Digital 8

Questões relacionadas com o equipamento DVD para PC.
Post Reply
challenger
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 172
Joined: November 12th, 2003, 5:49 pm
Location: Barreiro

Digital 8

Post by challenger »

Olá boa gente. Uma questãozinha:[:)]
À falta de melhor pedi emprestada uma digital 8 da sony para filmar uns eventos que necessito para um trabalho. Como eu costumo utilizar uma HI8, e faço a captura por uma placa de video externa ao portátil, já alguém experimentou as Digital 8 ? Sei que a ligação pode ser directa através de USB.... é preciso drives para captura ou ...?
O ficheiro é capturado em MPEG 2 ou .avi ? É que se fôr com drives em cd tenho que os pedir já a quem, me emprestou a machine. Já agora...que tal é a qualidade ? Melhor que HI8? (devia ser suposto...)
Brigadinho![:D]

Challenger
Luis Neves
Iniciado
Iniciado
Posts: 86
Joined: December 17th, 2001, 10:57 pm

Post by Luis Neves »

A entrada USB não serve, não tem débito suficiente (a não ser que a câmara e o portátil venham ambos preparados para USB 2). A entrada/saída usb da câmara serve para descarregar fotos e clips de video em modo fotográfico e não os filmes propriamente ditos. Para tranferir os filmes vais precisar de usar uma ligação firewire, alguns portáteis recentes já trazem portas firewire. Caso contrário só com uma placa adaptadora, para pc´s são baratas, para portáteis nem sei se será possível. Quanto à qualidade, é melhor do que a Hi8 (nitidez e principalmente completa ausência de ruído na imagem), para já não falar na simplicidade da edição, já que todo o filme fica indexado automaticamente ao milésimo de segundo. Depois de se experimentar nunca mais se quer saber do analógico!
challenger
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 172
Joined: November 12th, 2003, 5:49 pm
Location: Barreiro

Post by challenger »

Yep, o portátil é um HP de últ geração, com usb2 e firewire, apenas nunca trabalhei com uma digital 8, e preciso mm de filmar umas cenas com esta... mas se ela traz cabo usb....deveria dar... logo se vê...mm em USB 2!

Tou aqui tou mas é a comprar uma digital. Alguém tem uma JVC DVP 9? era essa que pensava adquirir!

Thanks

CH.
Luis Neves
Iniciado
Iniciado
Posts: 86
Joined: December 17th, 2001, 10:57 pm

Post by Luis Neves »

Então mas essa não é digital? Usa é cassetes de fita connvencional para gravar o sinal digital, creio que é isso. Se bem me recordo, a diferença de qualidade para as que gravam em cassetes mini DV é reduzida, pelo que li na altura em que comprei uma. Olha, nunca ouvi falar em câmaras de video USB2 (só se sairam muito recentemente), pelo que o mais certo é apanhares uma decepção sobre a qualidade da imagem depois de transferir para o pc. Se arranjares um cabo firewire experimenta, são baratos, a câmara deve ter saída firewire (a Sony acho que lhe chama i-link) e se tens o Windows XP podes capturar e editar com o Windows movie maker que já vem incluído (convém actualizar para a versão 2 que é bem melhor que a original).

Boas capturas!
challenger
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 172
Joined: November 12th, 2003, 5:49 pm
Location: Barreiro

Post by challenger »

Já vi o tal cabo, de facto a saída da cãmara é firewire mas a outra extremidade é usb, deve ser qq cena USB 2.0, ainda na li o manual. Esta que vou utilizar é uma Digital 8. A que pretendo adquirir é uma mini Dv, dadas as reduzidas dimensões e a qualidade final, com estas mini dvd já trabalhei embora com modelos semi-profissionais, apenas na filmagem, a edição no comp. ainda não estava a meu cargo. Se alguém já utilizou a Sony Dcr-HC 40,a sony Dcr Trv 33 ou JVC DVP 9 que me diga que impressões tem das mesmas please!

Brigado!
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Post by Rui Santos »

Eu tenho uma trv-33, e primeiro tentei captar com usb (1.1) asneira.
Comprei um FireWire (ilink) e tudo impec. (+-20€)
Ligo o firewire da Camara a uma firewire do PC (as fichas são diferentes, sendo a da camara + pequena e a do PC normal)

Uso o Pinnacle Studio 9 para edição/captura/autoring, o software da camara não presta. (e com firewire 0 drops)
Quanto à camara estou bastante satisfeito, para um amador serve perfeitamente. As fotos com 1mpixel são interessantes, mas nada de especial.
Comprei na Pixmania.
Se quiseres + algum esclarecimento, ou detalhe...

Rui Santos - 34 Anos - Lisboa
User avatar
kraal
Fanático
Fanático
Posts: 983
Joined: May 8th, 2003, 1:09 pm
Location: Castelo Branco - Portugal

Post by kraal »

Qual é a resolução minima para se ter uma imagem porreira numa câmara de video digital?
Os 0,8MPix são suficientes ou temos de ir cima de 1MPix?
Nuno
O meu sistema
As minhas fotos
maldoror
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 328
Joined: October 30th, 2001, 5:25 pm
Location: Coimbra

Post by maldoror »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by challenger</i>
<br />Já vi o tal cabo, de facto a saída da cãmara é firewire mas a outra extremidade é usb, deve ser qq cena USB 2.0, ainda na li o manual.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Tens a certeza disso????
É que às vezes as pessoas confundem firewire com usb porque as fichas têm formas semelhantes.
Se a ficha for amarela, então é firewire de certeza.

|os meus DVDs | o meu Top 20|
challenger
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 172
Joined: November 12th, 2003, 5:49 pm
Location: Barreiro

Post by challenger »

De facto era firewire e a outra extremidade usb, mas parece que o que dava para fazer era passar em formato VCD filmes curtos...o que não curti. Liguei então plo cabo s-video à placa de captura e fiz o que sempre faço..... e prontes!

Mais um mês e arranjo uma Mini Dv e tá feito!
:)
Post Reply