meus olhos, deixo de ver no meu computador as participações de determinado utilizador, é o mesmo que não olhar, mas assim tenho a certeza que não vejo.
Efectivamente, não percebi, pelo que apresento um pedido de desculpas ao Ricardo.
Aproveito também para manifestar o meu alívio por ter percebido mal e passo a explicar porquê. Desde que tive de passar a aprovar ou rejeitar comentários no Cinema2000 e praticamente geri-lo num tempo em que os responsáveis não tinha disponibilidade, apercebi-me da grande responsabilidade que isso é.
Por exemplo, nos fóruns as pessoas têm a ideia que "democracia" é aceitar tudo o que aparece, porque o contrário é censura. Mas efectivamente democracia é o que nos garante a possibilidade de dialogar, mas também o direito a não fazê-lo, não uma licença para atacar outras pessoas (estou a falar na teoria, não foi isso que o Walter fez).
Quem gere um espaço de internet também tem o dever de zelar para que nele não surjam comentários alheios ao seu espírito, aprovados apenas por uma questão de tolerância democrática e para não ser acusado de ser ditador.
Manter esse equilíbrio num site/fórum por vezes é complicado. Ora, eu cometi vários erros de avaliação nessa tarefa, só aprendemos com eles, e aquilo não tem a dimensão nem a militância do DVDMania, por isso maior ainda o respeito e admiração pelo trabalho que aqui é desenvolvido (site e fóruns) e daí o tal alívio por ter percebido mal as afirmações do Ricardo.
- waltsouza
- Moderador
Posso estar a ser chato e redundante Ricardo mas quando acho que tenho de dizer algo digo-o, é um "defeito" meu, compreende-o se quiseres
" Estamos falados, e escusas de responder, porque tenho aqui uma ferramentazianha preciosa que me permite filtrar os posts de certos utilizadores. Muito útil. "
Depois de ler e reler esta frase, Ricardo, mesmo que tu tenhas "tentado" fazer alusões aos olhos e à tua capacidade de não ver um comentário, a frase em questão, penso eu (mas eu não entendo português aos teus olhos), estará muito mais próxima do sentido de um poder dado ao Administrador de usar a "ferramentazianha preciosa" (penso que querias dizer ferramentazinha) de filtrar (apagar) os posts de certos utilizadores do que uma função sensorial. E realmente ela revela-se de extrema utilidade para aqueles utilizadores mais "chatos".
Das duas uma Ricardo, e acreditando que querias mesmo fazer referência aos olhos, ou o Nuno Antunes deturpou o teu comentário (porque também não entendeu o teu português, tal como eu, embora em mim não seja novidade) ou então explicaste-te mal e deste a entender uma coisa quando pretendias dar a perceber outra.
Mas como eu já prevejo que se porventura respondesses (não o farias pois usarias a tal ferramentazianha=olhos) irias dizer que foste extremamente claro e explícito e tudo não passou de um equivoco da nossa parte (eu + Nuno Antunes), mesmo que o tenha sido, o melhor mesmo é arrebentar esta «bola de neve» que está a crescer, de um debate que não nos leva a lado nenhum e deixar as coisas tal como elas estão.
Porque o que nos traz aqui é a 7 arte e não «Como saber usar um Dicionário de Português ao mesmo tempo que se lê um comentário no fórum do DVDMania»
Como diria o meu amigo Freddie Mercury: «The Show must go on»...

" Estamos falados, e escusas de responder, porque tenho aqui uma ferramentazianha preciosa que me permite filtrar os posts de certos utilizadores. Muito útil. "
Depois de ler e reler esta frase, Ricardo, mesmo que tu tenhas "tentado" fazer alusões aos olhos e à tua capacidade de não ver um comentário, a frase em questão, penso eu (mas eu não entendo português aos teus olhos), estará muito mais próxima do sentido de um poder dado ao Administrador de usar a "ferramentazianha preciosa" (penso que querias dizer ferramentazinha) de filtrar (apagar) os posts de certos utilizadores do que uma função sensorial. E realmente ela revela-se de extrema utilidade para aqueles utilizadores mais "chatos".
Das duas uma Ricardo, e acreditando que querias mesmo fazer referência aos olhos, ou o Nuno Antunes deturpou o teu comentário (porque também não entendeu o teu português, tal como eu, embora em mim não seja novidade) ou então explicaste-te mal e deste a entender uma coisa quando pretendias dar a perceber outra.
Mas como eu já prevejo que se porventura respondesses (não o farias pois usarias a tal ferramentazianha=olhos) irias dizer que foste extremamente claro e explícito e tudo não passou de um equivoco da nossa parte (eu + Nuno Antunes), mesmo que o tenha sido, o melhor mesmo é arrebentar esta «bola de neve» que está a crescer, de um debate que não nos leva a lado nenhum e deixar as coisas tal como elas estão.
Porque o que nos traz aqui é a 7 arte e não «Como saber usar um Dicionário de Português ao mesmo tempo que se lê um comentário no fórum do DVDMania»

Como diria o meu amigo Freddie Mercury: «The Show must go on»...