O Dia Depois de Amanhã (2004) - Roland Emmerich

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Post by DarkPhoenix »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by daffyduck</i>
Apesar de concordar com tudo o que disseste, não deixa de ter piada que a "relativa harmonia" de que falas corresponda à terceira cidade mais perigosa do mundo (índice de criminalidade) apenas abaixo de Joanesburgo e Rio de Janeiro.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Ó Daffy, tens a certeza que esses dados estão actualizados ? [:D]

Embora na década de 80 a cidade fosse de facto muito perigosa, durante os mandatos do Giulianni como mayor da cidade, a criminalidade desceu quase 50 %, sendo actualmente uma das mega-cidades mais seguras dos USA.
Faltam nesse tua lista cidades com muito maior indíce de criminalidade do que NY, exemplos de São Paulo, Los Angeles, Baghdad ( é sim senhor... ), etc, etc...


Lemor, mais uma vez digo que não é uma questão de quereres ou não, Nova Iorque É o centro político, social, cultural e económico deste planeta. Podemos gostar ou detestar, só não podemos é negar...



<b>
My Pictures</b>


Luis.
"I am fire and life incarnate"
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal

Post by Thanatos »

De facto não percebo porque é que o Emmerich há-de lamber as botas aos financiadores do filme que estão sediados em Nova Iorque, passando a acção do filme para essa cidade. A meu ver o realizador perdeu muito em não situar a acção no óasis de Kufra que como todos sabemos é um lugar muito mais interessante e cosmopolita.

Cumprimentos,
Thanatos
http://members.lycos.co.uk/hyperdrivezine --- um fanzine de ficção científica
NarsEsp
Novato
Posts: 48
Joined: July 3rd, 2002, 1:17 am
Location: Portugal

Post by NarsEsp »

He He.... tanto mal dizer a dois filmes que até gostei bastante.. ID4 e o Godzilla... a apontar ao ID4 só tenho o exagerado chamamento ao patriotismo americano fora isso acho-o espectacular, o Godzilla é puro "entertainment" por isso ou se gosta ou se odeia.. .. agora que tal um mal dizer a um filme catastrofe pura e simplesmente horrivel "ARMAGEDDON".. quase que não o dava tragado no cinema, bah!![V]

Pois vcs todos têm razão, sempre NY como pano de fundo para toda e qualquer catástrofe que ocorre no planeta terra, até chateia.. he he.. cidade mártir!! [:D] Mas o que é certo é que NY é o "icon" da sociedade moderna e o centro do nosso mundo moderno! E, infelizmente, como ficou provado com o 9/11, se há cidade onde se faça sentir o impacto de uma tragédia, essa é NY!! Porque raio o Bin não se lembrou de fazer explodir a Casa Branca e acabar com aquela raça do BUSH? [}:)]

Relativamente ao "Day After Tomorrow" devo confessar que a minha espectativa é bastante elevada e penso que este sentimento seja comum a muitos cinéfolos que por ai andam, por isso tambem sei que quando inconscientemente elevamos demasiado a fasquia normalmente levamos um tombo. Os trailers que vi são pura e simplesmente espectacular, será que o filme também o é? Não vou especular ... vou esperar para o ver e depois comentar!
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Post by DarkPhoenix »

Eu estou, como sempre, expectante face aos efeitos especiais que um "filme" deste calibre irá apresentar, pois embora aprecie mais os filmes a sério, também adoro fazer o gosto ao dente com estes blockbusters.

O que me lixa mesmo neste tipo de "cinema" é a tentativa risível de conjugar histórias ou tramas pessoais com a grandiosidade dos efeitos e com o pano de fundo que é e sempre será : a destruição de marcos da humanidade através de catástrofes naturais.

Aliás, quem viu o "Godzilla" pode atestar o quão desinteressantes são as questões pessoais e subplots envolvidos na produção. Tanto que a partir desse "filme" fiquei a desejar que o Matthew Broderick morresse violentamente em todos os filmes.

Mas porque raio é que um filme-catástrofe tem que ter história ??
Ponham lá a máquina dos efeitos digitais a render que é disso que o povo gosta e deixem-se lá de ridículos argumentos de fazer inveja às piores novelas Venezuelanas... [xx(]

Mais exemplos em que o que nos interessa é a destruição ( o voyeurismo doentio da nossa raça ) mas em que nos espetam com subplots completamente atrozes :

ID4 : MORRAM DE UMA VEZ todo o cast, especialmente aquele velho bêbado que no fim até consegue pilotar um F-18 [:D], só para que os filhos desiludidos com o pai possam voltar a sentir orgulho nele. Blllaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrrggggggggggghhhhhhhhhhhhhhhh...[xx(]

Godzilla : O Nick Tatopoulos é a coisinha mais enervante, o verme mais irritante, o ser mais rastejante e repugnante que algum dia tive o desprazer de ver num "filme".
F***-se, pá. Eu até gostava do Broderick... [V]

Titanic : Ó James, sinceramente não havia necessidade... Já sabemos que tu só queres é destruição em grande escala, logo o afundamento do barco é como um sonho molhado para ti.
O que podias era ter evitado o mais cheesy romance de cordel de que há memória no cinema contemporâneo.
Uma pobre desculpa para uma tentativa de esconder as tuas reais intenções : partir a louça toda !

Armaggedon : Ó que pena que eu tenho do Bruce, que se sacrifica para que a sua filhinha possa ficar com o seu melhor amigo, o lambe-botas ignorante do Ben...



<b>
My Pictures</b>


Luis.
"I am fire and life incarnate"
onix
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 245
Joined: September 16th, 2003, 6:06 pm
Location: Portugal

Post by onix »

bem, vi ontem o filme e achei bastante bom, se bem que esperava um pouco mais dele...
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Eu também esperava mais, mas gostei. Como digo de cada vez que aparece um filme destes, acho que é para isto que o cinema foi inventado. Sim, o ID4 não é um filme de qualidade, este Day After também não pode ser chamado de filme de qualidade, mas estes filmes servem o propósito do cinema, o espectáculo. Quando o cinema foi inventado todos os "filmes" que se faziam eram com o intuito de provocar admiração no espectador (se bem que o mero facto de se ver fotografias em movimento já fosse motivo de admiração naqueles tempos...[:D]). Surgiam filmes de viagens à Lua e outras coisas de ficção científica e emociantes. Isso é cinema. Cinema não é só (e para citar o Alquimista [:D]) "metáforas sobre a alienação social dos nossos jovens" ou tanta outra coisa (tipo "filmes" sem imagem) que provoca o hiperfuncionamento das glândulas salivares de alguns críticos e alguns cinéfilos mais "iluminados". Este filme (o Day After) tem umas imagens impressionantes de coisas que nunca tinha visto, nem imaginado e emocionou-me. Os tais dramas quotidianos são ossos do ofício no género. Este tipo de filme, Roland Emmerich sabe fazer. Seguiu à risca a ementa do ID4, o seu maior sucesso. É certo que lá está o exército americano, o presidente americano, o vice-presidente americano, a NASA, etc, mas é só um filme espectáculo.

Ludovic Mestre
"Epá, tá aqui um cheiro esquisito..."
"É esquisito, é... hehe Made in Marrocos!"
saponetes
Fanático
Fanático
Posts: 778
Joined: August 9th, 2003, 5:58 pm
Location: Portugal

Post by saponetes »

Nham, nham! já estou a salivar, e com uma enorme vontade de ir ver este filme!
Vai ser este fim-de-semana.

cumps

Este tópico foi feito com electrões 100% recicláveis.
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal

Post by Thanatos »

Já vi. Era mais ou menos o que se esperava. As cenas de «acção» estão todas no trailer. No entanto é uns furos acima do ID4. Claro que no final é como a pastilha elástica, minutos depois de sair da sala já me tinha esquecido do filme.

Cumprimentos,
Thanatos
http://members.lycos.co.uk/hyperdrivezine --- um fanzine de ficção científica
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Eu por acaso achei uns furos abaixo do ID4 sobretudo pelo final... O fim do ID4 é muito mais satisfatório. Mas talvez nas cenas pelo meio seja uns furos acima.

Ludovic Mestre
"Epá, tá aqui um cheiro esquisito..."
"É esquisito, é... hehe Made in Marrocos!"
User avatar
dawnfrost
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 318
Joined: September 17th, 2003, 3:31 am
Location: Coimbra

Post by dawnfrost »

Não me levem a mal quem gostou do ID4, mas se o termo de comparação deste filme é o ID4 leva-me a reconsiderar se o devo ver ou não. O ID4 foi, é, um dos piores filmes que já vi. Cada vez que o recordo lembro-me da cena do Will Smith a esmurrar o ET terminando com a frase "Welcome to the planet Earth", toda a gente no cinema rebentou em riso enquanto eu pensava - E eu que paguei para ver isto.

Cumprimentos

Ricardo Sendim, Coimbra, 32 anos.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

É claro que a comparação é com o ID4! Mas para te aliviar (devido à cena que referes), digo-te que este tem menos humor que o ID4. Mas a planta é a mesma. As cenas quase todas rimam. Tens as agências especializadas a detectarem um fenómeno, tens uma primeira fase, depois tens o ataque total, depois a calmaria, depois a retaliação (neste não é bem uma retaliação mas pronto).

Sinceramente, existe alguém que não esperasse que este filme fosse o gémeo do ID4?

E não digas que o ID4 é o pior filme que viste... viste o Navy Seals 2 no outro dia na SIC? [:D][:p]

Ludovic Mestre
"Epá, tá aqui um cheiro esquisito..."
"É esquisito, é... hehe Made in Marrocos!"
User avatar
dawnfrost
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 318
Joined: September 17th, 2003, 3:31 am
Location: Coimbra

Post by dawnfrost »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by lud81</i>
<br />
E não digas que o ID4 é o pior filme que viste... viste o Navy Seals 2 no outro dia na SIC? [:D][:p]

Ludovic Mestre
"Epá, tá aqui um cheiro esquisito..."
"É esquisito, é... hehe Made in Marrocos!"
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Héhé, com essa desarmaste-me [:D][:D]. É verdade, vi cerca de meia hora desse filme [:I], conseguiu fazer-me rir a maior parte do tempo e, de facto, pensei muitas vezes que os actores foram efectivamente PAGOS para fazer aquilo [:D][:D].

Cumprimentos

Ricardo Sendim, Coimbra, 32 anos.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Enganei-me, o título é US Seals 2. http://www.imdb.com/title/tt0283652/

Eu já conhecia o filme, já tinha dado na SIC pelo menos uma outra vez. Epá, é vendo filmes destes que se ganha respeito pelos realizadores de filmes de acção, e sim, incluo o Michael Bay. Ver a pobreza e a estupidez da acção deste filme faz-nos ver que fazer uma sequência de acção requer talento. Aquele velho com o laser então é de morrer a rir! [:D]
Mas uma coisa eu admiro (ugh!) no filme, tem um bom trabalho de câmara. Às vezes fora de contexto, mas bom de qualquer maneira.

Ludovic Mestre
"Epá, tá aqui um cheiro esquisito..."
"É esquisito, é... hehe Made in Marrocos!"



EDIT: hmm, estive a ler info sobre o filme (o US SEALS 2 [:D] ) e sobre o realizador e aparentemente, não sou o único a apreciar o estilo visual do homem... da próxima vez que o filme der na SIC, vou vê-lo inteiro, pois da outra vez apenas vi o final, e desta apenas o princípio. Falta-me ver o meio que, segundo parece, tem uma cena de luta contra 100 adversários que é muito gabada. Fiquei curioso.
User avatar
mrdurst
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 372
Joined: December 5th, 2000, 2:12 pm
Location: Viseu - Portugal
Contact:

Post by mrdurst »

<b><font color="red">SPOILER! ALERT!!!!!!!!</font id="red"></b>

<font color="teal">no final a culpa foi do gajo da broca!!!!

Que filme bacoco, os clichés do costume, o Pai Herói, o amigo que estica o pernil, o comic relief idiota QB, o par romântico ameaçado, o mendigo e o cão...palhaçada.
Sequencias inteiras completamente fora de contexto, a tentativa de mostrar a globalidade do acontecimento mais uma vez falhou redondamente...
Fiquei sem saber porque é que o "amigo do pai herói" desmaiou e depois de repente já estava fino que nem um alho... e porque raio é que o herói da história quando queria entrar na sala dos medicamentos foi pela janela, quando tinha um machado para deitar a fechadura da porta abaixo?

este merece 2/10 pelos efeitos especiais. principalmente a cena dos helicopteros na escócia :)</font id="teal">

_<b>MrDurst</b>_
<i>i fear that i am ordinary, just like everyone
to lie here and die among the sorrows
adrift among the days
for everything i ever said
and everything i've ever done is gone and dead</i>(...)Smashing Pumpkins
o site . as fotos
Rui Santana
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 193
Joined: October 10th, 2003, 11:46 am

Post by Rui Santana »

Já vi filmes muito piores,é certo.
Mas desta vez não me apeteceu secar até ao fim.
Depois da onda gigante invadir Nova Iorque, levantei-me , vesti o casaco e saí.
Hei-de ver o resto, um dia, quando sair em DVD...

Post Reply