LOTR - Return of the King 11 Nomeações 11 Oscars

Discussão de filmes; a arte pela arte.

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bodhi
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Post by bodhi »

Best Editing![?][?][?]

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wollpidia
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Post by wollpidia »

Bem pessoal, eu adorei os 3 filmes! Independentemente, de qual foi o melhor, Peter Jackson tinha de ser galardoado por 7 anos de trabalho intenso. Tal como ja referi num post anterior, os livros não consegui ler, devido a considerá-los monótonos demais, mas não considerei nenhum dos filmes desta trilogia monótono. Já perdi a conta a quantos filmes já vi, mas esta trilogia foi marcante! Sem querer comparar filmes (nem sequer existe qualquer tipo de comparação!!![:p]), só houve outra trilogia que me marcou: "Aliens" (deixando de lado o 4º filme ....)!
Parabéns Sr. Peter!

O Óscar de Sean Penn (é assim que se escreve?) foi indubitavelmente merecido! Tenho pena que os óscares (e os globos) tenham passado ao lado de Johnny Depp. Aquela interpretação nos "<i>Piratas das Caraíbas</i>" está fenomenal [:D][:D][:D]

A ver vamos o que nos reserva o próximo ano ....[?]



"O Bem e o Mal têm a mesma face. Tudo depende da época em k cruzam o caminho de cada ser humano".
Al
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Post by Al »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"> as pessoas não dizem mal do Titanic porque ganhou oscars.. falam porque é mesmo mau não tem nada a ver uma coisa com a outra!
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Mas o Titanic é mau por alma de quem??? Ainda não percebi porque razão dizem que o filme é mau...! Eu gostei do filme assim como também já gostava da história do barco antes! E para mim o filme é um extenso documentário sobre esse barco mitico. Claro que se não tivesse um romance pelo meio para pagar as despesas, ia ser um fiasco para os produtores. E como fez dinheiro como esterco e ganhou 11 oscares passou a ser um mau filme...!!!
É obvio que nesse ano haviam melhores filmes L.A Confidential p.ex. Mas só porque o filme tem um romancezeco de faca e alguidar, ainda por cima com o Leonardo de Caprio passou a ser um mau filme???
Haja paciencia! quem não gostou do filme diga que não gostou, não digam é que o filme é mau porque não o é!
Quanto aos oscares que ganhou( Titanic)...não dicuto da sua justiça porque quase nunca há justiça na atribuição desses prémios!

http://www.ymdb.com/user_top20_view.asp?usersid=9352
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Tojal City
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Post by Tojal City »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">Fiquei estupefacta, e nunca esperei que o LOR ganhasse o oscar de melhor filme, e o Peter Jackson de melhor Realizador. Nestes últimos anos os filmes, e na minha opinião, deixam muito a desejar... Shakespeare in Love, Titanic, American Beauty, Beautiful Mind, etc.

<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Desculpa mas os outros filme concordo 100%, mas o American Beauty mereceu o prémio justamente.
É uma grande filme, com grande fotografia, grande interpretação do Kevin Spacey e um grande argumento do Allan Ball (do autor da também grande série Six Feet Under que passa na RTP2). O que há a dizer mal deste filme, aliás nem parece um filme de oscar.
daffyduck
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Post by daffyduck »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Al</i>
<br /><blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"> as pessoas não dizem mal do Titanic porque ganhou oscars.. falam porque é mesmo mau não tem nada a ver uma coisa com a outra!
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Mas o Titanic é mau por alma de quem??? Ainda não percebi porque razão dizem que o filme é mau...! Eu gostei do filme assim como também já gostava da história do barco antes! E para mim o filme é um extenso documentário sobre esse barco mitico. Claro que se não tivesse um romance pelo meio para pagar as despesas, ia ser um fiasco para os produtores. E como fez dinheiro como esterco e ganhou 11 oscares passou a ser um mau filme...!!!
É obvio que nesse ano haviam melhores filmes L.A Confidential p.ex. Mas só porque o filme tem um romancezeco de faca e alguidar, ainda por cima com o Leonardo de Caprio passou a ser um mau filme???
Haja paciencia! quem não gostou do filme diga que não gostou, não digam é que o filme é mau porque não o é!
Quanto aos oscares que ganhou( Titanic)...não dicuto da sua justiça porque quase nunca há justiça na atribuição desses prémios!

http://www.ymdb.com/user_top20_view.asp?usersid=9352
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Eu digo mal do titanic e nem o posso ver à frente, por causa dos oscares que ganhou, senão tivesse sido nomeado para melhor filme, pelhore realizador e melhor actriz (que não merecia). Tudo bem, podia levar os oscares de FX como o terminator no seu tempo levou.

Agora olhem para a votação IMDB e digam que as pessoas acham que é um bom filme... é daqueles que nem resultados em DVD tem, anda em promoção em todo o lado... o filme é banal e comparável ao pearl harbour. a única diferença entre os dois é que o segundo não pegou.

Quanto ao american beauty, é um grande filme. Mas gostei muito mais do Insider. E quanto a interpretações tanto o russel crowe no insider como o DEnzel washington no hurricane têm um papel muito melhor. Especialmente o Russel crowe que de todas as nomeações que teve este era o que merecia ganhar.


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DarkPhoenix
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Post by DarkPhoenix »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by daffyduck</i>
Eu digo mal do titanic e nem o posso ver à frente, por causa dos oscares que ganhou, senão tivesse sido nomeado para melhor filme, pelhore realizador e melhor actriz (que não merecia). Tudo bem, podia levar os oscares de FX como o terminator no seu tempo levou.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">


Pois Daffy, eu penso o mesmo do ROTK. Oscars técnicos sem dúvida merecidos, ( também graças à ausência dos Matrix, de outro modo teriam que ser repartidos ) mas nada mais.
E o Oscar de melhor montagem é certamente uma das maiores afrontas à inteligência colectiva de que há memória, tantas são as falhas nesse campo e com um concorrente como o "Cidade de Deus" que só é um dos supra-sumos dessa arte do copy&paste nos últimos anos.

E se eu também não gosto muito do "Titanic", graças ao gigantismo simplista que o compõe, reconheço que tem tantos ou mais argumentos para ganhar os prémios que ganhou, como o "Regresso do Rei".

E nem me fales na votação Imdb, pois toda a gente sabe a palhaçada e infantilidade que aquilo é. Basta constatar que para muitos dos imberbes usuários votantes daquele site, só existem duas notas a dar aos filmes, 1 ou 10. [}:)].
Aliás, no top best ever 250, os 3 filmes da trilogia LOTR (!?) ocupam posições nos 10 primeiros lugares e "The Shawshank Redemption" ocupa há bastante tempo a segunda posição. "The Thin Red Line", por exemplo, nem lá entra. Está tudo dito ? [:D]


Luis.
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Post by Smat25 »

É curioso que tanto o Titanic como o LOTR ganharam somente oscares tecnicos, nem um oscar relactivo a interpretações. É caso para pensar que os papões dos oscares (como já aqui chamaram)só ganham porque são inovadores em termos da tecnologia que utilizam. O único filme que eu me lembro de ter ganho em 5 categorias principais foi o Silêncio dos Inocentes.

O que é mais importante, ganhar oscares tecnicos (como os que o Titanic e o LOTR ganharam) ou ganhar oscares nas restantes categorias como o Silêncio dos Inocente??

Será a quantidade sinónimo de qualidade?
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gnu_prensado
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Post by gnu_prensado »

será um Oscar sinónimo de qualidade?

o Apocalypse Now perdeu para o Kramer contra Kramer!!!!!!!!!

um épico psicótico introspectivo genial filme perdeu para um drama de pacotilha!!!

o AN só ganhou 2 oscars da treta

João.
alan_smithee
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Post by alan_smithee »

Vou bater outra vez na mesma tecla.[:)]

Em termos de “gosto popular” ganhar um oscar é muitas vezes o pior que pode acontecer a um filme. Não me lembro de um único filme que se tenha tornado “mais popular” por ter ganho os oscars.
Agora o contrário é uma realidade. Filmes como “O Paciente Inglês”, “A Paixão de Shakespeare”, “Uma Mente Brilhante” ou “Chicago” aparecem nas listas de “odiozinho de estimação” de muitos cinéfilos, pela simples razão de terem sido premiados. Não tivessem ganho as estatuetas e ninguém falava nos mesmos.

Por ex. Seabiscuit e Cold Mountain. Daqui a 2 anos, (salvo aqueles que gostaram imenso), ninguém se lembra destes filmes, (ou pelo menos não terá uma opinião muito negativa sobre os mesmos). Tivessem estes filmes ganho os oscars no passado domingo, e seriam já hoje, o ódio de estimação de muita gente.

Pelo contrário os filmes supostamente “injustiçados”, acabam com o passar dos tempos, por ganhar um certo charme.
Até porque, toda a gente sente um certo carinho pelos “injustiçados”.


um abraço
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DarkPhoenix
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Post by DarkPhoenix »

E é graças a toda esta celeuma que o valor dos Oscares como garantia de qualidade num filme é cada vez mais quase nulo, ao contrário dos carimbos de Cannes, Veneza, Berlim ou até mesmo do FantasPorto.

Melhor seria se seguissem o exemplo dos Golden Globe Awards, ao menos esses distinguem os prémios entre drama e comédia/musical.

Mesmo assim, é cada vez mais necessária outra categoria : a de melhor blockbuster, pois filmes como o ROTK já não vivem tanto de interpretações e dependem mais da tecnologia digital, outrora considerada acessória ( ou inexistente ) face ao talento de representar e de filmar.
Aliás, até já existe um prémio anual para esses filmes : o MTV Movie Award. Aí, talvez o ROTK estivesse mais no seu meio a concorrer não contra "Seabiscuit", "Cold Mountain", "Mystic River" ou "Lost in Translation", mas sim contra "X-Men 2", "Matrix Revolutions", "Pirates of the Caribbean" ou "Master and Commander".

O que é certo é que tanto o "Mystic River" como o "Lost in Translation" ganharam os aplausos da crítica especializada e alheia aos blockbusters.
E basta olharmos para o passado ( última década ) e compararmos, por exemplo, os vencedores em Hollywood e em Cannes...
Fica-se com a impressão que a Academia está lá somente para recompensar ( quase sempre tardiamente ) quem ajuda a encher os cofres aos estúdios. Uma espécie de prémio por objectivos de uma qualquer multinacional...

Tem passado um documentário sobre o Sergio Leone no Canal Hollywood, em que o visionário homem já declarava ( nas décadas de 70 e 80 ) adivinhar os perigos vindos da indústria Norte-Americana que poderiam, a médio prazo, destruir o cinema como arte e meio de expressão pessoal.


Eh pá... Após tudo isto, quero dizer que também gostei mesmo muito do ROTK ! Apenas não gosto é das fantochadas da Academia, especialmente quando espezinham filmes tão grandiosos como os que concorreram ao lado do papão, só porque tinha que ser o pleno.


Luis.
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Ribeiro
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Post by Ribeiro »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Darkav</i>

É o que se desvia mais! Eu fiz o erro de reler os livros exactamente antes de entrar na sala de cinema. Constatei que aprecio muito melhor os filmes quando sai a edição especial em DVD, porque o livro já não está tão fresco na memória. Então este último filme é o que tem o maior número de cenas inventadas. O mais fiel é o primeiro.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

[:I]Pensando melhor tens alguma razão... e ainda temos de contar que meteram a Shelob no <i>"Return of the King"</i>! Eu li o 3º volume já há muitos anos e para ser sincero já não recordava muito da história. Quando vi o filme se calhar fui influenciado pelo relembrar de algumas passagens e associa-las a algumas cenas (o caso mais flagrante é a parte final) mas julgo também que me lembro de ver uma entrevista do Peter Jackson pela altura da promoção do filme a garantir que este <i>"Return of the King"</i> iria ser de facto o mais fiel aos livros...

[:)]
daffyduck
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Post by daffyduck »

as interpretações no LOTR no Gandalf, Sam, Gollum são fantásticas, não vejo nenhum interpretação de destaque no titanic.

o LOTR é um épico soberbo, o titanic não.
aproximo muito mais depressa o LOTR ao Braveheart que ao Titanic.

O titanic é, para mim, igual ao pearl harbour. nem melhor nem pior.

e é verdade o que o alan smithee disse. se o titanic não tivesse ganho melhor filme e melhor realizador. estava tudo bem.

Adorei o 21 grams, adorei o lost in translation, adorei o mystic river.
Ainda assim o único que podia, para mim, ser escolhido como melhor filme em deterimento do LOTR seria o 21 grams.

Para mim a grande dúvida estava no oscar de melhor actor. tanto Penn como Depp como Murray mereciam o prémio. Só um podia ganhar.

No actor secundário, até gostei mais do DEl toro, mas o tim robbins também está brilhante.

Na actriz principal, não tendo visto o moster, acho que terá de ser algo inesquecível para merecer mais que a naomi wats.

ainda assim:
LOTR
21 grams
mystic River
Lost in translation
Pirates of the caribbean

são GRANDES filmes, num ano fenomenal para o cinema.

Titanic, Paixão de Shakespear, chicago, são filmes banais que não entusiasmam niguém para os rever.


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Fidel
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Post by Fidel »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">E é graças a toda esta celeuma que o valor dos Oscares como garantia de qualidade num filme é cada vez mais quase nulo, ao contrário dos carimbos de Cannes, Veneza, Berlim ou até mesmo do FantasPorto.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Para mim, esses "carimbos" têm escrito "Manter BEM à distância!!!". Apesar de tudo, mil vezes um premiado com um óscar que um palma de ouro ou um leão do mesmo "metal"... BRRRRRRR

Eu não acho a coisa ASSIM tão chocante. O prémio É da academia americana de cinema, daí ser de esperar que filmes mais... errr... patrióticos ganhem prémios ("A brilliant mind" é um exemplo típico do "american dream", como foi o Forrest Gump). De igual forma, é um prémio "interno", logo tende a distinguir feitos excepcionais (como a parte técnica do Titanic que, fora a história, é FABULOSA! ou a trilogia do LOTR). São prémios anuais, logo em anos bons (como foi este) são injustos para filmes bons e em anos maus são injustos para a generalidade dos (maus) filmes. Outra coisa que também acontece é que os prémios têm alguma memória, premiando ocasionalmente carreiras em interpretações menores (veja-se o Denzel Washington o ano passado). Mas no geral, não os acho tão "palhaçada" como muita gente julga.

Outra coisa que convém lembrar, os Óscares NÃO SÃO prémios para filmes de culto, mas antes para filmes mais "generalistas", daí que para o espectador comum, estes acertem mais no "gosto" do que falham.

Oderint dum metuant
Argaroth01
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Post by Argaroth01 »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">É curioso que tanto o Titanic como o LOTR ganharam somente oscares tecnicos, nem um oscar relactivo a interpretações. É caso para pensar que os papões dos oscares (como já aqui chamaram)só ganham porque são inovadores em termos da tecnologia que utilizam<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Realmente, num filme com uma série de personagens de relevo, seria muito fácil escolher um actor. E então actrizes, é à farta ... São filmes q não têm protagonistas.
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Insano
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Post by Insano »

LOR RULES!!!

TITANIC RULES!!!!

MYSTIC RIVER RULES!!!

LOST IN TRANSLATION RULES!!!

CIDADE DE DEUS RULES!!!

WHATEVER........

CINEMA RULES!!! Se vem com "boneco" ou não, ´n interessa pois n é isso q tira/dá mérito ao filme.

No entanto julgo que o LOR foi um justo SWEEPER!

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"I Exist, I can!"
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