Desabafos... (Off-TopiC)

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Cabeças »

technicolor wrote: December 2nd, 2019, 9:37 am (...)
A (não) questão da longa duração do The Irishman... (209 minutos) que alguns até propõem que seja visto por partes.
"há pois eu até gostava de o ver, o pessoal fala muito bem dele, mas... quase 3h e meia ali sentado é muito tempo e eu tenho tanta coisa para fazer..."(...)
Acho a "crítica" sobre a pretensa duração exagerada do filme completamente sem sentido. Qualquer cinéfilo que se preze e goste do realizador e dos actores, penso até que não se importava nada que o filme tivesse 5 horas.

Sugiro que quem tenha problemas em ver sessões prolongadas no Cinema (e dou dos que teve pena que tivessem acabado com os intervalos), veja este tipo de filmes em casa. Não só pode fazer as pausas ou os intervalos que quiser, com não tem que levar com pessoas a chegarem depois da sessão, com telemóveis, com pessoas a falarem alto, a rirem-se ou a fazerem comentários em voz alta, a ruminarem pipocas e sorverem ruidosamente coca-cola enquanto vêm o filme, e outras tantas alarvidades.

Já há muito tempo, desde que mudaram o paradigma antes existente, onde ir ao Cinema era um acto social onde existia respeito e educação para o transformarem em sessões que são mais um exemplo da falta de cidadania da maior parte das pessoas, para mim o Cinema é em casa. E nunca foi tão bom.
Cabeças
Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Para quem já tenha jogado GTA... :-)

nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Tanta coisa boa para ver nestes dias.
São resmas e paletes de bons filmes e docs.
technicolor
Fanático
Fanático

Post by technicolor »

reeditado em 18/1/2020

O meu top ten de 2019

Durante este ano vi (e revi) bastantes filmes das mais variadas origens e diversos tipos (drama, comédia, biopic, animação, noir e neo noir, documentários) pelo que, fazer o levantamento detalhado de todos seria fastidioso e inutil. Alguns fui-os comentando aqui... e outros não, por achar que não teriam um interesse relevante para esta comunidade para que merecessem tal destaque /atenção.
Deixo apenas 10 produções de 2019 que destaco (por meu gosto pessoal e nada mais) de entre esses todos.

Gisaengchung (Parasite)

"1917"

The Irishman

Once Upon a Time... in Hollywood

Pain & Glory

A Hidden Life

Ford v Ferrari

Joker

The Lighthouse

Bacurau

Extra top: Variações

Foi um ano ainda dominado pelos super-heróis, (em ascensão depois dos filmes catástrofe), mas no qual já se notou algum destaque para outros estilos (e para grande satisfação minha uma razoável produção de "temas" retro/ vintage).
Last edited by technicolor on January 18th, 2020, 4:14 pm, edited 1 time in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

O que viste no Lighthouse e no Ad Astra?
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

nimzabo wrote: December 31st, 2019, 10:34 am O que viste no Lighthouse e no Ad Astra?
Toda a pujança visual do vazio existencial? :-))) :-))) :-)))

Ainda não vi o Ad Astra e estou com algum receio face ao que já ouvi dele... Quanto ao "canto das sereias", ainda não me decidi se junto a minha paciência toda e faço uma prova de esforço para o ver até ao fim.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático

Post by technicolor »

nimzabo wrote: December 31st, 2019, 10:34 am O que viste no Lighthouse?
O mesmo que vi em Russian Ark, The Turin Horse, Hard to be a God, Marketa Lazarova... arte em forma de cinema, estava curioso e não me decepcionou
nimzabo wrote: December 31st, 2019, 10:34 am e no Ad Astra?
O mesmo que vi em Robinson Crusoe on Mars,em Forbidden Planet, em qualquer filme da saga Star Wars ou Star Trek ; puro divertimento! Estava afim, sem grandes expectativas, e diverti-me, simplesmente isso. :wink:

Suponho que não tenhas gostado mas é normal, somos pessoas diferentes, de gerações diferentes, com culturas diferentes... (nem melhores nem piores apenas diferentes). Por vezes coincidimos nos filmes de que gostamos e outra vezes nem por isso.
Um bom ano de 2020 com muito e bom cinema são os meus votos sinceros. salut-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

technicolor wrote: December 31st, 2019, 12:54 pm
nimzabo wrote: December 31st, 2019, 10:34 am O que viste no Lighthouse?
O mesmo que vi em Russian Ark, The Turin Horse, Hard to be a God, Marketa Lazarova... arte em forma de cinema, estava curioso e não me decepcionou
Este foi (sem qualquer dúvida) o filme que me custou mais a ver até ao fim. Um projecto inclassificável, que pouco ou nada deixa transparecer da obra literária em que se baseia, e que é uma epopeia artística assente em pressupostos desconcertantes, filmando, na maior parte do tempo, personagens (?) a deambular por entre cenários carregados de lama e excrementos, com propósitos obscuros e incompreensíveis - um inferno na terra que consegue objectivamente definir o insuportável.

No the Russian Ark fartei-me rapidamente com a conversa do narrador... o-(

Não vi o The Turin Horse, mas vi os 400 e tal minutos do Sátántangó e até gostei.... orgulho-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático

Post by technicolor »

Samwise wrote: December 31st, 2019, 12:10 pm Ainda não vi o Ad Astra e estou com algum receio face ao que já ouvi dele... Quanto ao "canto das sereias", ainda não me decidi se junto a minha paciência toda e faço uma prova de esforço para o ver até ao fim.
Quanto a essa hesitação... não os recomendo nem deixo de os recomendar; digamos que... “não negue à partida uma ciência que desconhece”. :lol:
Igualmente, votos de um bom 2020 com muito e bom cinema. salut-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

technicolor wrote: December 31st, 2019, 1:04 pm Igualmente, votos de um bom 2020 com muito e bom cinema. salut-)
Same to you! salut-) yes-)

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Conhecendo James Gray dá para ter uma ideia o que se vai seguir em Ad Astra. Não foge muito daquilo que o realizador nos habitou, só que desta forma em SCI. Pessoalmente gostei bastante.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

É possível também que eu já esteja farto de 'espaço'.
Apanhei igualmente uma seca descomunal com o Apollo 11 que está na shrtlist dos docs.
https://www.imdb.com/title/tt8760684/?ref_=nv_sr_srsg_0

Bom Ano para Vós.
technicolor
Fanático
Fanático

Post by technicolor »

No início do vigésimo ano deste 3° milénio, eu que vivi uma parte significativa da minha vida no (milénio) anterior dei comigo a reflectir sobre a qualidade do cinema que se produz actualmente e na dificuldade em encontrar um bom filme em cartaz para ver em sala. E hoje cruzei-me com esta análise ao cinema post- millennial com a qual me identifico bastante. É um bocado extenso (cerca de 56 minutos) falado num inglês com sotaque londrino (?) no entanto achei este depoimento interessante, claro, conciso e bem estruturado. Fica aqui para quem tiver interesse e paciência.

nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

:-)))
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Post Reply