As pré-vendas da Fnac e publicidade que a meu ver induz em erro

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

As pré-vendas da Fnac e publicidade que a meu ver induz em erro

Post by Cabeças »

Caros,
Este tema gerou algum debate no grupo dos coleccionadores do face, com pessoas suponho que ligadas à Fnac a defenderem a sua dama e a dizerem que não está em lado nenhum que por ser em pré-venda é mais barato.

Comprei o Dumbo em pré-venda no dia anterior, convencido que ia comprar um bocadinho mais barato.

Eu costumo tirar um print às coisas, para prova futura. Isto para mim, é obviamente publicidade que induz o cliente em erro. Temos um preço mais alto riscado à esquerda, um preço mais barato à direita, e cinco vezes à volta a palávra "pré-venda". Vejam e tirem as vossas próprias conclusões:

Image

No dia seguinte, em que a edição devia estar disponível, não chegou e está segundo me dizem sem data de chegada prevista.

Vão-me devolver o dinheiro, mas acho tudo isto absolutamente lamentável. Sou cliente da Fnac desde o primeiro dia, gosto imenso da Fnac e já lá gastei uma fortuna ao longo dos anos. Não percebo a necessidade de adoptarem este tipo de estratégias, sinceramente.

Para mim pré-vendas nunca mais, garanto-vos. evil-)

E continuam alegremente a colocar nos filmes um preço atrás mais alto que nunca foi praticado e outro à frente, para as pessoas menos informadas pensarem que estão a comprar mais barato. Isto dura há anos. Segundo referiu uma das tais pessoas que penso estarem ligadas à Fnac no grupo do face, "isto passa-se nos produtos todos", como se isso torna-se esta estratégia mais ética ou mais aceitável.

Acho que as pessoas já estão tão formatadas, sobretudo as novas gerações que já cresceram num determinado tipo de contextos, que já aceitam como normais e aceitáveis procedimentos que gerações mais velhas, pelo menos alguns de nós, não conseguem e não querem aceitar.

Reitero que lamento imenso que não haja uma entidade reguladora que fiscalize e penalize fortemente este tipo de práticas.
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: As pré-vendas da Fnac e publicidade que a meu ver induz em erro

Post by mansildv »

As pré-vendas com desconto têm sempre destacado a vermelho a informação "poupe x €".

Mas concordo contigo, a informação não é muito clara e não faz sentido ter lá um valor rasurado que nunca é praticado, a não ser para induzir em erro 😤

Segui a discussão no grupo do FB e há lá gente que não percebeu o que está errado com estas práticas e defendeu sabe-se lá o quê, devem gostar de ser enganados 🤨🤔

Eu não faço compras durante a pré-venda porque gosto de escolher a edição que quero comprar. Cheguei a comprar durante a pré-venda para depois ter mesmo de trocar alguns artigos.
Post Reply