Cabo Optico ou Digital Coaxial ?

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
jbruno
Novato
Posts: 19
Joined: May 9th, 2003, 12:00 pm
Location: Portugal
Cabo Optico ou Digital Coaxial ?

Post by jbruno »

Boas

Tenho um Amplificador Pioneer VSX-D711S e um DVD Pioneer DV-464-S.
Qual a melhor maneira para os ligar. Através de Cabo Optico ou
Digital Coaxial?

Aguardo v/ respostas

Bruno Vieira
Fidel
Fanático
Fanático
Posts: 644
Joined: October 25th, 2002, 6:29 pm

Post by Fidel »

Coaxial.

Oderint dum metuant
User avatar
Pato
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3998
Joined: December 18th, 2000, 10:23 am
Location: Lisboa Capital do Império
Contact:

Post by Pato »

Óptico se necessitares de grandes distâncias, por exemplo, DVD ao pé do Projector e longe do Receiver.

Coaxial se estiverem juntos...

<b>"If the real Jesus Christ were to stand up today
He'd be gunned down cold by the C.I.A."</b>
<i>Matt Johnson</i>

http://www.dvdprofiler.com/mycollection.asp?alias=Ganso
http://forum.dvdmania.org/Hometheater/U ... uleia.html
http://forum.dvdmania.org/Users/userdet ... asp?ID=199
Hugo
Fanático
Fanático
Posts: 764
Joined: April 10th, 2002, 10:36 am

Post by Hugo »

Depende da qualidade de óptico e do coaxial.

Se forem da mesma gama, coaxial.
lumila
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 395
Joined: February 6th, 2002, 10:33 am
Location: Portugal

Post by lumila »

Bruno,
O tema presta-se a algumas discussões:

A resposta imediata é: experimenta os dois e escolhe o que mais gostares.

Ambos são meios para transmissão da mesma informação em formato digital, pelo que outra resposta poderia ser: tanto faz (escolhe o mais barato).

Quanto à qualidade, há quem tenha feito o teste com uma cruzeta (de pendurar roupa) para transmitir o sinal em vez de um cabo coaxial e obteve 0 (zero) erros, pelo que também é defensável que a qualidade (leia-se preço) não interessa: se é digital desde que funcione é a 100% e portanto qualquer coisa serve.

Os defensores da teoria oposta defendem que componentes de elevada qualidade produzem sempre melhores resultados, pelo que fibras ópticas/cabos e conectores high-end são preferíveis.

Outros defendem que a utilização de sinal óptico obriga a duas transformações de sinal (eléctrico-óptico e depois óptico-eléctrico) que não existem no caso coaxial e logo este último é preferível por ser mais directo o caminho entre o suporte (CD/DVD,...) e as colunas.

Demonstra-se que, nalguns casos, o problema de humm (um sussurrar constante nas colunas) se deve a um problema de ligação à terra que resolve isolando electricamente leitor e amplificador. Nestes casos a ligação óptica é (muito) melhor pois permite esse isolamento.

E a minha opinião é: testa antes de comprar: faz um teste cego com vários cabos óptico/coaxial e de várias gamas e depois decide se a diferença de qualidade que percebeste (ou não) compensa a diferença de preço.
Boas experiências!
lowrider
Especialista
Especialista
Posts: 1897
Joined: May 10th, 2001, 12:10 pm
Location: Riga, Letónia
Contact:

Post by lowrider »

Às vezes, só às vezes, acontece ficarmos impressionados com uma certa característica, particularmente até termos alguma experiência nestas coisas, e compramos o componente errado, a quem é que nunca aconteceu comprar e depois de algum tempo de utilização arrepender-se... [B)]

Por isso vale a pena ouvir o que se diz nos foruns, filtrar "o meu é o melhor" e seguir os concelhos dos mais experientes... [8D]

Antonio Melo Ribeiro
lumila
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 395
Joined: February 6th, 2002, 10:33 am
Location: Portugal

Post by lumila »

Lowrider,

Certo! Pessoalmente já me aconteceu. Felizmente descobri este (entre outros) fórum antes de me meter a comprar. E, se voltasse atrás, se calhar mudava uma ou duas coisas... Mas continuo a dizer que os fóruns e as revistas servem para criar uma short-list. Depois a luta é os olhos e ouvidos contra a carteira...

Infelizmente não tenho tido disponibilidade para participar nos encontros e testes que têm sido promovidos e que são um acontecimento de excelência para trocar ideias e obter informação concreta e fiável, nem sempre possível em lojas ou eventos (limitação da oferta, falta de condições/ruido...).

E para a evolução ou o arrependiento há sempre o mercado de 2ª mão e as retomas. Inevitáveis só a morte e os impostos!
lemor
Fanático
Fanático
Posts: 644
Joined: October 15th, 2003, 12:27 pm

Post by lemor »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by lumila</i>
Inevitáveis só a morte e os impostos!
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Os impostos para muitos não são inevitáveis, infelizmnete para os que pagam...[:(]
Jorge Campos
Fanático
Fanático
Posts: 808
Joined: December 22nd, 2000, 4:15 pm
Location: Portugal

Post by Jorge Campos »

Na minha opiniao se nao quiseres gastar muito dinheiro o optical, se quiseres gastar mais dinheiro ai ja iria paa o coaxial.
Eu tenho Coaxial, mas confesso que tive um optical da Profigold e o som vindo do panasonic era exclente!
Ainda perco a cabeca e compro um optical da QED para ver a diferenca para o meu P75 tambem da QED
lowrider
Especialista
Especialista
Posts: 1897
Joined: May 10th, 2001, 12:10 pm
Location: Riga, Letónia
Contact:

Post by lowrider »

Compra antes um coaxial Apogee, que ganhas com certeza... [}:)]

Antonio Melo Ribeiro
Jorge Campos
Fanático
Fanático
Posts: 808
Joined: December 22nd, 2000, 4:15 pm
Location: Portugal

Post by Jorge Campos »

Quanto custa, e qual e o site desse cabozito, e onde comprar
lowrider
Especialista
Especialista
Posts: 1897
Joined: May 10th, 2001, 12:10 pm
Location: Riga, Letónia
Contact:

Post by lowrider »

O representante é a AudioPro, custa menos de 70 euros, também vendem na Digisom, onde os descobri, hoje vamos testar na casa do Pato com várias fichas diferentes, depois dizemos se há, e qual a diferença... [8D]

Antonio Melo Ribeiro
joao lopes
Fanático
Fanático
Posts: 586
Joined: November 15th, 2000, 2:48 am
Location: Portugal

Post by joao lopes »

Eu não notei diferenças entre as diversas fichas.
lowrider
Especialista
Especialista
Posts: 1897
Joined: May 10th, 2001, 12:10 pm
Location: Riga, Letónia
Contact:

Post by lowrider »

Se havia, no sistema do Pato não de notavam... [}:)]

Antonio Melo Ribeiro
Hugo
Fanático
Fanático
Posts: 764
Joined: April 10th, 2002, 10:36 am

Post by Hugo »

Eu tenho o Apogee e um Qed optico (Qixus ou algo parecido) e de tão grande a diferença, o óptico está ligado na PS2.

Post Reply