Concurso FNAC Argumentistas Cinema Curtas

Discussão de filmes; a arte pela arte.

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Pedro Pereira de Carvalho
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Concurso FNAC Argumentistas Cinema Curtas

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
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dawnfrost
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Post by dawnfrost »

É pena que tenha o limite de idade de 30 anos.

Cumprimentos

Ricardo Sendim, coimbra, 32 anos.
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alan_smithee
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Post by alan_smithee »

"Menos de 30 anos" :evil: Fico de fora por 10 meses :wink:

Mas afinal estes concursos não pretendem "descobrir" talentos no que diz respeito a escrita de argumentos (o grande mal do cinema português)? Para a escrita um talento não tem idade, tanto pode têr pode têr 15, 30... ou 65 anos.
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Ribeiro
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Post by Ribeiro »

Iniciativa interessante, de louvar e a repetir. :wink:

Gosto de Cinema, muito, estive a dar uma vista de olhos pelo site mas confesso que sou um ignorante em termos de argumentos.
Podem-me ajudar, mas afinal o que pretendem eles?

Uma sinopse elaborada? Diálogos? Um guião?

Ou algo assim... mas em português? :wink: http://www.dailyscript.com/scripts/seve ... ction.html


Obrigado.
Eumenides
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Post by Eumenides »

Eu diria que é um guião formatado como no link do se7en. Pelo menos é isso que eu vou entregar... sim, vou concorrer!

Felizmente já li Screenwriter's Workbook, de Syd Field, portanto sei como formatar um guião; agora só me falta a ideia, personagens, diálogo... :wink:
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dawnfrost
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Post by dawnfrost »

Pelo menos é isso que eu vou entregar... sim, vou concorrer!
Boa sorte Eumenides! Vai mantendo aqui a malta informada.

Cumprimentos


Ricardo Sendim, Coimbra, 32 anos.
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Post by lud81 »

alan_smithee wrote:Para a escrita um talento não tem idade,
E sem ser para a escrita, tem? :wink:
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alan_smithee
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Post by alan_smithee »

Estava a pensar de uma forma mais ampla, por ex. na área do desporto. Imagina uma iniciativa com o intuito de revelar novos talentos no atletismo. Neste caso um limite etário tem lógica.

Na arte, concordo contigo, o talento não tem idade.
Nos últimos anos houve em Portugal, alguns "concursos/exposições" de pintura Naif com atribuições de prémios aos melhores quadros. Grande parte dos prémio foram atribuídos a pessoas que estavam reformadas (e muitas delas só começaram a "pintar" depois de se terem reformado).
Quem me garante que numa iniciativa como a da Fnac, o argumento vencedor não seria o de um "jovem" de 67 ou 68 anos?
Em iniciativas relacionadas com a arte, não entendo os limites etários :evil:
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dawnfrost
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Post by dawnfrost »

Deve ser porque se calhar também vai funcionar como candidatura a emprego público :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos

Ricardo Sendim, Coimbra, 32 anos.


ps - Alan, sempre podes fazer o argumento e pedir a um irmão teu mais novo, caso tenhas um, ou a um amigo de confiança para assinar o mesmo.
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Post by alan_smithee »

dawnfrost wrote: ps - Alan, sempre podes fazer o argumento e pedir a um irmão teu mais novo, caso tenhas um, ou a um amigo de confiança para assinar o mesmo.
Amigo de confiança.... tenho a certeza que quando a curta metragem ganhar o primeiro prémio em Cannes, o "amigo de confiança" vai jurar a pés juntos que foi ele que escreveu o argumento. E eu vou ficar em casa a vê-lo desfilar na passadeira encarnada. :mrgreen: :mrgreen:
Nem pensar, ou vai com o meu nome, ou então não vai. mau-) teimoso-)


Já que falamos de argumento e guiões, faço alguma confusão entre guião e argumento. Os americanos utilizam muito a palavra guião (script), no entanto o óscar é para o melhor argumento (Screenplay).
Tenho a sensação que na América, guião e argumento quer dizer praticamente a mesma coisa. Pelo menos o texto que encontrei na net, "vai" nesse sentido:

"What is the difference between a script, story and screenplay? How "developed" (stage wise) are they in comparison to each other?

"Scripts" and "screenplays" are interchangeable when it comes to feature films, but television scripts are always called scripts. (Except when they're called teleplays, which is only in certain on-screen credits.)
"Story" is more or less what it sounds like: the plot, the characters, the settings and tone. It differs from ascript or screenplay only in that the dialog often isn't written out, and the overall action may be somewhat compressed. A writer might be credited with the "story" for a movie, but not the "screenplay," if he wrote a treatment but not the final script. Usually, if one writer handles both "story" and "screenplay," he/she receives a more general "written by" credit."

Cá em Portugal, as diferenças também parecem não ser muitas:

"Argumentista, Guionista
Argumento ou guião ?

Em Português não existe ainda uma designação definitiva. Tem-se usado o argumento para cinema ou filmes em geral e o guião para televisão, para séries ou espectáculos.
Por simplificação, adoptamos a designação - ideia, sinopse, argumento, guião - consoante as diferentes fases do projecto.
A ideia é o conceito geral ou inicial.
A sinopse é a explanação da ideia, o esboço do argumento.
O argumento é o desenvolvimento da ideia, organizado e estruturado por cenas; é a história (ou o espectáculo) contada, sem os diálogos.
O guião é a versão final: o argumento e os diálogos, o texto tal como é passado para a etapa seguinte - a da produção, realização e representação."

Nuno Artur Silva
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Post by Gollum »

Pois, estes concursos podem parecer muito interessantes, mas não me parece que tragam alguma vantagem para quem neles participa. Basta ler o regulamente para ver que há apenas um aproveitamento de material que, para ser produzido, precisa de ser bastante bom e portanto, bastante trabalhado. Aos participantes não cabe qualquer remuneração pelo seu trabalho e ainda arriscam-se a terem que sustentar problemas com direitos e afins. Nem sequer direito têm em dar palavra sobre o que é produzido, o que poderá nem sequer corresponder ao que o participante realmente queria.
A fnac ganha com isso, a equipa de produção ganha com isso material sobre o qual trabalhar, e o argumentista ganha apenas o nome nos créditos.
Daí o argumentista têm isso para mostrar, mas nem direitos sobre o seu trabalho mantém.

Parece-me que mais vale juntarmos uma equipa que quase sem recursos produzam o filme, mandá-lo para todos os festivais possíveis e se for bom, vê-lo ganhar alguns. Assim, sabemos que é nosso, muita gente o viu, ninguém benificiou do nosso trabalho e mantemos os direitos sobre o argumento(na maior parte dos festivais, os filmes em concurso podem ser mantidos e mostrados para publicidade ao festival, mas apenas isso).
Sendo assim, não vejo porque alguém desperdiçaria trabalho no concurso da fnac.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
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Post by Shivers »

Bem... O Gollum tem razão, se perdemos o direito todo como 'argumentista' então mais vale nem participar, para entregar uma ideia e depois nem sequer participar nela não vale a pena :evil: ... É que depois nem recusar o filme podem porque a Fnac é que tem todos os direitos...

Mas para quem quiser participar: Força 8)
Sérgio Rodrigues - shiverspt@gmail.com | @Twitter
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