Grrrrr Gravação de DVDs de Dados Grrr

Questões relacionadas com o equipamento DVD para PC.
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Grrrrr Gravação de DVDs de Dados Grrr

Post by Ricardo Ribeiro »

Ai que raiva! Já me aconteceu isto vezes de mais. Uma pessoa grava um DVD com dados a fim de limpar o disco, apaga os ficheiros do disco, e quando se vai pelo DVD há corrupção de dados e fica-se a arder.

Se quando se grava se escolhe a verificação da integridade dos dados após a gravação e está Ok, como é que uma semana depois, quando se vai pelos ficheiros se recebe uma mensagem a dizer que o ficheiro está corrompido?

Que fúria! Assumindo que quando se passam ficheiros para um DVD é porque não se pensa usá-los em breve, posso dizer que quase metade das vezes em que necessitei de ir à procura deles me tem acontecido isto. Marcas dos discos? Dizem-me os entendidos que não são das piores, no caso, Prisc, ou lá como se escreve.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
Psico_Mind
Fanático
Fanático
Posts: 986
Joined: May 14th, 2004, 4:11 pm

Post by Psico_Mind »

Isso acontece das 2 uma:
1 º - Já usaste o teu gravador de mais e ele começa a gravar mal ou a riscar os discos
2º - não andas a usar a melhor marca para gravar. Pric apesar de não ser das piores, está muito longe de ser das melhores...

Sendo assim usa tdk, verbatim, philips ou os dvd's fabricados pela ritek(rdisc por exemplo ).. vais ver que não tens mais problemas

o entendido é o sky mas acho que te vai dizer algo parecido..

[ironia mode on ]
Se te acontecer como a ti, alguem te bloqueia o topic porque eu fiz uma pergunta tão inocente como esta e disseram que mesmo confiando, ia contra as regras. Aqui vê-se as diferenças entre ser um simples user e...
[ironia mode off]
Image
Anjo
Especialista
Especialista
Posts: 1695
Joined: January 13th, 2003, 5:43 pm

Post by Anjo »

Acrescento ao que disse o Psico_Mind que também podes tentar gravar a uma velocidade mais baixa para ver se resolve o problema. Por vezes também há dvds de qualidade duvidosa que não se deve gravar a totalidade do disco, apenas se deve gravar até 4300/4400MB. Isto porque a gravação de dados perto da "borda" do disco, em dvds de qualidade duvidosa, repito, às vezes é problemática. Acontece que depois no filme gravado a imagem começa a saltar ou pára, lá para o fim do filme, ou os dados gravados podem ficar corrompidos.
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Ricardo Ribeiro »

1) Gravo um disco por mês em média

2) E isso é lá razão.... então se fosse usar marcas mais baratas, cada DVD gravado era cada DCD para o lixo.......... aceito que as marcas mesmo muito rascas tenham discos que ao fim de 4 anos se vá por ele e esteja estragado. Nem pensar em dizer que um disco Prisc ao fim de uns meses ou semanas tenha problemas é normal.

De resto, sendo isso verdade, e adicionando o que disse o Anjo... os consumidores têm que se fazer valer porque isto assim não é nada. Essas marcas simplesmente deveriam ser proibidas já que não vendem o que dizem. Não vendem DVD's graváveis e/ou regraváveis, mas sim pedaços de lixo inútil.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
SergioRZ
Fanático
Fanático
Posts: 731
Joined: February 17th, 2005, 12:22 pm
Location: Lisboa
Contact:

Post by SergioRZ »

Na tentativa de garantir a maior fiabilidade e longevidade possível de um DVD gravado, sugiro:

- Em primeiro lugar usar DVD's de marcas consagradas e com imagem a defender. Hoje em dia até Verbatim 16x é barato, e há por aí material muito bom da Datawrite (especialmente os que são feitos pela Fuji Film).

- Nunca gravar a mais do que metade da velocidade permitida pelo disco. Por exemplo, em DVD's 8x, gravar a 4x. (por isso é que estou a usar Verbatim DVD-R 16x, para não apanhar grandes secas e pelo menos gravar a 8x com bons resultados).

- Nunca gravar DVD's de "sessão aberta" e semelhantes... DVD gravado nunca mais se mexe. Sessão fechada.

- Garantir que os dados a gravar, no disco rígido, estão em bom estado (scan disk), e que o disco está com baixo nível de fragmentação (defrag).

- Se a coisa for séria... investir num bom gravador de DVD's. Recomendo Plextor...

- Armazenar os DVD's em caixas de DVD, e na vertical.
http://www.VinylGourmet.com
...a sua Música... bem servida!
Psico_Mind
Fanático
Fanático
Posts: 986
Joined: May 14th, 2004, 4:11 pm

Post by Psico_Mind »

Ricardo Ribeiro, e é isso que acontece com marcas baratas.. Como o Anjo disse, antigamente eu fazia data com princos! Ou seja, gravava tudo mas depois aceder é que era. Conseguia copiar para ai 40 % dos ficheiros mas havia la coisas...

Já agora.. um bom gravador de dvd's pode ajudar na leitura de um dvd dificil. Eu antigamente havia dvd's que não conseguia ler, desde de que comprei o meu plextor consigo le-los..

p.s. :Ricardo 4 anos? LOL uma marca rasca ao fim de 3 meses começa a dar problemas..
Image
johnzap
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 199
Joined: May 24th, 2004, 12:17 pm

Post by johnzap »

Ricardo Ribeiro wrote:De resto, sendo isso verdade, e adicionando o que disse o Anjo... os consumidores têm que se fazer valer porque isto assim não é nada.
Claro que fazem valer... Neste caso o "fazer valer" é avisar para não se comprarem marcas de qualidade muito duvidosa, como parece ser a que estás a usar. Tu escreves Prisc, mas deves querer dizer "Princo", certo?
Essas marcas simplesmente deveriam ser proibidas já que não vendem o que dizem. Não vendem DVD's graváveis e/ou regraváveis, mas sim pedaços de lixo inútil.
Se fosse assim tão simples... Não invalidando a ideia da qualidade duvidosa, pode perfeitamente suceder que esses teus DVDs fiquem bem melhor gravados com outro gravador. É que, tal como há discos e discos, há gravadores e gravadores... E também uns gravadores podem gravar melhor uns discos e piores outros e vice-versa. Não podes simplesmente ir contra um determinado fabricante e dizer que o produto não presta porque ele te pode gravar o disco noutro gravador e o resultado ser bom ou, pelo menos, razoável. Contra quem vais então? Contra o fabricante de discos? De gravadores? E porquê? Onde está a garantia ou promessa do fabricante que o disco dele grava bem em todos os gravadores? E o do gravador que grava bem todos os discos? ;)

Resumindo: o que dizes não é passível de aplicação prática. A única solução, tal como para muitos outros produtos, é procurar estar informado sobre a qualidade daquilo que se compra. Ou seja andar de olhos bem abertos: :shock: .
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Ricardo Ribeiro »

Resumindo: o que dizes não é passível de aplicação prática. A única solução, tal como para muitos outros produtos, é procurar estar informado sobre a qualidade daquilo que se compra.
A qualidade é uma palavra curiosa, como tantas outras passível de diversas definições. Peguemos nuns ténis. Uns ténis de qualidade terão um design apurado, permitirão o pé "respirar" perfeitamente, serão muito leves, os materiais não começarão a dar por si. E uns ténis sem qualidade? São vendidos sem sola? Uma pessoa reclama e dizem-lhe que se quiser que compre ténis de qualidade?

Meus amigos, qualidade é qualidade, nulidade é outra coisa. Se um DVD após ter sido gravado não está operacional, não é por ser de fraca qualidade, é por ser uma nulidade. É uma fraude mesmo que tenha custado um cêntimo porque dê lá por onde der o que se estaria a comprar era um DVD para ser gravado e ficar gravado.

Vamos abastecer o carro de gasolina, e depois de andarmos 5 km o motor começa a deitar fumo, completamente arruinado. Ah que chatice... comprar gasolina da mais barata é o que dá.... é assim?

Não meus amigos, se um produto não está capaz para consumo, não pode ser comercializado. É assim com quase tudo e em quase tudo essa gestão de situação é de aplicação práctica. Não há nenhuma razão válida para não o ser com DVD's para gravar.
Não podes simplesmente ir contra um determinado fabricante e dizer que o produto não presta porque ele te pode gravar o disco noutro gravador e o resultado ser bom ou, pelo menos, razoável. Contra quem vais então? Contra o fabricante de discos? De gravadores? E porquê? Onde está a garantia ou promessa do fabricante que o disco dele grava bem em todos os gravadores? E o do gravador que grava bem todos os discos?
Se eu vendesse fiambre estragado na minha lojeca, poderia apresentar esses e mais argumentos aos inspectores, mas garanto-te que não me safava. "Estragado!? Quer ver? Vou comer isto e aqui o meu filho também, e vamos ver se temos uma intoxicação". "O que é aquilo branco em cima da peça do fiambre? Ah isso é uma questão de gosto, há quem aprecie assim, quem é o senhor para dizer que não...". "Ah, alguém, se queixou do cheiro do produto? Mas onde está a minha garantia que o odor seria agradável para todos?".

Então mas não se acabou de dizer que com discos de "qualidade" estas coisas não sucedem? Ainda é preciso perguntar se o problema é da drive se do disco? Se um disco TDK grava na drive e não está berrado passado 1 semana, ainda se coloca a questão?

Se fossem impostos parâmetros de qualidade, acabavam-se os discos a 10 cêntimos mas também se acabavam os problemas... ou, vá-se lá saber porquê, se calhar passado uns meses os discos estavam a 10 cêntimos mas os problemas não voltavam. Porque isto é como em tudo, cada qual quer fazer pela vida, e se lhes for permitido vender autêntico lixo ao preço da chuva, tanto melhor... se o lixo for proibido e perseguido, é mais que certo que dada a competição e a concorrência, o bom produto também vai ser vendido a um preço baixo, porque a verdade é que mesmo assim ainda havera uma bela margem de lucro.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Ricardo Ribeiro »

Ricardo 4 anos? LOL uma marca rasca ao fim de 3 meses começa a dar problemas..
E há gajos que ainda dizem isto a rir.......................
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
SergioRZ
Fanático
Fanático
Posts: 731
Joined: February 17th, 2005, 12:22 pm
Location: Lisboa
Contact:

Post by SergioRZ »

Concordo 100% com o Ricardo. Há standards e normas de fabrico, especificações muito concretas, que deviam ser iguais em todos os discos de DVD, e não o são porque há muita marca e semi-marca a vender discos produzidos em péssimas condiçoes de limpeza (que é a causa habitual de discos "manhosos") ou com equipamentos descalibrados, ou simplesmente saltando por cima de vários passos fundamentais do processo de fabrico...

A venda destes produtos devia ser simplesmente proibida, ou pelo menos anunciados como produtos de qualidade inferior para o consumidor não ser enganado.

Nem toda a gente tem o tempo e a paciênca, como eu tenho, para andar sempre a investigar quais são os bons discos de DVD...
http://www.VinylGourmet.com
...a sua Música... bem servida!
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Post by jimmy »

Epah o que eu ja nao me ri com os post do ricardo (aquela do fiambre) :mrgreen: :mrgreen:
e ele tem toda a razao quando diz que esses produtos nao devia sequer ser vendidos no mercado.
O que aconselho para minimizar esses problemas (por experiencia propria) sao alguns ja mencionados como:
-gravar um dvd sempre com "sessao fechada"
-Nao gravar a totalidade do disco (tenho muitos dvds que apresentam dados corruptos apenas na zona da "borda" do dvd
-Nao gravar na velocidade máxima permitida(eu gravo sempre na minima).
Claro que este tipo de problemas varia de marca para marca e de gravador para gravador...é uma questao de experiencia para saberes que marcas se dao melhor com o teu gravador..
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Ricardo Ribeiro »

Eh pá, querem ver.... acabo de gravar um DVD com uns quantos .PDF's ali no meu outro computador que me faz de servidor doméstico. Trago o DVD para o meu portátil que é o meu computador principal, dois dos files já não são copiados. E a escrita foi verificada após a gravação. Felizmente ainda estavam no Recycle Bin e já os restaurei.

E desta vez, segui já estes conselhos que por aqui deram: velocidade mínima, sessão fechada, gravei apenas metade da capacidade do disco.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
lemor
Fanático
Fanático
Posts: 644
Joined: October 15th, 2003, 12:27 pm

Post by lemor »

Já equacionaste a hipótese desse leitor estar marado ?
Nunca discutas com um idiota: primeiro, arrasta-te até ao seu
nível e depois, ganha-te em experiência.

Image
Ace
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 356
Joined: March 10th, 2003, 6:48 pm
Location: Portugal

Post by Ace »

Ricardo Ribeiro wrote:Eh pá, querem ver.... acabo de gravar um DVD com uns quantos .PDF's ali no meu outro computador que me faz de servidor doméstico. Trago o DVD para o meu portátil que é o meu computador principal, dois dos files já não são copiados. E a escrita foi verificada após a gravação. Felizmente ainda estavam no Recycle Bin e já os restaurei.

E desta vez, segui já estes conselhos que por aqui deram: velocidade mínima, sessão fechada, gravei apenas metade da capacidade do disco.
E não será o problema do gravador de DVD?
Já agora qual o tipo de discos +R ou -R? Eu para dados só uso +R.
Last edited by Ace on September 12th, 2005, 5:34 pm, edited 1 time in total.
SergioRZ
Fanático
Fanático
Posts: 731
Joined: February 17th, 2005, 12:22 pm
Location: Lisboa
Contact:

Post by SergioRZ »

Verifica se consegues ler bem o disco de DVD no próprio gravador...

Pode bem ser um problema relacionado com o leitor de DVD do portátil.
http://www.VinylGourmet.com
...a sua Música... bem servida!
Post Reply