Questão teórica / ficção científica

Questões relacionadas com o equipamento DVD para PC.
Post Reply
nuno torres mendes
Novato
Posts: 8
Joined: Wed Oct 06, 2010 10:40 pm

Questão teórica / ficção científica

Post by nuno torres mendes » Wed Oct 06, 2010 11:26 pm

Boa noite ao Fórum

Venho colocar uma questão teórica que, de certo modo, parece ser do domínio da ficção científica.

A descrição é a seguinte:
É possivel que um computador portátil consiga, num primeiro momento, detectar a proximidade de um dvd e, de seguida, possa ler os documentos word gravados nesse dvd sem que este seja inserido fisicamente no computador?

O exemplo pode ser este:
F1 tem em cima de uma mesa um dvd com documentos word gravados.
F2 senta-se à sua frente, abre uma sessão num computador portátil e lê os documentos word gravados nesse dvd que permanece em cima da mesa.

Que lhes parece?

Um abraço.

_RaDiOaCtIvE_
Especialista
Especialista
Posts: 1803
Joined: Sun Jul 18, 2010 11:10 am
Location: Aveiro

Re: Questão teórica / ficção científica

Post by _RaDiOaCtIvE_ » Thu Oct 07, 2010 12:07 am

Com ele bem paradinho em cima da mesa não me parece lol. Agora dá-me licença que o fogão decidiu fugir para a rua novamente, desconfio que tenha um caso com a máquina de lavar.
Image
Quase a completar a colecção de digipacks nacionais...
ImageImage

nuno torres mendes
Novato
Posts: 8
Joined: Wed Oct 06, 2010 10:40 pm

Re: Questão teórica / ficção científica

Post by nuno torres mendes » Thu Oct 07, 2010 1:21 am

Olá _RaDiOaCtIvE_

Lol.
Não te preocupes.
Uma boa relação entre o fogão e a máquina de lavar tem a sua importância para a estabilidade doméstica.
Quanto ao resto, estás a dizer-me que um computador portátil pode ler um dvd que seja colocado "dentro" dele, através da porta indicada para o efeito, mas que não pode lê-lo enquanto esse dvd estiver "fora", quietinho em cima da mesa?
Sim, esse é o entendimento corrente. Mas, admites, teoricamente, que isso possa acontecer?
Se sim, a nivel experimental o que seria necessário? Desde logo, que o DVD possuisse uma fonte de alimentação, uma " bateria"? Que mais?

Um abraço

User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: Fri Dec 07, 2001 1:30 am
Location: Portugal

Re: Questão teórica / ficção científica

Post by Darkav » Thu Oct 07, 2010 9:36 am

Mas estás a falar em DVD's "as-is", tal como são agora, ou num formato diferente? No formato actual, acho bastante difícil. Acho que nem existe a tecnologia que permita isso. Pelo menos não estou a ver como. Já lê-los num leitor DVD normal é difícil, pois o laser tem que estar alinhado, a superfície não pode ter muitas rasuras, etc. Num outro formato em que de DVD só teria o nome, é perfeitamente possível.

rpfc
Fanático
Fanático
Posts: 891
Joined: Mon Jan 18, 2010 6:20 pm

Re: Questão teórica / ficção científica

Post by rpfc » Thu Oct 07, 2010 10:57 am

a surface da Microsoft... nao ia ler, coisas que estivessem "pousadas" nela?!

como, a descriçao da bebida que estava la' pousada... bem como fotografias enviadas via "wireless/bluetooth/irda" ...

http://www.youtube.com/watch?v=Cog8b8oj ... re=related (minuto 0.56 , em relaçao ao copo que é "pousado" na mesa..)



cumps!!

nuno torres mendes
Novato
Posts: 8
Joined: Wed Oct 06, 2010 10:40 pm

Re: Questão teórica / ficção científica

Post by nuno torres mendes » Fri Oct 29, 2010 11:07 pm

Boa noite ao Fórum

Agradeço as vossas respostas.
Acho que devia ter começado por dizer que a questão que aqui coloquei está relacionada com um conto de ficção científica que estou a escrever e que pretendo que possua uma base muito plausível.
Uma vez que pretendo, a certa altura da accção, que um dvd com ficheiros word seja lido sem que, para o efeito, tenha que ser colocado "dentro" de um computador, resolvi colocar-lhes a questão.

Como a minha ideia não parece ser muito credível, ocorreu-me outra:
No fim de contas, se um dvd é lido através de tecnologoa laser, acham possível que um aparelho com raios laser possa "capturar" os ficheiros word que estão num dvd?
Exemplo: F1 coloca um dvd em cima de uma mesa. F2 aponta um aparelho de laser que "recolhe" a informação que consta dos ficheiros word que estão no referido dvd.
Isto é completamente impossivel actualmente?

Obrigado
Um abraço

nuno torres mendes
Novato
Posts: 8
Joined: Wed Oct 06, 2010 10:40 pm

Re: Questão teórica / ficção científica

Post by nuno torres mendes » Sat Oct 30, 2010 1:54 am

Um objecto como, p. ex., uma "pistola laser", do género da que aparece neste link, mas devidamente modificada pela nossa "secreta", poderia ler um dvd normalissimo adquirido numa qualquer grande superficie comercial?
http://vivanias.no.sapo.pt/trab.informa ... optica.htm

User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: Fri Dec 07, 2001 1:30 am
Location: Portugal

Re: Questão teórica / ficção científica

Post by Darkav » Sat Oct 30, 2010 11:54 am

Depende muito de quanto avançada é que é a tecnologia na tua ficção.
Usar um scanner para ler um CD dessa forma, é um pouco como a tecnologia steam-punk. Algo retro, mas impossível na tecnologia da altura,

Acho que precisas de ver como funciona a tecnologia dos discos opticos. Não é assim muito complicado. Basicamente, a tua superfície do disco é algo como isto:

Image

O plástico é deformado com altos e baixos (o que contém a informação) ao longo de uma linha contínua em espiral desde o centro do disco (tipo os antigos discos de vinil, mas começando pelo interior), e tapado com uma superfície de aluminio. O lazer de qualquer leitor que queira ler o disco, incide sobre o plástico (por baixo) e é reflectido no alumínio, lendo assim os altos e baixos. Agora, o truque está nesses altos e baixos.

Image

Como podes ver, a escala está no mundo dos microns. É MUITO pequeno, e precisas de algo com muita precisão (daí, o lazer).

No mundo na ficção, podes ter 1001 coisas para ler essa superfície. Coisas que por enquanto são impossíveis. Imagina, por exemplo, um dispositivo tão avançado que seria capaz de mapear uma sala inteira através de qualquer coisa (luz, som, etc) de modo a conseguir detectar os tais "altos e baixos" da superfície dos disco que se encontrava a um canto da sala. Pronto, já conseguias ler o CD.

É claro que um DVD pode ter dois layers, o que significa que tens mais do que uma camada de plástico.

Um Blu-Ray tem um conceito parecido, mas com dimensões ainda mais reduzidas. O lazer necessita de ter ainda mais precisão, tendo sido diminuído o seu comprimento de onda (passando a luz visível de vermelha para o azul.. daí o nome "blu-ray").

nuno torres mendes
Novato
Posts: 8
Joined: Wed Oct 06, 2010 10:40 pm

Re: Questão teórica / ficção científica

Post by nuno torres mendes » Sat Oct 30, 2010 6:43 pm

Pois...
O horizonte da minha ficcção não deve ultrapassar o que, na primeira década do século XXI, já poderá estar a um nível meramente experimental.
É curioso o exemplo que deste de "um dispositivo tão avançado que seria capaz de mapear uma sala inteira através de qualquer coisa (luz, som, etc) de modo a conseguir detectar os tais "altos e baixos" da superfície do disco que se encontrava a um canto da sala." A minha ideia, a certa altura da acção, é precisamente essa: a de um dispositivo que, apontado a 2 ou 3 metros de um cd ou de um dvd conseguisse "capturar" e "guardar" os ficheiros word que ele contivesse. Depois, o agente logo os transferiria por uma porta usb para um computador onde os poderia ler.
Claro está que seria mais fácil que alguém pegasse simplesmente no tal dvd, o guarda-se no bolso e o introduzisse mais tarde num computador, por forma a ter acesso à informação nele contida.
Mas, não pode ser...
Por isso, pensei que talvez fosse possível, nos quadros da tecnologia actual, "adaptar" o funcionmento de uma pistola laser (das que lêm códigos de barras) para, à distância, "recolher" os documentos word do dvd, guardá-los e, depois, descarregá-los num computador.

Post Reply