Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

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Helder Fialho
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Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by Helder Fialho »

O Primeiro-Ministro anunciou hoje as medidas do plano de desconfinamento, de entre as quais as relativas à reabertura dos cinemas. Segundo o plano, que será reavaliado de 15 em 15 dias, mediante o evoluir da situação, os cinemas poderão voltar a abrir a partir de dia 1 de Junho, juntamente com os teatros, auditórios e salas de espectáculos. Tudo com lugares marcados, lotação reduzida (o que significará menos bilhetes à venda para cada sessão) e obrigatoriedade de distanciamento físico de 2 metros (duas cadeiras de intervalo entre uma pessoa e outra). Todos os locais serão desinfectados e higienizados regularmente (esperemos).

Com menos bilhetes à venda, fruto da obrigatoriedade de limitarem a lotação dos cinemas, fará sentido marcarem mais sessões dos filmes, digo eu. Aguardemos.


Deixo-vos a tabela com o resumo das informações:

https://www.portugal.gov.pt/download-fi ... f5cdcdb247
rpfc
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Re: Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by rpfc »

Ou mais sessões...ou aumentam os preços para compensar "coisas"...

:badgrin: grr-)
technicolor
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Re: Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by technicolor »

E o negócio da exibição de cinema em sala sobreviverá?
O número de pessoas dispostas a permanecer num espaço fechado por um período de 90-120 minutos em tempo de pandemia será suficiente para manter a rentabilidade desta actividade?


Algumas respostas num artigo de opinião do cineasta Eduardo Escorel num artigo de opinião no jornal brasileiro A Folha de S. Paulo
Muito antes da pandemia, os arautos do apocalipse anunciavam o predomínio dos serviços de streaming e o estado de agonia das salas de exibição. Agora, com o fechamento dos cinemas, teme-se que o desfecho fatal previsto venha de fato a ocorrer. Na entrevista ao Vulture, site da revista New York, em 21 de abril, Paul Schrader desabafa, depois de a filmagem de The Card Counter ter sido interrompida quando um extra, contratado por dia, foi diagnosticado positivo para o novo coronavírus no 15º dia de produção, faltando cinco para terminar. Faltava completar 20% do roteiro e Schrader, aos 73 anos, diz que “por ele, teria continuado a filmar para concluir o filme até com chuva infernal. Eu sou velho e asmático – qual seria maneira melhor de morrer do que trabalhando?”

Para Schrader, “o que será mais interessante de ver será como os cinemas vão voltar se arrastando e ressuscitar. Existe alguma maneira de o circuito exibidor se reposicionar como uma força importante? Eu acho que a exibição em salas estava pendurada pelas unhas e alguém simplesmente as cortou. Cinemas especializados ressurgirão, da mesma maneira que surgiram boates de blues e salas de concertos sinfônicos. Mas nunca reassumirão o perfil que já tiveram.”

Schrader supõe que o espetáculo adequado aos multiplex sobreviverá: “Mas acho que até pode estar em perigo agora. O que é mais à prova de falhas são filmes para crianças, porque todo pai quer ver seus filhos se divertindo com outras crianças. Então, se alguma coisa puder voltar, será o cinema infantil. Isso pressupõe que essas empresas, como a AMC [ maior cadeia de cinemas do mundo, que detém a principal fatia do mercado de salas dos EUA], possam sobreviver ao ônus de suas dívidas. Se elas ficarem inativas por oito meses, em qual momento simplesmente venderão seus imóveis? [...] Sabemos que a Disneylândia voltará, mas não sabemos se os filmes voltarão. Presumo que você [dirigindo-se ao entrevistador] esteja assistindo a muitos filmes em casa.”

Artigo completo em: https://piaui.folha.uol.com.br/o-arreme ... qual-como/
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Re: Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by rui sousa »

Ontem falava com dois amigoa sobre isto por videochamada, e de facto coloco estas duas alternativas:
- os cinemas gradualmente fecham
- subsistem apenas os cinemas com as produções dos grandes estúdios, apagando totalmente a possibilidade de independentes se manifestarem.

Nenhum dos cenários é bom. E honestamente gostaria de acreditar que uma outra alternativa seria possível. Mas se 80% dos cinemas nacionais não fossem da NOS, seria difícil ver a maioria das salas a regressar com o covid nestas condições. Ter uma sala reduzida a um terço (seja em cine,a teatro, etc) pode não compensar os custos de produção, exibição, etc.
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Re: Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by technicolor »

rui sousa wrote: May 2nd, 2020, 3:41 pm Ter uma sala reduzida a um terço (seja em cine,a teatro, etc) pode não compensar os custos de produção, exibição, etc.
Destaco esta parte do oportuno comentário do Rui porque é normalmente este o lado do assunto (cinema) que as pessoas aqui ignoraram, por desconhecimento (passe o pleonasmo) ou por desinteresse mas que é vital ter em consideração para conseguir obter uma visão correcta da "mudança em curso"; ou seja o(s) negócio(s) da exibição e/ou da edição têm que ser rentáveis, não será forçoso que o lucro seja grande, mas tem que existir lucro! tem que existir mercado, procura em quantidade que dê retorno do investimento feito... e essa é a nossa parte da "luta" enquanto espectadores/consumidores, pela continuidade do cinema em sala ou das edições físicas de qualidade em pt/pt. salut-)
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Re: Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by technicolor »

Bom, parece que algum do cinema de sala (como foi dito antes) poderá sobreviver ao Covid 19:
China: filas intermináveis e bilheteiras esgotadas. Primeiro fim de semana de maio levou 100 milhões de pessoas para a rua
https://executivedigest.sapo.pt/china-f ... ara-a-rua/
technicolor
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Re: Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by technicolor »

Confesso que já tenho algumas saudades de voltar a entrar numa sala cinema (mesmo com pipocas saint-) ) mas a coisa parece ainda estar um bocado complicada. Um artigo do jornal I sobre a reabertura das salas no próximo dia 1 de junho(?)
Algumas salas já anunciaram a sua reabertura, por exemplo, o Espaço Nimas, que revelou no Facebook que irá reabrir portas no dia 10 de junho e que no dia 1 de junho irá anunciar a programação completa de 10 de junho a 8 de julho.
mais no link
https://ionline.sapo.pt/artigo/698303/r ... cao=Mais_i

Off-topic(s).......................................
Entretanto a compra de filmes (por via postal) parece ter "disparado" pelo que me tenho apercebido em alguns grupos de fb que vou frequentando. Cá em casa, apesar das "tentadoras oportunidades" que vão surgindo nos sites habituais
a compra foi normal : Março, Abril e Maio 6 filmes e 1 série comprados e só falta chegar um. Alugueres nada. Estão "banidos" (por acordo geral) filmes sobre epidemias/vírus... e o género mais visto (em comum) foram as comédias ( com algumas "comerdias" :mrgreen: à mistura mas em tempo de pandemia...)

Entretanto a indispensável Feira do Livro parece que este ano poderá vir a realizar-se na última semana de Agosto (?).

E sim, eu sei que neste momento são 6.40 h da manhã mas há gente no fórum :shock: :
Who is online
In total there are 30 users online :: 2 registered, 0 hidden and 28 guests (based on users active over the past 5 minutes)
Most users ever online was 295 on November 12th, 2019, 3:14 pm
provavelmente gente que deixou a sessão aberta? Bom e agora vou regar a horta como?-)
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Re: Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by technicolor »

Associação pede adiamento de reabertura de salas comercial de cinema para 2 de julho

A associação diz que reabrir a 1 de junho é para a indústria "uma surpresa absolutamente despropositada e irrealista", propondo o dia 2 de julho, para que o setor se possa reaprovisionar de conteúdos.
https://observador.pt/2020/05/25/associ ... -de-julho/
Last edited by technicolor on May 30th, 2020, 3:53 am, edited 2 times in total.
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Re: Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by technicolor »

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Adeus às salas de cinema?

Vários filmes refletem sobre a criação da sétima arte ou a extinção desta em seu ambiente natural, uma triste ameaça em tempos de coronavírus

O ritual durava mais de cem anos. E muitos de seus paroquianos confirmarão que, entre as melhores coisas que lhes ocorreram na vida, o ato de ir ao cinema ocupou um lugar privilegiado. Sozinhos ou acompanhados, esse refúgio, esse prazer, as sensações que provocava, o devaneio, a capacidade de descobrir outros mundos, narrar histórias apaixonantes, imaginativas ou realistas, a conexão com seus sentimentos mais profundos, parecia inesgotável, outorgava vida. E fazia tempo que esse público ancestral e fiel, geração após geração, tinha começado a desertar. Continuava consumindo cinema, talvez mais do que nunca, mas em suas casas, na frente da televisão, do iPad, dos celulares, das plataformas digitais. E, enquanto isso, as salas escuras choravam, habitadas quase invariavelmente por um público próximo ao outono ou já imerso no inverno de sua existência. Com exceções, reduzidas ao cinema de animação consumido pelas crianças e a certo público jovem que devora o gênero dos super-heróis, fabricado por computador. A agonia das salas se notava, mas a invasão deste maldito predador chamado coronavírus pode acelerar sua destruição. É duvidoso que as salas, reduzindo sua capacidade a 30% ou 40% de espectadores, consigam preencher esse espaço. E tomara que eu esteja enganado, que meu temor e minha certeza sejam apenas os de um agourento afeito ao mimimi. Espero que os crentes não tenham perdido a vontade de se congregarem de vez em quando no templo, supondo que, no inferno econômico que vão atravessar os de sempre e também as classes médias, os cinéfilos ainda disponham de alguns euros para comprar o ingresso sem que isso afete suas inadiáveis necessidades cotidianas.
Trago à lembrança filmes que falavam do cinema, de sua fabricação, da evasão da realidade e da magia que outorgavam ao receptor em circunstâncias plácidas ou muito problemáticas. Também aqueles muito antigos, que já narravam o vazio que supunha para os espectadores o fechamento das salas em povoados onde as opções de diversão se centravam quase exclusivamente no cinema. Recordo a desolação de garotos à intempérie existencial no comovente A última sessão de cinema. A sala de exibição daquele povoado texano chamado Anarene, açoitado permanentemente pelo vento e pela falta de oportunidades, fechará suas portas para sempre depois da projeção da épica Rio vermelho. Quando John Wayne grita para dar início à longa marcha da boiada, ou seja, o começo da epopeia, os espectadores dessa trama sabem que em sua vida só restarão a tristeza, o fracasso, a perda e a resignação. O caminhoneiro e seu companheiro kamikaze que percorrem cidadezinhas sombrias da Alemanha consertando os projetores de cinema sabem que estes não serão mais substituídos, que as salas vão fechar. Ocorre no filme No decurso do tempo, o mais memorável que Wim Wenders fez. Um diretor cujo interesse se extinguiu muito cedo. E, como a Deus e o mundo, me saltaram as lágrimas em Cinema Paradiso quando aparece a coleção de lendários e censurados beijos cinematográficos que velho projecionista tinha zelosamente guardado. Só a Woody Allen poderia lhe ocorrer a genial ideia, em A rosa púrpura do Cairo, de que o protagonista do filme saísse da tela para oferecer aventura, idílio e proteção a uma afligida espectadora, massacrada na vida real, e cuja única tábua de salvação é a fascinação que as imagens lhe despertam. Também acontece com a inesquecível menina da emotiva e poética O espírito da colmeia quando descobre na tela o monstro de Frankenstein. A partir desse momento, procurará o encurralado monstro em sua realidade.
A trágica Glória Swanson de O crepúsculo dos deuses só vê, repetidamente, em seu velho e claustrofóbico castelo, os filmes do cinema mudo que ela protagonizou e a transformaram em estrela. O diretor convencido de que a missão do cinema só faz sentido se reproduzir a realidade do universo de lágrimas onde as pessoas sobrevivem descobrirá que os detentos em condições desumanas desejam apenas rir e sonhar ao ver o que se desenrola na tela. Falo da maravilhosa Contrastes humanos, criada pelo já intoleravelmente ignorado Preston Sturges. E são admiráveis a inextinguível paixão e a enlouquecida ousadia que o pior diretor da história do cinema exibe para conseguir rodar seus sonhos no precioso e hilariante retrato dele traçado por Tim Burton em Ed Wood.
A lista de filmes que refletem sobre a criação do cinema ou a extinção deste em seu habitat seria muito longa e comovente ao ser recordada. Mas talvez tenhamos sorte e as salas escuras sobrevivam. De forma marginal, mas ainda em pé. Os náufragos e os sonhadores continuamos precisando delas.
Texto de CARLOS BOYERO em El País /Brasil
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Re: Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by technicolor »

Receitas de bilheteira na zona Ásia-Pacífico descem 85%

Os dados dizem respeito aos dois primeiros meses de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.
As receitas de bilheteira na zona Ásia-Pacífico desceram 85% nos primeiros dois meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019, revela um relatório da S&P Global Intelligence citado esta quarta-feira pelo The Hollywood Reporter. O número de estreias no mesmo período foi 49% menor do que em janeiro e fevereiro do ano passado.

O relatório não inclui ainda dados de março que serão certamente mais baixos pois já irão refletir o encerramento total das salas de cinema em praticamente toda a região, a primeira a ser afetada pela epidemia do novo coronavírus.

Os primeiros casos surgiram no final de 2019, na China, o segundo maior mercado mundial de consumo de cinema em sala, depois dos Estados Unidos. O governo mandou fechar os 70 mil cinemas do país no fim de janeiro, após vários encerramentos parciais. O relatório da S&P Global Intelligence indica uma quebra de 96,2% no box-office chinês, em janeiro e fevereiro.

Logo nos primeiros dias de fevereiro, começaram a fechar as salas na Coreia do Sul, outro mercado chave, também afetado por um grave surto, onde as entradas nas bilheteiras desceram 59%. Pouco depois, foi a vez do Japão, onde o box-office sofreu uma quebra de 41,4%. O último grande mercado de cinema na zona Ásia-Pacífico a fechar portas foi a Austrália, já em março, e por isso descresceu apenas 12%.

Entretanto, a China tentou reabrir cerca de 500 cinemas em províncias menos afetadas pelo Covid-19, mas sem sucesso. Os espectadores foram raros e pouco dias depois o governo central de Pequim proibia o reinício da exibição cinematográfica até novas indicações.

por CINEMAX
publicado 13:26 - 01 abril '20
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Re: Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by technicolor »

E continua o "suspense"... vão reabrir, não vão reabrir... ou seja legalmente já podem reabrir mas não há certeza de quantas o farão, com que filmes, com que adesão por parte do público, etc.
As salas de cinema e de espetáculos em Portugal podem reabrir a partir de segunda-feira, ao fim de quase três meses encerradas, mas, de acordo com um levantamento feito pela Lusa, poucas o farão nesse dia.
https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-c ... os-o-farao

inquérito Sapo -bullshit-

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Re: Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by PanterA »

Podem abrir, mas a mim é que não me apanham lá dentro. São tantas as variáveis contágio que nem vale a pena pensar muito no assunto.
TheLimey
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Re: Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by TheLimey »

Também não volto a pôr os pés numa sala de cinema tão depressa. A situação em Lisboa continua péssima, por isso mais vale prevenir do que remediar.
Helder Fialho
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Re: Plano de desconfinamento COVID-19: Reabertura dos cinemas

Post by Helder Fialho »

Salas NOS não abrem esta segunda-feira

Maior operadora de salas de cinema do país quer analisar medidas de segurança impostas aos complexos de cinema nesta terceira fase de reabertura. A maior operadora de salas não adianta uma data de abertura dos espaços.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/ci ... nda-feira/
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