Problema com edição de vídeo

Questões relacionadas com o equipamento DVD para PC.
Post Reply
diabo1982
Novato
Posts: 44
Joined: July 23rd, 2004, 12:31 pm

Problema com edição de vídeo

Post by diabo1982 »

Tal como o título indica estou com um problema na edição de um´vídeo das férias que fiz e que é o seguinte:

- Eu uso o software "Magix Movie Edit Pro 2004" para fazer a edição de vídeo dos meus filmes.

Normalmente como a maioria desses filmes nunca ultrapassam os 90/120 minutos, uso sempre um DVD-R de 4,7 Gigas para fazer a passagem (renderização) para DVD (informo que faço a captação da camara de filmar mini DV no formato AVI puro, portanto, sem usar qualquer codec de compressão).

Este ano a minha "emoção" a fazer filmagens foi maior e as filmagens ultrapassaram os 120 minutos.
Ora isso não seria problema...pensei eu. Apenas teria que usar um DVD Dual Layer de 8 Gigas e tal e teria o problema resolvido.

Depois das férias fiz então a captação para o meu portátil do ficheiro em AVI puro. Usei o software acima referido para "trabalhar" o ficheiro e quando, ontem, entrei na fase de fazer o DVD começaram os meus problemas, que são os seguintes:

- Como nunca usei Dual Layer não tinha a certeza se o gravador do meu portátil suportaria Dual Layer sem problemas. Eu penso que suporta contudo não conseguiu detectar a existência de qualquer DVD-R Dual Layer no gravador (comprei um da marca Primedisc que nem sei se são bons ou maus e se dão muitos problemas...como disse, nunca tinha usado dual layer na minha vida). E como o meu portátil é muito "esquisito" com as marcas de DVD que aceita, pode ser que tenha sido isso...Este foi o meu primeiro problema.

- Um segundo problema tem a ver com o software que eu uso (magix movie edit pro 2004). Não sei também, caso o problema seja da marca de DVD´s que usei, se vale a pena comprar outro DVD-R dual Layer de outra marca se o software não suporta Dual Layer. Alguém usa este software e sabe da compatibilidade deste formato de DVD com o software referido?

Quem faz edição de vídeo sabe o trabalhão que aquilo dá..apesar de eu gostar imenso de o fazer. A solução lógica para o meu problema caso não consiga mesmo fazer o DVD no portátil será optar pelo desktop (preferi usar o portátil porque usa processador penthium e segundo o que li para edição de vídeo é melhor que o AMD, que é o processador do meu desktop). Contudo, se optar por fazer pelo desktop terei que fazer novamente a captura e todo o trabalho de edição do mesmo, e que me dura bastante tempo, como sabem. Sinceramente não me apetecia nada.

A "luz" que me veio à cabeça, que contudo não sei se é viável ou não, dado que não percebo assim tanto de informática era ligar o portátil ao desktop através de cabo "crossover"...e abrir o projecto do filme no desktop através do mesmo software...e fazer a partir do desktop a renderização do projecto de vídeo que se encontra no portátil (o gravador de DVD´s do desktop suporta dual layer).
A minha "lógica informática" diz-me que isso será viável, contudo gostaria de saber a vossa opinião ou outras soluções mais credíveis para este problema.

Desculpem a extensão do tópico, contudo queria mesmo deixar tudo explicadinho....
Bern
Novato
Posts: 4
Joined: November 2nd, 2005, 10:18 am

Post by Bern »

Boas!

Vamos por partes: já fiz edição, e li sobre edição de vídeo, e nunca vi em lado nenhum que um Pentium fosse melhor ou pior que um ADM pra isso.
Claro que um Pentium 3Gz é melhor que um AMD 300MHz, e vice-versa...

Tens de começar por saber se o gravador de dvd grava Double Layers!

Podes ir às Propriedades ver qual é o modelo de gravador, e a seguir ir à Net ver as características dele.
Mas acho mais fácil correr o Nero Info Tool, e diz-te logo quais saõ os formatos de escrita e de leitura que o gravador suporta.

Mas mesmo que diga que suporta DL não faças grande festa, pq provavelmente não vais conseguir gravar nele DLs.

E mesmo que consigas, tens a certeza que o leitor de DVD a seguir vai ler o disco ?
Essa ainda é a parte mais dificil.
(Ainda por cima DVD-R DL, se ainda fosse +R que são mais compatíveis...)

O problema dos DL é, durante a gravação, o Nero (ou outro), inserir o local pra mudar de layer, E A SEGUIR o leitor entender esse comando, e executa-lo correctamente.
Esta é que é a grande dificuldade.

Diziam que o Nero 7 já ia fazer isso bem, mas inda não o instalei, nem sequer li feedbacks dele.

Agora qt a perder o trabalho de edição todo... :shock:
Nem parece de quem faz edição!

Então no time-line difines um ponto em que possas cortar o filme em 2, (sem cortar no meio de uma cena evidentemente), e gravas em duas partes.
O trabalho será do pc, em gravar 2 filmes, não será teu...
Nem percebo qual é o problema

Depois, com uns minutos de edição prós retoques, (uma vez que ficarás com partes 1 e 2), e tá a gravar em dois DVDs !

E querias trabalhar num pc, atarvés doutro em ediçaõ de video??
Porque é que não copias o trabalho prá outra máqina ?
Não será mto mais simples?

Se quizeres passar pró outro pc, se tiveres hipótese, em vez dum cabo de rede, usa um cabo Firewire
Se tiveres portas Firewire nas 2 máquinas, (deves ter), passas o que quizeres a 400MB/s
A passar video é um instante!

Mas, resumindo e concluindo, não sei se vais ter grande sorte com os DLs
Eu não tive, e agora só voltarei a tentar depois de instalar o novo Nero 7...

Agora perder o trabalho de edição é que não !!!

Se quizeres ler sobre edição, este sítio tem umas coisas:
nos Foruns deles dá pra tirar mtas dúvidas e aprender mtas coisas.

http://www.videohelp.com/



Boa sorte!
AMC CDM7 * Cyrus III * Cyrus PSX-R * B&W P5
InFocus X1 * Pioneer DV-668AV * Yamaha RX-V596RDS
B&W DM 303 * B&W LCR60 * B&W ASW600
Post Reply