Plextor PX-740A - Problema em Gravação

Questões relacionadas com o equipamento DVD para PC.
Count Raven
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 472
Joined: January 15th, 2002, 5:29 pm
Location: Portugal
Contact:

Plextor PX-740A - Problema em Gravação

Post by Count Raven »

Comprei ontem um Plextor na Fnac e ao final do dia quando o montei e testei "encravou" 2 vezes na gravação de Dvds-R da TDK e Memorex.

Não instalei as drivers do gravador pois o WinXp (vs PT) identificou a driver sem problemas e porque o CD que acompanha o gravador traz software da Sonic, Pinnacle e Nero, mas não vi traços de firmware ou quaisquer drivers...

Ainda antes de me deitar fiz um último teste e gravei um CD-RW e não houve quaisquer problemas. Foi rápido e eficaz.

Estranhei porque razão o NERO ficou parado na gravação dos DVDS.
O primeiro ficou nos 50%, o sistema não bloqueou nem o nero ficou "sem responder", simplesmente ficou eternamente parado nos 50%, quando tentei com outro media, os Memorex, ficou parado nos 7%.

Quais podem ser as razões, sabem-me dizer? Queria resolver isto quanto antes... Ainda mais porque o sr. da Fnac que me vendeu o gravador disse maravilhas do mesmo e disse que havia 0% de erros de gravação com os Plextor.
Cumprimentos,
[CR]

LIGHT AGAINST TIME - Mostra de Fotografia de Espectáculos em Exposição de 26 de Janeiro a 21 de Fevereiro no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco - http://nmdesign.org/lat
Bernstein
Novato
Posts: 39
Joined: March 6th, 2003, 8:39 pm

Post by Bernstein »

Pode ser tanta coisa...

2 DVDs é realmente uma amostra mto pequena, mas tb é azar começar logo assim...

Bom as hipóteses que me ocorrem assim de repente...
além de defeitos nesses 2 discos que me parece mto difícil, (pq há mm mto tempo q não estrago um dvd)

tinhas programas a correr ao mm tempo? quais?
experimenta desligar anti-virus, anti-spys, firewals, etc
Deixa a gravar sem mais nada a correr ao mm tempo
Vai vigiando, e vê se a barra do buffer esvazia

Se forem DVDs "-" experimenta fazer Simulate antes de Burn

Tens o pc desfragmentado?
É que a gravação em dvd é mais exigente que en cd, e se estiver um bocado de informação pra cada lado, o Disco duro pode não dar vazão

Que pc é que tens?
Count Raven
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 472
Joined: January 15th, 2002, 5:29 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Count Raven »

Não tinha nada de mais a correr... O AVG estava ligado, como sempre; e nada mais.
O PC está com uma velocidade porreira portanto não é por aí...

Poderá ser alguma opção de sistema, ou mesmo do Nero que esteja a bloquear?

Hoje vou instalar o novo firmware no gravador, encontrei no site da Plextor e data de dia 6, bastante recente.

Alguém aqui tem Plextor, quais são as opiniões?
Cumprimentos,
[CR]

LIGHT AGAINST TIME - Mostra de Fotografia de Espectáculos em Exposição de 26 de Janeiro a 21 de Fevereiro no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco - http://nmdesign.org/lat
Bernstein
Novato
Posts: 39
Joined: March 6th, 2003, 8:39 pm

Post by Bernstein »

O PC está com uma velocidade porreira portanto não é por aí
Não quer dizer tudo: pode tar com vel boa a processar, mas ter o disco todo fragmentado
Gravar um DVD tamos a falar de quase 4,5GB de informação...
De modo que a pergunta impoem-se novamente:
tens o disco desfragmentado?

Poderá ser alguma opção de sistema, ou mesmo do Nero que esteja a bloquear?
Acho mto dificil...

Faz uma tentativa com o AV desligado
Se o resultado for igual, tiras daí a ideia
só indo por exclusão de partes se pode chegar a alguma conclusão

Alguém aqui tem Plextor, quais são as opiniões?
sim, aqui há várias pessoas com problemas IGUAIS:

http://www.videohelp.com/dvdwriters.php ... 2#comments

há um que até parece tradução do que escreveste:
"Had major problems *burning*, using TDK 8x DVD-R and Memorex 2.4x DVD+RW media. Burn attempts lock up Nero software. Showing 4% burn before timeout."

vou instalar o novo firmware no gravador, encontrei no site da Plextor e data de dia 6
dia 6 deste mês??
não perferes que outros façam de cobais primeiro???
johnzap
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 199
Joined: May 24th, 2004, 12:17 pm

Post by johnzap »

Na minha opinião, os Plextor eram muito bons em gravadores de CD. DVD? Têm tido altos e baixos. Não são o supra-sumo que o preço e alguns fans querem fazer querer.

Em relação a esse modelo, acho que te enfiaram o barrete: isso é um Benq 1640, com a etiqueta da Plextor. O pessoal da Plextor pegou num gravador mais barato, colocou-lhe a estampilha da Plextor e vá de sacar mais uns cobres. :roll:

Vai até aqui para perceberes melhor a "tramóia". Basicamente e cito:
BenQ 1640, simply rebadged, overpriced and limited by firmware... What a good deal this "new" Plextor out of the box !
Por acaso o Benq 1640 até é um bom gravador -mas- é sabido que os Benqs gravam muito melhor +R que -R. Por isso, aconselho-te vivamente a arranjar discos +R e ver como a coisa funciona.

As actualizações de firmware para gravadores de DVD, costumam fazer mais bem do que mal... E a Benq costuma lançar muitas actualizações de firmware, procurando melhorar continuamente o produto. As actualizações da Benq para o 1640 devem ser melhores e mais actuais que as "actualizações" da Plextor para o 740. Por isso, caso não sejas avesso a estas coisas, até bem poderias converter o "Plextor" para Benq e eras capaz de ficar a ganhar com isso.

Mas e para finalizar, se calhar, o melhor era mesmo:

1. Ir à FNAC e devolver o aparelhómetro (a FNAC dá 30 dias para experimentar).

2. Ir comprar um Benq 1640 (se quiseres manter o mesmo aparelho), se calhar por quase metade do preço (não sei quanto deste pelo Plextor), já os vi a uns 44 Euros, na Mediamarkt.
Count Raven
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 472
Joined: January 15th, 2002, 5:29 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Count Raven »

Sim, vou devolver o aparelhometro à Fnac.

Não faz qualquer sentido, enquanto cliente, estar preocupado com problemas que me impossibilitam o uso normal do dito aparelho. Não quero ser um imbecil que se recusa a entender o funcionamento técnico da coisa, acho é intolerável no ano 2006 comprar um gravador e dar erros com determinados media e ter de se fazer updates de firmware e mais o car****. É intolerável.

Já agora, que gravadores me aconselham ? Procuro gravador fiável, compatível com TODOS os media, rápido e DL.
Já tive anteriormente um Pionner (não me recordo modelo) e estava bastante satisfeito, contudo é uma marca cara.

Dei cerca de 76 Euros pelo plextor, quero manter-me nesta média de valores.. Sugestões wanted!
Cumprimentos,
[CR]

LIGHT AGAINST TIME - Mostra de Fotografia de Espectáculos em Exposição de 26 de Janeiro a 21 de Fevereiro no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco - http://nmdesign.org/lat
johnzap
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 199
Joined: May 24th, 2004, 12:17 pm

Post by johnzap »

Count Raven, olha que, embora possas achar que "é intolerável no ano 2006 comprar um gravador e dar erros com determinados media e ter de se fazer updates de firmware e mais o car****. É intolerável.", é isso mesmo que sucede e sempre sucederá. A questão não é assim tão linear. O problema, muitas vezes, nem é do gravador mas, sim, dos discos! Existe muito lixo (discos) à venda, às vezes até a coberto de marcas supostamente respeitáveis. Já agora, muitissimas marcas não fabricam nada. Existem uns poucos fabricantes que, depois, "estampilham" a marca de quem lhes quiser comprar a produção.

Outro problema é que os discos variam duns para os outros. O que isto quer dizer é que um gravador não pode afinar uma determinada estratégia de gravação, para um determinado disco e pronto, está a funcionar com todos. Nem pensar. Tem, praticamente, de ser afinado caso a caso. Daí as actualizações de firmware, com afinações/melhorias para discos já existentes e para outros que possam ter surgido, entretanto.

Os gravadores, pelo menos os internos, andam por preços que julgo serem acessíveis. Boas marcas: Benq (principalmente para +R(W)), Pioneer (não é especialmente caro, certamente mais barato que os Plextor), NEC, LG, Philips. A Plextor não é má mas, pelo que pedem, não valem mesmo nada a pena. Compra-se melhor e mais barato, optando por outras marcas. Não pagues mais duns 60 Euros, no máximo. Mais de isso é "meter a mão" no teu bolso. Normalmente será menos disso, por exemplo, até 50.

Outra coisa importante é, depois, os discos que se usam. Infelizmente, andamos um bocado mal servidos e encontra-se muito lixo à venda e, nem sempre é fácil encontrar bons discos. Se queres boa qualidade, tenta encontrar Verbatim (com a label "Datalife PLus", é importante tomares isto em atenção) 16X. Creio que tanto os +R como -R serão bons. Pessoalmente gosto mais dos +R. Creio que é do melhor que anda por aí. Pack de 25 discos deverão andar entre os 12,5€ (www.chiptec.net) e os 16€. Gravam a 16X e, normalmente, bem.

Boa sorte!
Count Raven
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 472
Joined: January 15th, 2002, 5:29 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Count Raven »

Obrigado pela ajuda!

Como é óbvio, eu compreendo a razão dos updates de firmware. Não sou contra os mesmos, simplesmente acho que isso não deve ser factor para enviar um gravador para o mercado que não funciona, por exemplo, com media TDK, que eu penso ser uma marca de renome.
É claro que os updates de firmware são uma mais valia para o cliente, mas isso não faz com que um aparelho se torne menos funcional com base em futuras remediações.

Este da Plextor foi de facto uma má experiência. É de facto um BenQ 1640 mascarado de Plextor e infelizmente não encontro na Fnac de Cascais/Baixa nenhum BenQ para trocar pelo meu Plextor pois ficava com um produto melhor, original, com maiores funcionalidades e mais barato.

Vejo-me agora forçado a duas hipóteses: pegar no dinheiro da Fnac e ir comprar a outro lado. Ou trocar por uma outra marca existente na Fnac e que infelizmente nem tem assim tanta oferta.

Estou bastante inclinado para um Pioneer pois gostei bastante do que tive (107D seria este o modelo?) Se alguém tiver feedback que diga alguma coisa..

johnzap: Que gravador tens?
Cumprimentos,
[CR]

LIGHT AGAINST TIME - Mostra de Fotografia de Espectáculos em Exposição de 26 de Janeiro a 21 de Fevereiro no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco - http://nmdesign.org/lat
johnzap
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 199
Joined: May 24th, 2004, 12:17 pm

Post by johnzap »

Já tive vários, actualmente tenho 2 mas, o que uso para todas as gravações, é um NEC 3500. Bastante bom. Mas já não se fabrica.

Se gostaste da Pioneer, tens, actualmente, o DVR-110. Parece ser uma muito boa drive, tanto em +R como -R (também grava DVD-RAM e parece gravar Verbatim 2.4X DL a 8X), tem um preço acessível (abaixo de 60€) e é de uma marca reputada e de que tu gostas. :wink:

Há muitos recursos, na Internet, que falam do DVR-110. Acho que o mais completo (é difícil ser mais pormenorizado!) estará aqui. Se não quiseres estar a ler as extensissimas análises, vai para o último dia e lê as conclusões.

Convém referir que, em relação à análise referida, já saíram novas actualizações que deverão ter melhorado alguns aspectos.
Bernstein
Novato
Posts: 39
Joined: March 6th, 2003, 8:39 pm

Post by Bernstein »

tenho experiência com gravador Samsung (má)
devolvi-o pq tudo o gravava num dos formatos (não me lembro se + ou - )
não era reconhecido pelo leitor de sala

Desde há uns tempos tenho um LG, e não me lembro de ter estragado um disco
Mesmo marcas tipo Sky são lidas depois pelos leitores sem nenhum problema

Grava os Verbatim 16x em 5 minutos
Os TDK 8x grava a 12x sem qlq problema
Até os Sky 4x gravava a 12x !

Em suma, uma máquina!
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Post by Grande Guru »

johnzap, tenho um gravador da LG meto cá tudo e mais umas botas desde discos de 20 centimos, seja +R -R, RW, de diferentes velocidades, e em cada 100 se me pendura 1 é mto.

N tenho seguramente mais sorte q as outras pessoas, ou seja, só compro discos fantástico para queimar no gravador.

Nunca fiz actualizações de treta nenhuma, nem sei q o é isso de firmwares e afins.

Serve isto para dizer q o gravador foi feito para gravar e n para pendurar em 50% dos casos como parece ser o caso do nosso colega de forum.

O gravador tem algum problema, ou se n é do gravador é algum problema técnico do PC.

Estar agora a culpar os discos virgens para fazer de conta q está tudo bem, ou q o q lhe está a acontecer é normal, é estar a atirar areia para os olhos do rapaz.
Bernstein
Novato
Posts: 39
Joined: March 6th, 2003, 8:39 pm

Post by Bernstein »

tenho um gravador da LG meto cá tudo e mais umas botas
olha, outro dos meus :)

qual tens?
eu tenho o 4160B, já tem uns tempinhos...
mas sempre com bons serviços!

Qd tinha o Sony DRU 500A, (que foi o 1º dual layer), actualizava o Firmware todos os meses
Não tinha outro remédio, para aquilo funcionar bem

No LG, pelo que me informei, a actualização do firmware é mto manhosa:
tens de por o Gravador no cabo IDE secundário, como master, e sozinho.
E sei de vários casos que, após a actualização, ficaram com um belo leitor de dvds
Outros, nem isso...
Count Raven
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 472
Joined: January 15th, 2002, 5:29 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Count Raven »

Para dar continuidade à novela, ontem não tive tempo para ir à Fnac e então resolvi continuar os testes no Plextor.
Primeiro actualizei o firmware. Depois fiz o 1º teste a 8x e manteve-se o meso problema: ficar parado numa % aleatória no Nero e não parar nem arrancar.
Experimentei depois gravar a 4x nos Memorex e já resultou. Mas o filme tinha súbitas paragens e não foi satisfactório. Experimentei depois gravar a 2x nos TDKS e ficou impecável. Falta experimentar nos TDKS a 4xs a ver se fica também com paragens ou não. A 8x continua a parar a gravação.

Quero com isto dizer que o problema parece, de facto, ser dos media, sendo o gravador também bastante piquinhas.

Hoje vou comprar Verbatim e testar a 4 e 8xs. Mais alguma marca fiável que me aconselhem?

Mais alguma marca boa
Cumprimentos,
[CR]

LIGHT AGAINST TIME - Mostra de Fotografia de Espectáculos em Exposição de 26 de Janeiro a 21 de Fevereiro no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco - http://nmdesign.org/lat
Bernstein
Novato
Posts: 39
Joined: March 6th, 2003, 8:39 pm

Post by Bernstein »

o problema parece, de facto, ser dos media
dos media??? :shock:
bom, o meu velho Sony DRU 500A tb tinha esse tipo de problemas com os media, mas era do início de 2003
Entretanto as coisas evoluiram...
Count Raven
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 472
Joined: January 15th, 2002, 5:29 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Count Raven »

Reformulo: do gravador com os media. Não dos media por si só! :wink:
Cumprimentos,
[CR]

LIGHT AGAINST TIME - Mostra de Fotografia de Espectáculos em Exposição de 26 de Janeiro a 21 de Fevereiro no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco - http://nmdesign.org/lat
Post Reply