Peter Pan (2003) - P.J. Hogan (2)

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:
Peter Pan (2003) - P.J. Hogan (2)

Post by alquimista »

Quando vi o trailler para isto no cinema, exclui imediatamente o filme da minha lista de coisas a ver.

Por várias razões, primeiro porque esta história é daquelas que já está mais que batida em termos de adaptações genéricas. O que não faltam por aí são Peter Pans em todas as suas encarnações, telefilmes, desenhos animados asquerosos, desenhos animados bons, etc, etc, etc.
Tudo muito giro no que toca á adaptação das situações - infantis - do livro, mas tudo muito mau no que toca a capturar a atenção do público adulto. É que esta história sempre teve o problema de ter demasiados pormenores visuais perfeitos para fazer com que a parte adulta do conto ficasse sempre na prateleira. Como resultado, o que não falta por aí são Peter Pans cujo os personagens não passam apenas de uma pálida imagem daquilo que realmente representam no romance original.

Por causa desta má imagem Hollywodizada, Peter Pan foi sempre um daqueles livros que tive curiosidade em ler, mas que deixei sempre para tras porque não me conseguia livrar da imagem Mediatica do conceito.
Um destes dias comprei o livro, li e adorei. E como é genéricamente reconhecido não há dúvida que as cenas de fantasia - "infantis" - ganham finalmente uma dimensão realmente importante quando acompanhadas pela parte adulta da história, aquela que sempre foi deixada de lado nas adaptações. Mas nem vou entrar agora em análises psicológicas sobre o conteúdo do livro pois quem não o leu, tenho a certeza que á ouviu falar delas. O facto é que o livro é tudo menos o que se viu no desenho animado da Disney ou até mesmo no Hook de Spielberg.
Resumindo, se existe uma história de Fantasia original completamente desaproveitada ao longo dos anos é certamente a de Peter Pan.

Por tudo isto, mal vi aquele trailler sobre esta nova versão da história fiquei logo convencido que nem valia a pena me preocupar mais com o assunto, pois não ia pagar para ver outro filme para putos cheio de criancinhas a brincar durante a história toda sem qualquer momento de suspanse ou interesse para o público adulto. E pelo trailler era isto que o novo Peter Pan prometia.
Trailler parvo !

Na DVD Review Portuguesa deste mês, vi a crítica ao DVD. E como arrasaram o filme e o dvd completamente atribuindo-lhe apenas UMA estrela (a tudo), fui logo comprar o filme.
Pronto, não foi só para contrariar. Estive a ler umas reviews mais completas na net (a da DVD Review foi apenas de alguns parágrafos mínimos não ocupando uma página sequer) e após ter navegado um bocadinho descobri que ou o filme era realmente muito elogiado ou então arrasado. Nota curiosa é que normalmente era elogiado por quem também tinha lido o livro e isso despertou-me naturalmente a curiosidade. Seria desta vez que tinhamos afinal uma boa adaptação ?
E, ok, não vou negar que o facto da DVD Review ter falado tão mal do filme daquela maneira brevissima, me fez logo ficar a confiar na compra também. Lá fui então comprar este filme "horroroso", estranhamente com um bom presentimento.

Resultado, qual 1 estrela qual quê !!!!
Mas quem é que dá uma classificação destas a um filme destes ?!
Não é o melhor filme do mundo, mas tem coisas extremamente positivas.
Por exemplo:

Para quem como eu, já tinha há muito saudades de filmes de Fantasia no estilo do Neverending Story ou do Princess Bride esta nova versão do Peter Pan é uma lufada de ar fresco !
Finalmente parece que alguém também percebe que - Fantasia - não tem necessáriamente de significar - "filme pa putos". E então se alguém que pensa assim resolve adaptar o material mais perfeito para filmes de putos que existe e no entanto consegue seguir a linha de um Neverending Story as coisas estão no bom caminho.
Como explicar isto...o filme é um filme para putos, mas não é um filme infantil e é aqui que marca a diferença.
Enquanto adaptação do romance no seu conteúdo mais adulto e filosófico é o melhor que apareceu até agora. Não é perfeito, longe, longe disso, mas é uma excelente tentativa de se equilibrar aquelas cenas infantis que todos conhecem com algo mais que apelará certamente a muitos adultos. E acima de tudo é um filme "infantil" que deixará a pensar muitos adultos.

Óbviamente que não agradará ao publico genérico que não se interessa por Fantasia. Quem não se consegue deixar levar por um conceito totalmente alheio á realidade não vai gostar nada deste filme.

Ao contrário de Spielberg no Hook, aqui o tema da infância vai buscar os seus dilemas e confiltos emocionais directamente ao livro e como resultado disso, de repente a partir da segunda parte, damos por nós a reflectir em certos pensamentos subtilmente apresentados no filme no meio de toda a pirotécnia visual. Quando o filme começa damos por nós a pensar que lá vamos ver outro filme secante com criancinhas, mas a partir do meio do filme as coisas adquirem contornos mais negros e o mais curioso é que não são perceptíveis pelo público infantil obviamente, mas vão deixar muitos adultos a reflectir no assunto muito após o filme ter terminado.

E ao contrário de Hook, felizmente neste filme, não temos "meninos perdidos" que andam de Skate ou jogam Baseball ou qualquer referência americanoide. Peter Pan voltou ás origens inglesas e da maneira como deve de ser finalmente em termos de atmosfera.

Uma das coisas mais criticadas nas reviews negativas a este filme, é o uso dos efeitos especiais digitais e não só. Outro pararelismo curioso com o Neverendig Story, pois na altura este também tinha sido arrasado pela critica acusando o filme de não passar de um exagero de efeitos.
Ora muito bem...
Tal como no caso do Neverending Story, alguém que afirme que Peter Pan não passa de um exagero de efeitos especiais, então deveria era ler o livro antes de abrir a boca ou dar á pena de escriba.
Tal como a Historia Interminável , Peter Pan, É, um livro "de efeitos especiais" e qualquer coisa que tente negar isso é apenas um preconceito snob do típico critico que se quer demarcar dos chamados filmes menores. E como todos sabemos não há melhor candidato a "filme rasca" que qualquer filme dentro do género da Fantasia.

Em Peter Pan, os efeitos são 99% de todo o filme, estão constantemente presentes, MAS, são usados sempre como pano de fundo para criar o mundo e NUNCA para serem exibidos para meter estilo. Pode parecer o contrário, mas quem conhecer o livro ao ver este filme, sente finalmente que a terra do Nunca, foi finalmente representada como sempre deveria ter sido.
Todo o universo do filme tem um estilo gráfico simplesmente fabuloso, recriando digitalmente o aspecto de um livro ilustrado. Como resultado temos um visual que é uma mistura entre imagem real e desenho animado, mas tudo perfeitamente integrado dentro do tom da história criando momentos visuais que parecem saidos daqueles livros que se desdobram em trés dimensões. Uma escolha perfeita para a adaptação de um livro como Peter Pan.
Quanto a mim este é um daqueles casos raros em que a quantidade de efeitos especiais é mais que bem vinda pois acima de tudo é necessária.

Bom e como este texto já vai longo, vou tentar resumir algumas coisas.

Coisas a ver em Peter Pan:

- A viagem para a Terra do nunca. Imaginativa, perfeita e emocionante !

- A fada Sininho. Qual Julia Roberts qual quê !!! Espreitem só a personalidade desta nova Sininho.

- As sereias ! Por mim estas teriam tido muito mais tempo de ecrã pois são simplesmente assustadoras e arrepiantes. Seriam perfeitas para um bom filme de terror sobre o tema. Creepy, creepy shit ! FInalmente alguém apresenta as sereias como elas realmente "são" !

- O papagaio do Smith. É pá, sem palavras !

- Mortes ! Sim há mortes neste Peter Pan ! E bem cruas, quase tipo Pulp Fiction.

- O braço decepado do Capitão Gancho ! Mal vi este pequeno efeito percebi logo que este filme afinal não ia ser propriamente o filme para putos que estava a pensar que seria. Não é nada de especial, mas o facto de mostrarem algo assim num filme "para crianças" surpreendeu-me.

- O duelo entre Pan e Gancho no navio. Outro clássico para se juntar á cena de esgrima do Princess Bride.

- O design do filme. Coerente e fantástico. Temos um novo Neverending Story.

- Os meninos perdidos. Carisma total e criancinhas que não são apresentadas como putos estúpidos mas sim como personagens com personalidade própria.

- Os vários "layers" emocionais, que compõem o filme. Especialmente a partir da segunda parte e que o tornam tão interessante para crianças como para adultos. Um filme "para putos" muito equilibrado.

- Capitão Gancho e Smith. O Gancho não é o Dustin Hoffman, mas sinceramente não precisa de o ser. Excelente trabalho.
E o gajo que faz de Smith é um gozo.

- A banda sonora. Bonita, discreta e acerta em cheio nos momentos certos em que é preciso ilustrar-se uma emoção.

- O ambiente ambiguo. Tem um tom assombrado e consegue fazer isso no meio de divertimento e pirotecnia. Muito estranho mas apropriado.

Coisas "menos boas":

- É a melhor adaptação do livro, pois consegue apesar de toda a cor e pirótécnia manter aquele ambiente "assombrado" e negro do romance, mas ainda não é a adaptação perfeita.

- As cenas de humor no mundo real. Por serem tão divertidas, não demarcam muito a diferença entre o mundo real e o da Fantasia. Acho que deveriam ter sido mais sérias, porque não sendo, anulam um bocado o conflito interior a quando da decisão da Wendy a meio do filme.

- O filme parece fragmentado em muitos momentos. Ha alturas em que se sente que havia ali mais qualquer coisa para mostrar e desenvolver mas nunca se concretiza. Descobri agora que existe uma versão longa. Se calhar contém o que "falta".


Coisas a não perder !

O final alternativo que vem no DVD ! Só é pena não estar integrado no filme pois é perfeito e seria um bom complemento ao final oficial. Nem precisava de o substituir.


Detalhes do dvd

Quem não tem um projector, tem aqui um bom motivo para comprar um, pois este filme fica incrível numa imagem gigantesca.
Cores mágnificas, óptima definição. Do melhor que já passou pelo meu humilde Epson Tmp Tw10H

Excelente surround.

Na capa do dvd parece que o filme tem pilhas de extras, mas não se enganem. Alguns segmentos nem têm 2 minutos sequer !!!
Embora existam outros que são bem divertidos. As peças variam entre 1 minuto e os 11 minutos. Sendo as mais longas as mais divertidas.
É que apesar de tudo, acho que o conteúdo é bem interessante. Muitas imagens de bastidores, excelentes pormenores de making-off e uma peça divertidissima com o Jason Isaac (Hook) a fazer de guia aos bastidores.
Apesar de estupidamente fragmentados, este dvd tem excelente conteúdo nos extras.
Só é penas não ter um comentário audio com o realizador pois seria interessante ouvir o que ele teria a dizer a propósito da sua quase excelente adaptação de um livro tão estragado ao longo dos tempos.


E pronto, desculpem o tamanho do texto, mas é que havia muito para dizer sobre este dvd tão maltratado na DVD Review.
E já que o texto deles foi parco em informação e sumário na crítica quero deixar aqui algo mais substancial em termos de uma opinião no que toca ao filme e ao dvd em si.

Se gostam de filmes de Fantasia, têm o espírito para isso então têm aqui uma boa compra, pois é bem melhor do que parece.
Não é 5 estrelas, mas pelo menos 4 merece sem qualquer problema.

Um filme para putos que não trata nem as crianças nem os adultos como idiotas.
Excelente filme familiar.
Frances
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2259
Joined: August 30th, 2002, 1:32 pm
Location: Portugal/Lisboa

Post by Frances »

Tens este tópico :wink: :

http://forum.dvdmania.org/viewtopic. ... =peter+pan

E este sobre a história do J.M. Barrie que aí vem (com o Johnny Depp):

http://forum.dvdmania.org/viewtopic. ... =peter+pan

Apesar de não ter gostado muito do filme quando o vi no cinema, se apanhar o dvd em promoção devo comprar. Mais não seja por poder ser mais um elemento da minha colecção :roll:
Frances Farmer
Isaac: It's an interesting group of people, your friends are.
Mary: I know.
Isaac: Like the cast of a Fellini movie.
User avatar
tok
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2196
Joined: December 30th, 2002, 2:10 am

Post by tok »

Não fosse ela a "maluquinha" do Pan ... :-D
If I speak at one constant volume, at one constant pitch, at one constant rhythm, right into your ear, you still won't hear. - A Small Victory
Frances
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2259
Joined: August 30th, 2002, 1:32 pm
Location: Portugal/Lisboa

Post by Frances »

tok wrote:Não fosse ela a "maluquinha" do Pan ... :-D
:oops: :wink:

Já sabem... se forem ao estrangeiro, avisem. Pode ser que vos faça uma encomenda de um certo livro :roll: (mandar pela net não tem a mesma piada).
Frances Farmer
Isaac: It's an interesting group of people, your friends are.
Mary: I know.
Isaac: Like the cast of a Fellini movie.
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Curioso, tinha procurado um tópico sobre este filme, mas não tinha obtido resultados nenhuns...
Bom de qualquer maneira ficou a minha opinião sobre o filme/dvd, não vá alguém ainda por causa da critica da DVD Review deixar de comprar algo de que se calhar até vai gostar. :wink:
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Boas Alquimista, tenho exactamente a mesma opinião que tu sobre o filme como se pode ver no tópico mais antigo. Também a mim o trailer parecia mau demais e piroso, mas o filme revelou-se muito bom, mesmo na linha de espírito do Neverending Story. Tenho de vê-lo em DVD. :-)
Image
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Post by DarkPhoenix »

Obrigado, DvdReview!! :lol:

Mais uma vez, é graças aos comentários sui generis dessa publicação que descobrimos as verdadeiras preciosidades...
Quase tenho pena de a ter deixado de comprar há... bem, já nem me lembro.

Muito obrigado por partilharem connosco o vosso "bom gosto" alternativo( :?: :!: ). :mrgreen:
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Tenho de vê-lo em DVD.
E tens mesmo de ver o final alternativo.
8)
Não se esqueçam dele quando espreitarem o dvd. Especialmente se acharam piada ao filme quando o viram no cinema. :wink:
User avatar
mithrandir
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 279
Joined: September 16th, 2002, 5:23 pm
Location: Oeiras

Post by mithrandir »

Boas...Ó Alquimista, agora deixaste-me mesmo com água na boca :-P
Eu já tinha escrito no outro tópico que tinha gostado bastante do filme quando o fui ver no cinema...foi de facto muito bom...Agora tenho é de ver se arranjo o DVD o mais depresa possível...mas ainda está um pouco caro, não é? Será que existe na net com legendas PT? Alguém sabe? 8)
Image
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Ricardo Ribeiro »

Mesmo o tipo de filme que nem morto! Não tenho nada a argumentar contra. É simplesmente a pluralidade de gostos em acção. Mas vim aqui participar para o seguinte: ò Alquimista, o que é que o Princess Bride tem de fantasia? Assim de repente não tou a ver.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

ò Alquimista, o que é que o Princess Bride tem de fantasia? Assim de repente não tou a ver.
A estrutura clássica da história, uma demanda por lugares geográficos imaginários tal como por exemplo o Pântano que não ficaria deslocado no Legend ou no Neverending Story ou até mesmo a cena com os dois velhos. Mesmo as ruínas da cena de esgrima.
Aliás o romance The Princess Bride é mesmo considerado um clássico do Género juntamente com o Historia Interminável, O Ultimo Unicórnio, o Feiticeiro de Terramar e as obras de Tolkien. Cada um destes romances definiu os vários sub-tópicos das regras da criação de Fantasia mantendo as caracteristicas individuais e por isso continuam únicos e a serem os "templates" para tudo o que se escreve hoje em dia.

A Fantasia enquanto género de literatura assenta num conceito "Medieval" em que o ambiente tem sempre contornos rústicos tendo sempre por base a criação de um mundo próprio, um mundo imaginário que pode ser qualquer lugar mas não tem localização geográfica especifica no nosso planeta nem é apresentado como tal. E normalmente cada universo nunca se cruzaria com outro. O universo do Historia Interminavel com o do Tolkien por exemplo São dois mundos á parte, mas dois mundos imaginados ao pormenor com as suas características próprias que os torna únicos e diferentes da nossa própria realidade. E sempre com características "antigas".

Tendo em conta que o género de Fantasia pode abarcar muitos sub-tópicos como já foi aqui discutido no forúm esta história enquadra-se perfeitamente apesar de não ser algo épico.
Por exemplo já conceitos como os do Peter Pan enquadram-se na Fantasia mais clássica particularmente representativas de um período histórico e não são mundos tão genéricos como os de um Faiticeiro de Terramar. Da mesma forma que o Tolkien foi buscar influencia a obras tão antigas como o Beowulf, a história de Peter Pan contem elementos de coisas como o Sonhos de uma Noite de Verão.

A coisa em comum para todas esta histórias é sempre a criação de um mundo á parte em que o ambiente é um regresso ao estilo de vida simples e sem técnologia.
O Star Wars veio acrescentar mais uma variação a estas regras ,pois introduziu a tecnologia enquanto componente da criação de um mundo, que se não fossem essas coisas "modernas" seria mais um mundo clássico de Fantasia. O Lucas substituiu o mapa do Tolkien por cartas espaciais apenas, mas o Star Wars é na sua essência uma historia de Fantasia. E isto marca a diferença do estilo Space-Opera de escritores como o Doc Smith que foi o pai do conceito de historias que o Star Wars acabou por novamente por transformar.

O Princess Bride enquanto romance foi um dos cinco romances que definiu um género (pois introduziu elementos novos no estilo de mundo que se pode criar sem sair do conceito "natural" de um universo) e pelo qual toda a gente se guia hoje em dia mesmo sem o saber pois ja fazem parte da cultura popular desde que a Fantasia se tornou um produto no final dos anos 70 e no entanto acabou por estagnar pois o que se vê hoje em dia são apenas milhares de variações dos conceitos inciais.
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Post by Tojal City »

Vi este fim-de-semana o filme e deixem-me dizer que é o melhor filme de e com crianças para adultos que vi nos últimos tempos.
Nunca li o livro (pois nunca o vi a venda exposto na minha cara), mas tenho o guilty pleasure de ter apreciado o Hook e lembro-me de uma série japonesa sobre o Peter Pan que vi na minha infância que achei fabulosa e encantadora e este filme fez-me lembrar esta série, alias o final alternativo (que era muito melhor) seria tal e qual o desta série – se calhar é a do livro.

Mais não digo, pois o Alquimista já resumiu tudo o que havia a dizer, mas gostava de ler as argumentações das pessoas que não apreciaram este filme, pois penso que facilmente estas pessoas eram contra-argumentadas. Alias estas pessoas são aquelas que cresceram demasiado depressa e negaram por completo toda a sua infância.

Já agora eu odeio, mas simplesmente odeio filme com putos, semelhante aqueles que dão ao Domingo a tarde, este filme não é um destes.
Cinebanco
Fanático
Fanático
Posts: 508
Joined: June 2nd, 2003, 1:02 pm
Location: Laranjeiro - Feijo / Sta Marta do Pinhal
Contact:

Post by Cinebanco »

Gostei mais ainda do Peter Pan de que o Pirata das Caraibas, simplesmente maravilhoso!

Post Reply