Sistema Media Center - Sugestões Precisam-se...

Questões relacionadas com o equipamento DVD para PC.
Post Reply
samdrlvt
Novato
Posts: 9
Joined: December 22nd, 2006, 11:06 am

Sistema Media Center - Sugestões Precisam-se...

Post by samdrlvt »

Olá a todos

pretendo adquirir um sistema media center já pré-montado, out-of-the-box, na medida em que apesar de ter consciência de que iria ficar com certeza mais barato comprar por componentes separados e montar tudo posteriormente, não tenho conhecimentos suficientes para realizar essa tarefa autonomamente :oops:

Desde já, o objectivo da compra: um pc com algum design para ligar a um plasma Panasonic TH-37PA30 (já com 2 aninhos), para centralizar a visualização de Tv, gravação de programas, ligação em rede wireless com o PC que tenho no escritório e utilização do Media Center para navegação na Net, ver filmes, etc...

Neste momento estou a utilizar um portátil para ligação através de VGA, mas pretendo colocar o Media Center e não andar sempre a ligar e desligar o portátil, de um lado para o outro :-? ...

Assim, tendo em conta que pretendo um sistema PC e não pretendo nenhuma consola (como a xbox media center), após efectuar algumas pesquisas, encontrei 3 soluções de sistemas pré-montados em Portugal. O Clausus Domus (ou ainda o Clasus Domus Plus); o CityDesk Ebox Pro e ainda um dos SDTec Mini-HFX Series (que são lindissimos, mas muito caros). Gostaria de pedir a vossa opinião relativamente a um destes sistemas, sobretudo a quem eventualmente possua um deles, para que possa ter noção da experiência e do feedback acerca da sua utilização.

Agradeço todas as sugestões e comentários possíveis :-)

Boas festas a todos!
Serpa
Novato
Posts: 25
Joined: February 14th, 2007, 3:27 pm
Location: Leiria

Post by Serpa »

Boas Sam,

Já colocaste este post no ano passado, mas só há +- 1 semana que me registei, por isso espero que aceites as minhas desculpas pelo desfasamento pois talvez o assunto já esteja entretanto resolvido.

De qualquer modo, passo a transcrever a minha opinião, sendo que não tendo AINDA um HTPC, mas andei a fazer pesquisa para aquisição de um já completo, mas acabei por decidir montar eu póprio um sistema à minha medida e com componentes a adquirir a pouco e pouco.

Pelo conhecimento que tenho dos modelos já completos que referiste, posso dizer-te o seguinte:

Todos eles são muito bons equipamentos, tendo todos em comum uma particularidade - estão todos praticamente obsoletos, quer no que refere ao processamento (motherboard/processador) quer no que tocante à componente vídeo (placa gráfica) quer ainda no que respeita a ligações (pelo que sei nenhum destes tem HDMI).

No entanto têm (obviamente) características muito diferentes, sendo que o SDTec é o menos desactualizado em termos de processador e também mais versátil em termos de ligações.

Tanto esteticamente quer em questões funcionais, a minha escolha recairia, muito claramente, no SDTec pois é dos três "nomeados", para além de esteticamente muito superior (a caixa é toda feita em alumínio e pesa à volta de 12Kgs), é também o mais silencioso - e isso é factor deveras importante num HTPC.

Quanto à actualização dos seus componentes, podes, em qualquer momento, e com maior ou menor dificuldade, substituir os componentes internos como motherboard, processador, fonte de alimentação, placa gráfica, placa de som, placa sintonizador de tv, sistema de supressão do ruído, sistema de arrefecimento passivo, etc.

O sistema que estou a projectar é baseado numa caixa do mesmo fornecedor da SDTec Mini - a HFX/mCubed, só que apesar de o modelo mini, ser a meu ver, esteticamente muito mais conseguido, tem limitações em questões de espaço.

Assim vou optar pela caixa HFX classic (dimensões L430xA145xP450, peso 16Kgs), que me permite montar uma motherboard ATX com um sistema de arrefecimento a água e uma placa gráfica com capacidade de processamento e descodificação HDCP que me permitam ver filmes HD (1920x1080).

Vai ter telecomando e capacidade de usar componentes como sendo o leitor de música ou o leitor de vídeo sem que para isso seja necessário ligar o computador (e sabemos bem que não é o mesmo que ligar outro aparelho qualquer pois demora sempre algum tempo a carregar os programa de arranque).

Quando começar a assemblagem, vou abrir um thread neste fórum (assim como num fórum específico de informática) para dar a conhecer a evolução do projecto, assim como os componentes utilizados e métodos e dificuldades envolvidas.

Coloquei um tecto de 2.500€ para o orçamento total mas não me admiraria que aquando da finalização do projecto (prevista lá para o final do ano [lol]) a contabilidade final divergisse em pelo menos 500€.

A minha prioridade neste momento é o upgrade quer do sistema estéreo (subst. leitor CD's e colunas frontais) quer do AV (subst. leitor DVD / coluna central e posteriores e aquis. Subwoofer).
Estéreo: Arcam CD92T-DPA Black Slink/WBT-Musical Fidelity A5-DPA Black Sixteen-Focal Electra 906;
A/V: DVD Pioneer DV565A-Panasonic TH42PX60-Rotel RSP1068-Bypass HT do A5/RotelRMB1075-Focal Caché 400/Cobalt CC800 e 806S. Cabl.: Supra, Ixos e QED
Post Reply