Fnac Colombo - Mais uma loja a reduzir o espaço de DVD/BR

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Fnac Colombo - Mais uma loja a reduzir o espaço de DVD/BR

Post by technicolor »

siroco wrote: January 7th, 2020, 10:16 am
rui sousa wrote: January 6th, 2020, 2:50 pm Eu sei que ninguém aqui gosta da pirataria, mas pensem que, provavelmente, será a única forma de ver uma boa parte da História do Cinema num futuro não muito distante.
Infelizmente é já no presente. Curiosamente o melhor serviço de streaming é mesmo a pirataria, e não pelo preço, mas pela variedade. Eu estaria disponível para pagar um serviço semelhante legítimo, mas julgo que somos uma pequena minoria, a grande maioria dos espectadores só está interessado em filmes, e séries, recentes. Não somos sequer um nicho de mercado, tenho de me contentar com a minha coleção (cerca de 1.000 títulos) e streamings "alternativos" onde ainda se podem ver todos os clássicos que a netflix despreza.
Já era tempo de se organizar aqui um debate sobre os malefícios (e benefícios?) da pirataria em função da oferta que existe no mercado mas de uma forma séria e construtiva como é óbvio. Já o tentei fazer há uns tempos atrás com uma citação de um forista que em tempos esteve por cá muito activo (conhecido como O Alquimista) citação essa que me sensibilizou e me atrevo a transcrever novamente nesta oportunidade...
Não fosse agora a pirataria e eu jamais teria tido conhecimento de que um filme como [“LA ANTENA”] alguma vez teria existido. Quanto muito teria passado num FantasPorto, porque estamos na presença de uma história em estilo retro-vintage dentro da própria ficção científica, mas como eu estou no Algarve para mim poderia ser exibido em Marte pois cinema assim continua a não chegar às salas de província, muito menos nesta época onde o público apenas pensa que quer ver aquilo que os programas de capital Hollywoodesco investido nas nossas TVs afirmam todas as semanas que será o filme da moda que toda a gente deverá consumir por entre colas e baldes de milho. Portanto se a pirataria prejudica o negócio eu não sei, pois quando muito poderá prejudicar o negócio das multinacionais em Hollywood que produzem o enlatado da semana. 
Só pela minha parte eu já comprei mais dvd e blurays legais de cinema independente devido à pirataria do que alguma vez teria comprado se não tivesse tido oportunidade de conhecer os filmes antes, pois cinema como [“LA ANTENA”] jamais me teria chegado aos olhos não fora sites de download com conteúdo duvidoso...



...mas arrependi-me e editei o post pois sei que o assunto é "tabu" por aqui. Bom na verdade também não houve qualquer feedback e senti-me mal em estar sozinho a abordar esse tema aqui quando as regras do forum são claras e não permitem falar nisso. No entanto regresso ao assunto agora (e junto agora a minha voz à vossa) não para fazer a apologia da dita pirataria mas sim para tentar quebrar o tabu ...ou ser banido! :mrgreen: alea iacta est
advdgeek
Fanático
Fanático
Posts: 860
Joined: December 28th, 2008, 9:37 pm

Re: Fnac Colombo - Mais uma loja a reduzir o espaço de DVD/BR

Post by advdgeek »

Eu acho que a pirataria está a deixar de ser taboo, pois, como já deu para perceber pelas opiniões gerais de muita gente neste fórum, não havendo cinema em formato físico, e havendo uma relutância em pagar por serviços de streaming, se uma pessoa quiser continuar a ver filmes em casa, só tem mesmo uma solução :p
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Fnac Colombo - Mais uma loja a reduzir o espaço de DVD/BR

Post by rui sousa »

advdgeek wrote: January 7th, 2020, 11:39 am Eu acho que a pirataria está a deixar de ser taboo, pois, como já deu para perceber pelas opiniões gerais de muita gente neste fórum, não havendo cinema em formato físico, e havendo uma relutância em pagar por serviços de streaming, se uma pessoa quiser continuar a ver filmes em casa, só tem mesmo uma solução :p
Só acrescentar que a minha única relutância em pagar serviços de streaming deve-se somente ao facto de que as suas ofertas não me interessam, honestamente. Caso houvesse um Spotify dos filmes com tudo lá dentro, e já mudava de ideias. Mas como não é o caso... e também gosto de poder ver qualquer coisa sem ter de estar ligado à net. :mrgreen:
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Fnac Colombo - Mais uma loja a reduzir o espaço de DVD/BR

Post by Rui Santos »

Tenho de ir ler as regras de novo, mas a ideia geral que tenho das mesmas é que poderemos falar disso seriamente.
Obviamente que não quero menções a serviços de pirataria, ou links.
Agora, dizer que usam o Kodi e um serviço de iptv, ou Torrents, ou etc... é um debate livre.... porque o impacto da pirataria é inegável... e quem cada vez mais nos empurra para ela... são as editoras.


Depois voltarei aqui.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Fnac Colombo - Mais uma loja a reduzir o espaço de DVD/BR

Post by siroco »

rui sousa wrote: January 7th, 2020, 2:10 pm
advdgeek wrote: January 7th, 2020, 11:39 am Eu acho que a pirataria está a deixar de ser taboo, pois, como já deu para perceber pelas opiniões gerais de muita gente neste fórum, não havendo cinema em formato físico, e havendo uma relutância em pagar por serviços de streaming, se uma pessoa quiser continuar a ver filmes em casa, só tem mesmo uma solução :p
Só acrescentar que a minha única relutância em pagar serviços de streaming deve-se somente ao facto de que as suas ofertas não me interessam, honestamente. Caso houvesse um Spotify dos filmes com tudo lá dentro, e já mudava de ideias. Mas como não é o caso... e também gosto de poder ver qualquer coisa sem ter de estar ligado à net. :mrgreen:
Reforço o meu ponto de vista que me parece bastante claro: "Curiosamente o melhor serviço de streaming é mesmo a pirataria, e não pelo preço, mas pela variedade. Eu estaria disponível para pagar um serviço semelhante legítimo". Não vejo aqui relutância.

Se o tema for lançado estou disponível para participar numa discussão, tenho evitado falar no assunto porque nutro o maior respeito pelo fórum (que já faz parte da minha vida) e pela administração, mas é pertinente e atual, tem é de ser tratado com pinças porque facilmente pode descambar para a ilegalidade.
Woody
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 175
Joined: January 21st, 2011, 7:20 pm

Re: Fnac Colombo - Mais uma loja a reduzir o espaço de DVD/BR

Post by Woody »

Hoje fui à Fnac Aveiro e o espaço de cinema está reduzido a uma ilha com cinema de autor e alguns clássicos... Ainda perguntei se iam deixar de vender filmes e responderam que caso estivesse interessado em algum filme podiam ir buscar ao armazém. Enfim, o formato está mesmo a dar as últimas... 😢
"I don't know the question, but sex is definitely the answer." - Woody Allen
Salgueiro
Fanático
Fanático
Posts: 883
Joined: November 24th, 2006, 10:47 pm
Location: Porto

Re: Fnac Colombo - Mais uma loja a reduzir o espaço de DVD/BR

Post by Salgueiro »

Para quem depende das legendas em português e quer ver filmes diferentes dos filmes americanos e europeus que estreiam cá, só têm a pirataria como alternativa. Agora tirando as legendas pt da equação, há um mundo enorme lá fora de filmes em formato físico por preços aceitáveis. Basta irmos para o mercado inglês e consegue-se comprar lá a preços idênticos aos de Portugal. Alguns filmes compra-se o bluray em promoção ao mesmo preço do dvd português.
Em relação ao streaming - Netflix, HBO ou Amazon - têm uma oferta de filmes bastante pobre. Apenas oferecem filmes mainstream que já passam dezenas de vezes nos canais de TV. A única plataforma digital de qualidade é a Filmin que tem uma oferta bastante interessante de cinema europeu e alguns filmes asiáticos, mas claro que são apenas filmes que foram lançados cá, nos cinemas, e grande parte deles saíram em dvd.
Cinema Asia - A minha página Facebook sobre cinema asiático.
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Fnac Colombo - Mais uma loja a reduzir o espaço de DVD/BR

Post by rui sousa »

A Filmin portuguesa é paupérrima, estando limitada ao catálogo dos distribuidores indie portugueses. Espreitem o Filmin espanhol e vejam a diferença brutal em termos de oferta.
Post Reply