Mas será que não há software decente?!

Questões relacionadas com o equipamento DVD para PC.
Post Reply
User avatar
DyingSun
Especialista
Especialista
Posts: 1552
Joined: September 24th, 2004, 4:52 pm

Mas será que não há software decente?!

Post by DyingSun »

Estou profundamente frustrado... eu sei que este tema já foi discutido em n tópicos, mas não consigo deixar de manifestar o meu profundo desagrado com a oferta de software de catalogação de DVDs existente.

O problema não é a quantidade, porque há imensos, mas a concepção que parece feita por alguém que nunca precisou de utilizar o software.

Comecei por adquirir o DVD Profiler, seguindo a sugestão de tantas almas aqui do forum - pensei, não pode haver tanta gente enganada, mas o facto é que havia, porque o software é péssimo: a interface é extremamente datada e confusa, as opções minuciosas são demasiadas e inúteis, a gestão de Box Sets (algo cada vez mais presente nas nossas compras) é absurda (temos de inserir os elementos constituintes das mesmas na base de dados e em vez de serem tratados à parte, não - são vistos como parte integrante da lista, o que origina uma discrepância idiota em relação, por exemplo, ao número total de filmes) e, finalmente, aquela que considero uma opção fundamental deste tipo de software - a exportação para HTML -, não existe! A lista online disponibilizada pela editora é, para variar, feia e datada e a exportação para XML é tudo o que resta, mas depois não há templates decentes para lhe aplicar.

A unica coisa positiva do DVD Profiler é de facto a base de dados (a unica coisa que não é gerida pelos programadores, curiosamente!).

Quando adquiri o Orange CD Catalog para CDs, embora não seja perfeito, está muito mais próximo da versatilidade e simplicidade que, na minha opinião, um software deste género deve ter.

Experimentei recentemente o Movie Collectorz que, na sua versão 4.7, recebeu uma actualização muito agradável à interface, mas poucas inovações no conceito da aplicação. No geral, acho este software bem mais agradável de utilizar que o Profiler, mas depois começamo-nos a aperceber das limitações: não tem gestão de Box Sets (não sei o que é pior, se gerir mal ou não gerir de todo), não tem a base de dados dos utilizadores e, como tal, está dependente de fontes como o imdb ou a Amazon (tudo muito bem, mas ambas têm o seu problema - o imdb está orientado ao filme e não à edição DVD e a Amazon é muito limitada nos pormenores das edições). A exportação é mais flexível, mas ainda deixa muito a desejar...

Resumindo, continuo, frustrado, a utilizar o DVD Profiler... será que o problema sou eu, ou o software existente é mesmo mau???
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Ricardo Ribeiro »

Pois, compreendo-te. De tempos a tempos também me dá essa azia provocada pelo DVD Profiler. Acho que já me conformei. Posso subscrever por baixo tudo o que escreveste. Poderia acrescentar um longa lista de disparates que se podem encontrar no programa, mas não vale a pena. Acho que a única saída para este ciclo vicioso de dependência de um base de dados enorme já constituida é a aposta de um peso pesado, como a Microsoft ou qualquer outro, num sistema concorrente.

Se começássemos agora uma colecção de DVD a questão da base de dados não seria assim muito relevante. Não me importaria de meter à unha todos os dados, se fosse à medida que comprasse os DVD's e se isso significasse um software eficiente, funcional, actual e esteticamente agradável. Mas de facto, pegar num Movie Collectorz ou qualquer outro existente, e ter que introduzir manualmente cerca de 700 fichas, é duro de mais.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

DyingSun,

Posso quando muito tentar ajudar-te a minimizar essas coisas.
Em relação às boxsets é um dos maiores problemas do programa, e que anda em "acesa discussão" desde a última versão, e que parece vai ser mudada (já foi um pouco da 2.3 para a 2.4). No entanto, se quiseres, podes, como muita gente, não "contar" o conteúdo, basta no "personalize" de cada DVD escolher que não queres que seja contabilizado, então fica automáticamente sem nº, e não é contabilizado. E só aparece na lista no programa quando clicas no + junto à boxset.

Quanto ao export para html. Não existe pois a ideia era por on-line no proprio site deles. O problema foi que nunca mais tiveram tempo de criar novos templates para além daqueles 2 simples que lá estão. Esta decisão (não exportação para html) foi, assumidamente também comercial, pois quem é free user tem anuncios na página.

O que isso gerou foram vários scripts php que pegam no xml do profiler e fazem sites todos janotas:

ex: phpmyprofiler - www.skywatcher.org/dvd (está de origem, sem nada configurado, por isso não está com tudo activo, mas tem guestbook, fichas dos filmes, search, possibilidade dos amigos pedirem/"reservarem" filmes, galeria de fotos, galeria de capas, inserção de reviews pelos visitantes...), tens logo em cima o link para a pagina de download.

phpDVDprofiler: http://www.dougweb.org/dvdpro/phpdvdprofiler/

Espero ter ajudado,

Um abraço,
User avatar
DyingSun
Especialista
Especialista
Posts: 1552
Joined: September 24th, 2004, 4:52 pm

Post by DyingSun »

Skywatcher, obrigado pelas dicas... como disse o Ricardo, este software provoca-me uma azia permanente, logo toda ajuda é óptima.

Sobre o que sugeres, no entanto, tenho algumas reservas:

- Eu já segui essa táctica de não atribuir numeração aos elementos constituintes das Box Sets, mas ao contrário do que dizes, eles continuam a ser contabilizados no "total de filmes" e aparecem na lista Online no meio dos outros. :-?

- Já conhecia o phpmyprofiler... quando perdi algum tempo nos foruns da Intervocative, dei-me conta da existência dessa maravilha... que só tem um senão (e que grande senão!) - preciso de alojar o site num server com suporte para php e mySQL! E os clientes domésticos de Internet não têm direito a tais luxos... mau-)

Portanto, estou na mesma, como a lesma... :|
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

Sim, a lista online ainda não foi "updated" para as flags da versão 2.4 do software ainda não faz a apresentação das boxsets correctamente.

Um abraço,
User avatar
DyingSun
Especialista
Especialista
Posts: 1552
Joined: September 24th, 2004, 4:52 pm

Post by DyingSun »

Mas sabes o que me faz confusão? Não sei quantas merdices mais eles adicionaram ao programa na ultima versão e queres saber uma coisa? Não preciso de nehuma! Só queria que os aspectos realmente úteis de um programa deste género, funcionassem e fossem lógicos! Se toda a gente se queixa, porque raio insistem em fazer mal?! Mais uma vez, pode parecer que sou apenas eu que estou a ser casmurro e que quero à força que façam as coisas "como eu gosto"... mas sinceramente acho que é tudo uma questão de bom senso. Porque carga de água me interessa, por exemplo, registar numa base de dados quantas vezes cada pessoa viu um determinado filme? Porque é que isto me soa estranhamente a software de clube de vídeo? Que eu saiba, não é essa a idéia... e depois ainda me dá a possibilidade (preparem-se, que esta então é de morrer)... de escolher por mim o filme que EU quero ver! A sério, digam-me lá se o tipo que perdeu tempo a programar isto, não tinha feito melhor a limpar algum do lixo que prolifera pela interface!
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

Hmmm.. é difícil de te explicar o quão surreal é o "universo" DVD Profiler se não andares nos fóruns de lá.
Nos foruns existe uma zona de sugestões e outras de assuntos vários. Um dia que estejas com tempo e com paciencia vai até lá e começa a ler as threads. 90% delas são sobre picuínhices completamente desnecessárias mas que os utilizadores de lá vêem como questões de vida ou de morte. E tanto pedido há nesse sentido, que acabam por ser essas implementadas primeiro.
Apesar de eu ter a opiniao (que já a pus lá mais que uma vez) que o desenvolvimento do programa anda com as prioridades todas trocadas há 2 coisas que tenho que reconhecer ao Ken e ao Jesse. a) São 2 marmelos em part-time, e não têm tempo para incorporar/corrigir tudo o desejável. e b) posto isso têm de certa forma implementado os pedidos mais insistentes (feitos mais vezes/por mais pessoas) no fórum.
A questão aqui é a de eu achar que a maioria dos users do dvdprofiler teem as prioridades todas trocadas (e, pelo que vejo, partilhamos opiniões), mas não posso censurar os programadores por tentarem seguir aquilo que lhes parece ser a "vontade geral".

Um abraço,
User avatar
DyingSun
Especialista
Especialista
Posts: 1552
Joined: September 24th, 2004, 4:52 pm

Post by DyingSun »

Eu entendo esse ponto de vista, até porque também sou programador... já não é a minha principal função, mas sei o que é ter que agradar a todos. Mas também sei que por vezes é preciso alguém com bom senso e clareza racional "dar um murro na mesa" e fazer perceber a algumas pessoas que as suas idéias não são as melhores (ou pelo menos não vão contribuir para a felicidade geral).

Quanto ao serem dois gajos em part-time, desculpa lá, mas se é assim não se metam numa aventura comercial - porque a partir desse momento têm que responder às solicitações.
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Ricardo Ribeiro »

Porque carga de água me interessa, por exemplo, registar numa base de dados quantas vezes cada pessoa viu um determinado filme?
Olha, lá está, a isto acho eu piada. Agora jogo eu: para que raio é exigido o dia exacto do lançamento de um DVD? Quem é que se está a importar se um DVD foi lançado a 28 de Junho de 2005 ou a 19 de Junho de 2005? Melhor... quem é que sabe em que dia foi lançado um DVD?
São 2 marmelos em part-time, e não têm tempo para incorporar/corrigir tudo o desejável
Wow! Se o DVD Profiler é um part-time, imagino as funções em full-time dos ditos marmelos! No mínimo, vedetas da NBA!
Um dia que estejas com tempo e com paciencia vai até lá e começa a ler as threads. 90% delas são sobre picuínhices completamente desnecessárias mas que os utilizadores de lá vêem como questões de vida ou de morte. E tanto pedido há nesse sentido, que acabam por ser essas implementadas primeiro.
O fenómeno que faz com que os loucos deste mundo sejam os mais barulhentos e visiveis é curioso, mas conhecido de toda a gente.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
Zarathustra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 185
Joined: January 4th, 2005, 8:43 pm

Post by Zarathustra »

Olá..

Eu uso o DVD Profiler, realmente tenho de estar de acordo, faz falta uma exportação para HTLM, quando vejo um filme, quero sempre saber todos pormenores desde, actores, realizadores, estudios,etc :lol:

O que me irrita é quando a informação é incorrecta, e manualmente tenho que acresentar e modificar, tenho visto cada disparate, que me deixa perplexo, ignorância cinematográfica. Exemplo Realizadores, errados, distribuidoras como estudios, enfim...

Como qualquer programa, tem qualidades e tem defeitos, pessoalmente gosto muito dos skins do DVD Profiler, uso o "Detailsv1.0" e como Report uso o "Ultimate One Page Report ", com o programa cutepdf (freeware) exporto para PDF.. 8)

Continuo achar que o dvd profiler é um bom programa, porque tem uma boa base dados muito completa..

Qual é a diferença entre a versão free e a premium?
Psico_Mind
Fanático
Fanático
Posts: 986
Joined: May 14th, 2004, 4:11 pm

Post by Psico_Mind »

Zarathustra wrote: Qual é a diferença entre a versão free e a premium?
http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?t=21649
Image
Post Reply